Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
?
-
Na primeira atividade desta aula, faremos a an?lise de duas imagens.
DIN?MICA SUGERIDA:
-
Dispon?vel em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rT2vfRVYI/AAAAAAAAAFQ/OcIkjbodYYc/s1600-h/imagem3-21-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011
Publicado em: Spix & Martius, "Viagem pelo Brasil: 1817-1820". Editora Villa Rica, 1981, 3 volumes. Professor, para ler ou fazer download de um artigo cient?fico sobre este livro, clique aqui: www.anpuh.org/arquivo/download?ID_ARQUIVO=3774. Acesso em 10 de agosto de 2011
-
QUEST?ES para analisar o documento:
-
Dispon?vel em: http://bp3.blogger.com/_z_I8vzgPBZU/R9rTKvfRVXI/AAAAAAAAAFI/dHDwQejLZfA/s1600-h/imagem3-22-amp.jpg. Acesso em 10 de agosto de 2011
Autor: J. Baptiste Debret. Para mais informa??es sobre Debret, use este link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jean-Baptiste_Debret. Acesso em 10 de agosto de 2011
Onde a obra se encontra: Museu de Arte de S?o Paulo - http://masp.art.br/masp2010/. Acesso em 10 de agosto de 2011
?
-
QUEST?ES para analisar o documento:
-
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos sejam introduzidos ao tema da escravid?o ind?gena no Brasil, documentada nas imagens. A Imagem 1 retrata a negocia??o de ?ndios, tal como mercadoria, caracter?stica essencial do escravismo; enquanto a Imagem 2 traz uma cena de trabalho realizado por ?ndios, expostos ao regime escravista.
-
Nesta atividade realizaremos a leitura de uma reportagem publicada em 31 de mar?o de 2011, data que antecedeu o anivers?rio de Aboli??o da escravid?o ind?gena no Brasil, ocorrida em 1757, ou seja, mais de dois s?culos ap?s a chegada dos portugueses. O texto intitula-se "A escravid?o de ind?genas no Brasil", e foi publicado no link: http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil .
DIN?MICA SUGERIDA:
http://vestibular.com.br/atualidade/a-escravidao-do-povo-indigena-no-brasil. Acesso em 11 de agosto de 2011
?
-
QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre o processo que levou ? escravid?o de ind?genas no Brasil, quando este se tornou col?nia de Portugal. Al?m disso, pode-se discutir sobre as diferen?as no modo de vida nativo em rela??o aos europeus.
-
Agora, trabalharemos com o recurso do v?deo. Assistiremos a dois trechos do document?rio sobre os ?ndios Mundurukus. Dispon?vel no YouTube, este document?rio foi produzido nos anos 80 e exibido pela TV Cultura do Par?.
DIN?MICA SUGERIDA:
-
ATEN??O: a qualidade do v?deo/?udio n?o ? a ideal, mas permite a reprodu??o.
-
http://www.youtube.com/watch?v=3ISfdvrsFrA. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
http://www.youtube.com/watch?v=xFjYexTsjdM&playnext=1&list=PL144A0A1BCB627870. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
PROFESSOR!
Caso seja conveniente, ? indicado que os alunos assistam ao restante do document?rio, dispon?vel nas partes 3, 4, 5, 6 e 7. Para localiz?-las, v? ao www.youtube.com.br, escreva as palavras-chave "document?rio ?ndios mundurukus" na barra de pesquisa e clique em Search (buscar).
-
QUEST?ES relevantes na an?lise dos trechos de v?deo:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre as marcas da escravid?o ind?gena no Brasil, que trouxe diversos preju?zos para as popula??es nativas, tais como: a perda de terras, a destrui??o de comunidades, as doen?as, as mortes etc.
-
Na ?ltima atividade desta aula, propomos a leitura de uma reportagem que documenta a escravid?o ind?gena em pleno ano de 2011.
DIN?MICA SUGERIDA:
?
http://www.portaldailha.com.br/noticias/lernoticia.php?id=3444. Acesso em 11 de agosto de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a exist?ncia da escravid?o ind?gena no Brasil atual. Al?m disso, que entendam esta situa??o como heran?a do processo de coloniza??o imposto pelos portugueses.
-
-
-
-
-
Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise das imagens e v?deos, da leitura e debates sobre as reportagens e demais registros produzidos nas atividades da aula.