Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conceituar pluralidade cultural.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os alunos possuam noção do que significa o respeito para com o outro e o respeito as diferenças.
Estratégias e recursos da aula
O que é pluralidade cultural?
-
Inicie a aula com a seguinte pergunta: O que é pluralidade cultural? Através de uma síntese das respostas dadas pela turma o professor deve elaborar um conceito coletivo de pluralidade cultural e transmiti-lo aos alunos.
-
Em seguida peça para turma acessar o link abaixo e assistir ao filme que aborda o tema da aula. Converse com os alunos sobre como o filme conceitua pluralidade cultural.
(Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Scxe6qfp8Pw&feature=fvst, acesso em 16 de agosto de 2011).
-
Em seguida, solicite aos alunos que acessem o link do texto abaixo, que também explica o que pluralidade cultural:
http://www.canalkids.com.br/cidadania/genteboa/diferenca.htm (acesso em: 16 de agosto de 2011)
-
Por fim, peça para cada aluno escrever um texto, tendo como base os comentários que fizeram, o conceito que construíram coletivamente, o vídeo assistido e o texto lido. Esse texto deve ser enviado para o e-mail do professor para correção.
Aula 2:
Atividade
-
Peça aos alunos para acessarem sua caixa de e-mail e lerem o texto produzido na última aula para relembrarem o conceito de pluralidade cultural. Posteriormente, divida os alunos em grupos de 5 e proponha aos mesmos que façam um registro com vídeos ou fotografias, através do laptop UCA, da pluralidade cultural existente na escola .Para isso, o professor deve levar seus alunos para fazerem um passeio pela escola, com duração de no máximo 15 minutos. (Na área de trabalho acesse o menu câmera e clique na opção filmar ou fotografar)
-
Ao retornarem para a sala e de posse dos registros feitos, os alunos, em grupos, com o auxilio dos laptops UCA, devem montar uma apresentação de slides mostrando a diversidade cultural existente em sua escola. Ao concluírem o trabalho oriente-os a salvarem a apresentação em seus pen drives. (Para essa atividade os alunos devem utilizar o sistemakpresenter: metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação.)
Aula 3:
-
Retome os grupos feitos na última aula e peça para cada grupo apresentar suas produções para o restante da turma. Use o data show para auxiliar os alunos em suas exposições.
Observação: para enriquecer a aula promova após cada apresentação, um debate acerca do conteúdo dos trabalhos apresentados. Pergunte aos alunos se existe respeito a diversidade na escola. Leve-os a pensarem na importância de aceitar as diferenças, pois são elas que fazem do Brasil um país tão rico culturalmente.
Recursos Complementares
Avaliação
O professor pode adotar como estratégia de avaliação, a observação do envolvimento dos alunos nas atividades propostas, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o conceito de pluralidade cultural.