Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre sequ?ncia num?rica, cantigas e parlendas e utiliza??o de programas do laptop Classmate tais como: Mozilla Firefox, Tux Paint, KWord, do sistema operacional Linux.
?
Estrat?gias e recursos da aula
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, brinque com os alunos de roda. Todos em c?rculo, de m?os dadas, cante a cantiga popular:
CIRANDA, CIRANDINHA
Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me destes
Era de vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.
Por isso Senhor(a)_________
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e v?-se embora.
Fonte:http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/631305/
Entre nesta roda diga um verso bem bonito...
Fonte: Brincadeira de roda com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora
?
Logo ap?s, cantar e dan?ar com os alunos a cantiga de roda, proponha a seguinte atividade no caderno de Matem?tica:
?
Complete as frases de acordo com a foto acima. a) Na ilustra??o h? ______crian?as. b) H? _____meninos e ______ meninas. c) No total s?o _______crian?as na roda. d) De acordo com a ilustra??o, as crian?as est?o: ( ) Jogando bola. ( ) Brincando de roda. ( ) Pulando amarelinha. e) Escreva o nome de outras cantigas que voc? conhece. ? |
Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora
Professor, converse com os alunos sobre as cantigas de roda que eles conhecem. Registre na lousa os nomes citados. Fa?a uma pr?via para saber quantos alunos conhecem as cantigas citadas. Registre os n?meros encontrados na frente dos nomes. Pe?a para os alunos compararem os resultados registrados e indicarem qual cantiga ? a mais conhecida e qual ? a menos conhecida. Pergunte de onde conhecem essas cantigas e o que acham delas. Proponha cant?-las encenando-as, com toda turma. Se houver clima, solicite que registrem mais essa atividade no caderno.
Voc? poder?, por exemplo, produzir um texto coletivo. Os alunos v?o expondo suas ideias e voc? vai registrando-as na lousa. Fa?a interfer?ncia quando julgar necess?rio, reestruture as frases que n?o t?m sentido e proponha questionamentos para que os alunos possam refletir sobre a melhor forma de escrev?-las.
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare com anteced?ncia duas ou tr?s cantigas que contenham n?meros em suas letras, como por exemplo: A Galinha do Vizinho e Mariana.
Em seguida, solicite aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem algumas cantigas, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e digitem os s?tios:
http://www.youtube.com/watch?v=La7vVqyTuYU&feature=related
?
http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE
Ap?s a aprecia??o das m?sicas levante alguns questionamentos:
Logo ap?s, a conversa solicite aos alunos que escolham uma das cantigas acima. Depois, acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orienta??es: (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) com o objetivo de representar, a sua escolha, por meio de desenhos/pintura digital. No fim da atividade proponha aos alunos que apresentem sua produ??o art?stica para os demais colegas.
?
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor os textos das parlendas apresentam in?meras variantes, dependendo de cada regi?o do pa?s. Por isso, ? importante que pesquise com anteced?ncia algumas parlendas e selecione as que envolvem contagens. Vejam abaixo algumas:
"Um, dois, feij?o com arroz.
Tr?s, quatro, feij?o no prato.
Cinco, seis, bolo ingl?s.
Sete, oito, comer biscoito.
Nove, dez, comer past?is."
"Rema, rema, remador,
quantas vezes j? remou?
Rema 1, rema 2, rema 3,
rema 4, rema 5, rema 6,
rema 7, rema 8, rema 9,
rema 10."
Fonte: http://fundamentalmatsv.blogspot.com/2010/07/folclore-e-matematica.html
Professor, apresente as parlendas aos alunos, em cartazes confeccionados anteriormente. Voc? poder? utilizar cartolina. Pe?a aos alunos, que reunidos em grupos, as ilustrem de acordo com o assunto de cada uma. Providencie alguns materiais como: giz de cera, canetinha, revista, cola, tesoura. N?o se esque?a de expor os trabalhos no mural da sala de aula.
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome com os alunos as parlendas e as distribua impressas, para cada um colar no caderno de Matem?tica. Explique que assim como existem parlendas com n?meros tamb?m encontramos os n?meros em cantigas de roda. Em seguida, solicite que utilizem seu laptop, para assistirem a m?sica do ?Indiozinho?. Para isto, dever?o abrir o programa Mozilla Firefox (Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)e entrar no s?tio:
http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/
Ap?s, assistirem ao v?deo, realize as atividades no caderno de Matem?tica.
Complete a cantiga com os numerais que est?o faltando de acordo com a letra abaixo:
Os indiozinhos
"_____,_____, _____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____ num pequeno bote.
Vinham navegando pelo rio abaixo,
quando o jacar? se aproximou,
e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou...
mas n?o virou!"
Escreva por extens?o a sequ?ncia num?rica que a cantiga cita.
1- ____________
2- ____________
3- ____________
4- ____________
5- ____________
6- ____________
7- ____________
8- ____________
9- ____________
10- ___________
?
Resolva as situa??es problema da cantiga acima.
?
Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora
Para finalizar a atividade converse com os alunos sobre como eles resolveram as situa??es problema e explique que o resultado pode ser apresentado de diferentes formas por meio de: desenhos/n?meros ou opera??es matem?ticas. Oriente-os a representarem os resultados obtidos dessas diferentes formas. Se necess?rio, apresente outras situa??es problema. Possibilite um momento de socializa??o das respostas, no qual cada aluno possa apresentar para a turma os resultados obtidos e a forma como resolveu cada problema.
PESQUISANDO E DESCOBRINDO
Professor, proponha aos alunos, que fa?am uma pesquisa com seus familiares sobre as cantigas de roda e parlendas que eles aprenderam quando eram crian?as. Estabele?a mais de um dia para que realizem a pesquisa.
Para o registro da atividade pe?a aos familiares que ajudem a utilizar seus laptops para digitarem as letras das cantigas ou parlendas, por meio de KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Processador de Texto).
5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para que cada aluno socialize para os colegas as cantigas e parlendas mais conhecidas pela sua fam?lia. Fa?a o registro na lousa ou em um cartaz dos nomes apresentados. Depois, que todos falarem proponha a constru??o de uma tabela contendo as informa??es que foram comuns para as fam?lias dos alunos.
A constru??o da tabela poder? ser feita no KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - nome das cantigas e parlendas. 2? coluna- quantidade de fam?lias que indicaram as mesmas cantigas e parlendas). N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:
Registrando a pesquisa sobre ?Cantigas de roda e parlendas mais conhecidas pelas fam?lias dos alunos da turma?.
?
Nome das cantigas e parlendas |
Quantidade |
Galinha do Vizinho |
06 |
Escravos de J? |
13 |
Marcha Soldado |
12 |
Sorvete Colore |
16 |
Indiozinho |
09 |
Quem Cochicha |
04 |
Corre cutia |
14 |
Um, dois feij?o com arroz |
10 |
Fonte: Acervo da autora
Professor, fa?a alguns questionamentos, ap?s os alunos terminarem o registro:
Para finalizar este momento, proponha aos alunos que utilizando seu laptop, por meio de Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) realizem uma pesquisa nos s?tios abaixo sobre outras cantigas e parlendas:
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21
?
?
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw&feature=related
?
Fonte: http://jogoseducativos.buscasulfluminense.com/?tag=jogo-da-parlenda-do-cade-o-bicho
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk&feature=related
Ao final da atividade, pergunte aos alunos o que acharam da aula, quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi poss?vel aprender alguma outra cantiga de roda ou parlenda, que n?o conheciam. ? importante que os alunos justifiquem suas respostas.
http://atividadesescolaresonline.blogspot.com/2011/05/trabalhando-com-musicas-parlendas-e.html
http://www.youtube.com/watch?v=1j_UZ_aGKUo
http://www.livrus.com.br/site/perfil_livro.php?id_livro=39694
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: aprender a sequ?ncia num?rica por meio de parlendas e cantigas; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico; identificar os n?meros nas brincadeiras que envolvem contagem; representar, atrav?s das artes (gr?fica e c?nica) os conte?dos das cantigas e parlendas trabalhadas e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.