Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - O predicado nominal na constru??o de descri??es e defini??es

Autor e Co-autor(es)

Lazuita Goretti de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer  e identificar as categorias sint?ticas: predicativo do sujeito e predicado nominal;
  • Observar e exercitar aspectos sem?nticos e estil?sticos que envolvem o predicativo do sujeito e o predicado nominal;
  • Observar o emprego do predicado nominal em descri??es e defini??es.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Termos essenciais da ora??o: sujeito e predicado

Estratégias e recursos da aula

?

  • utiliza??o do laptop UCA;
  • utiliza??o de v?deos do youtube;
  • atividades realizadas em grupo ou duplas de alunos;
  • utiliza??o de textos, imagens e v?deos veiculados na internet.

Aula 01 (50 minutos)

 

Dispon?vel em:

http://4.bp.blogspot.com/_hqG4CEjQky4/TPoZT2pqAkI/AAAAAAAAAMw/bwSWlC8Hfqg/s1600/grupo21.gif

O tema desta aula trata-se do predicado nominal em descri??es e defini??es.  Os verbos de liga??o e, consequentemente, os predicados nominais s?o importantes para a constru??o de descri??es e defini??es, visto que, ao se descrever ou definir algo, s?o apresentadas informa??es que caracterizam o sujeito.

Atividade 1

1. Para apresentar o tema aos alunos e tamb?m para ativar os conhecimentos pr?vios necess?rios para a compreens?o do predicado nominal, o professor dever? solicitar a eles que acessem o site seguinte e, em dupla, assistam ao v?deo sobre predicativo e verbo de liga??o.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=OGzEZYak7SY

2. O professor dever? escrever no quadro o roteiro seguinte para  direcionar a aten??o dos alunos ao assistirem ao v?deo.   

a. Quais s?o os termos essenciais da ora??o

b. Defina: sujeito; predicado

c. O que ? um predicado verbal?

d. O predicado nominal  ? um tipo de predicado que  apresenta as caracter?sticas do sujeito. Explique essa defini??o, a partir do exemplo abaixo:

?

Essa rapaziada ? muito sem ju?zo.

?

e. Como ? formado o predicado nominal?

f. Qual ? o predicativo dessa ora??o da ora??o abaixo:

O carro ? meu ganha p?o.

?

g. Defina verbo  de liga??o. D? exemplos.

h. Para determinar se um verbo ? de liga??o ou significativo, ? necess?rio analisar o contexto em que est? inserido.

?

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I - Em dupla, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas sobre as tirinhas do Garfield, dispon?veis nas p?ginas abaixo. 

Observa??o: Caso os alunos n?o tenham acesso ? internet, o professor  dever? reproduzir as tirinhas para os alunos.

garfield ejon 

Dispon?vel em:

http://1.bp.blogspot.com/_PUV4gDcTwJo/S9CW5dKFIUI/AAAAAAAAAC0/gVtftxbHNpc/s1600/ga780619.png

1.  Observe as ora??es do primeiro quadrinho.

Eu sou  Jon Arbuckle.

Eu sou cartunista...

E esse ? meu gato, Garfield.

a.  Identifique o sujeito e o predicado de cada ora??o.

b. Identifique o n?cleo de cada predicado.

2. Os verbos de liga??o servem para conectar o sujeito a seu predicativo. Ao contr?rio dos verbos significativos, esses verbos n?o acrescentam uma ideia nova ao sujeito nem expressam a??o, apenas informam como ele ? ou est?.

?

Observe a fala de Garfield, no segundo  quadrinho:

Quais informa??es a respeito de Garfield s?o introduzidas pelo verbo de liga??o (ser)?

 photo

Dispon?vel em:

http://noticias.tuningblog.com.br/image/1260978123.gif/#

3. A palavra que informa uma caracter?stica, qualidade ou estado do sujeito da ora??o recebe o nome de predicativo do sujeito.

Identifique o predicativo do sujeito na fala de Jon, no primeiro quadrinho.

garfieldejon1

Dispon?vel em:

http://eduardojunior.wordpress.com/2009/09/04/tirinhas-do-garfield-semana-36-2009/

4. O predicativo do sujeito sempre concorda em n?mero com o n?cleo do sujeito.

 Explique  essa afirma??o, utilizando como exemplo as falas de Jon e Garfield, na tirinha acima.

?

Aula 02 (50 minutos)

Atividade

I- O professor dever? solicitar aos alunos que, em dupla, acessem a p?gina seguinte e fa?am a leitura do texto ? Hildinha ? O cora??o de ouro?.

Dispon?vel em:

http://palavrasquefalam.wordpress.com/destaque-da-semana/

?

Observa??o: caso os alunos n?o tenham acesso ? internet, o professor poder? reproduzir a c?pia do texto para os alunos.

?

Hildinha ? O cora??o de ouro

Hildinha ? a flor das flores. Seu vasto cora??o abriga o col?gio, pura, terna e constante. Est? sempre presente para tudo que se queira, correta, colega e companheira antes, hoje possivelmente esposa, amante e m?e exemplar. De gestos precisos e bem educadores, ela ? ?ntima da bissetriz, conhece como ningu?m a hipotenusa, mora na raiz quadrada. E se lhe pedem, ela se arrisca a uma reprimida dos professores, mas sopra a cola, inda que seja no exame final. N?o tem namorado, pois namora todos, numa grande amizade coletiva com muito de Garrie Davies*. E universalista por princ?pio, onde outras s?o levianas por sensualismo. Sua paix?o ? o livro, seu objeto a virtude, sua cren?a a completa??o do curso. Mas nem por isso deixa de ser clara, expressiva, amiga dos pulos de corda da hora do recreio. Seu ?nico defeito: esse irm?o mal ? encarado que ela traz pela m?o o tempo todo.

*Garrie Davis foi um cidad?o do mundo, para ele todos os pa?ses eram sua p?tria.

Maria C?lia A. Paulino (org.). Mill?r Fernandes. S?o Paulo: Abril Educa??o, 1980 p. 12. (Col. Literatura Comentada).

Dispon?vel em:

http://palavrasquefalam.wordpress.com/destaque-da-semana/

?

II - Ap?s a leitura do texto, os alunos, em dupla, dever?o responder ?s quest?es propostas.

1. O texto ?Hildinha ? o cora??o de ouro? ? um texto descritivo. O autor  exp?e com detalhes sua antiga colega de col?gio.

a. Assinale as alternativas verdadeiras em rela??o ao texto. Justifique a(s) falsa(s).

(  ) H? o emprego de verbos de liga??o para ligar o sujeito ao seu predicativo, como nesta passagem: ?Hildinha ? a flor das flores?.

(  ) H? o emprego de v?rios adjetivos que constituem o n?cleo dos predicados nominais. A utiliza??o desse tipo de predicado ? respons?vel pela caracteriza??o da personagem.

(  ) O autor descreve a personagem de maneira subjetiva: exp?e suas caracter?sticas e apresenta um julgamento sobre ela; utiliza a analogia no processo de qualifica??o, isto ?, faz uso de compara??es e met?foras.

(  ) O texto ? din?mico, expressa a??o. Os verbos significativos s?o respons?veis  pela cria??o dos predicados verbais que predominam em um texto descritivo.

(   ) Por meio do predicado nominal, vai se construindo uma imagem da personagem, semelhante a um retrato, as  palavras constroem  uma  imagem verbal.

?

2. O t?tulo do texto n?o apresenta verbos. Transforme-o em uma ora??o com predicado nominal, acrescentando-lhe um verbo.

?

3. Observe  o trecho seguinte:

?Sua paix?o ? o livro, seu objetivo a virtude, sua cren?a a completa??o do curso.?

a. Qual verbo foi omitido nas duas ora??es finais? Por que ele foi omitido?

?

Aula 04 (50 minutos)

Atividade

1.  O professor dever? solicitar aos alunos que acessem o site abaixo e fa?am a leitura do texto ? Lichia.

2.  A leitura oral do texto dever? ser feita pelo professor. Os alunos dever?o acompanh?-la, na tela de seus computadores.

LICHIA

 

Dispon?vel em:

 http://worldofmites.wordpress.com/2010/05/28/o-acaro-da-lichia/

Chamada de rainha das frutas em alguns pa?ses, a fruta ainda ? pouco consumida no Brasil. Considerada a fruta nacional da China, de onde ? origin?ria, a lichia ainda ? pouco conhecida no Brasil, mas, de um tempo para c?, come?a a ganhar mais espa?o entre as frutas consumidas pelos brasileiros nesta ?poca de final de ano.

A lichieira ? uma ?rvore de grande porte, podendo atingir at? 12 metros de altura e se adapta bem a diversos tipos de solo, desde que seja profundo e bem drenado. Trata-se de uma cultura de clima subtropical, por?m apresenta certa toler?ncia a geadas n?o muito rigorosas. A produ??o comercial de frutos tem in?cio, em m?dia, a partir do quinto ano ap?s o plantio das mudas e por ser uma planta de grande longevidade pode produzir por mais de cem anos. A flora??o tem in?cio entre junho e julho, seguido pelo aparecimento da fruta verde entre agosto e setembro, finalizando com o amadurecimento e colheita entre novembro e dezembro. [...]

Dispon?veis em:

http://worldofmites.wordpress.com/2010/05/28/o-acaro-da-lichia/

?

3.  Ap?s a leitura do texto, os alunos dever?o responder ?s quest?es propostas,  tamb?m dispon?veis na p?gina seguinte:

a. No texto, Lichia, predomina a descri??o ou a defini??o? Justifique sua resposta.

b. Qual o tipo de predicado predominante no texto?

c. Transcreva do texto exemplos de predicados nominais.

d.  Uma defini??o poderia ser feita apenas por meio de  predicados verbais? Justifique sua resposta.

e. Discuta com seu colega e responda: os verbos de liga??o e, consequentemente, os predicados nominais s?o importantes para a constru??o de defini??es? Justifique sua resposta.

?

Atividade 2

Produ??o de texto

O professor dever? solicitar aos alunos que acessem a p?gina seguinte e assistam ao v?deo com a can??o ?Amor e sexo? de Rita Lee.

Amor E Sexo

Rita Lee

Composi??o: Rita Lee / Roberto de Carvalho / Arnaldo Jabor

Amor ? um livro
Sexo ? esporte
Sexo ? escolha
Amor ? sorte...

Amor ? pensamento
Teorema
Amor ? novela
Sexo ? cinema..

Sexo ? imagina??o
Fantasia
Amor ? prosa
Sexo ? poesia...

O amor nos torna
Pat?ticos
Sexo ? uma selva
De epil?ticos...

Amor ? crist?o
Sexo ? pag?o
Amor ? latif?ndio
Sexo ? invas?o
Amor ? divino
Sexo ? animal
Amor ? bossa nova
Sexo ? carnaval
Oh! Oh! Uh!

Amor ? para sempre
Sexo tamb?m
Sexo ? do bom
Amor ? do bem...

Amor sem sexo
? amizade
Sexo sem amor
? vontade...

Amor ? um
Sexo ? dois
Sexo antes
Amor depois...

Sexo vem dos outros
E vai embora
Amor vem de n?s
E demora...

Amor ? crist?o
Sexo ? pag?o
Amor ? latif?ndio
Sexo ? invas?o
Amor ? divino
Sexo ? animal
Amor ? bossa nova
Sexo ? carnaval
Oh! Oh! Oh!

Amor ? isso
Sexo ? aquilo
E coisa e tal!
E tal e coisa!
Uh! Uh! Uh!
Ai o amor!
Hum! O sexo!

Letra e v?deo dispon?veis respectivamente em:

http://letras.terra.com.br/rita-lee/74440/

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=zS80zuVj5XE#!

?

 2. Ap?s os alunos assistirem ao v?deo, o professor dever? apresentar a seguinte proposta de produ??o de texto aos alunos:

a. Em grupo, baseando-se na can??o ?Amor e Sexo? de Rita Lee,  produza um texto, em forma de poema, definindo   ?Amor e amizade?.

b. Fa?am uma par?dia da melodia da can??o de Rita Lee.

c. O grupo poder? optar por declamar ou cantar a can??o criada.

e. Montem um v?deo para ser apresentado na sala de aula para aprecia??o dos colegas e professor.

Recursos Complementares

1. Para retomar os conhecimentos pr?vios necess?rios para a compreens?o do predicado nominal, os alunos poder?o assistir ao v?deo seguinte:

Tipos de predicado

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=VD01dHGMIMA&feature=related

2. Os alunos poder?o assistir tamb?m ao v?deo seguinte sobre adjunto adverbial x predicativo:

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=Kh1adEGl2CM&feature=related

?

Avaliação

A partir das atividades desenvolvidas, os alunos  poder?o ser avaliados pontualmente. O professor dever? observar a participa??o deles durante as atividades realizadas em dupla e em grupo, verificando principalmente se eles conseguiram perceber a import?ncia do predicado nominal na constru??o de descri??es e defini??es. A produ??o de texto, intitulada ? Amor e Amizade -  a partir da can??o, ?Amor e Sexo?,  de Rita Lee, fornece material para os alunos serem avaliados formalmente.