Portal do Professor

Início do Conteúdo

Valorização do outro

Autor e Co-autor(es)

Neusa Rodrigues dos santos imagem do usuário

CONTAGEM - MG EM VALTER FAUSTO DO AMARAL

Márcia Basília de Araújo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Papel da interação entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer as diferenças e necessidades individuais das pessoas com deficiências;
  • Valorizar as pessoas independente das condições físicas e psíquicas;
  • Estimular a linguagem oral;
  • Exercitar atitudes cooperativas;
  • Respeitar as pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.
  • .

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Compreender  que o princípio básico de qualquer convivência saudável é o respeito ao ser humano,  valorizando-o independente das condições físicas e psíquicas.

Estratégias e recursos da aula

1º Momento

Dinâmica do Espelho

Material:

Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abrí-la o integrante veja seu próprio reflexo.

Essa dinâmica permite que os estudantes sintam-se valorizados e reconhecidos.

A professora motivará  os estudantes utilizando o texto abaixo:

" Cada um irá pensar em alguém muito especial. Uma pessoa muito importante para você, a que  gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade...e que merece todo o seu carinho, com os motivos que tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida."

Dica:  Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão,  inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, a professora deverá continuar.

" Agora vocês vão se encontrar aqui,  frente a frente,  com esta  pessoa que é o grande significado da sua vida.Em seguida,  a professora, orientará os estudantes para que se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltarem  silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicarem com o seu colega."

2º Momento

Roda de conversa

 Nesse momento a professora deverá  conversar com os estudantes sobre a atividade realizada.

  • Quais foram as impressões que tiveram?
  • Será que todos viram a mesma coisa?
  • O que cada um viu?

Em seguida deverá ser abordada a questão das diferenças e a necessidade de se respeitar e valorizar todas as pessoas apesar dessas diferenças.

A roda de conversa,  permitirá discutir questões relacionadas a dinâmica e a professora retomará os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema da aula.

É importante ressaltar que durante a aula,  a professora utilizará a câmara digital,  para registrar os momentos mais significativos.

 

3º Momento

 Apresentação do livro " Um mundinho para todos" em  formato digital.

Autora : Ingred Biesemeyer Bellinghausen

http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk 

A professora deverá assentar-se na rodinha  com as crianças e pedir  que observem os colegas. Em seguida apresentará questões como:

  • Todos nós somos iguais?
  • O que nos fazem diferentes um do outro?

Após essa conversa, a professora  deverá convidar os estuantes para ouvirem  a história  do livro: "Um mundinho para todos." Essa história é  muito interessante porque fala de um mundinho onde as pessoas respeitam as diferenças de cada um e são felizes.

 

Sinopse do livro

Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro .Uns viviam no norte e gostavam de andar descalços, outros no sul e adoravam tomar chocolate quente, alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda.E cada um tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz.

Observação: A sinopse consta apenas no planejamento .Os estudantes não terão acesso e ela.

Análise da capa do livro

 

 UM MUNDINHO PARA TODOS  

 

     http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40  

A professora apresentará uma lista de palavras : (Paz , tristeza, Amor, Colorido, Humano,  União, Respeito)

Questões que poderão ser apresentadas para a interpretação oral da capa do livro, relacionando com as palavras:

Interpretação oral

  • Qual é o assunto do livro?

 O estudante deverá observar  lista de palavras e a capa do livro e responder :

  • A lista apresentada traz palavras relacionadas com o texto do livro?
  • O que significa as carinhas coloridas na capa do livro?
  • Você acha que o mundo precisa melhorar? Em quê?

 

4º Momento

A professora contará a história

http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk

Questões que poderão  ser apresentadas para a compreensão do texto:

Interpretação oral da história

  • Quais eram as diferenças com as quais eles conviviam desde que eram bebês?
  • E nós, somos todos do mesmo jeito, ou também apresentamos diferenças entre nós?
  • Será que aprendemos no mesmo rítmo? E sabemos fazer as mesmas coisas? Todos sabem nadar?    Andar de bicicleta?
  • Que atitudes devemos ter no dia-a-dia, com os colegas que apresentam dificuldades para aprender?

O educando poderá se expressar através da linguagem oral e a professora deverá registrar os depoimentos e sugestões.

Interagindo com a história

  •  Em grupo, a profesora irá sugerir aos estudantes que façam um painel coletivo com o tema : " Diferença não é Desigualdade"  tendo como eixo norteador o livro "Um mundinho para todos", utilizando  revistas,  jornais,  e outros suportes.

 

  • visitar o site da autora ( www.ingridautora.com.br ) Verifique se ela tem outros livros que tratem do mesmo assunto.

Recursos Complementares

Recurso Multimídias / Links

  

Fontes complementares:

Blogs :

http://www.portaldasjoias.com.br/Junho_05/Destaque/destaque.htm 

Para fundamentação teórica do professor.

Revistas Nova Escola:

  • Edição / Maio 2005
  • Edição /Abril 2009
  • Edição Especial -Inclusão /Julho 2009

Legislação que regulamenta a Educação Especial no Brasil:

  • Constituição Federal de 1988- Educação Especial
  • Lei nº 9394/96 - Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional - LDBN- Educação Especial
  • Lei nº 8069/90  - Estatuto da Criança e do Adoslecente - Educação Especial
  • Lei nº 8859/94  - Estágio
  • Lei nº 10.098/94 - Acessibilidade
  • Lei nº 10.436/02 -  libras

Avaliação

A professora deverá avaliar o estudante, durante as aulas  e pelas atitudes cooperativas  e colaborativas com os colegas na construção do painel "Diferença não é Desigualdade".