Leide Divina Alvarenga Turini; Elmiro Lopes da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es de trabalho |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
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Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K - Aba Aplicativos ? Multim?dia. O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
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Nesta primeira atividade, faremos a leitura da mat?ria intitulada "O trabalho escravo na Hist?ria do Brasil", publicada no site HISTORIANET. Nela, trata-se a implanta??o do trabalho escravo como algo intr?nseco ao modelo colonizador portugu?s. Da? a substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana como um desdobramento hist?rico da ambi??o colonizadora.
DIN?MICA sugerida:
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http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=4. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam, em primeiro lugar, acerca da utiliza??o do escravo como pe?a essencial no projeto colonizador portugu?s. Assim, podem compreender a substitui??o da m?o de obra africana pela m?o de obra ind?gena como processo que garantiu a sustentabilidade do sistema colonial.
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Agora, analisaremos um texto que versa sobre a posi??o da Igreja Cat?lica no que diz respeito ao uso de escravos ind?genas e africanos no Brasil, durante o per?odo colonial. O texto intitula-se "Por que a Igreja apoiava a escravid?o ind?gena e africana?", assinado por Juberto Santos, publicado no site da CATEQUESE CAT?LICA Vinde Esp?rito Santo. O texto inclui indica??o de bibliografia e informa os sites consultados em sua escrita.
DIN?MICA sugerida:
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http://www.catequisar.com.br/texto/colunas/juberto/29.htm. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e reflitam sobre a posi??o da Igreja diante da escravid?o de ind?genas e depois de negros africanos. Ao mesmo tempo, que entendam a utiliza??o da m?o de obra ind?gena e africana como parte integrante do processo colonizador implantado por Portugal no Brasil.
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Nas atividades anteriores, aprendemos que a substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana foi um desdobramento da ambi??o colonizadora imposta pelos portugueses. Desse modo, a escravid?o ind?gena e a escravid?o africana deixaram marcas profundas na sociedade brasileira, expl?citas na desigualdade social e racial. E assim surge a quest?o das cotas para negros e ?ndios em processos seletivos p?blicos, como concursos.
Nesta atividade, propomos um debate acerca da implanta??o de cotas para negros e ?ndios no Brasil. Para tal, confrontaremos dois pontos de vista sobre a quest?o.
DIN?MICA sugerida:
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DOCUMENTO 1- "Cotas para negros e ?ndios passam a valer em concursos do RJ", publicado em 07 de julho de 2011.
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http://www.andifes.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5430:cotas-para-negros-e-indios-passam-a-valer-em-concursos-do-rj&catid=52&Itemid=100013. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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DOCUMENTO 2- "Cotas para negro e ?ndio ? discrimina??o racial e social", assinado por Sylvia Romano, publicado em 19 de julho de 2006
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http://www.conjur.com.br/2006-jul-19/cotas_negro_indio_discriminacao_racial_social. Acesso em 15 agosto de 2011
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QUEST?ES relevantes na an?lise do documento:
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As quest?es devem ser anotadas e respondidas no caderno, ou no Kword, editor de texto do Linux/netbook UCA.
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PROFESSOR!
Nesta atividade, o objetivo ? que os alunos percebam e associem a escravid?o ind?gena e africana ? desigualdade social e racial no Brasil atual. Ao mesmo tempo, que os alunos entendam melhor a quest?o das cotas para negros e ?ndios, podendo fundamentar a sua participa??o no debate.
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Nesta ?ltima atividade, prop?e-se que os alunos fa?am uma reda??o dissertativa, versando sobre o tema da substitui??o da m?o de obra ind?gena pela africana durante o Brasil col?nia. Nesta tarefa, ? essencial que abordem as consequ?ncias hist?ricas da escravid?o para esses grupos, os quais enfrentam desigualdades sociais e raciais nos dias de hoje.
Para ajudar na tarefa, os alunos podem consultar este link: http://www.mundovestibular.com.br/articles/1396/1/Dicas-para-uma-otima-redacao-dissertativa/Paacutegina1.html. Acesso em 15 agosto de 2011
Possibilidades de socializa??o do trabalho:
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Nesta aula o professor poder? avaliar o aprendizado por meio da an?lise de textos e da participa??o nos debates, da capacidade de produ??o da reda??o dissertativa e demais registros produzidos nas atividades da aula.