Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
Aula 01 (50 minutos)
Dispon?vel em:
http://4.bp.blogspot.com/_hqG4CEjQky4/TQS14rJ5ZII/AAAAAAAAAOw/qJqGpQQx4zE/s1600/palavras.jpg
A tem?tica desta aula trata-se dos determinantes do substantivo: palavras ou express?es que caracterizam os substantivos, produzindo determinados efeitos no texto. Podem ser de diversas classes gramaticais: adjetivos, locu??es adjetivas, artigos, numerais e pronomes.
Atividade
1. Para retomar o conceito de substantivo, o professor dever? solicitar a eles que acessem a p?gina seguinte para assistirem ao v?deo sobre substantivo.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=ew0CdlyJ3_o
2. Os alunos dever?o estar atentos ao v?deo para responder ?s quest?es seguintes:
a. Defina substantivo.
b. O substantivo classifica-se em: Comum /pr?prio; primitivo/ derivado e coletivo. Exemplifique cada caso.
c. Apresente exemplos para a defini??o de substantivo apresentada abaixo:
?
?
Aula 02 (50 minutos)
Atividade
1. O professor dever? reproduzir para os alunos a c?pia das tirinhas apresentadas abaixo. A seguir, os alunos, em dupla, dever?o responder ?s quest?es propostas.
Observa??o:
As atividades sobre as Tirinhas A e B est?o dispon?veis na p?gina abaixo. Os alunos dever?o salv?-las em seus laptops, no Kword.
Dispon?vel em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC
Tirinha A
Dispon?vel em:
http://4.bp.blogspot.com/-S9spqcf8w6A/TcIJvfZWwrI/AAAAAAAAADs/5OeFQyOzTUE/s1600/h230608ph4.gif
Sobre a personagem Hagar:
Hagar, o Horr?vel: o protagonista Viking ? um guerreiro que frequentemente tenta invadir a Inglaterra e outros pa?ses. Embora respeitado profissionalmente leva uma vida pessoal frustrada. Est? sempre discutindo com a esposa Helga, que n?o est? satisfeita com o padr?o de vida que a fam?lia leva. Hagar n?o ? s? um guerreiro feroz, ? tamb?m um homem de fam?lia: sobrevive de roubos em regi?es distantes de seu lar, mas, quando chega em casa, torna-se manso diante de sua esposa Helga, de seu filho estudioso e sens?vel Hamlet e sua filha Honi, que vive apaixonada pelo trovador e noivo eterno, Lute. Ele se chama Hagar, o horr?vel, mas na verdade n?o assusta ningu?m. Sua higiene pessoal ? excepcionalmente deficiente e seu banho anual ? um momento de celebra??es.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
Quest?es sobre a tirinha
?A reuni?o mensal do clube dos mentirosos ir? terminar agora...?
a. O artigo a, empregado antes do substantivo reuni?o, particulariza ou generaliza esse substantivo? Explique.
b. Em ... "do clube dos mentirosos?: o que artigo o - presente nas contra??es prepositivas do (de + o ) e dos (de + os) ? permite ao leitor saber sobre o clube a que Hagar se refere?
c. Que outro determinante, al?m do artigo foi empregado para caracterizar o substantivo reuni?o? Qual ? a classe gramatical dessa palavra?
d. Observe:
?A reuni?o do clube dos mentirosos ir? terminar agora...?
?A reuni?o mensal do clube dos mentirosos ir? terminar agora...?
Qual a diferen?a de sentido entre as frases acima? O que provocou essa diferen?a?
e. Compare:
A reuni?o do clube ir? terminar agora...
A reuni?o do clube dos mentirosos ir? terminar agora...
Na segunda frase, o que a locu??o adjetiva ?dos mentirosos? informa sobre o substantivo clube?
2. Com base nas respostas dos itens anteriores, comente a afirmativa abaixo:
Os determinantes de um substantivo especificam seu sentido, tornando mais preciso o sentido do enunciado onde ele se encontra.
Tirinha B
Dispon?vel em:
Sobre as personagens:
Honi: filha de Hagar e Helga, ? linda, doce, alegre. Aos 16 anos de idade ainda n?o se casou, o que faz dela uma solteirona para os padr?es da ?poca. ? uma mo?a ing?nua, curiosa, dram?tica e est? envolvida romanticamente com Lute, a ?nica personagem que consegue ignorar o seu canto horr?vel. Ela tamb?m ? uma guerreira Viking que, como seu pai, carrega sempre uma lan?a e escudo.
Hamlet: filho de Hagar e Helga, ? um jovem inteligente, limpo, obediente, estudioso. Quase sempre ? visto lendo um livro, o que ? ir?nico porque os livros n?o estavam dispon?veis durante a ?poca Viking. Ele n?o mostra nenhum interesse em se tornar um Viking, o que faz dele a vergonha da fam?lia. Mesmo quando Hagar obriga-o a praticar suas habilidades Vikings, ele o faz apenas para satisfaz?-lo.
Adaptado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Hagar,_o_Horr%C3%ADvel
?
Quest?es sobre a tirinha:
1. Observe a fala de Honi, no primeiro quadrinho:
?Voc? n?o ? como os outros meninos Vikings?
a. ? poss?vel saber quais s?o os outros meninos a que Honi se refere? Explique.
b. Observe as frases abaixo e explique a diferen?a de sentido que h? quando se emprega o artigo os antes do pronome indefinido outros.
?Voc? n?o ? como os outros meninos Vikings?
?Voc? n?o ? como outros meninos Vikings?
c. A partir da fala de Honi, no primeiro quadrinho, explique a afirma??o abaixo:
Pronomes indefinidos s?o aqueles que se referem ao substantivo de modo vago, impreciso e gen?rico.
2. Observe o segundo quadrinho:
a. Quais adjetivos foram utilizados por Honi para caracterizar seu namorado Lute?
b. A partir dos dados fornecidos por meio destes adjetivos, como podem ser caracterizados os outros garotos Vikings? Explique.
?
Aula 03 (50 minutos)
?
Atividade
1. O professor dever? solicitar aos alunos que acessem a p?gina seguinte para assistirem ao v?deo sobre o poema Inf?ncia na voz de Carlos Drummond de Andrade.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=D9hCuyTRef4
2. Ap?s assistirem ao v?deo, os alunos, em dupla, dever?o responder ?s quest?es propostas.
Observa??o:
As atividades sobre o poema Inf?ncia est?o dispon?veis na p?gina abaixo. Os alunos dever?o salv?-las em seus laptops, no Kword.
Dispon?vel em:
http://www.megaupload.com/?d=JD2E2RPC
?
Inf?ncia
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha m?e ficava sentada cosendo.
Meu irm?o pequeno dormia.
Eu sozinho menino entre mangueiras
lia a hist?ria de Robinson Cruso?,
comprida hist?ria que n?o acaba mais.
No meio-dia branco de luz uma voz que aprendeu
a ninar nos longes da senzala - e nunca se esqueceu
chamava para o caf?.
Caf? preto que nem a preta velha
caf? gostoso
caf? bom.
Minha m?e ficava sentada cosendo
olhando para mim:
- Psiu... N?o acorde o menino.
Para o ber?o onde pousou um mosquito.
E dava um suspiro... que fundo!
L? longe meu pai campeava
no mato sem fim da fazenda.
E eu n?o sabia que minha hist?ria
era mais bonita que a de Robinson Cruso?
Dispon?vel em:
http://letras.terra.com.br/carlos-drummond-de-andrade/460647/
?
Quest?es sobre o poema:
1. Observe os dois primeiros versos da primeira estrofe:
Meu pai montava a cavalo, ia para o campo.
Minha m?e ficava sentada cosendo.
a. Quais s?o os determinantes dos substantivos pai e m?e? Qual a rela??o de sentido ? estabelecida entre esses determinantes e os substantivos? A que classe gramatical eles pertencem?
b. Pronomes possessivos s?o aqueles que indicam posse em rela??o ?s tr?s pessoas do discurso.
A que pessoa do discurso os pronomes meu e minha se referem?
2. Identifique os adjetivos presentes na segunda estrofe. A seguir, informe quais s?o substantivos determinados por esses adjetivos.
3. Identifique no poema, um verso que comprove o isolamento do eu-l?rico.
4. O eu-l?rico percebe tardiamente o quanto a sua inf?ncia foi bela. Transcreva o verso que comprova esta afirma??o.
4. Releia a ?ltima estrofe do poema:
a. A que o poeta compara a sua hist?ria?
b. Os adjetivos est?o diretamente relacionados com a forma como vemos o mundo.Como o poeta v? a sua inf?ncia? Qual ? o adjetivo que caracteriza a hist?ria da inf?ncia do eu-l?rico?
6. Discuta com seu colega e responda: quais s?o as classes de palavras que atuam como determinantes do substantivo nos textos?
Aula 04 (50 minutos)
?
Atividade
O professor dever? apresentar aos alunos a seguinte proposta de produ??o de texto:
1. No poema, Inf?ncia, Carlos Drummond de Andrade resgata a ess?ncia de sua inf?ncia, vivida na fazenda ao lado dos pais, onde viveu bons e inesquec?veis momentos.
Assim como Drummond, produza um poema, resgatando a sua inf?ncia. Busque em sua mem?ria elementos marcantes dessa ?poca n?o t?o distante. Lembre-se de recorrer aos determinantes do substantivo para especificar o sentido preciso no contexto, por exemplo, os adjetivos que v?o revelar o modo como voc? v?, hoje, a sua inf?ncia.
2. Em grupo, os alunos dever?o ler entre si os poemas produzidos. E, a seguir, eles dever?o montar uma apresenta??o no Kpresenter, destacando em cada poema os determinantes do substantivo utilizados na produ??o do texto.
1. Se os alunos j? estiverem estudando a estrutura do per?odo simples, o professor poder? utilizar o v?deo seguinte para abordar a fun??o sint?tica dos determinantes do substantivo.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=5dwH2qsF248
2. Os alunos poder?o conhecer a hist?ria da fam?lia do Hagar, assistindo aos v?deos - Hagar, o Horr?vel - parte 1 e 2, dispon?veis na p?gina:
http://rimarcondes.wordpress.com/2011/08/03/hagar-o-quase-horrivel/
A partir das atividades desenvolvidas, os alunos poder?o ser avaliados pontualmente. Para isso, o professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram empregar os determinantes do substantivo, observando determinados aspectos sem?nticos discursivos, principalmente na produ??o de um poema sobre a inf?ncia.