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Conhecendo o sistema digest?rio: os ?rg?os anexos ? UCA

Autor e Co-autor(es)

L?rida de Oliveira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina M.G. Fernandes; Lindomar de Oliveira Untaler

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar as fun??es do sistema digest?rio e dos ?rg?os anexos

Apresentar os segmentos do sistema digest?rio e dos ?rg?os anexos

Explicar os principais dist?rbios do sistema digest?rio e dos ?rg?os anexos

Duração das atividades

04 AULAS (50 MINUTOS)

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos b?sicos sobre o corpo humano e o sistema digest?rio.

Estratégias e recursos da aula

ESEBA

Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.

Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a. 

1? atividade: conhecendo o p?ncreas

Videos

Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks um v?deo sobre o p?ncreas. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.

V?deo - P?ncreas e as Adrenais - iPED

pancreas

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=XqMyuLHK8d0 acesso feito dia 14/08/2011
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OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download  do v?deo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Concluindo a exibi??o do v?deo, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado ?P?ncreas?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 1 - P?ncreas

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A2ncreas acesso feito dia 14/08/2011

Conclu?da a leitura do texto, cada aluno/a dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Question?rio 1

1 ? Observe a tirinha e responda:

p??ncreas

Enquanto o futuro n?o chega, diab?ticos controlam a glicemia atrav?s de inje??es di?rias de insulina ou mesmo atrav?s de controle alimentar associado a pr?ticas esportivas.

Sobre os horm?nios pancre?ticos que atuam na glicemia, considere as seguintes afirma??es:

I.                   O p?ncreas produz a insulina e tamb?m outro glicocortic?ide, o glucagon, que possui a??o antag?nica.

II.                A insulina reduz a taxa de a??car no sangue.

III.             O glucagon tem efeito inverso ao da insulina, aumenta a taxa de a??car no sangue.

IV.              A insulina tem uma fun??o enzim?tica, j? que pertence ao grupo das prote?nas, e o glucagon promove a entrada de glicog?nio nos hepat?citos.

De acordo com as informa??es contidas na tirinha e nas afirma??es, pode-se esperar que est? correto apenas o que se afirma em
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II, III e IV.

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2 ? Identifique:

a) no esquema abaixo identifique onde se encontra o p?ncreas.
b) o ?rg?o que produz o suco pancre?tico:_________________________(P?NCREAS)

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p??ncreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao1  acesso feito dia 14/08/2011

?

3 ? O esquema abaixo representa uma se??o do tubo digestivo humano com alguns anexos.

pancreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao4 acesso feito dia 14/08/2011

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Pacientes com problemas de metabolismo da glicose podem apresentar disfun??o de secre??o end?crina do anexo indicado por qual n?mero?
O metabolismo da glicose envolve a a??o dos horm?nios insulina e glucagon, que s?o produzidos no p?ncreas, o qual ? indicado pelo n?mero II.

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2? atividade: conhecendo o f?gado

Videos

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Nessa segunda atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks um v?deo sobre o f?gado. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.

V?deo ? F?gado

f??gado

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=28Z0907CRrI&feature=related  acesso feito dia 14/08/2011

OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download do v?deo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Concluindo a exibi??o do v?deo, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado ?F?gado?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 2 - F?gado

Fonte:  http://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%ADgado   acesso feito dia 14/08/2011

Conclu?da a leitura do texto, cada aluno/a dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

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atividade

Question?rio 2

1 ? Qual a fun??o da bile produzida pelo f?gado?

Emulsionar as gorduras.

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2 ? No esquema abaixo, identifique onde se localiza o f?gado.

p??ncreas

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao1acesso feito dia 14/08/2011

3 ? O esquema abaixo representa uma se??o do tubo digestivo humano com alguns anexos.

f??gado

Fonte: http://www.dombosco.com.br/curso/estudemais/biologia/sist_digestorio.php#questao4acesso feito dia 14/08/2011

Considerando esse esquema, responda: qual a fun??o da subst?ncia armazenada em IV?
O ?rg?o IV ? a ves?cula biliar, onde a bile, produzida pelo f?gado, ? armazenada e secretada. A bile tem a fun??o de emulsionar as gorduras, facilitando a digest?o pela l?pase pancre?tica.

4 ? O f?gado humano ? uma gl?ndula que participa de processos de digest?o e absor??o de nutrientes, ao:

a) Produzir diversas enzimas hidrol?ticas que atuam na digest?o de carboidratos.

b) Produzir secre??o rica em enzimas que digerem as gorduras.

c) Produzir a insulina e o glucagon, reguladores dos n?veis de glicose no sangue.

d) Produzir secre??o rica em sais que facilita a digest?o e a absor??o de gorduras.

e) Absorver excretas nitrogenadas do sangue e transform?-las em nutrientes proteicos.

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5 ?O f?gado ? uma gl?ndula encontrada nos mam?feros com diversas caracter?sticas e fun??es. Assinale a op??o na qual N?O encontramos uma fun??o ou caracter?stica deste ?rg?o.

a) Secreta o horm?nio insulina.

b) ? um dos respons?veis pela destrui??o de hem?cias velhas.

c) Produz bile, que auxilia na emuls?o das gorduras.

d) Est? associada ? reserva de glicog?nio.

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3? atividade: conhecendo as gl?ndulas salivares

Videos

Nessa terceira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks um v?deo sobre a gl?ndula salivar submandibular. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software  Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.

V?deo ?Gl?ndula Salivar Submandibular

gl??ndulas salivares

Fonte:  http://www.youtube.com/watch?v=lRMT_l1V2Wo acesso feito dia 14/08/2011

OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download do v?deo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.

Concluindo a exibi??o do v?deo, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, abrir o texto denominado ?As gl?ndulas salivares?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.

TEXTO 3 ? As gl?ndulas salivares

Fonte: http://www.afh.bio.br/digest/digest1.asp acesso feito dia 14/08/2011

Conclu?da a leitura do texto, cada aluno/a dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 3. Vale destacar que o Question?rio 3 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

atividade

Question?rio 3

1 - Quais s?o as gl?ndulas anexas ao tubo digestivo humano?

Gl?ndulas salivares, f?gado e p?ncreas.

2 - Quantas e quais s?o as gl?ndulas salivares humanas?

S?o tr?s pares, a saber: duas par?tidas, duas sublinguais e duas submandibulares.

3 ? Qual a import?ncia das gl?ndulas salivares para a digest?o dos alimentos?

As gl?ndulas salivares produzem cerca de 1,5 L de saliva por dia, que tem v?rias fun??es, principalmente a lubrifica??o do alimento.

4 ? Qual a import?ncia da saliva na digest?o?

A saliva umidifica e lubrifica os alimentos, iniciando a digest?o do amido.

5 ? Por que a saliva n?o digere a carne?

A saliva cont?m pitanina, que n?o atua sobre a carne porque cada enzima atua apenas sobre uma determinada subst?ncia, no caso, o amido.

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4? atividade: aprendendo e pesquisando mais sobre os ?rg?os anexos

Pesquisa

Nessa quarta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizarem em seis grupos para, acessar a internet utilizando o software Mozilla Firefox com o intuito de buscar informa??es sobre diferentes doen?as dos ?rg?os anexos.

O/a professor/a poder? sugerir que a busca de informa??es contemple doen?as espec?ficas. Para tanto, o/a professor/a poder? indicar os sites abaixo. Vale mencionar que o ideal ? que uma mesma doen?a seja contemplada por dois grupos, para que, dessa forma, as informa??es possam se complementar.

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GRUPOS 1 e 2: Diabetes

Fonte:  http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?127 acesso feito dia 14/08/2011

GRUPOS 3 e 4: Doen?as do f?gado

Fonte: http://www.indicedesaude.com/entrevista_ver.php?id=94 acesso feito dia 14/08/2011

GRUPOS 4 e 5: Doen?as das gl?ndulas salivares

Fonte:http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?158 acesso feito dia 14/08/2011

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Os grupos dever?o buscar informa??es que respondam ?s seguintes perguntas:

a)      O que provoca a doen?a?

b)      A doen?a ? contagiosa?

c)      Como a doen?a ataca o ?rg?o estudado?

d)      Quais s?o os sintomas que a doen?a provoca?

e)      Qual a import?ncia do diagn?stico precoce?

f)       Existe tratamento?

g)      Se n?o h? tratamento, o que pode ser feito?

h)      H? uma dieta diferenciada a ser seguida durante o tratamento?
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Com o t?rmino da busca de informa??es, cada grupo dever? utilizar o software Kpresenter do netbook para elaborar uma apresenta??o de slides com as imagens e informa??es selecionadas.

Finalizada a montagem das apresenta??es, os grupos dever?o socializ?-las com os/as demais, utilizando, para tanto, um kit multim?dia e um data show conectados ao netbooks.

Cabe ao/a professor/a observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas ideias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. Al?m disso, ele/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, interferindo imediatamente no sentido de posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados.
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5? atividade: trabalhando no laborat?rio

Pesquisa

Nessa quinta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro alunos para a realiza??o do experimento no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante o experimento, utilizando a explica??o abaixo.

Explica??o: Os/as alunos/as poder?o visualizar que o conte?do do tubo 1 torna-se escuro, quase preto. Isso ocorre porque o iodo reage com o amido, que continua no tubo. O conte?do do tubo 2 fica marrom amarelado, cor de solu??o alco?lica de iodo. Isso se deve ao desaparecimento do amido, digerido pela ptialina da saliva.

OBS: O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em rela??o ?s quest?es em pauta.

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Material:

* 02 tubos de ensaios;

* 02 estantes para tubos de ensaio;

* 01 conta gotas;

* 100 gr. de farinha de trigo;

* 100 mL de ?gua;

* Saliva;

* Solu??o de alco?lica de iodo.

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Procedimento:

Numere os tubos de ensaio. Coloque em cada um deles uma pitada de farinha de trigo. Acrescente saliva no tubo 2, cuspindo muitas vezes dentro dele. No tubo 1, acrescente ?gua, como se v? na foto abaixo. Deixe os tubos em repouso e, no dia seguinte, pingue em cada um deles cinco gotas de solu??o alco?lica de iodo.

figado

Fonte: Ci?ncias: o corpo humano. Marques & Porto. Editora Scipione

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.

A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita tamb?m a partir do emprego do Exerc?cio 1 Se o/a professor/a optar por essa alternativa, dever? enviar previamente o Exerc?cio 1 aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.

Os/as alunos/as dever?o utilizar o software KWord do netbook para, em casa, responder as perguntas. Posteriormente, a corre??o seria realizada em sala de aula pelo/a professor/a

Exerc?cio 1

Leia com aten??o o texto complementar e responda ?s quest?es abaixo:

TEXTO COMPLEMENTAR ? As fun??es do f?gado

Al?m das fun??es digestivas, das quais a bile participa como agente emulsificante das gorduras, o f?gado desempenha tamb?m um conjunto de atividades (que o tornam compar?vel a um laborat?rio qu?mico) para introduzir modifica??es em que ser todas as subst?ncias que chegam a ele.

Atrav?s da veia porta, que leva o sangue do intestino, o f?gado filtra todos os produtos ingeridos, papel de alta import?ncia para elimina??o de subst?ncia t?xicas, mediante altera??es qu?micas na estrutura molecular delas.

As grandes mol?culas de gorduras, prote?nas e hidrato de carbono ? as tr?s principais categorias de alimentos ? precisam ser decompostas em mol?culas menores, que sejam assimil?veis pelo organismo. Dois fatores determinam isso: 1 - as mol?culas gigantes, como s?o ingeridas, n?o poderiam passar pela membrana intestinal, n?o poderiam passar pela membrana intestinal; 2 ? ainda que isso fosse poss?vel, a estrutura dessas mol?culas n?o corresponde plenamente ?s necessidades do organismo. Portanto, as enzimas digestivas desmontaram as mol?culas em outras, menores, o intestino remete as ?pe?as? para o f?gado, atrav?s da veia porta, para que elas sejam montadas novamente, dessa vez em obedi?ncia aos modelos espec?ficos requeridos pelas fun??es celulares das v?rias partes do corpo.

A especificidade dessas mol?culas ? muito importante. O organismo reage hostilidade ? penetra??o de mol?culas estranhas de prote?nas que caiam diretamente no sangue. Em outras palavras, o f?gado torna assimil?vel as subst?ncias que o organismo repeliria.

Al?m dessa fun??o, o f?gado tamb?m armazena as subst?ncias por ele preparadas. Esse estoque destina-se a atender necessidades imprevistas, em caso de interromper-se o abastecimento regular da dieta. Em jejum, por exemplo, a pessoa poder? dispor de subst?ncias liberadas desse estoque hep?tico. Dessa forma, ? poss?vel preservar a continuidade das fun??es por algum tempo (na pratica, v?rios dias), sem que o f?gado esgote suas reservas normais, mesmo que elas n?o sejam respostas por novas refei??es. 

Nas c?lulas hep?ticas, portanto, encontram-se normalmente depositadas mol?culas de gordura, de prote?nas e sobretudo de um tipo de ?amido animal?, um hidrato de carbono chamado glicog?nio. O glicog?nio resulta da condensa??o de v?rias mol?culas de glicose (a??car), que se unem umas ?s outras por meio de um processo qu?mico espec?fico. Armazenam-se tamb?m no f?gado as vitaminas que o organismo humano n?o ? capaz de sintetizar e que, portanto, devem ser obtidas dos alimentos ingeridos. As vitaminas s?o indispens?veis ao processamento de certas rea??es qu?micas vitais para a subsist?ncia org?nica.

Fonte: Medicina e Sa?de. S?o Paulo, Abril Cultural. V. 3, p.490.

Quest?es

a) Por que ? essencial que o f?gado filtre todos os produtos que ingerimos?

? essencial que o f?gado filtre todos os produtos que ingerimos para a elimina??o das substancias t?xicas.

b) Qual ? a import?ncia do armazenamento de subst?ncias feito pelo f?gado para o organismo?
O fato de o f?gado armazenar subst?ncias ? importante para o organismo porque, em caso de interromper-se o abastecimento regular da dieta, esse estoque atende ?s necessidades imprevistas.

c) Quais as principais subst?ncias armazenadas pelo f?gado?
As principais subst?ncias armazenadas pelo f?gado s?o mol?culas de gordura e de prote?nas, glicog?nio e vitaminas.