Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como construir o conceito do n?mero do substantivo: singular e plural?

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Classificar os substantivos quanto ao g?nero;
  • Reconhecer o emprego adequado de singular e plural nas diferentes situa??es de uso da l?ngua;
  • Interpretar informa??es veiculadas em um texto;
  • Utilizar corretamente a ortografia na escrita de palavras;
  • Exercitar c?lculos e opera??es matem?ticas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? quatro (4) atividades de sessenta (60) minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno esteja no n?vel sil?bico alfab?tico da escrita e tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

   INFORMA??ES AO PROFESSOR

Professor, considerar os conhecimentos pr?vios dos alunos em rela??o ao que se deseja ensinar, identificando at? que ponto os conte?dos ensinados foram realmente aprendidos ? essencial para que o trabalho possa possibilitar a continuidade das aprendizagens. Por?m, n?o basta apenas conversar com os alunos e ver o que eles j? sabem sobre o assunto ? preciso propor situa??es-problema, que fa?am com que o aluno utilize o conhecimento j? adquirido para resolver tais situa??es. Desta forma, inicie a aula dialogando com os alunos da turma sobre o que sabem a respeito do conceito de substantivo singular e plural, pois a no??o de singularidade e pluralidade j? constru?ram. Este momento ? importante porque por meio dele os alunos j? v?o se familiarizando com os padr?es da linguagem formal. Dependendo da turma que voc? for trabalhar o conte?do, poder? optar por usar ou n?o a terminologia gramatical ? singular e plural, caso voc? n?o considere apropriado, utilize um s? ou mais de um.

No s?tio http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/conhecimento-previo-esquemas-acao-piaget-621931.shtml?page=0 voc? ter? informa??es sobre a relev?ncia do conhecimento pr?vio para entender por que o que cada um j? sabe ? um elo importante para saber mais.

Professor, antes de iniciar este conte?do, retome com os alunos o conceito de substantivo: "palavras que nomeiam seres, lugares, objetos, sentimentos, dentre outros". Nos s?tios abaixo voc? encontrar? outras informa??es sobre substantivos.

http://www.brasilescola.com/gramatica/substantivo.htm  

http://www.soportugues.com.br/secoes/morf/morf12.php    

http://www.mundoeducacao.com.br/gramatica/substantivo.htm (Acesso em 05/08/2011) 

?

1? Atividade: aproximadamente de 60 minutos. 

 Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de singular e plural. Para isto entregue aos alunos as cenas abaixo e em seguida proponha as atividades registradas. Voc? dever? escrever na lousa e solicitar que copiem.   

?

1- Observe as imagens:  

      Singular e Plural

       Fonte: Acervo da autora

a- O que voc?s conseguem ver nestas cenas?

b- Qual a diferen?a entre as cenas? Espera-se que os alunos digam que na primeira cena h? uma vaca e na segunda, h? quatro.

?

2- Leia esta frase que corresponde ? primeira cena:

    A vaca est? no curral.

Agora responda:   

a- Como voc? modificaria a frase acima para que ela combinasse com a segunda cena? As vacas est?o no curral.

b- Quais palavras voc? precisou modificar para que a frase combinasse com a segunda cena? A vaca est?.

c- O que a modifica??o das palavras indica? A modifica??o indica a quantidade ou o n?mero de animais.

?

3- Escreva o que os desenhos est?o representando:

        Singular e Plural

    

  Fonte: Acervo da autora

?

4- Observe as imagens da atividade anterior, releia o que voc? escreveu embaixo delas e depois responda as quest?es:   

a- Qual a diferen?a entre as imagens de cada coluna? As imagens da coluna A representam um s? elemento e os da coluna B representam v?rios elementos.   

b- H? diferen?a entre as palavras das duas colunas? Na coluna B, os nomes dos objetos representados pelas imagens t?m a letra s no final. 

?

5- Quais conclus?es podemos tirar sobre as atividades realizadas anteriormente?

Professor, converse com os alunos a respeito da forma??o do singular e do plural dos substantivos. Leve-os a perceber que os substantivos podem representar uma varia??o de n?mero. Denomina singular quando ? nomeado um ?nico ser. Exemplos: casa, caderno, gato, panela, etc. Denomina plural quando s?o nomeados v?rios seres. Exemplos: casas, cadernos, gatos, panelas, etc.

Aproveite a oportunidade para solicitar que os alunos fa?am uma pesquisa em casa sobre singular e plural. Instrua-os para que leiam atentamente as informa??es e que prestem aten??o ? escrita das palavras. Voc? poder? fazer assim:

?

                 Alvo de letras      TAREFA DE CASA

?

Pesquise em revistas ou jornais imagens que representam um s? objeto (singular) ou v?rios objetos (plural). Se preferir voc? poder? fazer desenhos que representem substantivos no singular e no plural. Voc? dever? colar as imagens numa folha de papel em branco e em seguida escrever o que elas est?o representando. As imagens poder?o ser aleat?rias, ou seja, de um lado voc? poder? colar um rel?gio e do outro seis patinhos. A seguir veja um exemplo de como fazer.

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que eles fa?am seus desenhos, oriente-os para usarem o programa KolourPaint acessando: (Metasys> Aplicativos> Aplica??es Gr?ficas> Ferramenta de Pintura).

Tamb?m poder? pedir que fotografem diferentes imagens de objetos da sala de aula, do p?tio ou de suas casas utilizando a c?mera de seus laptops. Para isto devem abrir o programa WxCam, efetuar a foto e salvar o arquivo. Eles poder?o utilizar o ?cone da c?mera na ?rea de trabalho ou iniciar o WxCam clicando em : ( Metasys > Aba Aplicativos > Multim?dia > WxCam ). Informe aos alunos, que: o bot?o m?quina de retrato tira uma foto por meio da Webcam e o ?cone visualizador de imagens abre o aplicativo de mesmo nome que nos permite visualizar as imagens armazenadas no disco do laptop ou em uma m?dia externa, como por exemplo, um pendrive.

Imprima os desenhos para que os alunos possam utiliz?-los nas atividades que ser?o propostas.

Veja sugest?o de como fazer:

Singular e Plural

            Fonte: Acervo da autora

?

 2? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, retome a atividade realizada em casa.

Organize os alunos em um grande grupo e instrua-os a apresentarem as imagens que trouxeram de suas casas. Pe?a que digam a quantidade de elementos que comp?em cada imagem e qual ? diferen?a entre elas.   

Quando terminarem as apresenta??es fa?a uma lista contendo as palavras correspondentes ?s imagens (n?o h? necessidade de escrever as palavras que se repetem). A lista poder? ser feita na lousa ou em uma folha de papel em branco.  

Utilize as imagens que os alunos trouxeram para confeccionar um mural. Voc? poder? colar na pr?pria sala de aula ou em outro espa?o que seja disponibilizado para divulga??o de trabalhos.

 Em seguida registre na lousa as atividades abaixo e pe?a que os alunos copiem e resolvam:   

1- Observe as palavras abaixo: (Professor, utilize as palavras que os alunos trouxeram e foram listadas anteriormente). 

1   

2

x?cara

x?caras

copo

copos

rel?gio

patinhos

boneca

fitas

menina

meninas

?

a- Por que essas palavras foram agrupadas de forma diferente? (A resposta dever? ficar a crit?rio do aluno, por?m ? importante que seja registrada a exist?ncia de um ?nico elemento no quadro 1 e de mais de um no quadro 2). 

  

?

?

  • b- Para cada palavra do quadro 1 existe uma palavra no quadro 2? Qual a rela??o entre elas? Todas elas mant?m essa rela??o? Qual a diferen?a? O que fazer para coloc?-las todas relacionadas conforme o mesmo princ?pio? (Sim. O quadro 1 indica palavras que possuem um ?nico elemento e o quadro 2 palavras que possuem mais de um elemento. A maioria das palavras do quadro 1 tem no quadro 2 a mesma palavra representada no plural, exceto rel?gio e boneca. A maioria das palavras do quadro 2 tem no quadro 1 a mesma palavra representada no singular, exceto patinhos e fitas. Devemos colocar no quadro 1 as palavras patinhos e fitas no singular e no quadro 2 as palavras rel?gio e boneca no plural).
  • ?

    ?

    c- Como s?o chamadas as palavras do grupo 1? (Singular)  

    d- Como s?o chamadas as palavras do grupo 2? (Plural)  

    e- O que ? um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica um s? ser).  

     f- O que ? um substantivo plural? (Resposta individual que contemple a ideia de que singular indica v?rios seres).

     g-  O que distingue um substantivo plural de um substantivo singular? (Resposta individual que contemple a ideia de que a distin??o se refere ? quantidade de seres)

    ?

    2- Escreva duas frases utilizando substantivo plural e duas frases utilizando substantivo singular. Ao final da frase indique se ela est? no singular ou no plural.

    ?

     3? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

    Professor, informe aos alunos que o plural das palavras n?o ? feito apenas acrescentando-se s no final. Voc? poder? inform?-los a partir do seguinte questionamento:

    Ser? que a regra de acrescentar a letra s no fim das palavras para formar o plural vale para todas elas?

    Ou?a as hip?teses dos alunos e d? alguns exemplos.

    Voc? poder? utilizar imagens de revistas, desenhos feitos por voc? mesmo ou utilizar recursos multim?dia. Apresente as imagens, uma de cada vez, pergunte aos alunos o que ? e registre na lousa as palavras referentes ?s imagens. Veja alguns exemplos:

           Singular e Plural

            Fonte: Acervo da autora   

     Ap?s o di?logo, retome as palavras registradas na lousa. Como elas foram escritas no plural voc? dever? perguntar aos alunos qual ? o singular de cada uma delas.   

    Logo ap?s, utilizando o caderno de L?ngua Portuguesa solicite que cada aluno realize as seguintes atividades:

    1- Observe os modelos e continue completando com o plural:

    o professor- os professores      

    o funil- os funis             

    a flor-

    o barril-

    a cor-

    o canil-

    o tambor-

    o cantil-

    o jornal- os jornais

    a r? - as r?s

    o hospital-

    a ma??-

    o pedal-

    a l?-

    o varal-

    a irm?-

    o trem- os trens     

    o rapaz- os rapazes

    o homem-

    o cartaz-

    a nuvem-

    a cruz-

    a folhagem-

    o nariz-

    o anel- os an?is

    o le?o- os le?es

    o papel-

    o bal?o-     

    o pastel-

    o viol?o-

    o carretel-

    o leit?o-

    o caracol- os carac?is

    o japon?s-os japoneses

     o sol-

    o chin?s-

      o rouxinol-

    o ingl?s

        o anzol-

    o portugu?s

    ?

    Agora, pense (se necess?rio dialogue com o colega do lado) e responda:

    Como foi formado o plural das palavras acima? (Espera-se que os alunos percebam que as palavras terminadas em r, z e s recebem es; as terminadas em m fazem o plural substituindo essa letra por ns; as terminadas em l fazem o plural substituindo essa letra por is).

    ?

    2- Escreva tudo o que voc? v? na cena. Separe as palavras em duas colunas, de acordo com a indica??o:   

          Singular e plural

          Fonte: Acervo da autora  

    Singular Plural    
    ? ?
    ? ?
    ? ?
    ? ?

    ?

    4? Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

         S??LABAS  Usando laptop

    ?

    Professor, para refor?ar os conhecimentos sobre substantivo singular e plural agende um hor?rio no Laborat?rio de Inform?tica para que seus alunos possam executar alguns jogos sobre a tem?tica. Se em sua escola os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, sugerimos que utilizem o programa:  Mozilla Firefox e acessem: (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para realizar algumas atividades l?dicas com a tem?tica ?substantivo singular e plural?. Voc? poder? indicar que pesquisem os s?tios:

    http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/3%C2%BA%20ano.htm 

     http://www.colegioweb.com.br/portugues-infantil/singular-e-plural.html   

     http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=762  (Acesso em 06/08/2011) 

    Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam. Quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi poss?vel aprender alguma coisa nova. ? importante que os alunos justifiquem suas respostas.

    Professor, se n?o for poss?vel utilizar o Laborat?rio de Inform?tica voc? poder? confeccionar um jogo de mem?ria utilizando substantivos no singular e plural. Voc? poder? fazer assim:

    Entregue para os alunos fichas medindo 8 cm x 6 cm, as fichas poder?o ser de cartolina ou de outro papel mais resistente e que seja poss?vel fazer desenhos. Pe?a que os alunos procurem e recortem figuras que indicam um ?nico elemento, para isso disponibilize revistas e jornais (se preferir poder? solicitar que os alunos tragam as ilustra??es de casa).

    Depois de realizada a sele??o das imagens os alunos dever?o col?-las em diferentes fichas e escrever o substantivo singular correspondente. Em outras fichas do mesmo tamanho (8 cm x 6 cm) dever?o escrever o substantivo plural. Se preferir poder? solicitar que fa?am desenhos ao inv?s de utilizarem recortes. Aproveite este momento para trabalhar medidas de grandezas. No s?tio a seguir voc? obter? informa??es sobre medidas de grandezas fundamentais http://educar.sc.usp.br/ciencias/fisica/mf5.htm

    Veja como fiz:

     Singular e plural5

          Fonte: Acervo da autora

    ?

    Uma outra forma de confeccionar o jogo da mem?ria ? utilizar o laptop do Projeto UCA.

    Voc? pode sugerir que os alunos fa?am um jogo da mem?ria: 10 cart?es com palavras escritas no singular e 10 cart?es com as mesmas palavras escritas no plural. Isto poder? ser feito solicitando aos alunos que fa?am tabela de 13 colunas e 13 linhas utilizando o programa KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Processador de Texto).

    Aproveite a oportunidade para trabalhar n?meros naturais. Verifique se os alunos reconhecem a quantidade de letras que s?o usadas para escrever os substantivos no singular e no plural. Apresente-os alguns substantivos no singular, pe?a que eles digam seu plural, e em seguida indague-os:

    a- Existe diferen?a entre a quantidade de letras utilizadas para escrever um substantivo no singular e no plural? Se existe qual ? a diferen?a?

    b- Quantas s?o as letras da palavra escrita no singular? E no plural?

    c- Qual a diferen?a da quantidade de letras entre a palavra no singular e no plural?

    d- Quem poder? dar outros exemplos de substantivos no singular e no plural?

    Recursos Complementares

    Avaliação

    Professor, a avalia??o deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressup?e acompanhamento do desenvolvimento das atividades. A observa??o cont?nua, auxiliada por anota??es feitas pelo professor, poder? fornecer informa??es sobre o n?vel de conhecimento de cada aluno da turma, para isso ? importante que voc? registre as dificuldades e as facilidades de seus alunos. Tenha em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho, ou seja, observe se os alunos foram capazes de: construir o conceito do n?mero do substantivo; distinguir o emprego adequado de singular e de plural nas diferentes situa??es de uso da l?ngua; resolver as quest?es propostas e se interpretam informa??es veiculadas em um texto bem como se  utilizam corretamente a ortografia na escrita de palavras. Se voc? utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.