Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Cuidado do corpo |
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Ser humano e sa?de |
Identificar as fun??es do sistema digest?rio
Diferenciar os segmentos do sistema digest?rio
Explicar os principais dist?rbios do sistema digest?rio
Conhecimentos b?sicos sobre o corpo humano e o sistema digest?rio.
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
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Nessa primeira atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las/as a, usando o software Kword, abrir os textos denominados ?O sistema digest?rio?. Os textos dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 08/08/2011
Fonte: http://www.brasilescola.com/biologia/sistema-digestivo.htm acesso feito dia 08/08/2011
Conclu?da a leitura dos textos, cada uma das duplas dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
1 ? Qual ? a composi??o do suco g?strico?
O suco g?strico ? composto de ?gua, mucina, ?cido clor?drico e enzimas, como a pepsina, a renina e a lipase g?strica.
2 ? Por que a pepsina n?o digere as paredes do est?mago?
A pepsina n?o digere as paredes do est?mago porque ? produzida sob a forma de uma subst?ncia n?o ativa, o pepsinog?nio. Al?m disso, a mucosa estomacal ? revestida pela mucina, que impede que a pepsina e o ?cido clor?drico ataquem as c?lulas do pr?prio est?mago.
3 ? Quanto tempo, em m?dia, o alimento fica no est?mago?
Em m?dia 2 horas.
4 ? O que ? o quimo?
Quimo ? a massa semil?quida no qual o bolo alimentar se transforma depois de passar pelo est?mago e ao seguir para o intestino delgado.
5 ? De onde vem a ?gua contida nos materiais que chegam ao intestino grosso?
A ?gua contida nos materiais que chegam ao intestino grosso vem dos alimentos e do pr?prio organismo.
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Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks tr?s v?deos sobre o sistema digest?rio. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar os sites abaixo, nos quais os v?deos em quest?o se encontram dispon?veis.
V?deo 1
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=7k_99M5jRXY&playnext=1&list=PL480AB79D80CEBE5B acesso feito dia 08/08/2011
V?deo 2
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=gcWmDduJBZg&feature=fvst acesso feito dia 08/08/2011
V?deo 3
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=zvlThLEnnOQ acesso feito dia 08/08/2011
OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download dos v?deos nos sites mencionados para, empregando seu netbook, exibi-los durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso ? internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Concluindo a exibi??o do v?deo, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, responder o Exerc?cio 1. Vale destacar que o Exerc?cio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Relacione a alternativa correta:
O sistema digestivo ? constitu?do por um conjunto de ?rg?os atrav?s dos quais os alimentos se v?o deslocando e transformando. A esse conjunto de ?rg?os d?-se o nome de:
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Os alimentos, ao longo do tubo digestivo, v?o sofrendo um conjunto de transforma??es, que s?o:
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Os alimentos percorrem o es?fago at? chegar ao est?mago, com a ajuda dos:
Chegados ao est?mago, os alimentos s?o fortemente agitados, porque as paredes do est?mago s?o:
?
? passagem dos alimentos para o sangue d?-se o nome de:
?
A maior parte da ?gua vai ser agora absorvida para o sangue, formando-se ent?o:
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Vamos pensar:
A celulose dos vegetais contribui muito para a forma??o das fezes. Por que a celulose n?o ? digerida ao longo do tubo digestivo?
A celulose n?o ? digerida ao longo do tubo digestivo porque n?o existem enzimas que as digerem.
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OBS: O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em rela??o ?s quest?es em pauta.
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Fonte: http://srec.azores.gov.pt/dre/sd/115132020201/ESA/downloads/O%20SISTEMA%20DIGESTIVO.htm acesso feito dia 08/08/2011
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Nessa terceira atividade da aula, o/a professor/a dever? solicitar que os alunos identifiquem os ?rg?os do sistema digest?rio humano destacados na figura. O desenho dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Fonte: http://mundinhoencantadoprofe.blogspot.com/2009/11/sistema-digestorio.html acesso feito dia 08/08/2011
1________________________________(BOCA)
2________________________________(ES?FAGO)
3________________________________(EST?MAGO)
4________________________________(INTESTINO GROSSO)
5________________________________(INTESTINO DELGADO)
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Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o de um experimento no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentadas pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante o experimento. Tal discuss?o pode ser norteada pelas quest?es abaixo, cujas respostas devem ser apresentadas pelo/a professor/a para os devidos esclarecimentos.
Materiais:
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Procedimento:
1. Coloque uma tira de fita crepe colada verticalmente no pote de vidro do lado de fora.
2. Encha o pote de vidro com ?gua e fa?a uma marca indicando o n?vel de ?gua na fita crepe com a caneta hidrocor.
3. Dobre quatro vezes o papel toalha at? formar um quadrado pequeno.
4. Coloque o quadrado de papel no pote de vidro, segurando com a m?o at? ele ficar completamente submerso.
5. Retire com cuidado e fa?a novamente uma marca indicando o n?vel de ?gua na fita crepe.
6. Encha o vidro com ?gua at? o n?vel em que estava quando a experi?ncia teve in?cio.
7. Junte tr?s folhas de papel de papel toalha e dobre quatro vezes, formando novamente um pequeno quadrado.
8. Molhe o quadrado de papel e retire marcando o n?vel de ?gua.
9. Registre no caderno o que foi observado.
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Quest?es norteadoras:
1. O que aconteceu durante o experimento?
2. Como voc? explicaria o que aconteceu?
Resposta: espera-se que, ap?s a utiliza??o das tr?s folhas de papel absorvente dobradas, ocorra uma maior absor??o de ?gua, fazendo com que o n?vel da ?gua seja menor do que na situa??o anterior, que foi utilizado somente uma folha de papel absorvente.
OBSERVA??O: Est? atividade tem por objetivo discutir a influ?ncia da superf?cie na absor??o de subst?ncia. Ap?s a observa??o dos resultados, pode-se comparar o papel ? parede do intestino e as dobras, ?s vilosidades e microvilosidades. Essas adapta??es do intestino delgado aumentam em cerca de mil vezes a ?rea de absor??o da mucosa, criando uma ?rea total de aproximadamente 250 m2, o equivalente ? ?rea de uma quadra de t?nis.
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as, divididos em um total de seis grupos, a acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox para fazer uma busca de informa??es sobre diferentes tipos de cirurgia de est?mago nos sites indicados abaixo.
Cada grupo ficar? respons?vel por fazer uma pesquisa sobre um tipo de cirurgia, a saber:
GRUPO 1: CIRURGIAS RESTRITIVAS
Fonte: http://www.cirurgiadaobesidadedf.com.br/cirurgias-restritivas acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 2: BANDA G?STRICA AJUST?VEL LAPAROSC?PIA
Fonte: http://www.bandaebalao.com.br/ct/tratamentos/banda.aspx acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 3: CIRURGIA DISABSORTIVAS
Fonte: http://www.gastronet.com.br/tecnicas_disabsortivas.htm acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 4: DERIVA??O BILIOPANCRE?TICA
Fonte: http://www.cimamed.com.br/obesidade.php?id=31 acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 5: CIRURGIA MISTA OU COMBINADAS
Fonte: http://www.proctogastro.com.br/novo/index.php?option=com_content&view=article&id=101&Itemid=230 acesso feito dia 08/08/2011
GRUPO 6: BAL?O INTRA G?STRICO
Fonte: http://www.bandaebalao.com.br/ct/tratamentos/Balao.aspx acesso feito dia 08/08/2011
Uma vez acessados os sites, os grupos dever?o buscar informa??es capazes de responder ?s seguintes perguntas:
Para que tipo de condi??o est? indicado o tratamento cir?rgico que voc? pesquisou?
Quais s?o os riscos do tratamento cir?rgico que voc? pesquisou?
Com o t?rmino da pesquisa, cada grupo dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as imagens e informa??es selecionadas.
Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.
Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
Fonte: http://www.infoescola.com/biologia/sistema-digestivo/ acesso feito dia 08/08/2011
PORTO; D.P., MARQUES; J.L.Ci?ncias: o corpo humano. Editora Scipione
BIZZO; N., JORD?O; M. Ci?ncias. Volume 3. 1? edi??o, S?o Paulo, 2006 Editora do Brasil.
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita tamb?m a partir do emprego do Exerc?cio 2. Se o/a professor/a optar por essa alternativa, dever? enviar previamente o Exerc?cio 2 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
Os/as alunos/as dever?o utilizar o software KWord do netbook para responder, em casa, o Exerc?cio 2. Posteriormente, a corre??o seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a.
Exerc?cio 2
Relacione os ?rg?os do sistema digest?rio ? sua fun??o:
1 ? BOCA
2 ? ES?FAGO
3 ? EST?MAGO
4 ? INTESTINO DELGADO
5 ? INTESTINO GROSSO
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( 4 ) ? onde acontece a absor??o dos alimentos
( 1 ) recebe o alimento onde ? mastigado e insalivado
( 2 ) tubo que leva o alimento at? o est?mago
( 5 ) recebe os restos alimentares n?o aproveit?veis
( 3 ) armazena, mistura e come?a a digest?o de alguns alimentos.
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Qual o volume de l?quidos dos alimentos que ingerimos? O que acontece com eles?
Cerca de 800 g de alimentos que ingerimos por dia recebem 1,5 l de saliva, 2 l de suco g?strico, 0,5 l de bile, 1 l de suco pancre?tico e 2 l de suco ent?rico. S?o, portanto, cerca de 7 l de l?quidos que o organismo lan?a nos alimentos que ingerimos.
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Um antigo rem?dio chamado ?sal amargo? faz com que o intestino impulsione o quimo de forma mais acelerada. Quando utilizam esse rem?dio, pessoas que t?m intestino ?preso? poder?o ter alguns benef?cios, mas pessoas normais ter?o fezes l?quidas. Por qu??
As fezes l?quidas devem conter l?quidos produzidos pelo pr?prio corpo, como saliva, suco g?strico, suco ent?rico, etc. A acelera??o do tr?nsito do quimo dificulta a absor??o de toda sua ?gua.