Claudia Regina Montes Gumerato
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | O Brasil diante das quest?es ambientais |
Forma??o do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegeta??o.
Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.
?
Atividade 1 ? Uma an?lise sobre os impactos que o homem provoca na natureza
Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor ir? primeiramente atrav?s de um projetor de imagens mostrar ? turma algumas imagens, conforme as apresentadas abaixo:
Figura 1: Dispon?vel em http://www.naturezavida.com.br/natureza.asp. Acessado em: 16/08/2011.
?
Figura 2: Dispon?vel em http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/o-homem-e-natureza-na-cosmoviso.html. Acessado em: 16/08/2011.
?
Figura 3: Dispon?vel em http://francinatolima.blogspot.com/2009/02/charge.html. Acessado em: 16/08/2011.
Juntamente com as imagens o professor ir? fazer uma reflex?o sobre a tem?tica proposta e para isso, poder? usar as quest?es apresentadas abaixo:
O professor dever? ouvir os alunos incentivando todos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando a tem?tica apresentada nas imagens e as coloca??es da turma durante o debate.
Ao t?rmino do debate o professor ir? solicitar que a turma em dupla construa um texto, utilizando o Kword do laptop, abordando as imagens mostradas e as reflex?es levantadas em sala.
?
Ap?s a dupla ter escrito o texto, o professor ir? solicitar que os alunos troquem os textos entre si e a partir do texto do colega fa?a uma reflex?o sobre as quest?es abordadas, terminado essa reflex?o construa uma apresenta??o no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizar?o o laptop interligado ? internet.
?
Atividade 2 ? A natureza responde aos impactos
Ainda em dupla, o professor ir? solicitar que os alunos, atrav?s do laptop interligado a internet, assistam a um v?deo no youtube, conforme mostra link e tela abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=x0H_pWJf5fk&feature=player_embedded. Acessado em 17/08/2011.
Ap?s todos terem assistido ao v?deo, o professor ir? solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte quest?o:
?
Ap?s as duplas terem respondido a quest?o, o professor ir? fazer um momento de debate para ver as respostas colocadas pelos alunos e em seguida fazer um coment?rio sobre esta quest?o, abordando o v?deo e os coment?rios levantados pela turma.
?
Atividade 3 ? Aprofundando sobre a tem?tica em quest?o
A pr?xima atividade ser? realizada em grupo, para isso o professor ir? organizar a turma em seis grupos, ? sugerido que caso tenha n?meros maiores de alunos por sala se trabalhe com n?meros maiores de grupos, mais sempre trabalhando com n?meros pares para ter o mesmo n?mero de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o n?mero de alunos por grupo ir? variar de acordo com o n?mero de alunos por sala.
Ap?s divis?o dos grupos ser? trabalhado os seguintes temas:
?
?
O trabalho ser? dividido em dois momentos, sendo um destinado ? pesquisa e outro para a apresenta??o.
Sendo que, para a apresenta??o os grupos ter?o que fazer um v?deo abordando os aspectos pesquisados sobre o tema. Em ambos os momentos os grupos utilizar?o o laptop. A pesquisa poder? ser realizada em outros espa?os da escola.
Explica??es para a realiza??o do trabalho
?
?
?
?
Sugest?es de s?tios para pesquisa
?
?
http://osimpactosambientais.blogspot.com/. Acessado em 18/08/2011.
http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp. Acessado em 18/08/2011.
http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia036.asp. Acessado em 18/08/2011.
http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.
http://filipedebarros.wordpress.com/2009/05/28/preservacao-e-conservacao-da-natureza-e-da-biodiversidade/. Acessado em 18/08/2011.
http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT01/ester_limonad.pdf. Acessado em 18/08/2011.
http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.
http://salacristinageo.blogspot.com/2008/09/preservao-da-natureza.html. Acessado em 18/08/2011.
?
Atividade 4 ? Apresenta??o dos trabalhos
Depois de realizado o trabalho, os grupos ir?o apresentar os resultados, para isso, dever? ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.
Lembrando que cada grupo ter? dez minutos para apresenta??o e no intervalo delas o professor ir? apontar suas considera??es sobre o trabalho e ampliar as discuss?es sobre o tema abordado.
Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discuss?es, incentivando os alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.
Ao final das apresenta??es o professor ir? fazer o fechamento das discuss?es levantadas em sala.
?
Atividade 5 ? Uma an?lise sobre o tema
Esta atividade ser? conduzida pelo professor, desta forma, ap?s a turma ter apresentado os trabalhos, o professor ir?, atrav?s de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte m?sica ?O homem e natureza? e juntamente com os alunos fazer uma an?lise dos aspectos que a m?sica retrata.
?
M?sica: O Homem e a natureza
Composi??o: Jo?o Lopes da Silva
?Qualquer dia, a natureza
Com toda certeza h? de reclamar
Com raz?o, a atitude do homem
Na terra com os rios
E os peixes do mar
As matas ardem em
Grandes queimadas
Construindo estradas que
Nos levar?o, a nada
Eu sinto pena da passarinhada
E dos ?ndios que
N?o podem lutar
E no futuro
Quando uma crian?a
O ar puro quiser respirar
Vai sentir que onde era floresta
? s? fuma?a parada no ar
E quando penso
Me d? uma tristeza
Em saber que n?o posso voltar
Quando ou?o o barulho
Da chuva, sinto
Saudades daquele lugar?.
?
M?sica dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.
Em seguida ainda usando o projetor de imagens o professor ir? apresentar algumas charges ? turma e fazer uma reflex?o sobre os aspectos apontados nas charges, fazendo o fechamento de todas as quest?es levantadas durante as atividades propostas para o tema.
S?tio usado para pesquisa da charge
http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.
Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.
http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.
http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.
http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.
http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.
http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 17/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 17/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/08/2011. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio.
http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.
O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresenta??o e nos debates.