Portal do Professor

Início do Conteúdo

Expansionismo portugu?s e espanhol nos s?culos XV e XVI - UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es de trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender as principais raz?es do pioneirismo de Portugal nas grandes viagens mar?timas;
  • Identificar novos conhecimentos possibilitados pelas navega??es;
  • Descrever as principais rotas de navega??o portuguesa e espanhola nos s?culos XV e XVI;
  • Identificar no continente americano quais territ?rios foram conquistados por portugueses e espanh?is.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  precisar? conhecer a forma??o do mundo moderno: expans?o mar?tima e comercial europeia.

Estratégias e recursos da aula

UCA

?

Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

?

Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

ATIVIDADE 1: O PIONEIRISMO PORTUGU?S

?

Professor, o v?deo e o texto abaixo apresentam, de forma sucinta, alguns fatores que contribu?ram diretamente para que a na??o de Portugal se tornasse a primeira pot?ncia mar?tima de seu tempo e tamb?m contribu?sse para o aperfei?oamento nas t?cnicas de navega??o.

UCA

?

Histo?ria 08. Expansa?o mari?timo-comercial europeia Parte 2

Video portugal

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=wmf9d4yDDyk&feature=related

Acesso em 10 de agosto de 2011.

TEXTO: O pioneirismo portugu?s

" Um dos pontos que primeiramente diferencia o caso portugu?s est? relacionado ao processo de forma??o de sua monarquia nacional. Ao contr?rio dos longos e desgastantes conflitos que marcam a grande maioria dos processos de forma??o das monarquias nacionais, Portugal formou um estado centralizado em um relativo curto per?odo de tempo. J? no s?culo XIV, a chamada dinastia de Avis havia fixado uma situa??o pol?tica est?vel naquele pa?s.

Al?m disso, devemos tamb?m salientar alguns outros aspectos de ordem hist?rico-geogr?fica que contribu?ram enormemente na vanguarda mar?tima lusitana. A sua posi??o geogr?fica privilegiada transformava o litoral portugu?s em ponto de chegada e partida de v?rias embarca??es que circulavam por diversos mares e, principalmente, pelo Oceano Atl?ntico. N?o por acaso, a classe mercantil desse pa?s teve a oportunidade de firmar la?os comerciais com diferentes na??es."

Dispon?vel em: http://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/o-pioneirismo-portugues.htm

Acesso em 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem o site do youtube para ver o v?deo e que tamb?m acessem o site do texto para fazer a leitura na ?ntegra.

2- Sugira aos alunos, em duplas, que respondam, no KWord, algumas quest?es sobre o v?deo assistido e o texto lido:

a) Cite as principais raz?es do pioneirismo ib?rico nas grandes viagens mar?timas;

b) Quais inova??es foram poss?veis com as navega??es portuguesas?

c) O que foi o Tratado de Tordesilhas?

d) Cite o nome dos principais navegadores portugueses e o nome dos locais aonde eles chegaram primeiro.

3- Pe?a que cada dupla socialize sua resposta com outra dupla, e assim sucessivamente.

UCA

4- Proponha aos alunos, em cinco grupos,  a realiza??o de uma pesquisa sobre as principais inova??es tecnol?gicas das Grandes Navega??es, abaixo indicadas. Cada grupo ficar? com uma delas.

a) B?ssola

b) Ampulheta

c) Quadrante

d) Astrol?bio

e) Caravelas e outros navios

Oriente os alunos para que, al?m da informa??o, procurem imagens do instrumento pesquisado.

Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

6- Oriente os alunos, individualmente, a criarem um texto no KWord tendo como refer?ncia o v?deo, o texto e as pesquisas apresentadas. O aluno dever? criar uma narrativa de uma viagem  em uma caravela, no s?culo XV, utilizando os recursos n?uticos estudados.

7- Todos os alunos dever?o socializar seus textos para toda a turma.

?

ATIVIDADE 2: PORTUGAL E ESPANHA CRUZAM O ATL?NTICO

Professor, as conquistas portuguesas despertaram o interesse dos espanh?is para descobrir tamb?m novos caminhos para a ?ndia. Enquanto os portugueses contornavam o continente africano e seguiram depois pelo leste, os espanh?is, confiando no projeto de Crist?v?o Colombo, tentaram a rota oeste. Desta forma, Portugal e Espanha acabaram cruzando o Atl?ntico e disputaram territ?rios descobertos, como veremos nos textos abaixo. 

TEXTOS:

1-A EXPANS?O MAR?TIMA EUROP?IA

"Expans?o mar?tima espanhola
A Espanha ser? um Estado Nacional somente em 1469, com o casamento de Isabel de Castela e Fernando de Arag?o. Dois importantes reinos crist?os que enfrentaram os mouros na Guerra de Reconquista.
No ano de 1492 o ?ltimo reduto mouro Granada foi conquistado pelos crist?os, neste mesmo ano, Crist?v?o Colombo ofereceu seus servi?os aos reis da Espanha. Colombo acreditava que, navegando para oeste, atingiria o Oriente. O navegante recebeu tr?s navios e, sem saber chegou a um novo continente: a Am?rica."

Dispon?vel em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

?

2- Grandes Viagens de Explora??o

"As Viagens de Crist?v?o Colombo: Os portugueses seguiam uma rota mar?tima rumo ao leste, em dire??o ? ?sia. Em 1484, um navegador italiano chamado Crist?v?o Colombo prop?s uma ideia ousada ao rei Jo?o II de Portugal encontrar uma rota rumo ao oeste, em dire??o ? ?sia. Colombo n?o sabia do tamanho certo da Terra e achava que sua viagem seria de 2.500 milhas e duraria apenas dois meses. Os conselheiros navais portugueses discordaram das estimativas de Colombo e calcularam corretamente que a dist?ncia a oeste para a ?sia seria de aproximadamente 10.000 milhas. Eles afirmaram que nenhum navio poderia carregar comida e bebida suficientes para uma viagem t?o longa. O rei Jo?o de Portugal, confiando nas opini?es de seus conselheiros, rejeitou a ideia de Colombo. Colombo ent?o levou a sua proposta aos l?deres espanh?is o rei Ferdinando e a rainha Isabela. Apesar de, inicialmente, demonstrar ceticismo quanto ao plano de Colombo, Isabela concordou em patrocinar a sua viagem e lhe forneceu dinheiro e equipamentos para uma frota de tr?s navios Santa Maria, Pinta e Nina."

Dispon?vel em: http://www.supletivo.com.br/materias/historia/historia_nova/aula_25_grandes_viagens_de_exploracao/

Acesso 10 de agosto de 2011.

3- Tratado de Tordesilhas ? Resumo e Objetivo

Tordesilhas

"Acordo assinado em 1494 entre Portugal e Espanha, que estabelece os limites dos territ?rios descobertos pelas duas pot?ncias durante o per?odo da expans?o mar?tima. O Tratado de Tordesilhas divide o mundo a partir de um meridiano a 370 l?guas a oeste do Arquip?lago de Cabo Verde. As terras a oeste da linha ficam com a Espanha e as terras a leste, com Portugal."

Dispon?vel em:  http://www.vaicomtudo.com/tratado-de-tordesilhas-resumo-e-objetivo.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Os alunos devem acessar os links acima para a leitura, na ?ntegra, dos textos indicados e visualiza??o do mapa.

2- Sugira aos alunos que formem grupos de no m?ximo quatro integrantes e, utilizando o KWord,  respondam as quest?es do roteiro abaixo:

a) Cite os principais motivos que levaram ? expans?o mar?tima portuguesa.

b) Quais foram as principais etapas da expans?o de Portugal?

c) Explique o principal motivo que favoreceu a expans?o mar?tima espanhola.

d) Quais as principais etapas da expans?o espanhola?

e) Para Colombo, qual era o formato da Terra? Explique.

f) O que foi o Tratado de Tordesilhas? 

g) Cite as principais mudan?as que a expans?o mar?tima ib?rica trouxe para a humanidade.

h) Por que o continente americano recebeu este nome?

3- Todos os grupos dever?o socializar suas respostas para toda a turma.

UCA

MAPA: Grandes Navega??es portuguesas e espanholas nos s?culo XV e XVI

rotas

Dispon?vel em: http://www.mundovestibular.com.br/articles/4398/1/A-EXPANSAO-MARITIMA-EUROPEIA/Paacutegina1.html

Acesso 10 de agosto de 2011.

4 - No processo das grandes navega??es, v?rios navegadores portugueses e espanh?is se destacaram e deixaram suas marcas na Hist?ria da Humanidade. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre os principais navegantes abaixo indicados descrevendo seu objetivo, sua rota e  qual pa?s representava. Cada grupo ficar? com um deles.

  • Bartolomeu Dias;
  • Crist?v?o Colombo;
  • Fern?o de Magalh?es;
  • Pedro ?lvares Cabral;
  • Vasco da Gama;

Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a quest?es como:

  • Quais eram suas rotas?
  • Que objetivos pretendia alcan?ar?
  • Qual pa?s representava: Portugal ou Espanha?

Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

5- Ap?s as apresenta??es, os alunos dever?o salvar o mapa "Grandes Navega??es portuguesas e espanholas nos s?culos XV e XVI" no KolourPaint e criar uma legenda indicando as rotas dos navegantes portugueses e espanh?is e seus respectivos nomes.

6- Ao final, todos os alunos dever?o socializar seu mapa com os colegas.

?

ATIVIDADE 3: PORTUGAL E ESPANHA REPARTEM O NOVO MUNDO ENTRE SI

Professor, com a chegada dos espanh?is ? Am?rica, as disputas entre Portugal e Espanha aumentaram, resultando no j? estudado Tratado de Tordesilhas que dividiu as terras do Novo Mundo entre espanh?is e portugueses, como poderemos observar no mapa abaixo.

 

?

MAPA:

mapa2

?

Dispon?vel em: http://maufir.blogspot.com/2011/02/tratado-de-tordesilhas.html

Acesso em 10 de agosto de 2011.

?

Al?m disso, retomando alguns conceitos estudados, como as principais raz?es da expans?o mar?tima e do pioneirismo ib?rico, os v?deos abaixo, e, consequentemente, apresentam a conquista da Am?rica pelos europeus.

UCA

?

1. Novo Telecurso - E. Fundamental - Hist?ria - Aula 04 (1 de 2)

maritima

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=3t6Nra1NuFw&feature=player_embedded

Acesso em 10 de agosto de 2011.

?

2. Novo Telecurso - E. Fundamental - Hist?ria - Aula 04 (2 de 2)

video

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=n851LUA_8hY

Acesso em 10 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1. Pe?a aos alunos que acessem o link do mapa para visualiz?-lo e dos v?deos acima para assisti-los.

2- Fa?a uma roda de conversa com os alunos, partindo das quest?es abaixo:

a) Quais sujeitos hist?ricos e/ou grupos sociais empreenderam as aventuras mar?timas? Por quais raz?es o fizeram?

b) E os navegantes, o que os estimulava a se aventurarem pelos oceanos?

c) Como se explica o pioneirismo de Portugal e Espanha nas navega??es?

d) O que a descoberta de um novo caminho para as ?ndias tem de rela??o com a conquista da Am?rica?

3 - Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord  respondendo a seguinte quest?o: Durante mais de um s?culo considerou-se f?cil e ?bvio perguntar " Quem descobriu o Brasil?". Atualmente, como dever?amos formular corretamente essa pergunta, e qual deveria ser a resposta?

4- Sugira que cada trio troque seu texto com outro trio, e assim por diante,  proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.

UCA

5- Oriente os alunos, em grupos de quatro integrantes, que na WxCam do seu netbook fa?am uma entrevista com v?rias pessoas na escola, perguntando: Pra voc? o Brasil foi descoberto, invadido ou achado?

6- Depois de entrevistar um maior n?mero de pessoas, os grupos ter?o que  apresentar  os resultados da pesquisa em gr?ficos e atrav?s de imagens da pr?pria entrevistas no KPresenter.

7- Todos os grupos  dever?o socializar suas pesquisas com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para professores e alunos:

A verdadeira hist?ria sobre a descoberta das Am?ricas

Dispon?vel em:http://www.cdcc.usp.br/ciencia/artigos/art_19/america.html

Crist?v?o Colombo

Dispon?vel em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/cristovao-colombo/cristovao-colombo-2.php

A vida a bordo dos navios portugueses

Dispon?vel em: http://www.projetomemoria.art.br/PedroAlvaresCabral/revista6/viage1_6p.htm

V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:

Histo?ria 08. Expansa?o mari?timo-comercial europeia Parte 3 -

Dispon?vel em:http://www.youtube.com/watch?v=W9iJdxFzrWU&feature=related

Todos os links acima foram acessados em 10 de agosto de 2011.

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, v?deo e mapas, pesquisas, produ??o de textos cr?ticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresenta??o com resultado de dados pesquisados sobre a tem?tica e respostas aos roteiros de perguntas.