Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Correla??es entre meio ambiente e sa?de |
Ensino Fundamental Inicial | Sa?de | Cuidados do corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Dist?ncias e velocidades no mundo urbano e no mundo rural |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Ritmos de tempo |
Reconhecer a bicicleta como meio de transporte;
Utilizar as ferramentas de pesquisa via WEB como recurso did?tico;
Pesquisar a hist?ria da bicicleta e a sua evolu??o.
Produzir textos orais e escritos de acordo com as anota??es pesquisadas na WEB.
Ter conhecimento sobre os meios de transportes;
No??es pr?vias sobre a utiliza??o do equipamento no laborat?rio de inform?tica
Desenvolvimento
1? momento
Em sala fazer uma rodinha, convidando os estudantes para conversarem sobre "A bicicleta como meio de transporte", levantando expectativas e informa??es sobre a bicicleta.
?
Ap?s socializar as informa??es trazidas pelos educandos, passar um filme sobre a bicicleta "Toquinho". Posterior a exibi??o do v?deo (filme) propor aos estudantes o registro atrav?s de desenho ou escrita da parte do filme que mais gostou.
http://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g
?
2? momento
Retomar o assunto da aula anterior, e informar aos estudantes que a bicicleta surgiu no s?culo XIX na Europa. ? um ve?culo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esfor?o do pr?prio usu?rio (ciclista) atrav?s de pedais.
A hist?ria da bicicleta
http://www.youtube.com/watch?v=62hlggoTXAo
Conversa informal sobre a hist?ria da bicicleta
Na sala de inform?tica, conversar sobre o equipamento a ser utilizado e dividir a classe em pequenos grupos, orientando-os sobre o site da pesquisa Google (www.google.com.br ). Cada grupo dever? registrar as informa??es que acharem interessantes sobre as quest?es propostas
?
?
?
O professor dever? circular pela sala e acompanhar a pesquisa dos estudantes, fazendo interven??es quando necess?rio .
Socializar informa??es pesquisadas.
?
3? momento
Produ??o de texto
Antes de iniciar a escrita conversar com os estudantes sobre a produ??o a ser realizada.
Proposta da atividade:
Realizar uma Produ??o de Texto individual ou em grupo utilizando-se das anota??es pesquisadas..
Imagem do arquivo do autor
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
O professor ? o mediador e estimulador da curiosidade do estudante.
O professor poder? enriquecer seus conhecimentos sobre a bicicleta como meio de transporte, consultando a bibliografia
Livros:
- Hist?ria de la bicicleta
Autor:Max J.B.Pauck, Gerd Volke, Felix R.Paturi
Editora: Editorial Bluno
- Alongue-se
Autor: Bob Anderson
Editora: Summers Editorial
Ano: 1973
Bibliografia http://www.youtube.com/watch?v=sonnKhf-84g
http://www.wikipedia.org/wiki/bicicleta
http://www.youtube.com/watch?v=14hwpr3guOM
http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u3823.shtml
http://vadebike.org/2008/08/uma-re-ista-inteira-sobre-bicicleta-como-meio-de-transporte/
Observar o posicionamento, a produtividade e a qualidade da participa??o do estudante nas atividades propostas: relatos, pesquisas e registros.
Analisar os registros dos estudantes verificando o seu conhecimento sobre os meios de transporte e se h? cita??o da bicicleta como meio de transporte frente as suas atividades no decorrer da aula.