Leide Divina Alvarenga Turini
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproxima??o dos lugares e do mundo |
- Identificar aspectos que caracterizam um mapa tem?tico.
- Reconhecer a utilidade dos mapas tem?ticos.
- Identificar mapas tem?ticos em diferentes escalas.
No??es b?sicas necess?rias para interpreta??o de representa??es cartogr?ficas.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
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Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
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Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
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KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o. |
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Prezada(o) Professor(a);
- Instigue a curiosidade dos alunos pelos mapas enfatizando a ideia de que essas representa??es cartogr?ficas servem de orienta??o e de base para o planejamento e conhecimento do territ?rio; portanto, s?o meios de comunica??o.
PASSO A PASSO
- Inicie a discuss?o recordando com os alunos o conceito de mapa. Destaque a ideia de que s?o representa??es gr?ficas do espa?o geogr?fico, elaboradas geralmente em uma superf?cie plana (como papel), com a finalidade de apresentar informa??es sobre uma determinada realidade. Lembre-os de que os mapas est?o presentes em nossa sociedade desde os tempos remotos. Questione-os:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando observar quais s?o os temas representados com mais frequ?ncia por meio de mapas.
- Posteriormente, instrua-os para acessarem o endere?o web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e lerem, com aten??o, o texto "Mapas tem?ticos". A partir da leitura do texto e das observa??es dos mapas anteriores, pergunte aos alunos:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder ?s quest?es anteriores e fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.
Fonte: Clip-Art.
- Reforce a ideia de que um mapa tem?tico deve cumprir sua fun??o, ou seja, dizer o qu?, onde e, como ocorre determinado fen?meno geogr?fico, utilizando s?mbolos gr?ficos (signos) especialmente planejados para facilitar a compreens?o de diferen?as, semelhan?as e possibilitar a visualiza??o de correla??es pelo leitor. Para fundamentar essa discuss?o, acesse o endere?o web <http://confins.revues.org/3483?&id=3483> e leia o texto "Orienta??o metodol?gica para constru??o e leitura de mapas tem?ticos".
- Evidencie que os mapas tem?ticos t?m fun??es variadas que, por exemplo, v?o desde a localiza??o dos fen?menos, sua distribui??o no espa?o, a visualiza??o das rela??es entre diversos fatos geogr?ficos e as hierarquias que se estabelecem entre eles.
- Esclare?a aos alunos que para representar cartograficamente os diversos fen?menos geogr?ficos qualitativos, ordenados ou quantitativos ? necess?rio recorrer a uma simbologia espec?fica que, aplicada aos modos de implanta??o - pontual, linear ou zonal - aumentam a efici?ncia para prover a informa??o.
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PASSO A PASSO
- Solicite aos alunos que retomem novamente ao texto "Mapas tem?ticos", dispon?vel no endere?o web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e reforce o entendimento, por parte dos alunos, que os mapas tem?ticos podem ser: pol?tico, f?sico, econ?mico e hist?rico. Questione-os:
- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder ?s quest?es anteriores e fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.
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PASSO A PASSO
- Sugira um trabalho de pesquisa com os alunos.
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando encontrar mapas tem?ticos relacionados ao seu munic?pio, estado e pa?s.
- Ap?s os alunos fazerem uma leitura comparativa entre os mesmo, questione:
- Solicite aos alunos que fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as t?cnicas e instrumentos cartogr?ficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
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Mapas Tem?ticos. Dispon?vel em: <http://biblioteca.uol.com.br/atlas/mapas_tema.htm.> Acesso em 11/08/2011.
Mapas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/tem.php>. Acesso em 12/08/2011.
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:
- Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o dos conceitos estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.