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O Estado Moderno e o Absolutismo Mon?rquico - UCA

Autor e Co-autor(es)

Alinne Grazielle Neves Costa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Hist?ria Cidadania e cultura no mundo contempor?neo
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino Fundamental Final Hist?ria Rela??es sociais, a natureza e a terra

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os motivos que levaram a forma??o dos Estados modernos;
  • Analisar a estrutura social do Antigo Regime;
  • Compreender as caracter?sticas do Absolutismo em diversos Estados europeus, como Espanha, Portugal, Inglaterra e Fran?a.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula o aluno  dever? ter conhecimento  sobre a crise do feudalismo, o fortalecimento das cidades e do com?rcio.

Estratégias e recursos da aula

UCA

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Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.

Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.

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Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:

KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o

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Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte:  http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca

uca eseba

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ATIVIDADE 1:  A FORMA??O DOS ESTADOS MODERNOS

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Professor, no texto e no v?deo abaixo ser? poss?vel compreender que a consolida??o das monarquias nacionais foi resultado de um per?odo marcado por grandes mudan?as, tais como o enfraquecimento dos senhores feudais e o fortalecimento do poder dos monarcas.  O novo papel assumido pelo com?rcio e pelas cidades fez surgir uma nova classe social, a burguesia, importante para o processo de centraliza??o do poder em torno da figura do monarca.

UCA

estados modernos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=S3ggJwXdS70

Acesso 11 de agosto de 2011.

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TEXTO:

Estado Moderno e Absolutismo

'Estas revoltas se espalharam pela Europa ocidental e a partir de um certo momento as tropas particulares do senhor feudal n?o foram o bastante para controlar os servos. Tornou-se necess?ria, ent?o, a cria??o de um grande ex?rcito permanente, garantidor da ordem social. Este ex?rcito tinha que ser montado, mantido, armado, pago e comandado. Para cumprir estas fun??es os nobres aceitaram e contribu?ram para a forma??o do Estado Absolutista, pois assim teriam uma s?rie de seus privil?gios de classe mantidos.
Por outro lado, devemos destacar tamb?m o papel decisivo desempenhado pela burguesia para a consolida??o do chamado Estado absoluto. Da mesma forma que os nobres, os burgueses viam na figura do rei uma possibilidade de conseguir certos privil?gios. O principal deles era o de comercializar com mais seguran?a e efic?cia, o que seria poss?vel se os mercados e a moeda fossem unificados. Sendo assim, devemos compreender o processo de centraliza??o do poder em torno da figura do monarca como uma grande alian?a entre a burguesia, a nobreza e o pr?prio rei, que passaria a ser uma esp?cie de mediador dos conflitos de interesse entre a burguesia e a nobreza.(...) Para a sociedade europeia ocidental do s?culo XIV, a unidade nacional parecia ser a palavra de ordem. Ex?rcito nacional, moeda ?nica, territ?rio demarcado, l?ngua e cultura, administra??o ?nica, enfim, um caldeir?o de sentimentos nacionais borbulhava na Europa ocidental, anunciando a grave crise do sistema feudal que se tornaria irrevers?vel no s?culo seguinte."

Dispon?vel em: http://prevestibularmare.wordpress.com/historia/estado-moderno-e-absolutismo/

Acesso 11 de agosto de 2011.

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ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para visualiza??o do v?deo e leitura do texto na ?ntegra.

2- Professor, ap?s leitura do texto e exibi??o do v?deo, proponha um debate levantando as seguintes quest?es:

Que acontecimentos levaram ? crise do sistema feudal?

Qual a import?ncia do surgimento da burguesia e das cidades para a forma??o dos Estados Modernos?

Quais foram os principais motivos que levaram ? forma??o dos Estados Modernos?

Cite alguns Te?ricos do Absolutismo.

3- Depois, proponha aos alunos que, em trios, criem no Kword cinco perguntas com respostas sobre o que foi lido no texto e exibido no v?deo.

4- Pe?a que cada trio socialize suas perguntas e respostas com outro trio, e assim sucessivamente.

UCA

5- A partir do s?culo XVI, te?ricos absolutistas recorriam ? filosofia para criar a imagem de um rei ideal aos olhos do povo e assim justificar o poder real. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre os principais te?ricos absolutistas abaixo indicados.

 Nicolau Maquiavel, autor de ?O pr?ncipe?;

Thomas Hobbes, autor de ?Leviat??;

Jean Bodin, criador de ?Os seis livros da Rep?blica?; 

Jacques-B?nigne Bossuet, autor de ?Pol?tica Segundo a Sagrada Escritura?.

Oriente os alunos a considerarem para a pesquisa:

O nome e a nacionalidade do te?rico;

A ?poca em que ele viveu;

Principais ideias de cada autor;

Imagens sobre os te?ricos.

6- Os dados coletados pelos grupos, incluindo imagens, devem ser organizados no KPresenter  e apresentados para toda a turma.

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ATIVIDADE 2: ANTIGO REGIME: UMA SOCIEDADE DIVIDIDA

Professor, durante o Antigo Regime, a sociedade europeia era dividida em camadas sociais distintas. As pessoas faziam parte de uma camada social de acordo com suas condi??es pol?ticas e financeiras. Na Fran?a, por exemplo, as camadas sociais eram chamadas de estamentos ou estados.

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Texto e Charge 1:

UMA SOCIEDADE ESTRATIFICADA E HIERARQUIZADA

A sociedade europeia dos s?culos XVII e XVIII era uma sociedade de ordens fortemente estratificada e hierarquizada, com base no nascimento e na fun??o social que cada indiv?duo desempenhava. As principais ordens ou estratos eram o clero, a nobreza e o povo, esta sociedade regia-se pela desigualdade dos estatutos sociais e jur?dicos conferidos a cada ordem.

Dispon?vel em: http://historiaaraposo8ano.wordpress.com/category/antigo-regime/

Acesso 11 de agosto de 2011.

Charge

Texto e Charges 2:

O Absolutismo Europeu: Monarquia e Forma??o do Estado Nacional.

"O rei, al?m de deter o poder executivo, o governo pol?tico propriamente dito, detinha o poder de fazer as leis e a justi?a. O poder emanava do rei e era por ele exercido. N?o havia justi?a nem pol?tica aut?nomas. A base social do Absolutismo era o privil?gio: honras, riquezas e poderes eram reservados a um pequeno grupo de pessoas, clero e nobres. Eram: privil?gios sociais (acesso exclusivo a cargos, oficialato no ex?rcito, col?gios, distin??o nas vestes); privil?gios jur?dicos (direito de passar testamento, tribunais e penas especiais); privil?gios econ?micos (isen??es de impostos que reca?am sobre os pobres)."

Dispon?vel em: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/o-absolutismo-europeu-monarquia-e.html

Acesso 11 de agosto de 2011.

1.

charge 2

Antigo Regime - a caricatura mostra o terceiro estado miser?vel, a nobreza robusta e livre e o clero com uma coruja no chap?u, s?mbolo da ambi??o.

Dispon?vel em: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/o-absolutismo-europeu-monarquia-e.html

Acesso 11 de agosto de 2011.

2.

charge 3

Antigo Regime - organiza??o social - o campon?s carrega a Igreja e a Aristocracia nas costas, dos bolsos dos privilegiados sai os impostos.

Dispon?vel em: http://novahistorianet.blogspot.com/2009/01/o-absolutismo-europeu-monarquia-e.html

Acesso 11 de agosto de 2011.

Charge 3:

Charge 4

Dispon?vel em : http://3.bp.blogspot.com/-eY5NwSd9OJ4/TaTvcIxsXWI/AAAAAAAABBk/9i8KcqO1ja4/s1600/Charge%2BEstado%2BNacional.jpg

Acesso 11 de agosto de 2011.

ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima para visualiza??o das charges e leitura dos textos na ?ntegra.

2- Partindo dos textos e das charges acima, sugira aos alunos que, no KWord respondam as quest?es abaixo:

a) Quais as classes sociais representadas nas charges?

b) Explique os privil?gios do primeiro e segundo estados.

c) E como ficava  o terceiro estado em rela??o aos privil?gios? Explique.

d) Explique o que cada charge tem em comum.

d) Nas charges acima, os autores fazem uma cr?tica ? sociedade da ?poca do Antigo Regime. Em sua opini?o, qual ? essa cr?tica?

3- Todos os alunos dever?o socializar suas respostas com a turma.

4- Partindo das quest?es acima levantadas, sugira aos alunos, em duplas, que salvem as imagens das charges  no KolourPaint  e oriente-os a:

a) Indicar em cada charge os sujeitos sociais representados usando a seguinte legenda:

  • a letra C quando a figura representada fizer parte do Clero;
  • a letra N quando a figura representada fizer parte da Nobreza;
  • a letra R quando a figura representada for o Rei;
  • a letra P quando a figura representada for o Povo.

b) D? um t?tulo criativo para cada charge.

5- Socialize os trabalhos das duplas com todos da turma.

6- Partindo das informa??es j? estudas, sugira aos alunos que em grupos de quatro integrantes, criem no Krecord uma par?dia sobre as desigualdades sociais do terceiro estado em rela??o ao primeiro e segundo estado.

7- Todos os grupos dever?o socializar suas par?dias com todos da turma.

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ATIVIDADE 3: O ABSOLUTISMO MON?RQUICO: FRAN?A, INGLATERRA, PORTUGAL E ESPANHA

Professor, no texto abaixo,  o aluno poder? compreender como se desenvolveu o processo de forma??o do estado moderno absolutista em alguns pa?ses europeus.

TEXTO: Principais estados Absolutistas

O texto est? dispon?vel no link: http://www.coladaweb.com/historia/estado-moderno-e-o-absolutismo (Acesso em 11 de agosto de 2011).

Portugal: Surgiu como um reino independente em 1139. Seu primeiro rei foi D. Afonso Henrique, o indicar da dinastia de Borgonha. Por muito tempo, os portugueses viveram envolvidos na luta pela expuls?o dos mouros (conjunto de popula??o ?rabes, et?opes, turcomanas e afeg?s) da pen?nsula Ib?rica. A luta prosseguia at? 1249 com a vit?ria portuguesa e a conquista de Algarves (sul de Portugal). Com o rei. D. Dinis interrompeu-se a conquista no plano militar, iniciando-se um per?odo de reorganiza??o interna de Portugal. As fronteiras do pa?s j? estavam definidas. Em 1383, com D. Jo?o, mestre de Avis, teve in?cio a nova dinastia de Avis. Isso se deu ap?s o desfecho de uma luta pol?tico-militar denominada Revolu??o de Avis, em que a sucess?o do trono portugu?s foi disputa entre o rei de Castela e D. Jo?o. A vit?ria da Revolu??o de Avis foi tamb?m a vit?ria da burguesia de portuguesa sobre a sociedade agr?ria e feudal que dominava o pa?s. Depois da Revolu??o de Avis, a nobreza agr?ria submeteu-se ao rei D.Jo?o. E este apoiado pela burguesia, centralizou o poder e favoreceu a expans?o mar?timo-comercial portuguesa. Todos esses acontecimentos fizeram de Portugal o primeiro pa?s europeu a constituir em Estado absolutista e mercantilista.

Espanha: Durante s?culos, os diversos reinos crist?os que ocupavam o territ?rio espanhol(reinos de Le?o, Castela, Navarra e Arag?o) lutaram pela expuls?o dos mul?umanos da pen?nsula Ib?rica. A partir do s?culo XIII, s? havia na Espanha dois grandes reinos fortes e em condi??es de disputar a lideran?a crist? da regi?o: o de Castela e o de Arag?o.Em 1469, a rainha Isabel, de Castela, casou-se com o rei Fernando de Arag?o. O casamento unificou politicamente a Espanha . A partir desse momento, os espanh?is intensificaram as lutas contra os ?rabes, que ainda ocupavam a cidade de Granada, na parte sul do pa?s, Ap?s a completa expuls?o dos ?rabes, o poder real se fortaleceu e,com a ajuda da burguesia, a Espanha tamb?m se lan?ou ?s grande navega??es mar?timas pelo Atl?ntico.

Fran?a: O processo de centraliza??o do poder mon?rquico na Fran?a teve in?cio com alguns reis da dinastia dos Capetos, que desde o s?c. XIII tomaram medidas para a forma??o do estado franc?s. Entre essas medidas destacaram-se a substitui??o de obriga??es feudais por tributos pago ? coroa real a restri??o da autoridade plena do papa sobre os sacerdotes franceses , a cria??o progressista de ex?rcito nacional subordinado ao rei, e a atribui??o dada ao rei, de distribuir justi?a entre os s?ditos.Foi, entretanto, durante a guerra dos cem anos (1337-1453), entre a Fran?a e Inglaterra, que cresceu o sentido nacional franc?s. Durante os longos anos da guerra, a nobreza feudal enfraqueceu-se enquanto o poder do rei foi aumentando.  Depois desse conflito, os sucessivos monarcas franceses fortaleceram ainda mais o poder real. Mas no per?odo em que vai de 1559 a 1589 autoridade do rei voltou a cair em consequ?ncia de guerras religiosas entre os grupos protestantes e cat?licos.S? Henrique IV (1589-1619), o rei franc?s alcan?ou a paz. Antigo l?der protestante, Henrique IV converteu-se ao catolicismo, afirmando: Paris vale bem uma missa. Promulgado o Edito de Nantes (1598), Henrique IV garantiu a liberdade de culto aos protestantes e passou a dirigir a obra de reconstru??o pol?tico e econ?mico da Fran?a.Lu?s XIV, conhecido como o Rei sol, tornou-se o s?mbolo supremo do absolutismo franc?s. A ele atribuiu a famosa frase (o Estado ? meu). Revogou o Edito de Nantes, que concedia liberdade de culto aos protestantes. Essa intoler?ncia religiosa provocou a sa?da de aproximadamente 500 mil protestantes do pa?s, entre os quais ricos representantes da burguesia. Esse fato teve graves consequ?ncias para a economia francesa. E provocou s?rias cr?ticas da burguesia ao absolutismo mon?rquico.Lu?s XIV e Lu?s XVI, ambos deram continuidade ao regime absolutista. Em 1789, explodiu a Revolu??o Francesa, que p?s fim ? monarquia absolutista.

Inglaterra:  O absolutismo ingl?s teve in?cio com o rei Henrique VII (1485-1509), fundador da dinastia dos Tudor. A burguesia inglesa, identificada com as atividades do comercio e das manufaturas, prestou seu apoio a Henrique VII para que se conseguisse a pacifica??o interna do pa?s.Fortalecidos os sucessores de Henrique VII ampliaram os poderes da monarquia e diminu?ram os poderes do parlamento ingl?s. No reina da rainha Elisabete I, o absolutismo mon?rquico ingl?s fortaleceu-se ainda mais. O poder real passou a colaborar ativamente com o desenvolvimento capitalista do pa?s. Foi no reina de Elisabete que come?ou a expans?o colonial inglesa, com a coloniza??o da Am?rica do Norte e o apoio aos atos de pirataria contra navios espanh?is.Com a morte de Elisabete, chegou ao fim a dinastia dos Tudor. A rainha n?o deixou descendente. Por isso seu trono foi para seu primo Jaime, rei da Esc?cia, que se tornou soberano dos dois pa?ses com o titulo de Jaime I a dinastia dos Stuart, que procurou implantar juridicamente o absolutismo na Inglaterra.   

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ROTEIRO DA ATIVIDADE:

1- Pe?a aos alunos que acessem o link acima para ler o texto na ?ntegra.

UCA

2- Professor, durante a leitura do texto, mostre aos alunos que o Absolutismo em cada pa?s europeu teve suas caracter?sticas pr?prias. Por exemplo, o Absolutismo ib?rico impulsionou a expans?o mar?tima desses Estados e a conquista de territ?rios. J? na Fran?a, o Absolutismo alcan?ou sua express?o m?xima. Partindo dessa discuss?o, proponha aos alunos, que se dividam em quatro grupos e fa?am uma pesquisa  sobre as principais monarquias absolutistas abaixo indicadas. Cada grupo ficar? com uma delas.

FRAN?A

INGLATERRA

PORTUGAL

ESPANHA

Oriente os alunos para que, durante a pesquisa, construam respostas a quest?es como:

Qual ? a localiza??o geogr?fica do pa?s pesquisado?

Quais foram os principais reis e dinastias deste pa?s?

Como era a sociedade e a economia deste pa?s?

Como eram os costumes deste pa?s na ?poca do Absolutismo?

Este pa?s ainda mant?m o regime mon?rquico?

Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com  os dados e imagens da pesquisa.

3- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.

4- Professor, leia para os alunos o seguinte trecho:

Tal rei, tal religi?o

'' Hoje voc? pode seguir a religi?o que quiser. Na ?poca do Absolutismo n?o era assim. Isso porque se o rei era o chefe de tudo e de todos, n?o podia ser contrariado em algo t?o importante como a religi?o. Pertencer a outra igreja era o mesmo que estar contra o rei, duvidar de sua autoridade como chefe do povo ou mesmo n?o a reconhecer."

( Fragmento adaptado do livro: Para entender a hist?ria 7? ano/  Divalte Garcia Figueira, Jo?o Tristan Vargas. 2ed.S?o Paulo: Saraiva, 2009)

5- Partindo da leitura acima, pe?a aos alunos que escrevam um pequeno texto no KWord respondendo o seguinte questionamento: Hoje, embora possamos seguir a religi?o que desejarmos, voc? acha que a religi?o continua exercendo influ?ncia na pol?tica das sociedades atuais?

6- Todos os alunos dever?o socializar seus textos com todos da turma.

7- Depois, oriente os alunos para que, em grupos de quatro integrantes, na WxCam do seu netbook, fa?am uma entrevista com v?rias pessoas da escola, perguntando: Voc? acha que no Brasil a religi?o exerce influ?ncia na pol?tica? E qual a sua opini?o sobre isso?

8- Depois de entrevistar uma maior n?mero de pessoas, os grupos ter?o que apresentar, no KPresenter , gr?ficos com os resultados da pesquisa e imagens do processo da entrevista.

9- Todos os grupos dever?o socializar suas pesquisas com todos da turma.

Recursos Complementares

Sugest?es de leituras para professores e alunos:

 O Estado absolutista

Dispon?vel em:  http://www.culturabrasil.org/absolutismo.htm

V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:

 Estado Absolutista Moderno Parte 1

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=tJRoGE0GIHQ&feature=related

Estado Absolutista Moderno Parte 2

Dispon?vel em:  http://www.youtube.com/watch?v=TJofgOpD5k4&feature=related

Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:

"O Estado sou eu" - o Absolutismo na Europa

Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23036

Avaliação

A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, exposi??es dialogadas, respostas aos roteiros de perguntas, apresenta??es de pesquisas, cria??o de textos e par?dias.