Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
-
Aprenderá o conceito de Etnia.
-
Saberá que o Brasil é um país onde a característica principal de seu povo é a mistura de etnias.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É preciso que os alunos possuam noções básicas sobre o que é pluralidade cultural.
Estratégias e recursos da aula
Aula 1:
O que é etnia?
-
Peça aos alunos que acessem o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Etnia (acesso em 16 de agosto de 2011) e leiam o texto que explica o conceito de etnia.
-
Em seguida, proponha a seguinte dinâmica: peça para a turma observar as características físicas e culturais de seus colegas, como sua raça, expressões verbais, seu modo de vestir, se fazem parte de alguma tribo urbana como os “emos”. Após identificar essas características falar a respeito das diferenças observadas entre eles. Depois desse momento, conduza-os a pensarem na mistura que existe no povo brasileiro e nas várias características que eles identificaram na turma. Peça aos alunos para pensarem, comentarem e darem exemplos sobre aqueles países cujo povo é fisicamente parecido, e a cultura não é muito diversifica. Exemplo: Japão, China, Alemanha, nos países africanos, dentre outros.
-
Posteriormente peça para a turma acessar o link e ler o texto: http://www.alunosonline.com.br/geografia/composicao-etnica-do-povo-brasileiro.html (acesso em: 16 de agosto de 2011) Nesse texto, eles encontrarão informações acerca da mistura étnica brasileira, que se manifesta na religiosidade, na mistura de raças, nos costumes e no folclore. Ao fim da leitura, converse com os alunos sobre as informações trazidas do texto.
-
Para concluir, solicite aos alunos para acessarem o link da imagem abaixo, que ilustra a miscigenação brasileira:

(Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/a-composicao-etnica-populacao-brasileira.htm, acesso em: 16 de agosto de 2011)
A turma deve fazer comentários sobre a ilustração acima tentando identificar as misturas existentes no Brasil.
Aula 2 e 3:
A mistura de etnias nas regiões brasileiras
Atividade:
-
Divida a sala em 5 grupos, cujo o número de componentes irá variar conforme a quantidade de alunos na turma. Peça a cada grupo que pesquise na internet sobre a mistura étnica das 5 regiões do Brasil (Centro-oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul). Sugestão de site: http://pt.wikipedia.org/wiki/Regi%C3%B5es_do_Brasil (acesso em: 22 de agosto de 2011).
Cada grupo irá pesquisar apenas sobre uma região e devem seguir as seguintes instruções:
-
identificar as religiões predominantes e suas origens;
-
as festas e lendas folclóricas;
-
a mistura racial dominante;
-
os pratos típicos e sua origem;
-
como a região convive com a mistura étnica existente;
-
dentre outras questões pertinentes ao assunto que eles julgarem importantes.
-
De posse das informações obtidas, os alunos devem montar uma apresentação que contenha:
-
Slides (que tragam as principais informações obtidas na pesquisa). Utilizar o kpresenter (metasys, aplicativos, ferramentas de produtividade, gerador de apresentação
-
Uma atração cultural que represente a região pesquisada, que pode ser: uma música, uma dança, um poema, encenação de uma lenda, dentre outras.
-
Após cumprirem as etapas do trabalho proposto, os grupos podem apresentar seus trabalhos, um grupo de cada vez.
-
Sugerimos que os demais alunos ou professor (a) filmem as apresentações e gravem no pen drive.
-
A turma pode divulgar seu trabalho para a escola através da exibição do vídeo em data show (no espaço específico da escola, normalmente o anfiteatro ou auditório) no horário do recreio. Para isso, a turma, com o auxilio do professor, deve pedir aos responsáveis pelo espaço autorização para poderem fazer a exibição. É preciso também convidar a comunidade escolar para assistir aos vídeos.
-
Outra maneira de divulgar seus trabalhos é postando os vídeos na internet, no youtube. Para obter informações de como postar vídeo no youtube sugerimos os links: http://www.youtube.com/watch?v=cWsTYrItJJQ e http://www.dicasblogger.com.br/2010/01/colocar-video-youtube-blogger.html (acesso em 16 de agosto de 2011).
Recursos Complementares
Avaliação
O professor pode adotar como estratégia de avaliação a observação do envolvimento dos alunos em cada aula, identificar através das falas e do conteúdo dos trabalhos apresentados se eles compreenderam o que é etnia e sobre a mistura étnica brasileira.