Elizabet Rezende de Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Conhecimentos sobre o corpo |
Ensino Fundamental Inicial | Educa??o F?sica | Esportes, jogos, lutas e gin?sticas |
N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.
Atividade 1: Existe diferen?a entre atividade f?sica e exerc?cio f?sico?
Nessa aula, o (a) professor (a) apresentar? a estrat?gia de ensino para turma e enfatizar? que, de agora em diante, eles (as) estudar?o atividades f?sicas e exerc?cios f?sicos.
1. No??es iniciais dos (as) alunos (as).
- O (a) professor (a) apresentar? uma Enquete, na qual os (as) alunos (as) opinar?o diante da seguinte quest?o: mas afinal, existe diferen?a entre atividades f?sicas e exerc?cios f?sicos?
Sugest?o de site para cria??o de Enquetes gratuitamente:
www.enquetes.com.br, acesso em 15/08/2011
Imagem dispon?vel em Google Imagens (clique na imagem para ampli?-la), acesso em 15/08/2011
?
Obs: O site sugerido apresenta uma op??o r?pida e f?cil para se criar a ferramenta da enquete (as etapas de cria??o podem ser vistas no pr?prio site). Voc? far? um cadastro com seu email, obter? uma senha, o poder? criar, visualizar e editar uma enquete gratuitamente, conforme concord?ncia com termo de aceita??o. Ao final, voc? obter? uma enquete com endere?o eletr?nico conforme exemplo abaixo.
- Veja a imagem de uma Enquete conforme foi proposto:
Dispon?vel no site: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011
Dica: A enquete mostrada no exemplo acima, dispon?vel no site sugerido, ainda apresenta quantos (as) alunos (as) votaram at? determinado momento bastando clicar no bot?o "resultado parcial":
?
Veja exemplos de resultados parciais:
Dispon?vel no site: www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011
?
Atividade 2 e 3: Exerc?cio F?sico na escola?
1. Retomar a discuss?o da aula anterior e conversar com eles (as) sobre os resultados da Enquete. Deixar claro que os conceitos s?o diferentes:
a) Atividade F?sica: Qualquer movimento corporal com nossos ossos e m?sculos.
b) Exerc?cios f?sicos: Sistematizados, orientados por um (a) profissional.
2. "Chuva de ideias" sobre os diferentes exerc?cios f?sicos, escolher um para praticar naquela aula.
Exemplos de exerc?cios que poder?o surgir: gin?stica, corridas, nata??o, jogos, etc.
- Ap?s a din?mica, refletir sobre o objetivo do exerc?cio f?sico na escola: n?o ? condicionamento ou rendimento de alto n?vel.
?
Atividade 4, 5 e 6: Vivenciando e refletindo sobre os diferentes exerc?cios f?sicos na escola
O (a) professor (a) demonstrar? na pr?tica (e reflex?es) os objetivos dos exerc?cios f?sicos nas aulas de Educa??o F?sica na escola: j? que n?o ? rendimento, qual objetivo?
Aproveitaremos o exemplo dos Jogos, como uma das op??es possivelmente escolhidas por eles (as) na "chuva de ideias".
1. Aprender a fazer:
(Compet?ncia Instrumental) Saber fazer, executar, melhorar os gestos motores para uma boa pr?tica (melhor dom?nio do objeto e do pr?prio corpo)
- Eles (as) ir?o fotografar as pr?ticas dos (as) colegas (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam)
?
Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
?
?
2. Aprender a conviver:
(Compet?ncia social) Quem pode jogar? Como fazer para que todos (as) tenham oportunidade de participar? Como podem jogar meninos com meninas?
- Eles (as) ir?o entrevistar os (as) colegas durante e/ou ap?s os jogos (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>KRecord).
Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
?
3. Aprender a organizar:
(Compet?ncia comunicativa) Como dar opini?o, sugest?es e avalia??o cr?tica de mudan?as das regras dos jogos? Como construir jogos coletivamente e democraticamente?
- Eles (as) ir?o planejar e construir coletivamente, jogos a partir das mudan?as das regras que o grupo precisar.
?
Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011
?
Atividade 7: Montagem da colagem digital
1. Ap?s vivenciarem e registrarem os jogos, eles (as) se reunir?o nos grupos (m?ximo de 05 pessoas), e far?o juntos a colagem das fotos em uma arquivo de texto (KWORD).
2. Depois apresentar?o para os (as) demais colegas a partir de um projeto digitado (datashow).
Obs: Caso a escola n?o disponha do projetor, os (as) alunos (as) poder?o socializar entre si o arquivo de "colagem digital" criado.
Veja um exemplo de arquivo Colagem Digital:
Fonte: arquivo do autor, 20/08/2011
V?deos sobre Atividade F?sica circense para escolas:
http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90, acesso em 20/08/2011
Promover uma reflex?o sobre os tr?s objetivos para se fazer exerc?cio f?sica na escola que foram estudados:
a) Quais deles voc? mais se identificou? Por qu??
b) Em quais deles voc? quer melhorar? Por qu??