Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como trabalhar com o conceito de analfabeto pol?tico para que os alunos compreendam que ele ? um entrave para a cidadania? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

Rones Aureliano de Sousa imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

: Denize D. Campos Rizzotto, Aline Cantalogo, Kellen Cristina Costa Alves Bernardeli, La?s de Castro Agranito.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Organiza??o pol?tica e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Papel da intera??o entre alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Compreender o conceito de analfabeto;
  • Refletir sobre o analfabetismo no Brasil;
  •  Conhecer o poema ?O analfabeto pol?tico? de Bertold Brecht;
  • Refletir sobre o termo cidadania

?

.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? quatro (4) aulas de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar a Webcam e o Modo de Colabora??o em Classe.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias e recursos da aula

Para a realiza??o de algumas atividades, o professor vai contar com o aux?lio do laptop do projeto "Um Computador por Aluno" (UCA) conectado ? internet.

computador UCA computador UCA

         Imagens dispon?veis em: ucamgpucmg.blogspot.com/2010_03_01_archive.html

Esta aula est? dividida em cinco momentos de 60 minutos cada e tem uma proposta interdisciplinar, pois dialoga com diferentes ?reas do conhecimento: L?ngua Portuguesa, ?tica (justi?a), Alfabetiza??o, Pluralidade Cultural (organiza??o pol?tica e pluralidade, cidadania: diferen?as e desigualdades). Voc? poder? utilizar as diversas formas de linguagem como; a oral, escrita e visual, bem como na constru??o de narrativas para desenvolver os textos.

Ap?s essa aula, o aluno aprender? o que ? ser um analfabeto pol?tico e tomando consci?ncia, compreender? que este ? o pior analfabetismo que existe.

1? Momentoaproximadamente 60 min.

Professor, se a sua turma j? est? no 2? ou 3? ano e l? com flu?ncia, imprima o texto a seguir e distribua para eles. Deixe que  fa?am tentativas de leitura e busquem compreender o que est? escrito:

Desafio para os alfabetizados: decifre o texto abaixo.

De arcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, n?o ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa et?so, a ?ncia csioa iprotmatne ? que a piremria e ?tmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma b?guana ttaol, que vco? anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso ? poqrue n?s n?o lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo. Sohw de bloa.

Se voc? conseguiu decifrar o desafio, Parab?ns! Voc? realmente ? alfabetizado. Se n?o conseguiu, parab?ns pelo esfor?o. No item Recursos Complementares, voc? encontrar? a resposta deste desafio.

2) Voc? sabe o que ? analfabetismo? Voc? ? analfabeto?

analfabeto

Imagem dispon?vel em: http://gracasemtendas.blogspot.com/2011/04/analfabetismo-funcional-e-evangelho.html - acesso em 14/08/2011.

?

Bom, o fato de voc? ter conseguiu ler at? aqui, n?o significa necessariamente que voc? ? alfabetizado, pois, existem v?rios tipos de analfabetos.

Professor, abaixo, segue duas sugest?es de conceito sobre analfabetismo. Converse a respeito destes conceitos com seus alunos.

1? sugest?o: ?? alfabetizado quem sabe ler e escrever razoavelmente. Escrever com sentido e concatena??o das id?ias, ainda que com embara?os de gram?tica; ler com compreens?o do texto, do seu sentido, ainda que de modo confuso e turvo. ? analfabeto, ao rev?s, aquele que n?o sabe ler nem escrever com um m?nimo de sentido ou com total impossibilidade de externar pensamentos?.

Conceito extra?do do s?tio: http://www.tse.jus.br/hotSites/glossario-eleitoral/termos/analfabeto.htm - Consulta em 14/08/2011.

2? sugest?o: Segundo defini??o da UNESCO, ?uma pessoa funcionalmente analfabeta ? aquela que n?o pode participar de todas as atividades nas quais a alfabetiza??o ? requerida para uma atua??o eficaz em seu grupo e comunidade, e que lhe permitem, tamb?m, continuar usando a leitura, a escrita e o c?lculo a servi?o do seu pr?prio desenvolvimento e do desenvolvimento de sua comunidade?.

Um dos maiores problemas dos pa?ses subdesenvolvidos ? o analfabetismo (n?o confundir com ignor?ncia). A luta para reduzir o analfabetismo ? antiga e sua supress?o n?o tem sido poss?vel. H? tempos, a educa??o ? considerada um dos maiores privil?gios dos quais o ser humano pode gozar.

Entende-se por analfabetismo funcional a incapacidade que algumas pessoas t?m de entender (compreender) o texto que acabaram de ler, ou seja, quando, mesmo que as pessoas saibam ler e escrever, apresentam incapacidade para interpretar o texto que lhes foi dado para ser interpretado. Este tipo de analfabetismo ? bastante comum.

Conceito extra?do do s?tio: http://www.infoescola.com/educacao/analfabetismo/ - acesso em 14/08/2011. 

Fique por dentro e reflita!

A taxa brasileira de analfabetismo, 11,1% entre os maiores de 15 anos, ficou, em 2005, acima da m?dia do grupo, que foi 9,95%. O n?mero divulgado pelo IBGE referente a 2006, 10,4%, tamb?m est? acima dessa linha. O contingente de analfabetos no Brasil acima de 15 anos, 14 milh?es de pessoas, coloca o pa?s no grupo das 11 na??es com mais de 10 milh?es de n?o-alfabetizados, ao lado do Egito, Marrocos, China, Indon?sia, Bangladesh, ?ndia, Ir?, Paquist?o, Eti?pia e Nig?ria. Fica a pergunta: Por que o Brasil contendo tanta riqueza, possui uma quantidade t?o grande de analfabetos? Por que se preocupa e investe mais em futebol do que com Educa??o e Cultura?

Aluno UCA - Atividades de Casa

2? Momento: aproximadamente 60 min.

Pol?ticos analfabetos.

Os pol?ticos s?o pessoas ativas na pol?tica de um grupo social. S?o os representantes do povo junto ao poder  p?blico. O pol?tico ? uma pessoa que influencia a maneira como a sociedade ? governada por meio de conhecimentos sobre poder pol?tico e din?mica de grupo. Mas ser? que essa regra tem exce??o? Infelizmente sim. Vejamos uma r?pida biografia de um candidato eleito a deputado federal. J? sabe quem ?? Isso mesmo: o Tiririca.

Francisco Everardo Oliveira Silva, conhecido pelo nome art?stico de Tiririca, ? um cantor, compositor, humorista, e pol?tico brasileiro. Recentemente filiado ao Partido da Rep?blica, Tiririca foi eleito deputado federal por S?o Paulo, tendo sido o segundo deputado mais votado em toda a hist?ria do Brasil com 1.348.295 votos. Em 2010, Tiririca lan?ou sua candidatura para deputado federal pelo estado de S?o Paulo por meio do Partido da Rep?blica. Utiliza bord?es como "O que ? que faz um deputado federal? Na realidade, eu n?o sei. Mas vote em mim que eu te conto", ou "Pior do que t? n?o fica, vote Tiririca". Al?m do mais, Tiririca ? apontado como um analfabeto pela Revista ?poca, o que tamb?m pode impugnar sua candidatura, contudo, n?o foi impugnada e depois de eleito, integra a comiss?o de educa??o e cultura da c?mara.

Agora que sabemos que existe o absurdo de existir pol?ticos analfabetos, conhe?a o analfabeto pol?tico.

Voc? sabe o que significa o termo                                                                 

analfabeto

Imagem dispon?vel em: http://pithanpilchas.blogspot.com/2010/07/analfabeto-politico.html

macacos 

Imagem dispon?vel em: http://auribertoeternochocalheiro.blogspot.com/2010/02/analfabeto-politico-berthold-brecht.html

macacos

Imagem dispon?vel em: http://democraciavermelha.org/?category_name=outros

Professor, antes de oferecer conceitos, abra espa?o para os alunos comentarem as tr?s figuras acima. Na medida em que forem falando, anote as falas na lousa.

Na reflex?o, associe a atitude dos macacos ?s dos seres humanos que s?o analfabetos pol?ticos, os que n?o querem ver, ouvir ou falar de pol?tica.

Apresente ? sala, o texto de Bertolt Brecht, intitulada ?O analfabeto pol?tico?.

?

O Analfabeto Pol?tico
Bertolt Brecht

O pior analfabeto ? o analfabeto pol?tico. Ele n?o ouve, n?o fala, nem participa dos acontecimentos pol?ticos. Ele n?o sabe o custo de vida, o pre?o do feij?o, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do rem?dio dependem das decis?es pol?ticas.

O analfabeto pol?tico ? t?o burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a pol?tica. N?o sabe o imbecil que, da sua ignor?ncia pol?tica, nasce a prostituta, o menor abandonado, e o pior de todos os bandidos, que ? o pol?tico vigarista, pilantra, corrupto e lacaio das empresas nacionais e multinacionais.

Texto dispon?vel em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=779

politica

Imagem dispon?vel em: http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=779

Aluna UCA - Atividades

Contextualizando o texto para o ambiente escolar.

Professor, para que seus alunos aproveitem melhor o conte?do do texto de Bertolt Brecht, contextualize-o para a realidade deles. Comece por narrar o processo da ?ltima elei??o para diretor/a em sua escola. Explique que o funcionamento de toda a escola depende das decis?es pol?ticas: o hor?rio de entrada e sa?da da escola, o tempo de dura??o do recreio, a escolha do card?pio da cantina, a cor e o modelo do uniforme e outros.  

Simule uma elei??o para diretor/a da escola. Escolha dois candidatos ? d? prefer?ncia para aqueles que possuem maior desenvoltura com as palavras e exer?am algum tipo de lideran?a na sala ? e pe?a para que juntamente com sua chapa ? que deve ter no m?ximo cinco coleguinhas ? elaborem algumas leis que v?o melhorar o desenvolvimento da escola. Os alunos que n?o est?o inseridos na chapas ser?o os eleitores. ? importante que todos participem deste momento pol?tico para que exer?am sua cidadania (o conjunto de direitos e deveres ? geralmente ligado ? pol?tica ? ao qual um indiv?duo est? sujeito em rela??o ? sociedade em que vive).

Essa atividade auxilia na alfabetiza??o pol?tica dos alunos. 

3? Momento: aproximadamente 60 min.

Elei??es: o poder do voto.

Professor, no 2? momento desta aula foi realizado uma elei??o para diretor/a da escola. Espera-se que muitos alunos se envolveram na atividade, contudo, ? bem poss?vel que algum/s se envolveram pouco e outros ainda nem ao menos queriam participar.

? importante refletir com eles que, assim como aconteceu na sala, acontece em nossa sociedade. Muitos se mostram verdadeiros ?analfabetos pol?ticos?, pois, n?o se interessam pelos fatos que podem transformar a pr?pria sociedade em que vivem. 

Esse ? o momento de resgatar a atividade anterior para refletir sobre a import?ncia do voto.

voto do

Imagem dispon?vel em: http://www.submarino.com.br/produto/1/122332/voto+do+analfabeto,+o

Sabemos que muitas pessoas mudam de canal quando vai come?ar o hor?rio eleitoral gratuito (importante lembrar que este hor?rio ? gratuito para os candidatos, pois, os eleitores j? pagaram esse hor?rio por meio dos impostos).

Hor??rio

Imagem dispon?vel em: http://www.bahianoticias.com.br/noticias/2008/8/20/noticia.html

Reportagens na televis?o, j? mostraram que as locadoras de filmes aumentam seu movimento na ?poca da propaganda eleitoral obrigat?ria. Esse fato ? muito triste, pois, os eleitores deixam de conhecer aqueles que governar?o seu pa?s, seu estado, sua cidade e certamente refletir? na estrutura da escola dos filhos.

Caro aluno, reflita e fale a verdade. Qual foi o crit?rio de escolha de seu candidato na elei??o para diretor no 2? momento desta aula? Voc? votou no candidato porque era seu colega ou porque achou que ele era a melhor op??o de governante? Se foi pela segunda op??o, parab?ns! Mas se foi somente pela amizade, repense sua atitude e fa?a de seu voto uma arma contra pol?ticos que s? fazem falsas promessas de campanhas e n?o querem defender voc?.

 T?­tulo

Imagem dispon?vel em: http://www.morcego.blogger.com.br/2005_10_01_archive.html

Promessas

Imagem dispon?vel em: http://sandrogerio.zip.net/arch2008-09-01_2008-09-30.html

Professor, oriente seus alunos a serem desde j?, cidad?os conscientes e votarem em candidatos que possuam as seguintes caracter?sticas:

?

1. Defenda a dignidade da pessoa e da vida;

?

2. ? honesto e fiel em seus prop?sitos, inclusive partid?rios;

?

3. Honra seus compromissos e ? transparente;

?

4. ? comprometido com pol?ticas p?blicas;

?

5. Tem capacidade para administrar;

?

6. ? comprometido e defende os interesses da popula??o;

?

7. Tem uma campanha modesta e n?o desperdi?a dinheiro.

Dicas dispon?veis em: http://sandrogerio.zip.net/arch2008-09-01_2008-09-30.html

Assim como temos o pol?tico analfabeto, temos tamb?m o analfabeto pol?tico o que ? pior.

Elei????o no domingo

Imagem dispon?vel em: http://luminoticias.zip.net/

"O analfabeto pol?tico n?o ouve,
n?o fala, nem participa dos acontecimentos pol?ticos.
Ele n?o sabe que o custo de vida, o pre?o do feij?o,
do peixe, da farinha, do aluguel,
do sapato e do rem?dio
dependem das decis?es pol?ticas.

Bertolt Brecht

E enquanto isso na fila de uma se??o eleitoral em um lugar n?o muito distante...

Analfabeto Pol?tico1: Gra?as a Deus j? acabou esse neg?cio de elei??o.

Analfabeto Pol?tico 2: Eu tamb?m n?o aguentava mais. Pelo menos agora acabou essa palha?ada de ter que ficar vindo at? aqui pra votar.

Analfabeto Pol?tico 1: Acho tudo uma besteira. Vai todo mundo roubar do mesmo jeito. N?o sei pra qu? a gente tem que votar.

Analfabeto Pol?tico 2: At? agora eu n?o sei pra quem vou votar. Vim pra c? pensando o que vou fazer.

Analfabeto Pol?tico 1: Ah, ? tudo a mesma coisa. Vota em qualquer um.

Di?logo dispon?vel em: http://luminoticias.zip.net/

4? Momento: aproximadamente 60 min.

Aluna UCA - Atividades

Como conclus?o desta aula, prove que voc? n?o ? um analfabeto pol?tico. Utilize todas as informa??es que aprendeu no decorrer desta aula e crie um blog para divulgar seu aprendizado, para outros alunos n?o se tornem um entrave para a cidadania, mas tamb?m possam aprender um pouco sobre o fant?stico mundo da pol?tica.

Recursos Complementares

Resposta do desafio:  De acordo com uma pesquisa de uma universidade inglesa, n?o importa em qual ordem as letras de uma palavra est?o, a ?nica coisa importante ? que a primeira e ?ltima letras estejam no lugar certo. O resto pode ser uma bagun?a total, que voc? ainda pode ler sem problema. Isto ? porque n?s n?o lemos cada letra isolada, mas a palavra como um todo. Show de bola.

?

?

?

?

Avaliação

Professor, a avalia??o desta aula deve ser processual, fundamentada na realiza??o das atividades distribu?das ao longo da aula, assim ser? poss?vel verificar se os alunos compreenderam um pouco sobre a pol?tica. Ao t?rmino da aula, o aluno deve reconhecer que, aquele ser humano que se prop?e a ser um analfabeto pol?tico, se torna um entrave, um obst?culo ? cidadania.