Pauliane de Carvalho Braga; L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
O aluno ir? aprender com esta aula como foi constru?do os marcos e as representa??es simb?licas acerca da Independ?ncia do Brasil.
- A Corte portuguesa no Brasil.
- Revolu??o Liberal do Porto.
- Cortes de Lisboa de 1822.
Introdu??o
A hist?ria oficial da Independ?ncia do Brasil foi uma constru??o do Imp?rio. O Sete de Setembro ? uma data forjada, assim como o heroico Grito do Ipiranga. Hoje a pesquisa hist?rica ? capaz de revelar que, por exemplo, as resolu??es que chegaram das Cortes de Lisboa e provocaram a ira do pr?ncipe regente, que decidiu declarar-se separado de Portugal ali mesmo, ?s margens do rio Ipiranga, s? chegaram aqui nos tr?picos no dia 22 de setembro. At? 1825, a imagem de Dom Pedro como defensor perp?tuo e imperador constitucional do Brasil j? estava muito desgastada e sua recupera??o era de fundamental import?ncia para manter a ordem da recente na??o. Nesse contexto, come?am a surgir refer?ncias objetivas ao Sete de Setembro, como marco indiscut?vel da Independ?ncia do Brasil. A imagem que temos hoje s? come?ou a ser produzida em 1823, em um pronunciamento do Imperador, que se refere ao ato ?memor?vel no s?tio do Piranga?, discurso esse com tom de afirma??o categ?rica com a inten??o de anular d?vidas ou criar uma nova interpreta??o sobre o fato definidor da Proclama??o da Independ?ncia.
S?o constru??es como esta, assim como suas motiva??es e seus resultados, que pretendemos discutir com os alunos neste ciclo de aulas.
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Desenvolvimento
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Todo este ciclo de aulas ser? desenvolvido a partir de um importante artigo de Maria de Lourdes Viana Lyra, Mem?rias da Independ?ncia: Marcos e Representa??es Simb?licas, dispon?vel na p?gina da Revista Brasileira de Hist?ria (link: http://www.anpuh.org/revistabrasileira/view?ID_REVISTA_BRASILEIRA=14, acessado em: 10 ago. 2011). Este artigo ser? dividido em duas partes: a conjuntura hist?rica da Independ?ncia, a ser trabalhada durante duas aulas, e o marco de representa??o da Independ?ncia, a ser trabalhada em outras duas aulas. Ap?s a leitura deste artigo, teremos mais uma aula para discutirmos algumas representa??es tradicionais da Independ?ncia, como os quadros?Independ?ncia ou Morte?, de Pedro Am?rico, e ?Proclama??o da Independ?ncia?, de Fran?ois-Ren? Moreaux.
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Aulas 1 e 2
As quatro primeiras aulas ter?o o formato de semin?rio, com a diferen?a que o texto ser? lido em sala de aula.
Nestas duas primeiras aulas, os alunos ler?o, individual e silenciosamente, a primeira parte do texto: a ?Conjuntura Hist?rica da Independ?ncia? (p?ginas 173 a 188). Dever?o atentar para quest?es como:
- Qual o posicionamento dos portugueses (residentes em Portugal e no Brasil) e dos brasileiros em rela??o ? emancipa??o do Brasil?
- Em que termos se discutia a emancipa??o do Brasil?
- Qual parcela da popula??o brasileira se posicionava contra e qual se posicionava a favor da independ?ncia?
- Quais os argumentos utilizados por cada um desses lados?
- Como a Revolu??o Liberal do Porto, em 1820, e as Cortes de Lisboa, em 1822, influenciaram este quadro?
- No Brasil, qual o papel da imprensa nesta discuss?o?
- Quais os desencontros de datas a autora revela sobre o verdadeiro momento de ruptura com Portugal?
- Quais s?o as poss?veis datas apontadas pela autora?
- Qual foi o estopim para que fosse declarada a Independ?ncia?
- Houve rea??o popular em alguma dessas ocasi?es?
- Como a ruptura com Portugal foi vista no Brasil?
- Todas as prov?ncias apoiaram?
- Qual foi o posicionamento de Portugal?
Ap?s a leitura, os alunos dever?o discutir essas quest?es. O professor dever? mediar e incentivar a discuss?o na classe, esclarecendo poss?veis quest?es que surgirem durante semin?rio. O importante ? que os alunos desenvolvam os temas abordados no texto, tendo as quest?es acima como base; eles devem trocar interpreta??es e impress?es sobre o tema, de modo que ao final do semin?rio, consigam formar uma opini?o clara e definida sobre o assunto em pauta.
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Aulas 3 e 4
Nestas duas aulas, os alunos ler?o, individual e silenciosamente, a segunda parte do artigo: ?Marco de representa??o da Independ?ncia: o Sete de Setembro?. Aqui, o professor e os alunos dever?o levantar as seguintes quest?es:
- Quando come?a a ser constru?da a hist?ria oficial da Independ?ncia?
- Quais foram os respons?veis por essa constru??o?
- Quais os recursos utilizados para a consolida??o dessa hist?ria na mem?ria popular?
- Que necessidade hist?rica motivou a constru??o dessa hist?ria?
- Qual a import?ncia para uma na??o rec?m-formada de uma hist?ria oficial?
- Qual o papel da Inglaterra e de Portugal para o reconhecimento da Independ?ncia do Brasil?
- O que foi o Tratado de Paz e Alian?a?
- Por que, ainda hoje, essa hist?ria e essas imagens s?o mantidas?
Nesta aula, o professor dever? concluir a discuss?o deste texto, refletindo sobre as quest?es acima propostas. A l?gica de discuss?o dever? ser a mesma das aulas 1 e 2 (Ap?s a leitura, os alunos dever?o discutir essas quest?es. O professor dever? mediar e incentivar a discuss?o na classe, esclarecendo poss?veis quest?es que surgirem durante semin?rio. O importante ? que os alunos desenvolvam os temas abordados no texto, tendo as quest?es acima como base; eles devem trocar interpreta??es e impress?es sobre o tema, de modo que ao final do semin?rio, consigam formar uma opini?o clara e definida sobre o assunto em pauta).
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Aula 5
Nesta aula, o professor dever? dispor de um DataShow. Ser?o projetadas duas pinturas que retratam, de maneira gloriosa, a Independ?ncia do Brasil. Para a an?lise desses dois documentos, os alunos dever?o retomar a discuss?o das ?ltimas quatro aulas.
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O primeiro quadro a ser trabalhado ser? , de 1844, hoje pertencente ao Museu Imperial, em Petr?polis, no Rio de Janeiro, dispon?vel no site: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/c/cb/20110215215222!Independencia_brasil_001.jpg (acesso em: 10 ago. 2011).
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Neste trabalho, primeira idealiza??o do ?Grito de Independ?ncia?, Fran?ois-Ren? registra o ato como uma festa de confraterniza??o popular, na qual n?o se v?, contudo, ?ndios ou negros. Moreaux expressou visualmente, para uma popula??o majoritariamente iletrada, a vers?o que as elites cariocas tinham e difundiam sobre a nossa emancipa??o e de nosso Imp?rio.
O segundo quadro a ser discutido ser? ?Independ?ncia ou Morte?, de Pedro Am?rico, pintado em 1888, hoje no Museu Paulista, em S?o Paulo, dispon?vel no site http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/archive/c/ce/20081030183646!Independ%C3%AAncia_ou_Morte.jpg (acesso em: 10 ago. 2011).
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Obra mais representativa sobre a Independ?ncia do Brasil, ?Independ?ncia ou Morte? foi encomendada por Dom Pedro II a Pedro Am?rico, que a pintou entre 1886 e 1888, em Floren?a, na It?lia.
Sobre estes quadros, ser? importante que os alunos observem:
- Onde se ambienta a cena?
- Qual o lugar de Dom Pedro I neste quadro?
- Qual o perfil social dos que o cercam?
- Como as pessoas reagem ao Grito de Independ?ncia?
- O perfil das pessoas (s?o mesti?os, negros ou ?ndios?; vestem-se como se vestiam os brasileiros ? ?poca?) corresponde ? realidade brasileira do per?odo?
- Qual o sentimento predominante nesta cena?
- ? poss?vel que Dom Pedro I estivesse viajando a cavalo, pouco resistente para uma travessia como a da serra do Mar, e, depois dessa penosa viagem, que todos estivessem t?o bem vestidos?
- Que interesses pol?ticos podem ter guiado a feitura dessas obras?
- Esses quadros foram pintados sob encomenda?
- Qual foi a recep??o desta obra na sociedade da ?poca?
A partir dessas reflex?es, juntamente com o que foi debatido nas quatro primeiras aulas, o professor dever? concluir a discuss?o: a hist?ria pode ser constru?da? Como e por qu??
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Aula 6
Montagem de painel para avalia??o final. Nesta aula os alunos, dipostos em dois grupos, dever?o montar dois grandes pain?is - que podem ser constru?dos em cartolinas ou colados em tecidos. O primeiro com o quadro ?Proclama??o da Independ?ncia?, de Fran?ois-Ren? Moreaux, e o segundo com ?Independ?ncia ou Morte?, de Pedro Am?rico. Nestes pain?is, os alunos dever?o reproduzir os quadros (que poder?o ser impressos e colados) e realizar interven??es nas imagens que expliquem por que aquela cena ? forjada. Por exemplo: poder?o p?r bal?es de fala (como nos quadrinhos) no cavalo de Dom Pedro I, dizendo que seria mais prov?vel que aquele animal fosse uma mula. Os alunos dever?o destrinchar a imagem desta maneira, apontando os prov?veis enganos cometidos pelos pintores.
Para socializa??o dos resultados, os alunos devem afixar os pain?is em algum ponto movimentado da escola (o p?tio, por exemplo), e, em hor?rio de intervalo (quando se encontram todas as salas da escola) apresentar o trabalho para outros alunos.
Na avalia??o desta atividade, o professor dever? levar em conta a coer?ncia das observa??es feitas pelos alunos em cada painel.
- ?Independ?ncia: hist?ria e historiografia?, deLuc?lia Siqueira.
Site: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142006000200027
- ?Grito maquiado- O que esconde a tela de Pedro Am?rico?.
Al?m da participa??o dos alunos nas quatro aulas de semin?rio, a avalia??o deste ciclo de aulas consistir? na montagem de um painel (confeccionado na sexta aula) a ser exibido nos corredores da escola.