Portal do Professor

Início do Conteúdo

A resist?ncia ind?gena na hist?ria do Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Analisar formas de resist?ncia ind?gena durante o Brasil col?nia e imp?rio.
  • Compreender o embate entre a domina??o religiosa imposta pelos portugueses e a resist?ncia dos ?ndios.
  • Refletir sobre a necessidade de preserva??o da cultura ind?gena e de respeito aos seus direitos.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Coloniza??o do Brasil

Estratégias e recursos da aula

?

1

-

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

?

-

Atividade 1- As revoltas ind?genas

Nesta atividade propomos a leitura do artigo intitulado "As lutas dos povos ind?genas pela terra e pela liberdade", publicado na coluna "Luta e Her?is do povo", no site do jornal A VERDADE - http://www.averdade.org.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar o artigo por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

-

http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=849. Acesso em 15 agosto de 2011

a verdade

-

QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Segundo o texto, qual vis?o a respeito dos nativos os europeus tinham ? ?poca da coloniza??o?
  2. Quais as origens dos conflitos entre ?ndios e conquistadores portugueses?
  3. Quais as formas de viol?ncia utilizadas pelos conquistadores contra as popula??es ind?genas?
  4. Caracterize a Confedera??o dos Tamoios. Quais os resultados dessa revolta?
  5. O que levou ao conflito de Dom Jo?o VI com os ?ndios Botocudos, no come?o do s?culo XIX?
  6. Como se deu a atua??o do l?der ind?gena Ajuricaba, da tribo dos Manaus?
  7. Caracterize a Confedera??o dos Cariris.
  8. Usando as suas palavras, explique como os conflitos estudados s?o parte da resist?ncia ind?gena no Brasil col?nia.

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre as revoltas ind?genas no Brasil, ocorridas desde o in?cio da coloniza??o at? os tempos de Brasil imp?rio, no s?culo XIX. Al?m disso, pode-se discutir sobre as diferen?as no modo de vida nativo em rela??o aos europeus.

-

Atividade 2- Resist?ncia ind?gena ? domina??o religiosa

Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "A Santidade", que aborda uma forma de resist?ncia utilizada por grupos ind?genas para combater a domina??o religiosa imposta pelos portugueses, durante o Brasil col?nia. Para mais informa??es sobre o trabalho realizado pelos jesu?tas, veja este texto: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-jesuitas-no-brasil.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

-

http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema311.html. Acesso em 15 agosto de 2011

a santidade

-

QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Em que consistia a Santidade?
  2. De que forma essa estrat?gia funcionava como resist?ncia ind?gena ? domina??o religiosa?
  3. Em quais circunst?ncias a Santidade se desdobrava em organiza??o militar contra os portugueses?
  4. Qual a postura da Corte portuguesa diante dessa resist?ncia ind?gena?
  5. Qual a rela??o desses acontecimentos hist?ricos com a realidade vivida pelos ?ndios atualmente? Para ajudar na resposta, leia esta reportagem, do jornal Estad?o - http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,relatorio-da-onu-critica-politicas-indigenistas-do-brasil,421234,0.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a resist?ncia ind?gena ? domina??o religiosa. Al?m disso, pode-se discutir a inefici?ncia das pol?ticas p?blicas de amparo aos ind?genas no Brasil atual.

-

Atividade 3- "Terra de ?ndio": a resist?ncia ind?gena 500 anos depois

Agora, trabalharemos com o recurso do v?deo. Assistiremos ao document?rio "Terra de ?ndio", dirigido por Samanta Pamponet (2005). Neste emocionante v?deo-document?rio, ind?genas da tribo Tupinamb? de Oliven?a, na Bahia, exp?em sobre os problemas que aquela popula??o tem enfrentado, tais como a perda da terra e de outros elementos essenciais da cultura nativa. O v?deo est? dispon?vel no blog OUTRO CINE - para conhec?-lo, clique aqui: http://outrocine.blogspot.com/. Acesso em 15 agosto de 2011

DIN?MICA SUGERIDA:

  • O professor pode exibir o v?deo a partir de seu computador/aparelho, ou solicitar que os alunos localizem o document?rio por meio do link abaixo informado.
  • Assistir ao v?deo buscando refletir sobre a resist?ncia ind?gena no Brasil.
  • Discutir e responder as quest?es propostas.
  • Para iniciar a reprodu??o, clique sobre o "play".

-

http://outrocine.blogspot.com/2008/04/documentrio-terra-de-ndio.html. Acesso em 15 agosto de 2011

terra de ?­ndio

G?nero: Document?rio
Diretor: Samanta Pamponet
Ano: 2005
Dura??o: 8'20''
Cor: Colorido
Pa?s: Brasil

-

QUEST?ES relevantes na an?lise do document?rio:

  1. Como ? a m?sica que ouvimos na introdu??o do document?rio? O que voc? sente ao escut?-la?
  2. Como o ?ndio Atan se refere ao processo de perda de l?nguas e costumes vividos por seu povo?
  3. Qual a estrat?gia adotada naquele grupo para resgatar elementos fundadores de sua cultura?
  4. Interprete a afirma??o do ?ndio Atan: "uma vara s?, ? f?cil de quebrar; agora, juntando o fecho, fica mais dif?cil".
  5. Como ? o cen?rio de Mata Atl?ntica apresentado no v?deo?
  6. De que forma a conviv?ncia com o "mundo dos brancos" se transformou em depend?ncia para os ind?genas?
  7. Em sua opini?o, qual ? a principal mensagem de "Terra de ?ndio"?

-

As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

-

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre a resist?ncia ind?gena na atualidade. E tamb?m que os alunos reflitam acerca da transforma??o definitiva na vida dos ?ndios, num contraste com a necessidade de resgate dessas ra?zes culturais.

-

Atividade 4- Produzindo um v?deo sobre a resist?ncia ind?gena

v?­deo

Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-FPzvTuGuWbU/TkQj_cLfviI/AAAAAAAAACA/2MQPmzXujb8/s1600/video-aulas.jpg. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Nesta atividade prop?e-se a produ??o de um v?deo que enfoque a resist?ncia ind?gena ao longo da hist?ria do Brasil, seja no passado colonial ou na atualidade.

DIN?MICA sugerida:

  • A turma poder? ser divida em grupos com 5 alunos cada.

-

-

  • Em seguida, construir o roteiro do v?deo, levantando a documenta??o que ser? utilizada (textos, imagens, desenhos, documentos de ?poca).

-

-

  • A socializa??o do trabalho poder? ocorrer num dos meios abaixo:
  1. Reprodu??o dos v?deos produzidos pelos grupos para a turma e professor.
  2. Postagem do v?deo no YouTube. Para saber como faz?-lo, acesse: http://www.acessonews.com/blog/3177/como-postar-video-no-youtube/. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para o professor: 

-

  • Artigo cient?fico assinado por Carlos Rodrigues Brand?o, intitulado "Os Guarani: ?ndios do sul - religi?o, resist?ncia e adapta??o", dispon?vel neste link:

http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40141990000300004&script=sci_arttext. Acesso em 15 agosto de 2011

-

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento de sua aula:

-

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise de textos e do document?rio, da capacidade de produ??o do v?deo e demais registros produzidos nas atividades da aula.