Márcia Basília de Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Compreender que o princípio básico de qualquer convivência saudável é o respeito ao ser humano, valorizando-o independente das condições físicas e psíquicas.
1º Momento
Dinâmica do Espelho
Material:
Um espelho escondido dentro de uma caixa, de modo que ao abrí-la o integrante veja seu próprio reflexo.
Essa dinâmica permite que os estudantes sintam-se valorizados e reconhecidos.
A professora motivará os estudantes utilizando o texto abaixo:
" Cada um irá pensar em alguém muito especial. Uma pessoa muito importante para você, a que gostaria de dedicar a maior atenção em todos os momentos, alguém que você ama de verdade...e que merece todo o seu carinho, com os motivos que tornam tão amada por você, que fazem dela o grande sentido da sua vida."
Dica: Deve ser criado um ambiente que propicie momentos individuais de reflexão, inclusive com o auxílio de alguma música de meditação. Após estes momentos de reflexão, a professora deverá continuar.
" Agora vocês vão se encontrar aqui, frente a frente, com esta pessoa que é o grande significado da sua vida.Em seguida, a professora, orientará os estudantes para que se dirijam ao local onde está a caixa (um por vez). Todos deverão olhar o conteúdo e voltarem silenciosamente para seu lugar, continuando a reflexão sem se comunicarem com o seu colega."
2º Momento
Roda de conversa
Nesse momento a professora deverá conversar com os estudantes sobre a atividade realizada.
Em seguida deverá ser abordada a questão das diferenças e a necessidade de se respeitar e valorizar todas as pessoas apesar dessas diferenças.
A roda de conversa, permitirá discutir questões relacionadas a dinâmica e a professora retomará os conhecimentos prévios dos estudantes acerca do tema da aula.
É importante ressaltar que durante a aula, a professora utilizará a câmara digital, para registrar os momentos mais significativos.
3º Momento
Apresentação do livro " Um mundinho para todos" em formato digital.
Autora : Ingred Biesemeyer Bellinghausen
http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk
A professora deverá assentar-se na rodinha com as crianças e pedir que observem os colegas. Em seguida apresentará questões como:
Após essa conversa, a professora deverá convidar os estuantes para ouvirem a história do livro: "Um mundinho para todos." Essa história é muito interessante porque fala de um mundinho onde as pessoas respeitam as diferenças de cada um e são felizes.
Sinopse do livro
Era uma vez um mundinho em que cada habitante tinha um jeito de ser bem diferente do outro .Uns viviam no norte e gostavam de andar descalços, outros no sul e adoravam tomar chocolate quente, alguns não enxergavam muito bem e precisavam de ajuda.E cada um tinha sua forma de agradecer por viver num lugar tão feliz.
Observação: A sinopse consta apenas no planejamento .Os estudantes não terão acesso e ela.
Análise da capa do livro
|
http://www.travessa.com.br/UM_MUNDINHO_PARA_TODOS/artigo/c84c9c63-4484-4d2a-85bc-63a2c07b6d40
A professora apresentará uma lista de palavras : (Paz , tristeza, Amor, Colorido, Humano, União, Respeito)
Questões que poderão ser apresentadas para a interpretação oral da capa do livro, relacionando com as palavras:
Interpretação oral
O estudante deverá observar lista de palavras e a capa do livro e responder :
4º Momento
A professora contará a história
http://www.youtube.com/watch?v=YXITphHkyhk
Questões que poderão ser apresentadas para a compreensão do texto:
Interpretação oral da história
O educando poderá se expressar através da linguagem oral e a professora deverá registrar os depoimentos e sugestões.
Interagindo com a história
Recurso Multimídias / Links
Fontes complementares:
Blogs :
http://www.portaldasjoias.com.br/Junho_05/Destaque/destaque.htm
Para fundamentação teórica do professor.
Revistas Nova Escola:
Legislação que regulamenta a Educação Especial no Brasil:
A professora deverá avaliar o estudante, durante as aulas e pelas atitudes cooperativas e colaborativas com os colegas na construção do painel "Diferença não é Desigualdade".