Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
-
Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
?
-
Nesta atividade propomos a leitura do artigo intitulado "As lutas dos povos ind?genas pela terra e pela liberdade", publicado na coluna "Luta e Her?is do povo", no site do jornal A VERDADE - http://www.averdade.org.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
DIN?MICA sugerida:
-
http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=849. Acesso em 15 agosto de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre as revoltas ind?genas no Brasil, ocorridas desde o in?cio da coloniza??o at? os tempos de Brasil imp?rio, no s?culo XIX. Al?m disso, pode-se discutir sobre as diferen?as no modo de vida nativo em rela??o aos europeus.
-
Na presente atividade, propomos a leitura do texto intitulado "A Santidade", que aborda uma forma de resist?ncia utilizada por grupos ind?genas para combater a domina??o religiosa imposta pelos portugueses, durante o Brasil col?nia. Para mais informa??es sobre o trabalho realizado pelos jesu?tas, veja este texto: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiadobrasil/os-jesuitas-no-brasil.htm. Acesso em 15 agosto de 2011
-
http://multirio.rio.rj.gov.br/historia/modulo01/tema311.html. Acesso em 15 agosto de 2011
-
QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a resist?ncia ind?gena ? domina??o religiosa. Al?m disso, pode-se discutir a inefici?ncia das pol?ticas p?blicas de amparo aos ind?genas no Brasil atual.
-
Agora, trabalharemos com o recurso do v?deo. Assistiremos ao document?rio "Terra de ?ndio", dirigido por Samanta Pamponet (2005). Neste emocionante v?deo-document?rio, ind?genas da tribo Tupinamb? de Oliven?a, na Bahia, exp?em sobre os problemas que aquela popula??o tem enfrentado, tais como a perda da terra e de outros elementos essenciais da cultura nativa. O v?deo est? dispon?vel no blog OUTRO CINE - para conhec?-lo, clique aqui: http://outrocine.blogspot.com/. Acesso em 15 agosto de 2011
DIN?MICA SUGERIDA:
-
http://outrocine.blogspot.com/2008/04/documentrio-terra-de-ndio.html. Acesso em 15 agosto de 2011
G?nero: Document?rio
Diretor: Samanta Pamponet
Ano: 2005
Dura??o: 8'20''
Cor: Colorido
Pa?s: Brasil
-
QUEST?ES relevantes na an?lise do document?rio:
-
As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
-
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos reflitam sobre a resist?ncia ind?gena na atualidade. E tamb?m que os alunos reflitam acerca da transforma??o definitiva na vida dos ?ndios, num contraste com a necessidade de resgate dessas ra?zes culturais.
-
Dispon?vel em: http://3.bp.blogspot.com/-FPzvTuGuWbU/TkQj_cLfviI/AAAAAAAAACA/2MQPmzXujb8/s1600/video-aulas.jpg. Acesso em 15 agosto de 2011
-
Nesta atividade prop?e-se a produ??o de um v?deo que enfoque a resist?ncia ind?gena ao longo da hist?ria do Brasil, seja no passado colonial ou na atualidade.
DIN?MICA sugerida:
-
-
-
-
-
-
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-40141990000300004&script=sci_arttext. Acesso em 15 agosto de 2011
-
-
Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise de textos e do document?rio, da capacidade de produ??o do v?deo e demais registros produzidos nas atividades da aula.