Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como trabalhar cantigas e parlendas, a fim de desenvolver a sequ?ncia num?rica recitando e cantando cantigas e participando de brincadeiras que incluem diferentes formas de contagem?

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produ??o do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Aprender a sequ?ncia num?rica por meio de parlendas e cantigas;
  • Desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico;
  • Identificar os n?meros nas brincadeiras que envolvem contagem;
  • Representar, atrav?s das artes (gr?fica e c?nica) os conte?dos das cantigas e parlendas trabalhadas;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 300 minutos ? 5 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre sequ?ncia num?rica, cantigas e parlendas e utiliza??o de programas do laptop Classmate tais como: Mozilla Firefox, Tux Paint, KWord, do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

?

bonecos UCA

Estrat?gias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, brinque com os alunos de roda. Todos em c?rculo, de m?os dadas, cante a cantiga popular:

CIRANDA, CIRANDINHA

Ciranda, cirandinha,
Vamos todos cirandar,
Vamos dar a meia volta,
Volta e meia vamos dar.
O anel que tu me destes
Era de vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas
Era pouco e se acabou.

Por isso Senhor(a)_________
Entre dentro desta roda
Diga um verso bem bonito
Diga adeus e v?-se embora.

Fonte:http://letras.terra.com.br/cantigas-populares/631305/

Entre nesta roda diga um verso bem bonito...

alunos 

Fonte: Brincadeira de roda com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora

?

 Logo ap?s, cantar e dan?ar com os alunos a cantiga de roda, proponha a seguinte atividade no caderno de Matem?tica:

?

Complete as frases de acordo com a foto acima.

a) Na ilustra??o h? ______crian?as.

b) H? _____meninos e ______ meninas.

c) No total s?o _______crian?as na roda.

d) De acordo com a ilustra??o, as crian?as est?o:

(           ) Jogando bola.

(           ) Brincando de roda.

(           ) Pulando amarelinha.

e) Escreva o nome de outras cantigas que voc? conhece.

?

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora

Professor, converse com os alunos sobre as cantigas de roda que eles conhecem. Registre na lousa os nomes citados. Fa?a uma pr?via para saber quantos alunos conhecem as cantigas citadas. Registre os n?meros encontrados na frente dos nomes. Pe?a para os alunos compararem os resultados registrados e indicarem qual cantiga ? a mais conhecida e qual ? a menos conhecida. Pergunte de onde conhecem essas cantigas e o que acham delas. Proponha cant?-las encenando-as, com toda turma. Se houver clima, solicite que registrem mais essa atividade no caderno.

Voc? poder?, por exemplo, produzir um texto coletivo. Os alunos v?o expondo suas ideias e voc? vai registrando-as na lousa. Fa?a interfer?ncia quando julgar necess?rio, reestruture as frases que n?o t?m sentido e proponha questionamentos para que os alunos possam refletir sobre a melhor forma de escrev?-las.

  

menina   

 2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare com anteced?ncia duas ou tr?s cantigas que contenham n?meros em suas letras, como por exemplo:  A Galinha do Vizinho e Mariana.

Em seguida, solicite aos alunos que acessem a internet utilizando o laptop, para assistirem algumas cantigas, seguindo os passos: Mozilla Firefox(Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) e digitem os s?tios:

video galinha

 http://www.youtube.com/watch?v=La7vVqyTuYU&feature=related

?

mariana

http://www.youtube.com/watch?v=orxxp-3gBiE

Ap?s a aprecia??o das m?sicas levante alguns questionamentos:

  1. Voc?s conheciam alguma das cantigas que foi apresentada? Qual?
  2. Quais assuntos as letras das cantigas se referem?
  3. Existe algo semelhante nas cantigas?
  4. Contem para os seus colegas quais n?meros voc?s identificaram nas cantigas?

Logo ap?s, a conversa solicite aos alunos que escolham uma das cantigas acima. Depois, acessem o programa Tux Paint do laptop Classmate, seguindo as orienta??es: (Metasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital) com o objetivo de representar, a sua escolha, por meio de desenhos/pintura digital. No fim da atividade proponha aos alunos que apresentem sua produ??o art?stica para os demais colegas.

?

3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor os textos das parlendas apresentam in?meras variantes, dependendo de cada regi?o do pa?s. Por isso, ? importante que pesquise com anteced?ncia algumas parlendas e selecione as que envolvem contagens. Vejam abaixo algumas:

 
"Um, dois, feij?o com arroz.                                        
Tr?s, quatro, feij?o no prato.                                       
Cinco, seis, bolo ingl?s.                                               
Sete, oito, comer biscoito.                                           
Nove, dez, comer past?is."                                       

                                                          

"Rema, rema, remador,
quantas vezes j? remou?
Rema 1, rema 2, rema 3,
rema 4, rema 5, rema 6,
rema 7, rema 8, rema 9,
rema 10."

Fonte: http://fundamentalmatsv.blogspot.com/2010/07/folclore-e-matematica.html


Professor, apresente as parlendas aos alunos, em cartazes confeccionados anteriormente. Voc? poder? utilizar cartolina. Pe?a aos alunos, que reunidos em grupos, as ilustrem de acordo com o assunto de cada uma. Providencie alguns materiais como: giz de cera, canetinha, revista, cola, tesoura. N?o se esque?a de expor os trabalhos no mural da sala de aula.

 4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, retome com os alunos as parlendas e as distribua impressas, para cada um colar no caderno de Matem?tica. Explique que assim como existem parlendas com n?meros tamb?m encontramos os n?meros em cantigas de roda. Em seguida, solicite que utilizem seu laptop, para assistirem a m?sica do ?Indiozinho?. Para isto, dever?o abrir o programa   Mozilla Firefox   (Iniciar > Aplicativos > Internet > Mozilla Firefox)e entrar no s?tio:

 indiozinho

http://letras.terra.com.br/galinha-pintadinha/1785835/

Ap?s, assistirem ao v?deo, realize as atividades no caderno de Matem?tica.

Complete a cantiga com os numerais que est?o faltando de acordo com a letra abaixo:

Os indiozinhos

"_____,_____, _____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____,_____,_____ indiozinhos,
_____ num pequeno bote.
Vinham navegando pelo rio abaixo,
quando o jacar? se aproximou,
 e o pequeno bote dos indiozinhos
quase, quase virou...
mas n?o virou!"

Escreva por extens?o a sequ?ncia num?rica que a cantiga cita.

1- ____________

2- ____________

3- ____________

4- ____________

5- ____________

6- ____________

7- ____________

8- ____________

9- ____________

10- ___________

?

Resolva as situa??es problema da cantiga acima.

?

  • Tinham 3 indiozinhos no bote chegaram mais 6. Quantos indiozinhos ficaram no bote?

  adi????o

  • No bote haviam 10 indiozinhos, pularam 4 indiozinhos no rio. Quantos indiozinhos  ficaram no bote?

 subtra????o

Fonte: Atividade realizada com os alunos do 1? ano do Ensino Fundamental da Escola de Educa??o B?sica da UFU. Acervo da autora

Para finalizar a atividade converse com os alunos sobre como eles resolveram as situa??es problema e explique que o resultado pode ser apresentado de diferentes formas por meio de: desenhos/n?meros ou opera??es matem?ticas. Oriente-os a representarem os resultados obtidos dessas diferentes formas. Se necess?rio, apresente outras situa??es problema. Possibilite um momento de socializa??o das respostas, no qual cada aluno possa apresentar para a turma os resultados obtidos e a forma como resolveu cada problema.

 menino

PESQUISANDO E DESCOBRINDO

Professor, proponha aos alunos, que fa?am uma pesquisa com seus familiares sobre as cantigas de roda e parlendas que eles aprenderam quando eram crian?as. Estabele?a mais de um dia para que  realizem a pesquisa.

Para o registro da atividade pe?a aos familiares que ajudem a utilizar seus laptops para digitarem as letras das cantigas ou parlendas, por meio de KWord (?rea de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Processador de Texto).

5? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para que cada aluno socialize para os colegas as cantigas e parlendas mais conhecidas pela sua fam?lia. Fa?a o registro na lousa ou em um cartaz dos nomes apresentados. Depois, que todos falarem proponha a constru??o de uma tabela contendo as informa??es que foram comuns para as fam?lias dos alunos. 

A constru??o da tabela poder? ser feita no KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos) do laptop Classmate. Oriente aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - nome das cantigas e parlendas. 2? coluna- quantidade de fam?lias que indicaram as mesmas cantigas e parlendas). N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:

Registrando a pesquisa sobre ?Cantigas de roda e parlendas mais conhecidas pelas fam?lias dos alunos da turma?.

?

Nome das cantigas e parlendas

Quantidade

Galinha do Vizinho

06

Escravos de J?

13

Marcha Soldado

12

Sorvete Colore

16

Indiozinho

09

Quem Cochicha

04

Corre cutia

14

Um, dois feij?o com arroz

10

Fonte: Acervo da autora

 Professor, fa?a alguns questionamentos, ap?s os alunos terminarem o registro:

  • Qual a cantiga de roda mais conhecida? E a menos conhecida?
  • Quantas parlendas foram comuns na pesquisa?
  • Destas cantigas e parlendas citadas voc? j? conhecia alguma? Qual?
  • Em quais cantigas e parlendas da pesquisa, percebemos a presen?a dos n?meros?

 Para finalizar este momento, proponha aos alunos que utilizando seu laptop, por meio de Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) realizem uma pesquisa nos s?tios abaixo sobre outras cantigas e parlendas:

http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=21 

?

?

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=3mkmmCjJQrw&feature=related

?

  CADE O DOCE?

Fonte: http://jogoseducativos.buscasulfluminense.com/?tag=jogo-da-parlenda-do-cade-o-bicho

PARLENDA

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=JWexCu1WDMk&feature=related

Ao final da atividade, pergunte aos alunos o que acharam da aula, quais foram as facilidades e as dificuldades encontradas e se foi poss?vel aprender alguma outra cantiga de roda ou parlenda, que n?o conheciam. ? importante que os alunos justifiquem suas respostas.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: aprender a sequ?ncia num?rica por meio de parlendas e cantigas; desenvolver o racioc?nio l?gico matem?tico; identificar os n?meros nas brincadeiras que envolvem contagem; representar, atrav?s das artes (gr?fica e c?nica) os conte?dos das cantigas e parlendas trabalhadas e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.