Portal do Professor

Início do Conteúdo

A forma??o do mundo moderno: expans?o mar?tima e comercial europeia - UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar as raz?es que levaram ? expans?o mar?tima dos pa?ses europeus no s?culo XV;
  • Compreender os objetivos das grandes navega??es;
  • Descrever o imagin?rio popular dos primeiros navegantes acerca do oceano desconhecido.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisar? conhecer: o surgimento do Estado moderno, o Humanismo e o Renascimento.

Estratégias e recursos da aula

?

UCA

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

?

Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

?

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

?

uca eseba

?

ATIVIDADE 1: RAZ?ES DA BUSCA POR NOVAS TERRAS AL?M-MAR

?

Professor, a partir   da leitura dos textos abaixo, o aluno compreender? que a  Europa, durante o s?culo XV, enfrentava uma grande crise econ?mica  que trouxe profundas transforma??es pol?ticas, econ?micas, sociais e religiosas no sistema vigente, inaugurando assim a Modernidade. Al?m disso,  entender? os fatores que levaram ? transi??o da Idade M?dia para a Idade Moderna e que a necessidade de solucionar os problemas econ?micos lan?ou os europeus ? busca  por novas terras al?m da Europa.

TEXTO 1:  As crises dos s?culos XIV e XV

"No plano econ?mico a expans?o do com?rcio e do mercado era um fato que marcava o per?odo da transi??o do Feudalismo para o Capitalismo. A burguesia enriquecia cada vez mais, administrando grandes neg?cios, que passam a ser incompat?veis com o sistema feudal. O enriquecimento crescente do burgu?s, leva a um aumento do poder de atua??o,dentro do terceiro estado, derrubando inclusive as antigas corpora??es de of?cio. Outro fator gerador de crise foi o esgotamento das fontes de min?rios, necess?rios para a cunhagem de moedas, levando a constantes desvaloriza??es da moeda. O incremento das grandes navega??es amplia os horizontes do com?rcio. O homem medieval vivia aprisionado em seu pequeno mundo. A possibilidade de conhecer e dominar terras, at? ent?o conhecidas apenas pelos relatos de viajantes audaciosos, como Marco Polo, por exemplo, despertam o desejo do conhecimento real das maravilhas descritas at? aquele momento."

Dispon?vel em: http://www.casadehistoria.com.br/conteudo/historia-geral/transicao-feudal-capitalista/crises-seculos-xiv-xv

Acesso em 9 de agosto de 2011.

TEXTO 2: CRISE DE CRESCIMENTO DO S?CULO XV

"A solu??o para esses problemas estava na explora??o de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo e, ao mesmo tempo, aptos para consumir os produtos artesanais fabricados nas cidades europeias. Mas onde encontrar esses novos mercados? (...) No s?culo XV, a burguesia europeia, apoiada por monarquias nacionais fortes e capazes de reunir grandes recursos, come?ou a lan?ar suas embarca??es nos oceanos ainda desconhecidos - Atl?ntico, ?ndico e Pac?fico - em busca de novos caminhos para o Oriente. Nessa aventura mar?tima, os governos europeus dominaram a costa da ?frica, atingiram o Oriente e descobriram um mundo at? ent?o desconhecido: a Am?rica."

Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na ?ntegra, dos textos indicados.

2- Proponha aos alunos a realiza??o das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:

a) Cite os fatores que influenciaram as crises dos s?culos XIV e XV.

b) Explique por que a crise dos s?culos XIV e XV marcou a emerg?ncia do capitalismo.

c) Identifique nos textos as raz?es que levaram ? expans?o mar?tima no s?culo XV, e complete o quadro abaixo:

Raz?es t?cnicas:

?

?

Raz?es econ?micas:

?

?

Raz?es pol?ticas:

?

?

?

d) Elabore um pequeno texto explicando o contexto e os motivos que levaram a expans?o mar?tima e econ?mica na Europa durante o s?culo XV.

e) Ao final, todos os alunos  dever?o socializar suas respostas e os seus textos.

?

?

ATIVIDADE 2: PRIMEIRAS NAVEGA??ES, UM DESAFIO TENEBROSO

?

II - TRABALHANDO COM IMAGENS

Professor, a partir do estudo do mapa abaixo, o aluno compreender? que nos primeiros  tempos da Idade Moderna, o que se conhecia sobre os oceanos e as terras para al?m da Europa vinha de relatos de navegadores.  E como poucas expedi??es que se aventuraram mar adentro nunca mais volta?ram, criaram na imagina??o popular fantasias acerca do oceano desconhecido: monstros marinhos, ?guas ferventes e pedras-?m?, que puxavam as embarca??es para o fundo. O mar desconhecido, o Oceano Atl?ntico, era apelidado de o "Mar Tenebroso".

?

MAPA:

O mundo

O mundo representado em um mapa feito por Sebastien Muster (1489 -1552)

Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298576870943122

Acesso em 9 de agosto de 2011.

FRAGMENTOS DO MAPA:

maritimo 3

No link abaixo, ? poss?vel ampliar v?rias imagens contidas no mapa. Al?m disso, ? direita temos algumas considera??es importantes sobre o mapa.

Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster

Acesso em 9 de agosto de 2011.

MONSTRO MARINHO:

maritimo 2

Imagem presente no mapa, ampliada.

Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298874917716546

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para visualiza??o do mapa indicado e algumas de suas imagens ampliadas.

2- Formando duplas, os alunos dever?o responder o roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:

a) Quais continentes aparecem no mapa?

b) Quais continentes n?o parecem no mapa? Explique por qu?.

c) Qual continente foi representado de forma menos parecida com a que conhecemos hoje? Justifique.

d) Em sua opini?o, por que no mapa o autor retrata a presen?a de 12 "anjos de vento"?

e) Por que monstros foram apresentados nos oceanos?

Sugest?o: Esta atividade poder? ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia, que contribuir? na compara??o deste mapa com um mapa mundi atual.

3- Ao final, todas as duplas dever?o socializar suas respostas.

4- Proponha que os alunos, em duplas, criem no KolourPaint  uma charge com o t?tulo Mar Tenebroso representando a cren?a que os primeiros navegadores tinham de que haviam  monstros no Oceano Atl?ntico.

5- Pe?a aos alunos que socializem suas charges com todos da turma.

?

ATIVIDADE 3: OS EUROPEUS PARTEM EM BUSCA DE RIQUEZAS

Professor, o processo expansionista europeu se inseriu no contexto de transforma??es globais que ocorreram nos s?culos XV e XVI na Europa. Sendo assim, atrav?s dos textos abaixo os alunos compreender?o quais foram os objetivos das grandes navega??es e seus principais efeitos para a economia e pol?tica da sociedade europeia.

?

TEXTO 1:  A Expans?o Mar?tima

FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANS?O 

- Centraliza??o Pol?tica: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navega??o; 
- O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas ideias e uma evolu??o t?cnica; 
- Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monop?lio ?rabe-Italiano sobre as mercadorias orientais; 
- A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do s?culo XIV; 
- Expandir a f?; 

OBJETIVOS DA EXPANS?O 

- Metais; 
- Mercados; 
- Especiarias (Noz Moscada, Cravo...) 
- Terras; 
- Fi?is; 

 Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897

Acesso em 9 de agosto de 2011.

TEXTO 2:  A Expans?o Mar?tima e Comercial Europeia

II. Fatores que levaram ? Expans?o.

  • A procura de especiarias: a partir do s?culo XI, as cidades de G?nova e Veneza (norte da It?lia), passaram a dominar o Mediterr?neo Oriental. Os mercadores italianos iam buscar nos portos de Alexandria e Constantinopla os produtos orientais (especiarias, tecidos, perfumes, tapetes, pedras preciosas) e os distribu?am no mercado europeu, cobrando altos pre?os e obtendo grandes lucros. A burguesia europeia passou a se interessar em quebrar o monop?lio italiano, sobre o com?rcio no mar Mediterr?neo, mas para isso, era necess?rio descobrir um novo caminho para as ?ndias.

  • A escassez de metais preciosos na Europa: a grande quantidade de moedas usadas pelos pa?ses europeus para fazer o pagamento das importa??es resultou numa escassez de metais preciosos e as minas europeias n?o conseguiam atender a demanda. Era preciso encontrar novas minas fora do continente europeu.

  • Alian?a entre o rei e a burguesia: a burguesia e a monarquia aliadas buscam a valoriza??o do com?rcio e a centraliza??o do poder. Esta alian?a possibilitaria derrotar a nobreza feudal. A burguesia fornecia ? monarquia os capitais necess?rios para armar ex?rcitos e centralizar o poder. Os reis, por sua vez, deveriam promover o desenvolvimento do com?rcio, atendendo aos interesses da burguesia.

   As Grandes Navega??es s? foram poss?veis por causa dos avan?os tecnol?gicos do s?culo XV.

Dispon?vel em: http://www.historiamais.com/expansao.htm

Acesso em 9 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links dos textos acima para leitura na ?ntegra.

2- Professor, fa?a uma breve discuss?o com os alunos sobre o que foi lido nos textos destacando o grande  impacto que a expans?o mar?tima teve na Europa.

UCA

3- Divida os alunos em grupos de at? no m?ximo quatro integrantes e tendo como refer?ncia os textos acima, proponha que fa?am uma pesquisa seguindo o roteiro abaixo:

Data e contexto da expans?o mar?tima:

Fatores que provocaram a expans?o mar?tima:

Objetivos da expans?o mar?tima:

Por que as especiarias valiam tanto:

Principais avan?os tecnol?gicos do s?culo XV que possibilitaram as Grandes Navega??es:

Sugest?o de sites para pesquisa:

Todos os sites foram acessados em 9 de agosto de 2011.

4 - Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter com os dados pesquisados.

5 - Todos os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

Recursos Complementares

V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:

Idade Moderna para os alunos

Dispon?vel em : http://www.youtube.com/watch?v=HaAWZ27baRI

Acesso em 9 de agosto de 2011.

Histo?ria 08. Expansa?o mari?timo-comercial europeia Parte 1.

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=cWSdoMEcV58&feature=related

Acesso em 9 de agosto de 2011.

Avaliação

?

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, exposi??o dialogada, respostas a roteiros e question?rios, cria??o de texto, charge e apresenta??es de dados pesquisados com imagens.