Claudia Regina M.G. Fernandes; L?rida de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ci?ncias Naturais | Tecnologia e sociedade |
Compreender as causas da chuva ?cida
Identificar os efeitos da chuva ?cida
Vislumbrar, por meio de experimentos, certos processos qu?micos associados ? chuva ?cida
Conhecimentos b?sicos sobre meio ambiente e polui??o.
?
Antes de iniciar a aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as sobre a import?ncia da participa??o coletiva durante as atividades propostas, explicando que, dessa forma, poder? ocorrer uma maior integra??o e um di?logo mais amplo sobre o tema abordado.
Ser? necess?rio, para o desenvolvimento dessa aula, um netbook para cada aluno/a.
Nessa primeira atividade da aula, os/as alunos/as ser?o convidados a assistir em seus netbooks um v?deo sobre a chuva ?cida. Para tanto, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a, empregando o software Mozilla Firefox, acessar o site abaixo, no qual o v?deo em quest?o encontra-se dispon?vel.
V?deo
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Ecovtts49Dw acesso feito dia 15/08/2011
OBSERVA??O:O/a professor/a pode executar previamente o download do v?deo no site mencionado para, empregando seu netbook, exibi-lo durante a aula utilizando um kit multim?dia e um data show. Essa estrat?gia seria uma alternativa caso o acesso a internet, no momento da aula, esteja impossibilitado por qualquer raz?o.
Concluindo a exibi??o do v?deo, cada um dos alunos/as dever? ser orientado pelo/a professor/a a, utilizando osoftware Kword, responder o Question?rio 1. Vale destacar que o Question?rio 1 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
1 ? Quais s?o os fatores causadores da chuva ?cida?
Principalmente a emiss?o de ?xidos de nitrog?nio e ?xido de enxofre pelos motores dos ve?culos.
2 ? Um chuva ?cida poderia ter quais valores de acidez na escala de pH?
Valores abaixo de 7.
3 ? De que modo podemos diminuir a ocorr?ncia da chuva ?cida?
Diminuindo a utiliza??o dos ve?culos ? gasolina. Mas, para que isso ocorra, precisamos de alternativas vi?veis, pois n?o podemos simplesmente obrigar as pessoas a parar de usar o carro.
Nessa segunda atividade da aula, cabe ao/a professor/a dividir a turma em duplas e orient?-las a, usando o software Kword, acessar os textos 1 e 2, denominados, respectivamente, ?Chuva ?cida? e ?Polui??o atmosf?rica & chuva ?cida?. O texto dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as via e-mail.
TEXTO 1: CHUVA ?CIDA
Fonte: http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/chuva/ChuvaAcida.htm acesso feito dia 15/08/2011
TEXTO 2: POLUI??O ATMOSF?RICA & CHUVA ?CIDA
Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidafront.html#formacao acesso feito dia 15/08/2011
Conclu?da a leitura dos textos, cada dupla dever? ser orientada pelo/a professor/a a, utilizando o software Kword, responder o Question?rio 2. Vale destacar que o Question?rio 2 dever? ter sido previamente enviado pelo/a professor/a aos/as alunos/as, obviamente sem as respostas, via e-mail.
1? Como se forma a chuva ?cida?
Os ?xidos de nitrog?nio e o ?xido de enxofre, emitidos pelos ve?culos, combinam-se com a ?gua da chuva, tornando-a ?cida.
2- A chuva pode ser ?cida em um ambiente n?o polu?do? Explique.
Sim. O g?s carb?nico existente naturalmente no ar e resultante no processo de respira??o dos animais tamb?m pode se combinar ? ?gua da chuva, tornando-a ?cida.
3 ? Por que a chuva ?cida n?o cai, necessariamente, na ?rea em que os gases poluentes s?o formados?
Porque os gases formadores podem ser transportados para longe da regi?o polu?da.
4 ? Leia e explique afirma??o: ?Ainda que o homem n?o queimasse combust?vel f?ssil, a chuva poderia ser ligeiramente ?cida?.
O g?s carb?nico ocorre naturalmente na atmosfera e pode tornar a chuva ?cida.
Nessa terceira atividade da aula, cabe ao/a professor/a apresentar a tirinha e o trecho de reportagem que se encontram abaixo, utilizando um kit multim?dia e um data show.
O/a professor/a poder? pedir para que um/a aluno/a leia a tirinha e outro leia o trecho da reportagem.
Fonte: http://sec.sbq.org.br/cdrom/32ra/resumos/T1345-2.pdf acesso feito dia 15/08/2011
Entrou, ? pra se queimar - Faz mal tomar chuva ?cida?
Por: Raphael Hakime ? Revista Superinteressante
A chuva ?cida carrega corrosivos poderosos, como o ?cido sulf?rico, mas eles est?o t?o dilu?dos na ?gua que n?o fazem mal a quem toma um tor? de vez em quando. Al?m disso, ? imposs?vel que essas subst?ncias se acumulem sobre a pele, mesmo que a pessoa n?o se lave: as c?lulas da epiderme s?o trocadas constantemente. ?A pele de ontem j? n?o ? a mesma de hoje?, explica o dermatologista V?tor Reis, do Hospital das Cl?nicas de S?o Paulo.
Qualquer chuva ? ?cida, apesar de nem sempre receber esse nome. Isso porque a ?gua (H2O) reage com o g?s carb?nico (CO2) resultante da respira??o de humanos, animais e plantas, formando o ?cido carb?nico (H2CO3) ? que ? quimicamente fraco e se decomp?e de volta em CO2. At? a?, nenhum problema.
O problema est? na emiss?o de gases como os ?xidos de nitrog?nio e de enxofre, resultantes da queima de combust?veis f?sseis ? eles formam, respectivamente, os ?cidos sulf?rico e n?trico, que aumentam a acidez da chuva em at? 10 vezes. Essa ? a chamada chuva ?cida. Nos monumentos e constru??es, o problema ocorre quando ela entra em contato com o carbonato de c?lcio presente em materiais como o m?rmore ? e reage, carcomendo a pedra. Guardadas as propor??es, ? como jogar ?gua sobre uma pastilha efervescente.
Fonte: http://super.abril.com.br/superarquivo/2007/conteudo_540734.shtml acesso feito dia 15/08/2011
Finalizadas as leituras, cabe ao/a professor/a ser o mediador de um debate sobre o conte?do da tirinha e do trecho de reportagem. As quest?es abaixo podem ser usadas pelo professor para estimular esse debate:
1- O que mais chamou sua aten??o durante a leitura da tirinha e do trecho de reportagem?
2 - Na sua opini?o, o que cada um de n?s pode fazer para ajudar a diminuir a ocorr?ncia de chuva ?cida?
Durante o debate, deve-se observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas id?ias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados ? realidade.
Nessa quarta atividade da aula, os/as alunos/as devem ser divididos em grupos de quatro integrantes para a realiza??o de dois experimentos no Laborat?rio de Ci?ncias. Em primeiro lugar, os materiais necess?rios, previamente providenciados pelo/a professor/a, devem ser apresentados aos alunos/as. Em segundo lugar, os procedimentos pertinentes aos experimentos devem ser apresentados pelo/a professor/a. Em terceiro lugar, o/a professor/a deve conduzir uma discuss?o sobre os fen?menos observados durante os experimentos.
Experimento 1 ? Chuva ?cida
Materiais:
Procedimento:
1 - Coloque uma fita de papel tornassol e uma p?tala de flor na parte de dentro da tampa do vidro. Utilizando a colher de pl?stico, polvilhe um pouco do enxofre em p? sobre a fita e sobre a p?tala. N?o utilize todo o enxofre, apenas o suficiente para manchar parte do papel tornassol e da p?tala de flor. Anote suas observa??es na tabela de resultados.
2 - Coloque cerca de 5 cm de ?gua da torneira no vidro e, com o aux?lio da colher (limpa), retire um pouco de ?gua e coloque sobre o enxofre que est? sobre a p?tala e o papel tornassol. Observe o que acontece com a ?gua em contato com o enxofre e se houve altera??o na cor do papel tornassol e na p?tala. Anote suas observa??es na tabela de resultados. Jogue no lixo o material s?lido da tampa e lave a tampa.
3 - Pegue uma nova fita de papel tornassol e o umede?a com ?gua. Anote suas observa??es na tabela de resultados.
4 - Monte o seguinte esquema: coloque em uma das extremidades do fio de cobre uma nova p?tala e, um pouco separado, coloque um novo papel tornassol azul. Na outra extremidade do fio, fa?a um pequeno gancho e pendure por dentro do vidro que j? tem um pouco de ?gua. Tome cuidado para que a p?tala ou a fita n?o entrem em contato com a ?gua. Veja a ilustra??o.
Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html acesso feito dia 15/08/2011
5 - Pegue o outro fio de cobre e enrole parte deste na ponta da caneta, formando um pequeno cone de cerca de 1 cm. Fa?a um pequeno gancho na outra ponta do fio, retire a caneta e encha o cone com enxofre em p?, com cuidado, usando a colher. Pendure ent?o o fio de cobre por dentro do vidro, sem atingir a ?gua.
6 - Posicione um f?sforo aceso abaixo do cone para come?ar a queimar o enxofre e rapidamente retire o f?sforo e tampe o vidro. Observe se o enxofre est? realmente queimando. Aguarde 5 minutos e anote na tabela de resultados se houve mudan?a na colora??o do papel e da p?tala.
7 - Retire os fios de cobre de dentro do vidro rapidamente. Feche o vidro e agite a solu??o cuidadosamente.
8 -Umede?a nova fita de papel tornassol na ?gua e anote suas observa??es na tabela de resultados.
OBSERVA??O: O papel tornassol azul ? de cor azul em meio neutro e b?sico e se torna rosa em meio ?cido.
IMPORTANTE LEMBRAR:
Tabela de resultados (modelo)
? |
Observa??es |
P?tala + enxofre em p? |
? |
Papel tornassol + enxofre em p? |
? |
P?tala + enxofre em p? + ?gua |
? |
Papel tornassol + enxofre + ?gua |
? |
Papel tornassol + ?gua |
? |
Di?xido de enxofre + p?tala |
? |
Di?xido de enxofre + papel de tornassol |
? |
Di?xido de enxofre + ?gua |
? |
Fonte: http://www.usp.br/qambiental/chuva_acidaExperimento.html acesso feito dia 15/08/2011
Experimento 2 ? Chuva ?cida
Materiais:
Procedimento:
1 - Prepare uma solu??o de repolho roxo. Inicialmente bata a folha de repolho no liquidificador com ?gua, aquecendo-a logo em seguida no ebulidor ou em outra fonte de aquecimento, como se v? na foto abaixo.
2 ? Dobre a extremidade da colher de modo que ela se encaixe no recipiente e, com auxilio da fita preta, vede o recipiente para que a colher contendo enxofre fique bem fixa no recipiente, como se v? na foto abaixo.
3 ? Observe a combust?o do enxofre.
4 ? Verifique a mudan?a na colora??o da solu??o de repolho roxo de azul para vermelho. Essa mudan?a ? indicio de que houve a produ??o de ?cido sulf?rico.
Fonte: http://www.pontociencia.org.br/experimentos-interna.php?experimento=138#top acesso feito dia 15/08/2011
OBS: O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos, cabendo a ele/a imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as em rela??o ?s quest?es em pauta.
Nessa quinta atividade da aula, cabe ao/a professor/a orientar os/as alunos/as a se organizar em grupos de cinco integrantes, sendo que cada um deles deve ser, preferencialmente, morador de uma regi?o diferente da cidade. Os grupos dever?o coletar amostras de ?gua da chuva na regi?o em que residem. ? de responsabilidade do/a professor/a disponibilizar aos/as alunos/as recipientes (exemplo: recipientes feitos de garrafas PET cortadas ao meio) para a coleta de ?gua da chuva. Feita a distribui??o desses recipientes, cabe ao professor/a orientar os/as alunos/as no decorrer da atividade.
Finalizada a coleta da ?gua da chuva, os grupos dever?o levar as amostras para a escola, onde ir?o determinar o pH de todas elas.
Feita a determina??o do pH de todas as amostras, cabe ao/a professor/a apresentar no quadro o conjunto de dados obtidos, identificando-os em fun??o da regi?o da coleta, e propor que os/as alunos/as respondam ? seguinte pergunta:
Em qual regi?o da cidade a chuva ? considerada mais ?cida? Explique.
Cabe ao/a professor/a ser o mediador do debate. Nesse momento, deve-se observar a capacidade de argumenta??o dos/as alunos/as, a maneira como cada um exp?e suas id?ias, defende os seus argumentos e discute com os colegas de sala. O/a professor/a deve ficar atento com poss?veis equ?vocos conceituais, cabendo a ele imediatamente interferir e posicionar os/as alunos/as a pensarem nos conceitos mais adequados e ajustados ? realidade.
Fonte: http://www.cdcc.usp.br/quimica/ciencia/chuva.html acesso feito dia 15/08/2011
A avalia??o dos/as alunos/as pode ser feita em todos os momentos da aula, a partir das contribui??es individuais ou das contribui??es do grupo como um todo, assim como a partir do envolvimento dos/as alunos/as nas atividades solicitadas.