Portal do Professor

Início do Conteúdo

Qual a import?ncia dos vegetais em nossas vidas e qual a import?ncia de se ter h?bitos alimentares saud?veis?

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial Geografia Natureza
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer alguns locais onde os vegetais s?o cultivados;
  • Identificar e questionar os pr?prios h?bitos alimentares;
  • Pesquisar os cuidados que os vegetais necessitam;
  • Expressar conhecimentos sobre o cultivo de vegetais;
  • Enumerar vegetais que consome no seu dia a dia;
  • Extrair do texto as informa??es b?sicas;
  • Cultivar um vegetal;
  • Compartilhar conhecimentos e opini?es;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? cinco (5) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realiza??o desta atividade ? importante que os alunos tenham no??o do que s?o seres vivos.  

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

   INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, conhecer todos os seres vivos ? uma tarefa dif?cil, por?m ? importante os alunos saberem que os seres vivos: s?o seres animais e vegetais que existem na natureza; possuem ciclos de vida parecidos, basicamente nascem, crescem, reproduzem e morrem, ? a lei da natureza e que de forma geral, se diferenciam dos objetos que n?o t?m vida por serem capazes de agir ou reagir diante das circunst?ncias do ambiente. Aproveite e dialogue com os alunos a partir dos seus conhecimentos pr?vios sobre os vegetais. Voc? poder? indagar:

O que s?o vegetais?

Onde podemos encontrar os vegetais?

Os vegetais vivem em todos os lugares?

Quais s?o os cuidados que devemos ter com os vegetais?

O que os vegetais precisam para se desenvolver?

Algu?m j? plantou um vegetal? Qual?  

Os vegetais s?o todos iguais?      

Quais os vegetais que voc?s conhecem?

Que vegetais costumam comer?

Qual a import?ncia dos vegetais em nossas vidas?

Os vegetais contribuem para termos h?bitos alimentares saud?veis? De que forma?

 Ap?s o di?logo, para que os alunos possam reelaborar e ampliar seus conhecimentos pr?vios sobre vegetais, explique que:

  • Costumamos chamar os vegetais de plantas.
  • Algumas plantas vivem na terra. Outras crescem na ?gua ou apoiadas em outras plantas.
  • As plantas produzem parte do oxig?nio que respiramos.
  • Para se desenvolver, a maioria das plantas precisa de ar, ?gua, luz, calor e terra fofa.
  • Existem vegetais nos mais variados ambientes.

Apresente ? turma imagens de alguns vegetais e converse com os alunos sobre eles. Voc? poder? utilizar as imagens abaixo:

       Aprendendo vegetais

Fonte: Imagens 1, 2 e 3- Acervo da autora

Imagem 4- http://www.axeopoajagunna.jex.com.br/religiao+sustentabilidade/vitoria+regia+osibata     

?

           Alvo de Letras 

?

Realizado o di?logo, solicite aos seus alunos que fa?am uma pesquisa em suas casas sobre vegetais. Instrua-os para consultarem diferentes fontes de pesquisas: livros, revistas, jornais, internet ou fazerem entrevista com um adulto.

Eles dever?o: descobrir porque os vegetais s?o importantes para o Planeta Terra e escrever o nome de diferentes tipos de vegetais, onde eles s?o cultivados, e qual a sua utilidade para o homem. Pe?a que registrem suas descobertas em uma folha de papel em branco e se for poss?vel, tragam a/s imagem/ns do/s vegetal/is que pesquisaram.

Se os alunos possu?remn laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet). Voc? poder? indicar que utilizem os s?tios abaixo, neles est?o registrados diferentes tipos de alimentos, suas utilidades e valores nutricionais.

http://www.corujando.com.br/dicas/frutas_legumes.htm

http://www.rgnutri.com.br/alimentos/propriedades/alface.php

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/couve/couve-4.php

http://www.superfestval.com.br/cia/nutri/feira1.html  

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa. Converse com os alunos a respeito das informa??es que trouxeram sobre vegetais. Aproveite a oportunidade para ressaltar a utiliza??o dos seres vivos como recursos naturais. Por exemplo, a possibilidade do uso dos vegetais n?o s? como alimentos, mas na fabrica??o de rem?dios, tecidos, embalagens, fontes de materiais para a habita??o, produ??o de papel, combust?vel, dentre outros.

Escreva na lousa alguns dados coletados, voc? poder? esquematizar, por exemplo, um quadro para organizar os nomes dos vegetais de acordo com a parte que usamos na alimenta??o: caule, flor, fruto, raiz, folha, semente. No final, solicite que registrem algumas informa??es no caderno de Ci?ncias. Voc? poder? fazer assim:

             S?­labas     REGISTRANDO

                 NOSSAS DESCOBERTAS SOBRE VEGETAIS

Fizemos uma pesquisa sobre as plantas (vegetais) e descobrimos que elas s?o muito importantes para nossas vidas. Sem elas n?o haveria vida na Terra, pois fornecem alimento e mat?rias primas e produzem oxig?nio. Elas s?o indispens?veis para nossa vida.

As plantas s?o seres vivos do reino vegetal (fornecem grande quantidade de vitaminas, fibras e sais minerais). Elas crescem em quase todas as partes do mundo.

As plantas nos fornecem alimentos, rem?dios, madeira para constru??o de m?veis, materiais para fabrica??o de papel e carv?o, resinas para a ind?stria de tintas e vernizes, dentre outros.

N?s comemos as plantas ou seus frutos, como ? o caso das ma??s, ervilhas ou batatas. Mas, mesmo quando preferimos carnes ou leite, dependemos das plantas, pois elas, por sua vez, fazem parte da dieta dos animais ? boi, vaca, aves e outros ? que s?o abatidos para nosso consumo.

Os vegetais s?o cultivados em diferentes espa?os: hortas caseiras, quintais, estufas, hidroponia (sistema de cultivo, dentro de estufas, onde as plantas n?o crescem fixadas no solo; os nutrientes que a planta precisa para seu desenvolvimento e produ??o s?o fornecidos somente por ?gua), grandes extens?es rurais (arroz, feij?o, trigo, etc), dentre outros.

Agora, vamos desenhar alguns vegetais. (A crit?rio do aluno).

Minha opini?o sobre esta atividade ?: ..................................................

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.   

       VEGETAIS NA ALIMENTA??O

 Professor, explore as imagens abaixo. Comece perguntando aos alunos:

  • Quais dos vegetais apresentados voc?s conhecem?
  • Algu?m j? viu um desses vegetais plantado na terra?
  • J? teve oportunidade de colher algum deles?

Aproveite a oportunidade para conversar com os alunos se na regi?o em que vivem ? costume consumir outras partes dos vegetais mostrados nas imagens.

?

       Aprendendo vegetais

      Fonte: Acervo da autora

 Incentive os alunos a entrarem em contato com a diversidade de h?bitos alimentares.

Convide-os a expor o que costumam comer. Isso ? importante, pois muitos alunos n?o s?o conscientes de seus pr?prios h?bitos alimentares e muitas vezes n?o t?m no??o de que outras pessoas e familiares podem ter h?bitos alimentares diferentes. Voc? poder? valer-se das aulas: Alimentar-se bem  e  Pir?mide Alimentar: ? preciso ter um alimenta??o saud?vel, dispon?veis respectivamente nos s?tios:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20687

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23683

  Continue indagando:    

* Quais vegetais usados na sua alimenta??o voc? reconhece nas imagens apresentadas anteriormente?       

* Na sua casa costuma-se comer frutas e verduras? Quais?       

* Se voc? tivesse de escolher entre duas sobremesas, uma salada de frutas e um brigadeiro, por exemplo, qual voc? escolheria? Por qu??       

* Qual ? o seu fruto preferido? Voc? sabe como ? a planta e de onde ela vem?       

* Voc? conhece:      

  . Alguma semente utilizada na nossa alimenta??o?

  . Ra?zes que podemos comer?

  . Folhas usadas na alimenta??o humana?

  . E flores, algu?m conhece alguma/s que podemos comer?

Professor, ap?s o di?logo, entregue para cada o aluno, de forma impressa, as imagens a seguir. (Se preferir voc? poder? solicitar que os alunos recortem imagens de revistas ou panfletos de propaganda de supermercado. Selecione alguns vegetais para realizar a atividade proposta).  Pe?a que os alunos colem as imagens no caderno de Ci?ncias. Registre na lousa e pe?a para que copiem:  

Observe as imagens abaixo:

        Aprendendo vegetais

                Fonte: Acervo da autora

?

 Converse com o colega que est? assentado ao seu lado e descubra:

a- Os nomes dos vegetais.

b- As partes dos vegetais observados, que n?s comemos.

c- Formas que podemos prepar?-las.

Professor, ap?s essas descobertas estabele?a um di?logo com os alunos, pergunte:

a- Sua fam?lia costuma comprar algum dos vegetais observados acima?

b- Em sua casa s?o aproveitados talos, folhas, cascas e sementes de vegetais na alimenta??o? De que maneira eles s?o aproveitados?

c- Em sua casa tem horta caseira? Como ela ??

d- Voc? gosta de se alimentar com algum dos vegetais observados? Justifique sua resposta.

e- Que tal preparar uma salada bem gostosa e degustar com seus colegas?

f- Fa?a uma lista dos vegetais que voc? ir? utilizar em sua salada e dos ingredientes necess?rios para temper?-la.

?

Combine com o professor e os colegas o que cada um ir? trazer.

Agende o dia, prepare os vegetais para a salada: pe?a ajuda para m?e ou outro respons?vel para lav?-los e cort?-los.

Monte a salada numa travessa. Prepare o/s  tempero/s e traga para sala de aula.

Apresente aos colegas a sua salada. Informe os ingredientes e a forma como foi preparada.

Depois ? s? comer.

Professor, a realiza??o desta atividade pr?tica requer algumas informa??es: Comente com os alunos a import?ncia de se lavar bem os alimentos antes de ingeri-los. Se julgar oportuno, voc? poder? utilizar os s?tios:

http://www.cultivando.com.br/alimentacao_e_saude_seguranca_alimentar_cuidados_com_vegetais.html ou  

http://guiadicas.net/como-lavar-verduras/  (Acesso 04/08/2011).  

A partir desta atividade estimule os alunos a conhecerem mais tipos de saladas. Voc? poder? trabalhar diferentes receitas, mostrar fotos, assistir v?deos, dentre outros.

?

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

  DEGUSTA??O DE SALADAS

Professor, organize as carteiras dos alunos em c?rculo ou da forma que achar adequada, para que as apresenta??es das saladas sejam observadas por todos. Voc? poder? fazer assim:

Cada aluno, na sua vez, apresenta a salada que preparou dizendo o nome, os ingredientes e como foi preparada.

Caso algum colega queira fazer algum questionamento poder? faz?-lo. Se necess?rio fa?a interven??es para maiores esclarecimentos.

 Veja imagens desta atividade realizada com alunos do 3o ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da Universidade Federal de Uberl?ndia.

             Aprendendo vegetais

             Aprendendo vegetais

               Fonte: Acervo da autora

Ao final da atividade proponha que os alunos fa?am uma produ??o de texto tendo como tem?tica a atividade vivenciada.

Professor, como registro e arquivo, os alunos poder?o fotografar esse momento ou filmar. ? uma forma de lembran?a e registro da viv?ncia realizada por eles.

Para fotografar utilize a C?mera dos laptops ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou( ?rea de Trabalho > C?mera). O bot?o ?M?quina de Retrato? tira uma foto atrav?s da Webcam.

Se preferir,registre em forma de v?deo ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ) ou ( ?rea de Trabalho > C?mera). O ?bot?o vermelho? inicia a grava??o de um arquivo no formato de v?deo, atrav?s da Webcam. Quando quiser parar de gravar ? s? apertar novamente o bot?o vermelho.

Para visualizar fotos ou v?deos, clique no ?cone Visualizador de Imagens (?rea de Trabalho > Visualizador de Imagens).

?

 5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Se em sua escola os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, ou voc? tiver outra disponibilidade de recursos multim?dia, sugerimos que utilizem o programa:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para realizar algumas atividades l?dicas com a tem?tica alimenta??o saud?vel. Voc? poder? sugerir os s?tios:

   http://iguinho.ig.com.br/turmadosuperv/jogos_aventura.html

   http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_memo.html

  

       

?

?

Sugerimos tamb?m alguns v?deos postados nos s?tios:

http://www.youtube.com/watch?v=NNa-i0Sgt6c&feature=fvw 

http://www.youtube.com/watch?v=PtuV5BhdZLg&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=AX9L3HHnfjo&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=Cz4b4q-zr5U&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=J7ilKCp8S50&feature=related  

http://www.youtube.com/watch?v=fXcEmV5X3d8&feature=related  (Acesso em 4/08/2011) 

?

? importante que no final da atividade voc? pergunte a opini?o dos alunos sobre os v?deos que assistiram. Pe?a que justifiquem a resposta.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, as situa??es de avalia??o devem permear todo o processo de ensino e aprendizagem. Tanto professor quanto aluno devem avaliar a coer?ncia das explica??es, os procedimentos que escolhem, as atitudes que adotam, e em fun??o dessas avalia??es devem tomar decis?es sobre o fazer di?rio da pr?tica educativa. Observe se voc? tem dado oportunidade para seus alunos expor suas ideias, voc? poder? observar suas atitudes durante as diferentes atividades de di?logo que foram propostas. Quanto aos alunos, verifique se eles foram capazes de: identificar os vegetais enquanto fonte essencial para aquisi??o de h?bitos alimentares saud?veis; conhecer alguns locais onde os vegetais s?o cultivados; reconhecer alimentos de origem vegetal; enumerar vegetais que consomem no seu dia a dia; extrair do texto as informa??es b?sicas; cultivar um vegetal e tamb?m compartilhar conhecimentos e opini?es.