Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Renascimento Cultural

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Breno Tadeu de Pinho Tavares Barroso, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as rela??es sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Hist?ria Cultura
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Tempo: tranforma??es e mentalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

- O Renascimento Cultural.
?
- As diversas manifesta??es do Renascimento Cultural na Europa.
?
- Os principais personagens do Renascimento Cultural.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

- Antiguidade cl?ssica (arte, filosofia, ci?ncia e pol?tica).
?
- Idade M?dia (arte, filosofia, ci?ncia e pol?tica).

Estratégias e recursos da aula

?

Aula 1

Em sala de aula ou no Laborat?rio de Inform?tica, o professor dever? pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto dispon?vel em: http://www.historiadomundo.com.br/idade-moderna/renascimento.htm. Dever?, tamb?m, orientar os alunos a anotarem, em t?picos, aspectos apresentados no texto que permitam tra?ar diferencia??es entre a Idade M?dia e o Renascimento.

Ap?s a leitura do texto, o professor dever? estimular um debate pautado pelas anota??es dos alunos, utilizando este momento tamb?m para fazer uma revis?o sobre o tema da Idade M?dia, contrapondo-o ao Renascimento: ?Na opini?o dos alunos, houve realmente um renascimento? As artes, as filosofias e as ci?ncias estavam ?mortas? durante a Idade M?dia??

(O professor poder? exibir as imagens abaixo para esquentar o debate. Por meio das imagens, pode-se perceber que havia, sim, cultura e arte no medievo, sendo err?nea a no??o tradicional que as pessoas possuem ao se referirem a ele simplesmente como a ?Idade das Trevas?.)

?

?
- Imagem 1:
,notre
Legenda: Catedral de Notre Damme, em Paris, constru??o do s?culo XII. Dispon?vel
?
- Imagem 2:
?
asfd

Legenda: A dama e o unic?rnio ? Tape?aria francesa. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/N-10835-Img1.jpg

?
- Imagem 3:
?
,mn,n
Legenda: Bas?lica de Santa Sofia, em Istambul, constru?da em 553 d.C. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/santasofia03.jpg
?
Imagem 4:
?
tugfjhs
Legenda: Mosaico no interior da Bas?lica de Santa Sofia. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/mosaicosantasofia.jpg

?

- V?deo com diversas obras art?sticas do per?odo medieval, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sWVzbtBjtss.

Ap?s a discuss?o levantada pelas imagens, o professor dever? voltar ao estudo dirigido/debate do texto, anotando no quadro a opini?o dos alunos.

- Por qual motivo este per?odo ? considerado, ent?o, um per?odo de ?renascimento??

- Que transforma??es sociais permitiram o surgimento da Renascen?a?

- O que a intensifica??o da vida urbana trouxe para a sociedade?

- Quais as mudan?as no modo de pensar (filosofia) dos homens?

- Qual classe social era a grande mecenas dos artistas renascentistas?

O professor dever?, ent?o, exibir agora imagens de artistas renascentistas, pedindo aos alunos que apontem: as quest?es t?cnicas que as diferenciam da arte medieval e os temas apresentados nas obras.

Os alunos s?o capazes de identificar nas obras esta nova mentalidade trazida pelo Renascimento?

?

?
Imagem 5:
?
fghdfgh
Legenda: O jardim das del?cias, de Hieronymus Bosch. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Bosch.gif
?
- Imagem 6:
jkj
Legenda: Davi, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/Michelangelos_David.jpg
?
- Imagem 7:
dfyfdg
Legenda: O nascimento de V?nus, de Sandro Botticcelli. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/nascimento-de-venus.jpg
?
- Imagem 8:
dfgsdf
sdg
Legenda: A Escola de Atenas, de Rafel Sanzio. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/escola-de-atenas.jpg
?
- Imagem 10:
dfhdfs
Legenda: Teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/CapillaSixtina.jpg
?
- Imagem 11
adsfwqer
Legenda: Detalhe do teto da Capela Sistina, de Michelangelo Buonarroti. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/capela.jpg
?
- Imagem 12:
fhgdfg
Legenda: Homem Vitruviano, de Leonardo da Vinci. Fonte: http://i23.photobucket.com/albums/b373/brenotadeu/da_vinci_homem_vitruviano.jpg
?

Ap?s a discuss?o, o professor dever? pedir aos alunos que leiam, individualmente, o texto dispon?vel em: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=215.

Terminada a leitura, cada aluno dever? escolher uma das imagens renascentistas apresentadas e descrever, em t?picos, as caracter?sticas lidas nos textos que aparecem na obra selecionada. Ser? interessante que destaquem tanto quest?es t?cnicas quanto as tem?ticas representadas nas pe?as. Esta listagem dever? ser entregue ao fim da aula.

?

Aula 2

Os alunos dever?o ser separados em quatro grupos, sendo sorteados entre eles os seguintes temas: ?A ci?ncia renascentista?, ?A literatura renascentista?, ?A filosofia renascentista? e ?A m?sica renascentista?.

Os alunos dever?o pesquisar sobre o tema sorteado para o seu grupo, buscando cobrir os seguintes aspectos:

- O que o Renascimento trouxe de novo para o tema?

- Quais os seus principais expoentes? (Os grupos poder?o citar v?rios, mas dever?o escolher um nome para apresentar mais profundamente.)

- Quas as principais obras?

- Como estas obras expressam o esp?rito renascentista?

Os resultados da pesquisa dever?o gerar um texto de uma p?gina, que poder? ser exposto em um jornal mural ou postado em um blog da turma sobre o Renascimento.

O texto dever? ser acompanhado por imagens, tanto no mural quanto no blog. Al?m da produ??o do Jornal Mural ou do post no Blog, os grupos dever?o apresentar sua pesquisa aos demais colegas de sala.

Dever?o produzir, tamb?m, a apresenta??o do tema em slides de linguagem sucinta, destacando em t?picos os pontos mais relevantes do texto produzido para o Blog. Para esta apresenta??o, os alunos poder?o utilizar diferentes recursos de m?dia, como m?sica, v?deos e imagens.

Caber? aos alunos decidir quais membros do grupo far?o:

- a pesquisa de textos e imagens relevantes para a elabora??o do trabalho final;

- a reda??o do texto para o Blog/Jornal Mural;

- a montagem dos slides para a apresenta??o;

- a apresenta??o diante dos demais colegas.

?

Fontes de pesquisa para os grupos

Grupo A - ?A Ci?ncia renascentista?:

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/mecanica/historia_da_mecanica/mecanica_hist_4_renascimento

http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/sala_de_aula/fisica/mecanica/historia_da_mecanica/mecanica_hist_5_galileu

http://www.pucsp.br/margem/pdf/m17av.pdf

Grupo B - ?A literatura renascentista?:

http://histoblogsu.blogspot.com/2009/04/literatura-e-filosofia-renascentista.html

http://www.supletivo.com.br/materias/educacao_artistica/aula_06_a_arte_e_a_literatura_renascentista/

http://www.grupoescolar.com/materia/renascimento.html

http://www.not1.com.br/classicismo-renascimento-caracteristicas-literatura-obras-e-poesia/

Grupo C - ?A filosofia renascentista?:

http://www.consciencia.org/filosofia-renascentista

http://sataridis.wordpress.com/2010/02/09/filosofia-renascentista-ii/

http://www.mundodosfilosofos.com.br/giordano.htm

Grupo D - ?A m?sica renascentista?:

http://www.musica.ahistoria.com.br/Hist%C3%B3ria-da-M%C3%BAsica-Renascentista-9.html

http://www.musicaeadoracao.com.br/tecnicos/historia_musica/historia_resumida/renascentista.htm

http://www.oliver.psc.br/historia%20musica.htm#M?sica Renascentista

http://www.hpdocarlos.kit.net/musica_renascentista.htm

http://pt.wikipedia.org/wiki/M%C3%BAsica_renascentista (neste link aparecem diversos nomes de m?sicos renascentistas, por meio dos quais os alunos poder?o pesquisar as m?sicas em sites como o youtube).

?

Aula 3

Esta aula ser? destinada ? apresenta??o dos trabalhos dos grupos. Para esta apresenta??o (de 10 minutos), os alunos poder?o utilizar diferentes recursos de m?dia, tais como: m?sica, v?deos, imagens e trechos de obras liter?rias.

Os alunos dos grupos que n?o estiverem apresentando no momento dever?o prestar bastante aten??o aos trabalhos dos colegas, pois, ao final da aula, dever?o produzir, individualmente, um resumo sobre um dos temas discutidos nas apresenta??es. Estes resumos poder?o fazer parte, tamb?m, do Blog/Jornal Mural.

Recursos Complementares

?

- Textos de suporte ao professor:

http://www.mundovestibular.com.br/articles/4400/1/RENASCIMENTO-CULTURAL/Paacutegina1.html

http://migre.me/5vOYY

http://filovida.webnode.pt/news/renascimento-cultural/

- Filme: Mo?a com Brinco de P?rola (Girl With a Pearl Earring - Inglaterra - 2003 - 95 minutos).

- Filme: O Mercador de Veneza (The Merchandt of Venice -138 minutos).

Avaliação

?

Na primeira aula, dever? ser avaliada a participa??o dos alunos no debate e a
sua capacidade de argumentar os temas propostos durante a discuss?o.
?
Durante a segunda aula, dever?o ser avaliadas: a execu??o da pesquisa e a
participa??o de todos nas tarefas designadas.
?
Na terceira aula, ser?o avaliadas: a explana??o oral do tema, os slides da
apresenta??o (dever?o apresentar linguagem clara e precisa), o texto redigido
pelo grupo e o resumo individual das apresenta??es.