Portal do Professor

Início do Conteúdo

Quais estrat?gias podem ser utilizadas para que os alunos percebam a exist?ncia de diferen?as entre os diversos espa?os escolares? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

?nia Franco de Novaes imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leide Divina Alvarenga Turini

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Lugar e paisagem

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Reconhecer o espa?o escolar;
  • Analisar a organiza??o e as fun??es desenvolvidas no espa?o escolar;
  • Propiciar aos alunos o conhecimento de outros espa?os escolares;
  • Refletir sobre a exist?ncia de diferentes realidades no espa?o escolar.

Duração das atividades

05 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para abordar o assunto que ser? tratado nesta aula, espera-se que os alunos tenham o entendimento da exist?ncia de diferentes lugares e das suas fun??es. Para iniciar as discuss?es ? importante resgatar os saberes dos discentes, levando em considera??o as suas experi?ncias.

Estratégias e recursos da aula

UCA

Para o desenvolvimento das atividades desta aula os alunos devem ter acesso a um computador e ? internet. Portanto, a aula poder? acontecer no Laborat?rio de Inform?tica ou na sala de aula, no caso de escolas vinculadas ao Projeto Um Computador por Aluno (UCA). Neste ?ltimo caso, cada aluno ter? acesso a um netbook com sistema Linux.

Abaixo, a discrimina??o dos aplicativos utilizados na aula e as especifica??es para execut?-los no sistema Linux do Netbook do projeto UCA:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos.

Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre"  localizado na ?rea de trabalho (Desktop).

KolourPaint - Menu K - Aplicativos - Aplica??es Gr?ficas - Ferramentas de Pintura.

Amarok- Tocador de M?sica ? Metasys- Aplicativos- Multim?dia ? Tocador de M?sicas

Krecord- Menu K - Aba Aplicativos - Multim?dia - Editores de ?udio

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o.

?

ATIVIDADE

Professor(a), o desenvolvimento das atividades requer a participa??o de todos, o que possibilita o estabelecimento de di?logo e a troca de informa??es para a constru??o do conhecimento por meio de atividades explorat?rias, utilizando como ferramenta o computador aliado a outros recursos tecnol?gicos. 

Um recurso did?tico importante para a Geografia e que contribui para conhecer o lugar e as diferentes paisagens ? o Estudo do Meio, que "[...]somente atingir? os objetivos de uma poss?vel transforma??o se for utilizado como m?todo, superando conhecimentos puramente escolares fragmentados, levando aluno e professor a um compromisso com a sociedade e suas transforma??es, possibilitando o encontro entre sujeitos diferentes que crescem individualmente, que podem trocar, ensinar e aprender (PONSTUSCHKA, N. N. O conceito de Estudo do Meio transforma-se...em tempos diferentes, em escolas diferentes, com professores diferentes. In.: VESENTINI, J. W. (org.). O ensino de Geografia no s?culo XXI. S?o Paulo: Papirus, 2004, p.249-288).

Portanto, sugere-se, para a introdu??o desta aula, o Estudo do Meio, de acordo com as orienta??es abaixo:

1.Antecipadamente, converse com os funcion?rios da escola, que atuam nas diferentes fun??es, sobre a realiza??o do Estudo do Meio e solicite a colabora??o de todos no desenvolvimento desta atividade. Solicite que realizem, para os alunos, uma breve apresenta??o do trabalho que desenvolvem e da import?ncia desta atividade para a organiza??o e o funcionamento da escola.

2. Converse com os alunos sobre a realiza??o da atividade e elaborem, coletivamente, as regras para o seu desenvolvimento.

tc escola

Imagem: Aula passeio na escola - roda de conversa

Fonte: http://escolasempreviva.com.br/galeria/sidebox/contato/2.jpg

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

3. Solicite aos alunos que, utilizando o netbook, fotografem os lugares percorridos e o que considerarem interessante. Ent?o, bom trabalho!

?

netbook2

Imagem: Imagem Netbook - UCA 

Fonte: http://www.metasys.com.br/images/noticias/classmate-metasys-uca.jpg

       Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

ATIVIDADE

1. Solicite aos alunos que selecionem uma das fotografias  que mais chamou a sua aten??o, registrada durante o Estudo do Meio. 

2. Evidencie que ? importante apresentar, abaixo da fotografia, o nome de quem registrou a imagem, a data que a fotografia foi tirada e o lugar apresentado. 

3.  Depois, escreva uma frase justificando a escolha. Solicite ao grupo que encaminhe o trabalho conclu?do para o email do professor. No dia combinado, os grupos apresentar?o sua fotografia para a turma.

Professor(a), ap?s receber os trabalhos e realizar suas observa??es, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresenta??o, todos ter?o acesso ?s fotografias produzidas, o que possibilita acompanhar melhor as apresenta??es. O trabalho poder? ser feito em programa pr?prio para a produ??o de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux,  o programa ? o KPresenter.

?

ATIVIDADE

1. Convide os alunos para iniciarem a apresenta??o dos trabalhos com as fotografias registradas durante o Estudo do Meio na escola. Pe?a para que acessem o email e que salvem na pasta de trabalho as atividades realizadas pelos colegas. Assim, durante as apresenta??es, poder?o acessar e acompanhar as imagens e as explica??es dos  colegas. Se poss?vel, leve para a sala de aula a planta da escola, a mesma poder? ser utilizada pelos alunos para localizar os lugares apresentados nas fotografias.

2. Solicite que durante as apresenta??es observem com aten??o as fotografias registradas pelos colegas. Assim, ser? poss?vel promover discuss?es. Sugira que observem:

a. Os lugares apresentados nas fotografias.

b. O motivo da escolha do lugar pelo colega. 

c. Houve duplicidade na escolha do lugar?  O motivo da escolha ? o mesmo?

d. Para voc?, existe algum lugar na escola que seja mais importante que o outro?

e. E quanto ao trabalho desenvolvido pelos diferentes profissionais, existe algum mais importante que o outro?

f. E, para voc?, qual o seu papel para o bom funcionamento da escola?

3. Elabore uma lista apresentando as diferentes profiss?es presentes no ambiente escolar e a fun??o que cada uma desempenha na organiza??o da escola.

4. Organizem, coletivamente, cartazes que apresentem a import?ncia dos diferentes profissionais para o bom funcionamento da escola. 

?

 Professor(a), depois promova uma discuss?o sobre as observa??es que foram realizadas. Aproveite para mostrar a import?ncia do trabalho desenvolvido por todos e o respeito ?s diferentes fun??es. Evidencie que o trabalho do grupo ? o que possibilita que as atividades aconte?am de maneira organizada e que tal proposta evidencia a transversalidade com os temas ?tica e Trabalho e Consumo. Estabele?a uma rela??o interdisciplinar com Portugu?s para a produ??o de frases e de cartazes.   

?

 PESQUISA

Professor(a), ? de grande import?ncia conhecer outros espa?os escolares. Assim, os alunos poder?o estabelecer par?metros para comparar e analisar os diferentes lugares, objetivando o desenvolvimento de atitudes cr?ticas e colaborativas. Para tanto, sugere-se o desenvolvimento de uma  pesquisa que poder? ser realizada de maneira individual ou coletiva, dependendo da realidade do munic?pio em que moram.

1. Informe os alunos que existe o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat?stica (IBGE) que realiza pesquisas sobre os diversos setores da sociedade. Para conhecerem um pouco mais, com o netbook conectado ? internet, solicite que acessem o endere?o web http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/ e o link "Censos 2007". Assim, conhecer?o um pouco a hist?ria do IBGE e o que ? o censo realizado por este ?rg?o governamental.

link ibge teen

  Imagem: P?gina inicial IBGE Teen 

Fonte: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

2. Converse com os alunos sobre a realiza??o do Censo Escolar que ? uma pesquisa que tem por objetivo fazer um amplo levantamento sobre as escolas de educa??o b?sica no pa?s. As informa??es coletadas podem ser classificadas em quatro grandes dimens?es: escolas, alunos, professores e turmas. As informa??es est?o dispon?veis no site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP).

 Censo escolar

   Imagem: P?gina inicial Censo Escolar - INEP 

Fonte: http://inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

3. Na p?gina principal do Censo Escolar do INEP acesse o link Mapa das Escolas que apresentar? o n?mero total de escolas existentes no pa?s e por estado.

 mapa das escolas

Imagem: Mapa das Escolas do Censo Escolar - INEP 

Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

4. No mapa do Brasil presente no site, solicite que cliquem sobre o estado que moram. Como exemplo, Minas Gerais.

 Imagem 3

Imagem: Mapa das Escolas de Minas Gerais do Censo Escolar - INEP 

Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

5. ? direita do mapa do estado aparecer? uma tabela com o nome dos munic?pios do estado. Digite na barra de procura o munic?pio em que moram. Como exemplo, Uberl?ndia, que possui 445 escolas da rede p?blica e privada. Aproveite para estabelecer uma reflex?o sobre a diferen?a existente entre escola privada, na qual os pais pagam uma mensalidade para que os filhos possam assistir as aulas e, escola p?blica, na qual os pais n?o pagam mensalidade, mas contribuem com a manuten??o das mesmas atrav?s do pagamento de impostos de produtos e  servi?os que adquirem. Portanto, nos dois casos, a sociedade paga para que as mesmas cumpram seu papel.

 Imagem 4

Imagem: Mapa das Escolas de Minas Gerais com destaque para o munic?pio de Uberl?ndia do Censo Escolar - INEP 

Fonte: http://sitio.educacenso.inep.gov.br/mapa-das-escolas

Acesso em: 18 de agosto de 2011 

?

 ATIVIDADE

1. Elabore, coletivamente, um question?rio para que os alunos coletem informa??es sobre outras escolas. Os alunos dever?o encontrar uma pessoa que estude em uma escola, que n?o seja a sua, para respond?-lo. Segue sugest?o de algumas quest?es, vale lembrar que o question?rio deve ser alterado conforme a realidade da escola.

SUGEST?O DE QUESTION?RIO

a. Idade _____ anos

b. Sexo (    ) feminino    (    ) masculino

c. Estuda em que n?vel

(     ) 1?   ao 5? ano - Ensino Fundamental Inicial

(     ) 6? ao 9? ano - Ensino Fundamental Final

 (     ) 1? ao 3? ano - Ensino M?dio

(     ) Educa??o de Jovens e Adultos

d. A escola que estuda ?: (     ) p?blica  (     ) privada

        Se p?blica, pertence a rede: (     ) estadual    (     ) municipal

e. Complete os par?nteses, com um (T) o que Tem na sua escola e, com (N) o que N?o Tem na sua escola.

(     )audit?rio\anfiteatro

(     )banheiros

(     )biblioteca

(     ) cantina

(     )escadas

(     )horta

(     )jardim

(     )laborat?rio de ci?ncias

(     )laborat?rio de inform?tica

 (     )lanchonete

(     )p?tio

(     )p?tio coberto

 (     )parquinho

(     )piscina

(     ) quadra

(     )quadra coberta

(     )rampas de acesso aos diferentes lugares

 (     )sala de v?deo

?

 2. Ap?s realizarem a pesquisa, organizem os dados. Para tanto, elaborem gr?ficos de colunas que possibilitam visualizar os dados. Depois, compare com a realidade da escola que estudam, em especial, o que tem e n?o tem nas escolas. Assim, poder?o estabelecer par?metros de organiza??o do espa?o escolar. 

 Gr??fico

Imagem: Exemplo de gr?fico de colunas simples

Fonte: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm

Dispon?vel em: 19 de agosto de 2011 

3. Elaborem um relat?rio apontando o que as escolas possuem de positivo e o que precisam melhorar. Encaminhe para o ?rg?o respons?vel por estas institui??es que ? a Secretaria Municipal e/ou Estadual de Educa??o.

Recursos Complementares

Sugest?o para leitura e pesquisa do professor:

Para conhecer um pouco mais sobre o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP), sugerimos que acesse o site http://inep.gov.br/web/educacenso/situacao-do-aluno Acesso em: 19 de agosto de 2011.

Para conhecer um pouco mais sobre a Constru??o e Interpreta??o de gr?ficos de colunas, sugerimos o site: http://alfaconnection.net/graficos/colunas.htm Acesso em: 19 de agosto de 2011.

Avaliação

Professor(a), ao avaliar os alunos leve em considera??o o processo de desenvolvimento das atividades solicitadas, tendo como crit?rios norteadores:

  1. A participa??o na realiza??o das atividades sugeridas;
  2. O interesse em desenvolver atividades de maneira colaborativa e utilizando recursos tecnol?gicos;
  3. O envolvimento de atividades que possibilitam conhecer a organiza??o e a fun??o do espa?o escolar;
  4. A utiliza??o de instrumentos de coleta de dados que permite conhecer outros espa?os escolares;
  5. A habilidade  de reconhecer, a partir dos dados levantados as diferentes realidades do espa?o escolar.