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A import?ncia de saber interpretar mapas tem?ticos da cidade, do estado e do Brasil - UCA

Autor e Co-autor(es)

Suely Aparecida Gomes Moreira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Cartografia como instrumento na aproxima??o dos lugares e do mundo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Identificar aspectos que caracterizam um mapa tem?tico.

- Reconhecer a utilidade dos mapas tem?ticos.

- Identificar mapas tem?ticos em diferentes escalas.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

No??es b?sicas necess?rias para interpreta??o de representa??es cartogr?ficas.

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:

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Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

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Prezada(o) Professor(a);

- Instigue a curiosidade dos alunos pelos mapas enfatizando a ideia de que essas representa??es cartogr?ficas servem de orienta??o e de base para o planejamento e conhecimento do territ?rio; portanto, s?o meios de comunica??o.

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Atividade 01

Mapa tem?tico: o que ??

PASSO A PASSO 

- Inicie a discuss?o recordando com os alunos o conceito de mapa. Destaque a ideia de que s?o representa??es gr?ficas do espa?o geogr?fico, elaboradas geralmente em uma superf?cie plana (como papel), com a finalidade de apresentar informa??es sobre uma determinada realidade. Lembre-os de que os mapas est?o presentes em nossa sociedade desde os tempos remotos. Questione-os:

  • Quais fen?menos do espa?o geogr?fico podem ser representados por meio de um mapa?

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- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando observar quais s?o os temas representados com mais frequ?ncia por meio de mapas.

- Posteriormente, instrua-os para acessarem o endere?o web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e lerem, com aten??o, o texto "Mapas tem?ticos". A partir da leitura do texto e das observa??es dos mapas anteriores, pergunte aos alunos:

  • O que s?o mapas tem?ticos?
  • Para que servem?
  • Como podem ser classificados os mapas tem?ticos?

  e >  Para que servem?Pa- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder ?s quest?es anteriores e fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.

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Fonte: Clip-Art.

- Reforce a ideia de que um mapa tem?tico deve cumprir sua fun??o, ou seja, dizer o qu?, onde e, como ocorre determinado fen?meno geogr?fico, utilizando s?mbolos gr?ficos (signos) especialmente planejados para facilitar a compreens?o de diferen?as, semelhan?as e possibilitar a visualiza??o de correla??es pelo leitor. Para fundamentar essa discuss?o, acesse o endere?o web <http://confins.revues.org/3483?&id=3483> e leia o texto "Orienta??o metodol?gica para constru??o e leitura de mapas tem?ticos".

- Evidencie que os mapas  tem?ticos t?m fun??es variadas que, por exemplo, v?o desde a localiza??o dos fen?menos, sua distribui??o no espa?o, a visualiza??o das rela??es entre diversos fatos geogr?ficos e as hierarquias que se estabelecem entre eles.

- Esclare?a aos alunos que para representar cartograficamente os diversos fen?menos geogr?ficos qualitativos, ordenados ou quantitativos ? necess?rio recorrer a uma simbologia espec?fica que, aplicada aos modos de implanta??o - pontual, linear ou zonal - aumentam a efici?ncia para prover a informa??o.

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Atividade 02

Mapas tem?ticos: para que servem?

PASSO A PASSO 

- Solicite aos alunos que retomem novamente ao texto "Mapas tem?ticos", dispon?vel no endere?o web <http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/mapas-tematicos.htm> e reforce o entendimento, por parte dos alunos, que os mapas tem?ticos podem ser: pol?tico, f?sico, econ?mico e hist?rico. Questione-os:

  • Para que servem os mapas pol?ticos? Qual ? simbologia mais usada nesse tipo de mapa?
  • Para que servem os mapas f?sicos?
  • Para que servem os mapas econ?micos?
  • Para que servem os mapas hist?ricos?

- Permita que os alunos discutam entre seus pares buscando responder ?s quest?es anteriores e fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.

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Atividade 03

Mapas tem?ticos relacionados ao munic?pio, estado e pa?s

PASSO A PASSO 

- Sugira um trabalho de pesquisa com os alunos.

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- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos o endere?o web <http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/atlasescolar/index.shtm>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando encontrar mapas tem?ticos relacionados ao seu munic?pio, estado e pa?s.

  • Mapa pol?tico representando a divis?o territorial;
  • Mapas f?sicos informando aspectos naturais (relevo, clima, vegeta??o, hidrografia);
  • Mapas econ?micos representando as riquezas naturais ou as produ??es agropecu?rias, industriais e de servi?os;
  • Mapas hist?ricos informando sobre aspectos que aconteceram no passado.

- Ap?s os alunos fazerem uma leitura comparativa entre os mesmo, questione:

  • Quais as semelhan?as e as diferen?as que se destacam em cada um dos mapas tem?ticos observados (munic?pio, estado e pa?s)?
  • Em rela??o ? escala (local, regional e nacional), que aspectos podem ser identificados em cada um dos mapas tem?ticos?

- Solicite aos alunos que fa?am uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os grupos.

Professor, trabalhe a tem?tica em conjunto com outras ?reas!

- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplica??es no cotidiano. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as t?cnicas e instrumentos cartogr?ficos desenvolvidos ao longo do tempo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.

Recursos Complementares

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Mapas Tem?ticos. Dispon?vel em: <http://biblioteca.uol.com.br/atlas/mapas_tema.htm .> Acesso em 11/08/2011.

Mapas. Dispon?vel em: <http://www.ibge.gov.br/mapas_ibge/tem.php>. Acesso em 12/08/2011.

Avaliação

Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:

1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa:

- Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.

2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o dos conceitos estudados.

- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade. 

3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.

4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.

- Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.