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A substitui??o da m?o de obra ind?gena pela m?o de obra africana no Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Get?lio Ribeiro imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Entender a substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana durante o Brasil col?nia.
  • Analisar a posi??o da Igreja Cat?lica diante da escravid?o ind?gena e africana.
  • Relacionar a escravid?o ind?gena e a escravid?o africana ? desigualdade social nos dias de hoje.
  • Compreender e debater a quest?o das cotas para negros e ?ndios no Brasil atual.

Duração das atividades

06 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Mercantilismo
  • Expans?o Mar?tima Europeia

Estratégias e recursos da aula

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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

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Atividade 1- A utiliza??o do trabalho escravo na coloniza??o do Brasil

Nesta primeira atividade, faremos a leitura da mat?ria intitulada "O trabalho escravo na Hist?ria do Brasil", publicada no site HISTORIANET. Nela, trata-se a implanta??o do trabalho escravo como algo intr?nseco ao modelo colonizador portugu?s. Da? a substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana como um desdobramento hist?rico da ambi??o colonizadora.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a mat?ria por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

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http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4. Acesso em 15 agosto de 2011

trabalho escravo brasil

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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. De que maneira a escravid?o ? vinculada ? coloniza??o do Brasil?
  2. Em qual atividade se deu a utiliza??o mais intensa da m?o de obra ind?gena?
  3. Quais as principais raz?es do desuso da for?a de trabalho ind?gena?
  4. Quais as vantagens, para os colonizadores, da utiliza??o da m?o de obra africana em substitui??o ? m?o de obra ind?gena?
  5. ? poss?vel afirmar que, ap?s a entrada de escravos africanos no Brasil, a escravid?o ind?gena deixou de existir? Justifique sua resposta com um fragmento do texto.

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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam, em primeiro lugar, acerca da utiliza??o do escravo como pe?a essencial no projeto colonizador portugu?s. Assim, podem compreender a substitui??o da m?o de obra africana pela m?o de obra ind?gena como processo que garantiu a sustentabilidade do sistema colonial.

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Atividade 2- A posi??o da Igreja diante da escravid?o de ?ndios e africanos

Agora, analisaremos um texto que versa sobre a posi??o da Igreja Cat?lica no que diz respeito ao uso de escravos ind?genas e africanos no Brasil, durante o per?odo colonial. O texto intitula-se "Por que a Igreja apoiava a escravid?o ind?gena e africana?", assinado por Juberto Santos, publicado no site da CATEQUESE CAT?LICA Vinde Esp?rito Santo. O texto inclui indica??o de bibliografia e informa os sites consultados em sua escrita.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar a mat?ria por meio de seu link, abaixo informado.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio do texto. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater o documento conforme se prop?e.

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http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/29.htm. Acesso em 15 agosto de 2011

igreja escravid??o

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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Qual a posi??o do autor do texto em rela??o ?s posturas da Igreja Cat?lica sobre a escravid?o de ind?genas e africanos no Brasil? Exponha.
  2. Quais as primeiras impress?es religiosas dos europeus acerca dos ?ndios?
  3. Como se deu a utiliza??o da m?o de obra ind?gena no come?o da coloniza??o?
  4. Quais as raz?es para a introdu??o da m?o de obra africana no Brasil?
  5. De acordo com o autor, por quais motivos a Igreja apoiou a escravid?o africana no Brasil?

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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a posi??o da Igreja diante da escravid?o de ind?genas e depois de negros africanos. Ao mesmo tempo, que entendam a utiliza??o da m?o de obra ind?gena e africana como parte integrante do processo colonizador implantado por Portugal no Brasil.

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Atividade 3- Debatendo as cotas para negros e ?ndios

Nas atividades anteriores, aprendemos que a substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana foi um desdobramento da ambi??o colonizadora imposta pelos portugueses. Desse modo, a escravid?o ind?gena e a escravid?o africana deixaram marcas profundas na sociedade brasileira, expl?citas na desigualdade social e racial. E assim surge a quest?o das cotas para negros e ?ndios em processos seletivos p?blicos, como concursos.

Nesta atividade, propomos um debate acerca da implanta??o de cotas para negros e ?ndios no Brasil. Para tal, confrontaremos dois pontos de vista sobre a quest?o.

DIN?MICA sugerida:

  • Os alunos devem localizar as mat?rias de Internet por meio de seus respectivos links, abaixo informados.
  • Realizar a leitura e o vocabul?rio dos textos. Nesta ?ltima tarefa, utilizar o dicion?rio virtual: http://www.dicio.com.br/. Acesso em 15 de agosto de 2011
  • Responder as quest?es e debater conforme se prop?e.

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DOCUMENTO 1- "Cotas para negros e ?ndios passam a valer em concursos do RJ", publicado em 07 de julho de 2011.

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http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5430:cotas-para-negros-e-indios-passam-a-valer-em-concursos-do-rj&catid=52&Itemid=100013. Acesso em 15 agosto de 2011

cotas para negros e ?­ndios

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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Como a regulamenta??o assinada pelo Governador do Rio de Janeiro favorece a negros e ?ndios?
  2. De que maneira as pessoas ser?o identificadas como descendentes de africanos ou ind?genas?
  3. Quais os n?meros apresentados na mat?ria sobre as cotas em outros estados do Brasil? Esses n?meros s?o significativos?
  4. Com base nas reflex?es das atividades anteriores, qual ? a sua opini?o sobre as cotas para negros e ?ndios?

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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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DOCUMENTO 2- "Cotas para negro e ?ndio ? discrimina??o racial e social", assinado por Sylvia Romano, publicado em 19 de julho de 2006

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http://www.conjur.com.br/2006-jul-19/cotas_negro_indio_discriminacao_racial_social. Acesso em 15 agosto de 2011

conjur

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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:

  1. Qual o primeiro argumento apresentado no texto para questionar a exist?ncia de cotas para negros e ?ndios em processos seletivos p?blicos?
  2. Por que, segundo a autora, o sistema de cotas esconde a discrimina??o racial e tamb?m social?
  3. De que maneira Sylvia Romano relaciona o acesso por meio de cotas a uma poss?vel degrada??o das universidades brasileiras?
  4. Ao inv?s de cotas para negros e ?ndios, quais pol?ticas deveriam ser adotadas pelo governo, de acordo com o ponto de vista do texto?
  5. Com base nas reflex?es das atividades anteriores, qual ? a sua opini?o sobre as cotas para negros e ?ndios?

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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.

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PROFESSOR!

Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e associem a escravid?o ind?gena e africana ? desigualdade social e racial no Brasil atual. Ao mesmo tempo, que os alunos entendam melhor a quest?o das cotas para negros e ?ndios, podendo fundamentar a sua participa??o no debate.

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Atividade 4- Reda??o dissertativa

3 atividades de casa 

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Nesta ?ltima atividade, prop?e-se que os alunos fa?am uma reda??o dissertativa, versando sobre o tema da substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana durante o Brasil col?nia. Nesta tarefa, ? essencial que abordem as consequ?ncias hist?ricas da escravid?o para esses grupos, os quais enfrentam desigualdades sociais e raciais nos dias de hoje.

Para ajudar na tarefa, os alunos podem consultar este link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1396/1/Dicas-para-uma-otima-redacao-dissertativa/Paacutegina1.html. Acesso em 15 agosto de 2011

Possibilidades de socializa??o do trabalho:

  1. Leitura pelos autores para o restante da turma.
  2. Exposi??o nos corredores ou no mural da escola.
  3. Publica??o no blog da turma ou no jornal escola. Para obter informa??es sobre a constru??o de um blog, acesse: http://comomontarseublog.blogspot.com/. Acesso em 15 de agosto de 2011

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Recursos Complementares

Sugest?es de leitura para o professor:

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Sugest?es de leitura para professores e alunos:

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Aula do portal que pode ser consultada pelo professor no planejamento de sua aula:

Avaliação

Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise de textos e da participa??o nos debates, da capacidade de produ??o da reda??o dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.