Portal do Professor

Início do Conteúdo

Atividade F?sica ou Exerc?cio F?sico, existe diferen?a? UCA

Autor e Co-autor(es)

Tiago Soares Alves imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Conhecimentos sobre o corpo
Ensino Fundamental Inicial Educa??o F?sica Esportes, jogos, lutas e gin?sticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Compreender as diferen?as e similaridades entre atividade f?sica e exerc?cio f?sico usualmente tratados como sin?nimos pela sociedade;
  • Praticar e refletir sobre os limites e possibilidades dos exerc?cios f?sicos na educa??o f?sica escolar;

Duração das atividades

07 aulas de 50 minutos/ Total: 350 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o ? necess?rio conhecimento pr?vio.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1: Existe diferen?a entre atividade f?sica e exerc?cio f?sico?

Nessa aula, o (a) professor (a) apresentar? a estrat?gia de ensino para turma e enfatizar? que, de agora em diante, eles (as) estudar?o atividades f?sicas e exerc?cios f?sicos.

1. No??es iniciais dos (as) alunos (as).

- O (a) professor (a) apresentar? uma Enquete, na qual os (as) alunos (as) opinar?o diante da seguinte quest?o: mas afinal, existe diferen?a entre atividades f?sicas e exerc?cios f?sicos?

Sugest?o de site para cria??o de Enquetes gratuitamente:

 imagem site enquete  www.enquetes.com.br, acesso em 15/08/2011

                                                                  Imagem dispon?vel em Google Imagens (clique na imagem para ampli?-la), acesso em  15/08/2011

?

Obs: O site sugerido apresenta uma op??o r?pida e f?cil para se criar a ferramenta da enquete (as etapas de cria??o podem ser vistas no pr?prio site). Voc? far? um cadastro com seu email, obter? uma senha, o poder? criar, visualizar e editar uma enquete gratuitamente, conforme concord?ncia com termo de aceita??o. Ao final, voc? obter? uma enquete com endere?o eletr?nico conforme exemplo abaixo.

- Veja a imagem de uma Enquete conforme foi proposto:

Imagem Enquete

Dispon?vel no site: http://www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011

Dica: A enquete mostrada no exemplo acima, dispon?vel no site sugerido, ainda apresenta quantos (as) alunos (as) votaram at? determinado momento bastando clicar no bot?o "resultado parcial":

?

Veja exemplos de resultados parciais:

Imagem Enquete_com parcial

Dispon?vel no site: www.enquetes.com.br/popenquete.asp?id=988801, acesso em 15/08/2011

?

Atividade 2 e 3: Exerc?cio F?sico na escola?

1.  Retomar a discuss?o da aula anterior e conversar com eles (as) sobre os resultados da Enquete. Deixar claro que os conceitos s?o diferentes:

a) Atividade F?sica: Qualquer movimento corporal com nossos ossos e m?sculos.

b) Exerc?cios f?sicos:  Sistematizados, orientados por um (a) profissional.

2.  "Chuva de ideias" sobre os diferentes exerc?cios f?sicos, escolher um para praticar naquela aula.

Exemplos de exerc?cios que poder?o surgir: gin?stica, corridas, nata??o, jogos, etc.

- Ap?s a din?mica, refletir sobre o objetivo do exerc?cio f?sico na escola: n?o ? condicionamento ou rendimento de alto n?vel.

?

Atividade 4, 5 e 6: Vivenciando e refletindo sobre os diferentes exerc?cios f?sicos na escola

O (a) professor (a) demonstrar? na pr?tica (e reflex?es) os objetivos dos exerc?cios f?sicos nas aulas de Educa??o F?sica na escola: j? que n?o ? rendimento, qual objetivo?

Aproveitaremos o exemplo dos Jogos, como uma das op??es possivelmente escolhidas por eles (as) na "chuva de ideias".

1. Aprender a fazer:

(Compet?ncia Instrumental) Saber fazer, executar, melhorar os gestos motores para uma boa pr?tica (melhor dom?nio do objeto e do pr?prio corpo)

- Eles (as) ir?o fotografar as pr?ticas dos (as)  colegas (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>WxCam)

?

jogo hand

Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

?

?

2.  Aprender a conviver:

(Compet?ncia social) Quem pode jogar? Como fazer para que todos (as) tenham oportunidade de participar? Como podem jogar meninos com meninas?

- Eles (as) ir?o entrevistar os (as) colegas durante e/ou ap?s os jogos (Metasys>Aplicativos>Multim?dia>KRecord).

relacionamento

Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

?

3.  Aprender a organizar:

(Compet?ncia comunicativa) Como dar opini?o, sugest?es e avalia??o cr?tica de mudan?as das regras dos jogos? Como construir jogos coletivamente e democraticamente?

- Eles (as) ir?o planejar e construir coletivamente, jogos a partir das mudan?as das regras que o grupo precisar.

?


dialogo

Dispon?vel em Google Imagens, acesso em 20/08/2011

?

Atividade 7: Montagem da colagem digital

1. Ap?s vivenciarem e registrarem os jogos, eles (as) se reunir?o nos grupos (m?ximo de 05 pessoas), e far?o juntos a colagem das fotos em uma arquivo de texto (KWORD).

2. Depois apresentar?o para os (as) demais colegas  a partir de um projeto digitado (datashow).

Obs: Caso a escola n?o disponha do projetor, os (as) alunos (as) poder?o socializar entre si o arquivo de "colagem digital" criado.

Veja um exemplo de arquivo Colagem Digital:

colagem digital

Fonte: arquivo do autor, 20/08/2011

Recursos Complementares

V?deos sobre Atividade F?sica circense para escolas:

http://www.youtube.com/watch?v=UGq0tvuNK90, acesso em 20/08/2011

Avaliação

Promover uma reflex?o sobre os tr?s objetivos para se fazer exerc?cio f?sica na escola que foram estudados:

a)     Quais deles voc? mais se identificou? Por qu??

b)     Em quais deles voc? quer melhorar? Por qu??