Portal do Professor

Início do Conteúdo

A escravid?o ind?gena no Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Refletir sobre a exist?ncia da escravid?o ind?gena ao longo da Hist?ria do Brasil.
  • Entender a escravid?o ind?gena como desdobramento do projeto colonizador portugu?s.
  • Analisar as consequ?ncias hist?ricas da escravid?o ind?gena no Brasil.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Mercantilismo.
  • Expans?o Mar?tima Europeia.

Estratégias e recursos da aula

?

1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

?

-

Atividade 1- "?ndios Escravos"

Na primeira atividade desta aula, faremos a an?lise de duas imagens.

DIN?MICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar as imagens por meio de seus links, abaixo informados.
  • Analisar as imagens a partir das quest?es propostas.
  • Em seguida, respond?-las no caderno ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

IMAGEM 1- "Negociantes Contando ?ndios"

Spix e Maitius, Negociantes Contando ??ndios, Viagem pelo Brasil, 3 vols.

Dispon?vel em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rT2vfRVYI/AAAAAAAAAFQ/OcIkjbodYYc/s1600-h/imagem3-21-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011

Publicado em: Spix & Martius, "Viagem pelo Brasil: 1817-1820". Editora Villa Rica, 1981, 3 volumes. Professor, para ler ou fazer download de um artigo cient?fico sobre este livro, clique aqui: www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3774. Acesso em 10 de agosto de 2011

-

QUEST?ES para analisar o documento:

  1. Como ? o cen?rio que comp?e a imagem?
  2. Identifique e diferencie as pessoas presentes. 
  3. Com base no t?tulo da imagem, descreva a cena retratada.
  4. Qual a rela??o dessa cena com a Hist?ria do Brasil?

-

IMAGEM 2: "Capataz de Escravos ?ndios"

J. Babtiste Debret, Capataz de Escravos ??ndios, SP, Museu de Arte de S??o Paulo.

Dispon?vel em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rTKvfRVXI/AAAAAAAAAFI/dHDwQejLZfA/s1600-h/imagem3-22-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011

Autor: J. Baptiste Debret. Para mais informa??es sobre Debret, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret. Acesso em 10 de agosto de 2011

Onde a obra se encontra: Museu de Arte de S?o Paulo - http://masp.art.br/masp2010/. Acesso em 10 de agosto de 2011

?

-

QUEST?ES para analisar o documento:

  1. Como ? o cen?rio da imagem?
  2. Como podemos diferenciar as pessoas presentes? Explique.
  3. Com base no t?tulo da imagem, descreva a cena retratada por J. Baptiste Debret.
  4. Qual a rela??o dessa cena com a Hist?ria do Brasil? Relacione esta imagem com a anterior.

-

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos sejam introduzidos ao tema da escravid?o ind?gena no Brasil, documentada nas imagens. A Imagem 1 retrata a negocia??o de ?ndios, tal como mercadoria, caracter?stica essencial do escravismo; enquanto a Imagem 2 traz uma cena de trabalho realizado por ?ndios, expostos ao regime escravista.

-

Atividade 2- A escravid?o ind?gena no Brasil col?nia

Nesta atividade realizaremos a leitura de uma reportagem publicada em 31 de mar?o de 2011, data que antecedeu o anivers?rio de Aboli??o da escravid?o ind?gena no Brasil, ocorrida em 1757, ou seja, mais de dois s?culos ap?s a chegada dos portugueses. O texto intitula-se "A escravid?o de ind?genas no Brasil", e foi publicado no link: http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil .

DIN?MICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio de seu respectivo link.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

-

vestibular

http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil. Acesso em 11 de agosto de 2011

?

-

QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Como era a cultura ind?gena quando da chegada dos portugueses?
  2. De que forma o texto diferencia a cultura nativa da cultura europeia?
  3. De que maneira, segundo o texto, ocorreu o "encontro" entre nativos e portugueses?
  4. Como o contato com os portugueses alterou o modo de vida dos ind?genas?
  5. Como essa conviv?ncia favoreceu a escravid?o ind?gena no Brasil?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre o processo que levou ? escravid?o de ind?genas no Brasil, quando este se tornou col?nia de Portugal. Al?m disso, pode-se discutir sobre as diferen?as no modo de vida nativo em rela??o aos europeus.

-

Atividade 3- As marcas da escravid?o ind?gena

Agora, trabalharemos com o recurso do v?deo. Assistiremos a dois trechos do document?rio sobre os ?ndios Mundurukus. Dispon?vel no YouTube, este document?rio foi produzido nos anos 80 e exibido pela TV Cultura do Par?.

DIN?MICA SUGERIDA:

  • O professor pode exibir o v?deo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem os trechos do document?rio no YouTube, informando os links ou as palavras-chave "?ndios mundurukus".
  • Assistir ao v?deo buscando refletir sobre a escravid?o ind?gena iniciada no Brasil col?nia.
  • Discutir e responder as quest?es propostas.

-

ATEN??O: a qualidade do v?deo/?udio n?o ? a ideal, mas permite a reprodu??o.

-

Document?rio dos ?ndios Mundurukus Parte 1

http://www.youtube.com/watch?v=3ISfdvrsFrA. Acesso em 11 de agosto de 2011

doc mundurukus parte 1

-

Document?rio dos ?ndios Mundurukus Parte 2

http://www.youtube.com/watch?v=xFjYexTsjdM&playnext=1&list=PL144A0A1BCB627870. Acesso em 11 de agosto de 2011

doc mundurukus parte 2

-

PROFESSOR!

Caso seja conveniente, ? indicado que os alunos assistam ao restante do document?rio, dispon?vel nas partes 3, 4, 5, 6 e 7. Para localiz?-las, v? ao www.youtube.com.br, escreva as palavras-chave "document?rio ?ndios mundurukus" na barra de pesquisa e clique em Search (buscar).

-

QUEST?ES relevantes na an?lise dos trechos de v?deo:

  1. Analise os versos a seguir, os quais aparecem logo no come?o da Parte 1: "A reden??o ? a hist?ria / mais um ?ndio que morre / na Amaz?nia que morre / seus c?nticos h? muito anunciavam / a pr?pria extin??o do homem / pelo homem / civilizado".
  2. Quais os problemas enfrentados pela popula??o Munduruku, no Par??
  3. Use as suas palavras para descrever o processo de "acultura??o" dos Mundurukus, conforme vemos no v?deo.
  4. Como o document?rio relaciona a hist?ria Munduruku ? hist?ria dos povos ind?genas do Brasil? Explique.
  5. De que forma a conviv?ncia com o "branco" trouxe consequ?ncias irrevers?veis para os ind?genas?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre as marcas da escravid?o ind?gena no Brasil, que trouxe diversos preju?zos para as popula??es nativas, tais como: a perda de terras, a destrui??o de comunidades, as doen?as, as mortes etc.

-

Atividade 4- Escravid?o ind?gena no Brasil atual

Na ?ltima atividade desta aula, propomos a leitura de uma reportagem que documenta a escravid?o ind?gena em pleno ano de 2011.

DIN?MICA SUGERIDA:

  • Os alunos devem localizar a reportagem por meio de seu respectivo link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 11 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

?

http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=3444. Acesso em 11 de agosto de 2011

correio da ilha

-

QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Em qual regi?o do pa?s ocorreu a den?ncia de escravid?o ind?gena?
  2. Por que a situa??o desses trabalhadores ind?genas caracteriza escravid?o?
  3. Qual a rela??o do epis?dio narrado nesta mat?ria com as reflex?es produzidas nas atividades anteriores? Explique.

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a exist?ncia da escravid?o ind?gena no Brasil atual. Al?m disso, que entendam esta situa??o como heran?a do processo de coloniza??o imposto pelos portugueses.

-

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para o professor:

-

-

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

-

-

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise das imagens e v?deos, da leitura e debates sobre as reportagens e demais registros produzidos nas atividades da aula.