Leide Divina Alvarenga Turini.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Cidadania e cultura no mundo contempor?neo |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es |
Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Para esta aula o aluno precisar? conhecer a Forma??o dos Estados Modernos e o Absolutismo.
Professor, para o desenvolvimento das atividades desta aula, os alunos devem ter acesso ao netbook do projeto UCA (Um computador por aluno) e ? internet.
Observa??o: devido ao pequeno espa?o na mem?ria dos netbooks, ? importante que cada aluno tenha sempre em m?os um pendrive para salvar os seus trabalhos.
?
Abaixo, a discrimina??o dos softwares utilizados e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do netbook-UCA:
KWord- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
WxCam - Menu K Aba Aplicativos - Multim?dia; O Aplicativo ?Visualizador de Imagens? abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em mem?ria externa, como por exemplo, um pendrive. |
Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura. |
Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas |
Krecord- Menu K Aba Aplicativos Multim?dia Editores de ?udio |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
?
Para entender melhor o uso de alguns aplicativos do Linux, consulte: http://www.slideshare.net/MOISESSGA/apresentao-formao-projeto-uca
?
Professor, a partir do s?culo XVI, com intuito de ampliar o seu poder e sua riqueza, v?rios estados modernos adotaram um conjunto de pr?ticas econ?micas que recebeu o nome de mercantilismo. Nos v?deos abaixo, entenderemos o contexto e as principais caracter?sticas das pr?ticas mercantilistas.
?
?
1 -
?
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=S8h3itiQjOo&feature=related
Acesso 12 de agosto de 2011
2.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=IuO74VtGvzA
Acesso 12 de agosto de 2011
?
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links dos v?deos acima para assisti-los.
2- Fa?a uma roda de conversa com os alunos, partindo das quest?es abaixo:
a) Em que momento hist?rico surgiu o Mercantilismo?
b) O que ? o Mercantilismo?
c) Qual a rela??o do Absolutismo com o Mercantilismo?
d) Quais s?o as principais caracter?sticas das pr?ticas mercantilistas?
3- Proponha aos alunos que, em trios, criem um texto no KWord respondendo as quest?es acima e acrescentem ao texto imagens sobre a tem?tica.
4- Depois, oriente cada trio a trocar seu texto com outro trio, e assim por diante, proporcionando o contato dos alunos com todos os textos da turma.
5- Sugira aos alunos, em trios, que completem no KWord o quadro abaixo conforme orienta??o:
MERCANTILISMO
DATA |
? |
LOCAL |
? |
DEFINI??O |
? |
OBJETIVO |
? |
CARACTERISTICA FUNDAMENTAL |
? |
PRINC?PIOS |
? |
6- Socialize as respostas dos alunos com todos da turma.
7- Partindo do trabalho realizado com os v?deos pe?a aos alunos para que se dividam em grupos de quatro integrantes e que fa?am no KoulorPaint um esquema, conforme orienta??o e exemplo abaixo:
O esquema dever? conter:
a) T?tulo
b) Conceito de Mercantilismo
c) Objetivos
d) Caracter?sticas
e) Imagens
Exemplo de um esquema:
Dispon?vel em: http://carloshistoria.wordpress.com/absolutismo/
Acesso em 12 de agosto de 2011.
8- Professor, boa parte dos Estados Modernos europeus da ?poca moderna aplicaram os princ?pios do mercantilismo em fun??o de suas especificidades e de determinados contextos hist?ricos. Desta forma, proponha aos alunos que, em quatro grupos, fa?am uma pesquisa sobre os modelos de mercantilismo na Europa abaixo indicados. Cada grupo ficar? com um pa?s.
Espanha - Bulionismo
Fran?a - Colbertismo
Inglaterra - Comercialismo
Estados germ?nicos - Cameralismo
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
9- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
?
?
Professor, nos textos abaixo, compreenderemos que, na Idade Moderna, o pa?s seria poderoso e rico quanto mais metais preciosos acumulasse e quanto mais mantivesse uma balan?a comercial favor?vel, ou seja, exportasse mais e importasse menos.
?
TEXTO 1: Mercantilismo
" Na teoria mercantilista, a base de sustenta??o da economia eram os estoques de ouro e prata, o com?rcio e a ind?stria. A na??o que n?o tivesse minas deveria obter aqueles metais preciosos atrav?s do com?rcio. O pa?s devia buscar exportar mais que importar. As col?nias deveriam ser mantidas como consumidoras dos produtos da metr?pole e ao mesmo tempo fornecedoras de mat?ria prima para a metr?pole. A manufatura era proibida nas col?nias, onde todo o com?rcio era monop?lio da metr?pole. Para ser forte uma na??o deveria ter uma grande popula??o, que constituiria seu mercado interno, al?m de criar abund?ncia de m?o de obra e for?as de defesa. A austeridade era fundamental, a fim de que houvesse pouca necessidade de importa??o, principalmente de artigos de luxo. O povo e o governo deviam poupar e ser parcimoniosos nos gastos."
Dispon?vel em: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mercantilismo/mercantilismo.php
Acesso em 12 de agosto de 2011.
TEXTO 2:
" MERCANTILISMO - Conjunto de medidas econ?micas adotadas pelos Estados Nacionais modernos no per?odo de Transi??o (Feudalismo p/ Capitalismo), tendo os Reis e o Estado, o poder de intervir na economia. Esse sistema buscava atender os setores feudais visando conseguir riquezas para a sua manuten??o. O mercantilismo n?o ? um modo de produ??o, mas sim um conjunto de pr?ticas de produ??o. N?o existe uma sociedade Mercantilista. Tais medidas variavam de Estado para Estado, logo, n?o existiu apenas um mercantilismo. N?o se pode generaliz?-lo. (...)
- Metalismo ou Bullionismo;
- Balan?a Comercial Favor?vel (Vender mais e comprar menos -> visando garantir o ac?mulo de ouro e prata);
- Protecionismo Alfandeg?rio (grandes tarifas aos produtos estrangeiros);
- Constru??o Naval (frota Mercante e Marinha de Guerra);
- Manufaturas;
- Monop?lio (Rei vende monop?lio para as Companhias de Com?rcio nas cidades);
- Sistema Colonial (Pacto Colonial, Latif?ndio, Escravismo);
- Interven??o do Estado na Economia; "
Dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=897
Acesso em 12 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima.
2- Depois da leitura do texto, na integra, levante uma quest?o com os alunos: Qual era o grande "segredo" para acumular riquezas naquela ?poca?
3- Nos textos acima vimos algumas medidas mercantilistas importantes para promover a riqueza dos Estados nacionais. Desta forma, proponha aos alunos que se dividam em grupos para a realiza??o de uma pesquisa sobre essas medidas, abaixo indicadas. Cada grupo ficar? com uma delas.
Metalismo
Balan?a Comercial Favor?vel
Protecionismo Alfandeg?rio
Forma??o de monop?lios
Colonialismo
Depois, os alunos dever?o montar uma apresenta??o no KPresenter, com os dados e imagens da pesquisa.
6- Os grupos dever?o socializar suas apresenta??es com todos da turma.
7- Trabalho com hist?ria em quadrinhos:
?
?
Dispon?vel em: http://profdamasceno.com/quadrinhos.htm
Acesso 12 de agosto de 2011.
Apresente a imagem acima aos alunos. Trata-se de um trabalho, hist?ria em quadrinhos, realizado pelo aluno GERSON LU?S DALLA STELLA, 1? M, N? 16, 2001 (ZARDO). Proponha que eles fa?am, em grupos de quatro integrantes, uma hist?ria em quadrinhos no KPresenter , contemplando as principais caracter?sticas do mercantilismo.
8- Os grupos dever?o socializar suas hist?rias em quadrinhos com todos da turma.
?
?
?
Professor, o mercantilismo ? entendido como um conjunto de pr?ticas adotadas pelo Estado absolutista na ?poca moderna, que tinha como principal objetivo obter e preservar riqueza e, para isso, a conquista e a explora??o de col?nias tamb?m eram fundamentais. Pelo pacto colonial, os Estados absolutistas europeus retiravam os recursos que bem desejavam de seus dom?nios em outros continentes e for?avam os povos colonizados a comprar os produtos fabricados na metr?pole. Neste sentido, h? uma estreita rela??o entre mercantilismo e sistema colonial, como veremos no texto e no v?deo abaixo:
TEXTO: O Estado Absolutista comanda
"Uma das principais consequ?ncias do mercantilismo foi a montagem do sistema de explora??o colonial, que marcou a conquista e a coloniza??o de toda a Am?rica Latina, al?m de regi?es da ?sia e da ?frica. Na verdade, o sistema colonial desenvolveu-se como uma continua??o da pol?tica econ?mica do mercantilismo. De acordo com essa pol?tica, o Estado deveria enriquecer-se por meio do crescimento das atividades comerciais. E foi atrav?s da explora??o colonial que as na??es europeias realizaram esse objetivo."
Dispon?vel em: http://historiamaneco.blogspot.com/2010/02/mercantilismo.html
Acesso em 12 de agosto de 2011.
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=qiWMC_kDx-Q
Acesso em 12 de agosto de 2011.
ROTEIRO DA ATIVIDADE:
1- Pe?a aos alunos que acessem os links acima indicados.
2- Ap?s a leitura do texto e exibi??o do v?deo, levante algumas quest?es com os alunos:
a) Se o objetivo do mercantilismo era "fortalecer o poder do rei", qual foi seu papel na forma??o do Estado Moderno e, consequentemente, sua rela??o com o sistema colonial?
b) Qual era o papel das col?nias no contexto do mercantilismo e de que forma esse papel era exercido?
3- Com base nas discuss?es acima, pe?a aos alunos que criem um texto no KWord contendo os termos abaixo relacionados:
absolutismo - estados modernos - mercantilismo - expans?o mar?tima - metalismo - colonialismo
4- Socialize os textos dos alunos com todos da turma.
5- Apresente as charges abaixo aos alunos pedindo que eles acessem os links das mesmas.
Charge1:
Dispon?vel em: http://4.bp.blogspot.com/-b0o455QugeA/TcmV3xcjHZI/AAAAAAAAAg8/anJPFXoboTk/s1600/Charge.gif
Acesso em 12 de agosto de 2011.
?
Charge 2:
Dispon?vel em: http://joaocarlos.net.br/2011/05/uma-colonia-pra-chamar-de-minha/colonialismo-impuestos-el-rincon-tributario/
Acesso em 12 de agosto de 2011.
Proponha aos alunos que salvem as charges acima no KolourPaint e, em duplas , criem um t?tulo e uma legenda explicativa para as charges. Depois, os alunos dever?o montar sua pr?pria charge, contemplando a rela??o entre o sistema colonial e o mercantilismo.
6- Os trios dever?o socializar suas charges com todos da turma.
?
Sugest?es de leituras para o professor:
Ideias Mercantilistas e teorias do Com?rcio Internacional
Dispon?vel em: http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_16827/artigo_sobre_ideias_mercantilistas_e_a_teoria_do_comercio_internacional
V?deos que os alunos podem acessar para aprofundamento das quest?es propostas nesta aula:
Mercantilismo
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=rFVAKHqkvcE
Aulas do portal que podem ser consultadas pelo professor no planejamento da aula:
Economia e Pol?tica da Idade Moderna: o Mercantilismo
Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23034
Todos os links foram acessados em 12 de agosto de 2011.
A avalia??o deve permear toda a atividade pedag?gica do professor. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: leitura, interpreta??o de texto, v?deo, pesquisas, produ??o de textos cr?ticos, debates, respostas aos questionamentos levantados e apresenta??o com resultado de dados pesquisados sobre a tem?tica, respostas aos roteiros de perguntas e cria??o de esquemas e charges.