Leide Divina Alvarenga Turini
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Para esta aula o aluno precisar? conhecer: o surgimento do Estado moderno, o Humanismo e o Renascimento.
?
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
?
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
?
Professor, a partir da leitura dos textos abaixo, o aluno compreender? que a Europa, durante o s?culo XV, enfrentava uma grande crise econ?mica que trouxe profundas transforma??es pol?ticas, econ?micas, sociais e religiosas no sistema vigente, inaugurando assim a Modernidade. Al?m disso, entender? os fatores que levaram ? transi??o da Idade M?dia para a Idade Moderna e que a necessidade de solucionar os problemas econ?micos lan?ou os europeus ? busca por novas terras al?m da Europa.
TEXTO 1: As crises dos s?culos XIV e XV
"No plano econ?mico a expans?o do com?rcio e do mercado era um fato que marcava o per?odo da transi??o do Feudalismo para o Capitalismo. A burguesia enriquecia cada vez mais, administrando grandes neg?cios, que passam a ser incompat?veis com o sistema feudal. O enriquecimento crescente do burgu?s, leva a um aumento do poder de atua??o,dentro do terceiro estado, derrubando inclusive as antigas corpora??es de of?cio. Outro fator gerador de crise foi o esgotamento das fontes de min?rios, necess?rios para a cunhagem de moedas, levando a constantes desvaloriza??es da moeda. O incremento das grandes navega??es amplia os horizontes do com?rcio. O homem medieval vivia aprisionado em seu pequeno mundo. A possibilidade de conhecer e dominar terras, at? ent?o conhecidas apenas pelos relatos de viajantes audaciosos, como Marco Polo, por exemplo, despertam o desejo do conhecimento real das maravilhas descritas at? aquele momento."
Dispon?vel em: http://www.casadehistoria.com.br/conteudo/historia-geral/transicao-feudal-capitalista/crises-seculos-xiv-xv
Acesso em 9 de agosto de 2011.
TEXTO 2: CRISE DE CRESCIMENTO DO S?CULO XV
"A solu??o para esses problemas estava na explora??o de novos mercados, capazes de fornecer alimentos e metais preciosos a baixo custo e, ao mesmo tempo, aptos para consumir os produtos artesanais fabricados nas cidades europeias. Mas onde encontrar esses novos mercados? (...) No s?culo XV, a burguesia europeia, apoiada por monarquias nacionais fortes e capazes de reunir grandes recursos, come?ou a lan?ar suas embarca??es nos oceanos ainda desconhecidos - Atl?ntico, ?ndico e Pac?fico - em busca de novos caminhos para o Oriente. Nessa aventura mar?tima, os governos europeus dominaram a costa da ?frica, atingiram o Oriente e descobriram um mundo at? ent?o desconhecido: a Am?rica."
Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para leitura, na ?ntegra, dos textos indicados.
2- Proponha aos alunos a realiza??o das atividades do roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:
a) Cite os fatores que influenciaram as crises dos s?culos XIV e XV.
b) Explique por que a crise dos s?culos XIV e XV marcou a emerg?ncia do capitalismo.
c) Identifique nos textos as raz?es que levaram ? expans?o mar?tima no s?culo XV, e complete o quadro abaixo:
Raz?es t?cnicas: ? |
? |
Raz?es econ?micas: ? |
? |
Raz?es pol?ticas: ? |
? ? |
d) Elabore um pequeno texto explicando o contexto e os motivos que levaram a expans?o mar?tima e econ?mica na Europa durante o s?culo XV.
e) Ao final, todos os alunos dever?o socializar suas respostas e os seus textos.
?
?
?
II - TRABALHANDO COM IMAGENS
Professor, a partir do estudo do mapa abaixo, o aluno compreender? que nos primeiros tempos da Idade Moderna, o que se conhecia sobre os oceanos e as terras para al?m da Europa vinha de relatos de navegadores. E como poucas expedi??es que se aventuraram mar adentro nunca mais volta?ram, criaram na imagina??o popular fantasias acerca do oceano desconhecido: monstros marinhos, ?guas ferventes e pedras-?m?, que puxavam as embarca??es para o fundo. O mar desconhecido, o Oceano Atl?ntico, era apelidado de o "Mar Tenebroso".
?
MAPA:
O mundo representado em um mapa feito por Sebastien Muster (1489 -1552)
Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298576870943122
Acesso em 9 de agosto de 2011.
FRAGMENTOS DO MAPA:
No link abaixo, ? poss?vel ampliar v?rias imagens contidas no mapa. Al?m disso, ? direita temos algumas considera??es importantes sobre o mapa.
Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster
Acesso em 9 de agosto de 2011.
MONSTRO MARINHO:
Imagem presente no mapa, ampliada.
Dispon?vel em: https://picasaweb.google.com/myoldmaps/TypusOrbisUniversalis1561SebastianMunster#5248298874917716546
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Oriente os alunos a acessarem os links acima para visualiza??o do mapa indicado e algumas de suas imagens ampliadas.
2- Formando duplas, os alunos dever?o responder o roteiro abaixo, utilizando o KWord para a elabora??o das respostas:
a) Quais continentes aparecem no mapa?
b) Quais continentes n?o parecem no mapa? Explique por qu?.
c) Qual continente foi representado de forma menos parecida com a que conhecemos hoje? Justifique.
d) Em sua opini?o, por que no mapa o autor retrata a presen?a de 12 "anjos de vento"?
e) Por que monstros foram apresentados nos oceanos?
Sugest?o: Esta atividade poder? ser realizada com apoio do professor da disciplina de Geografia, que contribuir? na compara??o deste mapa com um mapa mundi atual.
3- Ao final, todas as duplas dever?o socializar suas respostas.
4- Proponha que os alunos, em duplas, criem no KolourPaint uma charge com o t?tulo Mar Tenebroso representando a cren?a que os primeiros navegadores tinham de que haviam monstros no Oceano Atl?ntico.
5- Pe?a aos alunos que socializem suas charges com todos da turma.
?
Professor, o processo expansionista europeu se inseriu no contexto de transforma??es globais que ocorreram nos s?culos XV e XVI na Europa. Sendo assim, atrav?s dos textos abaixo os alunos compreender?o quais foram os objetivos das grandes navega??es e seus principais efeitos para a economia e pol?tica da sociedade europeia.
?
TEXTO 1: A Expans?o Mar?tima
FATORES QUE PROVOCARAM A EXPANS?O
- Centraliza??o Pol?tica: Estado Centralizado reuniu riquezas para financiar a navega??o;
- O Renascimento: Permitiu o surgimento de novas ideias e uma evolu??o t?cnica;
- Objetivo da Elite da Europa Ocidental em romper o monop?lio ?rabe-Italiano sobre as mercadorias orientais;
- A busca de terras e novas minas (ouro e prata) com o objetivo de superar a crise do s?culo XIV;
- Expandir a f?;
OBJETIVOS DA EXPANS?O
- Metais;
- Mercados;
- Especiarias (Noz Moscada, Cravo...)
- Terras;
- Fi?is;
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
Acesso em 9 de agosto de 2011.
TEXTO 2: A Expans?o Mar?tima e Comercial Europeia
II. Fatores que levaram ? Expans?o.
A procura de especiarias: a partir do s?culo XI, as cidades de G?nova e Veneza (norte da It?lia), passaram a dominar o Mediterr?neo Oriental. Os mercadores italianos iam buscar nos portos de Alexandria e Constantinopla os produtos orientais (especiarias, tecidos, perfumes, tapetes, pedras preciosas) e os distribu?am no mercado europeu, cobrando altos pre?os e obtendo grandes lucros. A burguesia europeia passou a se interessar em quebrar o monop?lio italiano, sobre o com?rcio no mar Mediterr?neo, mas para isso, era necess?rio descobrir um novo caminho para as ?ndias.
A escassez de metais preciosos na Europa: a grande quantidade de moedas usadas pelos pa?ses europeus para fazer o pagamento das importa??es resultou numa escassez de metais preciosos e as minas europeias n?o conseguiam atender a demanda. Era preciso encontrar novas minas fora do continente europeu.
Alian?a entre o rei e a burguesia: a burguesia e a monarquia aliadas buscam a valoriza??o do com?rcio e a centraliza??o do poder. Esta alian?a possibilitaria derrotar a nobreza feudal. A burguesia fornecia ? monarquia os capitais necess?rios para armar ex?rcitos e centralizar o poder. Os reis, por sua vez, deveriam promover o desenvolvimento do com?rcio, atendendo aos interesses da burguesia.
As Grandes Navega??es s? foram poss?veis por causa dos avan?os tecnol?gicos do s?culo XV.
Dispon?vel em: http://www.historiamais.com/expansao.htm
Acesso em 9 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links dos textos acima para leitura na ?ntegra.
2- Professor, fa?a uma breve discuss?o com os alunos sobre o que foi lido nos textos destacando o grande impacto que a expans?o mar?tima teve na Europa.
3- Divida os alunos em grupos de at? no m?ximo quatro integrantes e tendo como refer?ncia os textos acima, proponha que fa?am uma pesquisa seguindo o roteiro abaixo:
Data e contexto da expans?o mar?tima:
Fatores que provocaram a expans?o mar?tima:
Objetivos da expans?o mar?tima:
Por que as especiarias valiam tanto:
Principais avan?os tecnol?gicos do s?culo XV que possibilitaram as Grandes Navega??es:
Sugest?o de sites para pesquisa:
http://super.abril.com.br/cotidiano/bussola-chave-mundo-441144.shtml
http://www.brasilescola.com/historiab/grandes-navegacoes.htm
http://grupoestudos.forums-free.com/fatores-da-expansao-maritimo-comercial-t16.html
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/expansao-maritima/crise-de-crescimento-do-seculo-xv.php
Todos os sites foram acessados em 9 de agosto de 2011.
4 - Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter com os dados pesquisados.
5 - Todos os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:
Idade Moderna para os alunos
Dispon?vel em : http://www.youtube.com/watch?v=HaAWZ27baRI
Acesso em 9 de agosto de 2011.
Histo?ria 08. Expansa?o mari?timo-comercial europeia Parte 1.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=cWSdoMEcV58&feature=related
Acesso em 9 de agosto de 2011.
?
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, exposi??o dialogada, respostas a roteiros e question?rios, cria??o de texto, charge e apresenta??es de dados pesquisados com imagens.