Portal do Professor

Início do Conteúdo

O homem como agente transformador da natureza ? UCA.

Autor e Co-autor(es)

Rosilene Tomaz Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberl?ndia

Claudia Regina Montes Gumerato

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia O Brasil diante das quest?es ambientais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar os principais impactos provocados pelo homem na natureza;
  • Analisar quais s?o os danos que estes impactos causam;
  • Verificar as diferentes formas de amenizar estes impactos.

Duração das atividades

8 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Forma??o do relevo terrestre; Hidrosfera; Clima e Vegeta??o.

Estratégias e recursos da aula

Os recursos que ser?o utilizados na aula s?o: laptop, projetor de imagens, caixa de som e internet.

?

Atividade 1 ? Uma an?lise sobre os impactos que o homem provoca na natureza

Para iniciar a discuss?o sobre a aula e com o objetivo de despertar o interesse da turma sobre o tema, o professor ir? primeiramente atrav?s de um projetor de imagens mostrar ? turma algumas imagens, conforme as apresentadas abaixo:

Charge 1

Figura 1: Dispon?vel em http://www.naturezavida.com.br/natureza.asp. Acessado em: 16/08/2011.

?

Charge 2

Figura 2: Dispon?vel em http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/o-homem-e-natureza-na-cosmoviso.html. Acessado em: 16/08/2011.

?

Charge 3

Figura 3: Dispon?vel em http://francinatolima.blogspot.com/2009/02/charge.html. Acessado em: 16/08/2011.

Juntamente com as imagens o professor ir? fazer uma reflex?o sobre a tem?tica proposta e para isso, poder? usar as quest?es apresentadas abaixo:

  • O que as imagens nos mostra?
  • Que reflex?es podemos retirar delas?
  • Que caracter?sticas s?o apontadas em cada imagem?

O professor dever? ouvir os alunos incentivando todos a participarem deste momento de troca. Em seguida, realizar um fechamento das ideias, abordando a tem?tica apresentada nas imagens e as coloca??es da turma durante o debate.

Ao t?rmino do debate o professor ir? solicitar que a turma em dupla construa um texto, utilizando o Kword do laptop, abordando as imagens mostradas e as reflex?es levantadas em sala.

?

Imagem para ilustra????o

  •  Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade - Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos.

Ap?s a dupla ter escrito o texto, o professor ir? solicitar que os alunos troquem os textos entre si e a partir do texto do colega fa?a uma reflex?o sobre as quest?es abordadas, terminado essa reflex?o construa uma apresenta??o no Kpresenter com quatro slides e encaminhe para o professor e demais colegas por e-mail. Para isso eles utilizar?o o laptop interligado ? internet.

  • Passos para acessar o Kpresenter: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade ? Su?te de Escrit?rio ? Gerador de Apresenta??es.

?

Atividade 2 ? A natureza responde aos impactos

Ainda em dupla, o professor ir? solicitar que os alunos, atrav?s do laptop interligado a internet, assistam a um v?deo no youtube, conforme mostra link e tela abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=x0H_pWJf5fk&feature=player_embedded. Acessado em 17/08/2011.

Video 1

Ap?s todos terem assistido ao v?deo, o professor ir? solicitar que os alunos utilizando o Kword do laptop respondam a seguinte quest?o:

  •  O v?deo mostra a rea??o da natureza contra os ataques do homem, em sua opini?o isso est? acontecendo? Apresente alguns aspectos que justifique sua resposta.

?

  • Passos para acessar o Kword no laptop: Metasys ? Aplicativos ? Ferramentas de Produtividade - Su?te de Escrit?rio ? Processador de Textos.

Ap?s as duplas terem respondido a quest?o, o professor ir? fazer um momento de debate para ver as respostas colocadas pelos alunos e em seguida fazer um coment?rio sobre esta quest?o, abordando o v?deo e os coment?rios levantados pela turma.

?

Atividade 3 ? Aprofundando sobre a tem?tica em quest?o

A pr?xima atividade ser? realizada em grupo, para isso o professor ir? organizar a turma em seis grupos, ? sugerido que caso tenha n?meros maiores de alunos por sala se trabalhe com n?meros maiores de grupos, mais sempre trabalhando com n?meros pares para ter o mesmo n?mero de grupos abordando os dois temas sugeridos para o trabalho. Lembrando que o n?mero de alunos por grupo ir? variar de acordo com o n?mero de alunos por sala.

Ap?s divis?o dos grupos ser? trabalhado os seguintes temas:

?

  • Quais s?o os impactos provocados pelo homem no meio ambiente;
  • As principais formas de preserva??o e conserva??o dos recursos naturais.

?

O trabalho ser? dividido em dois momentos, sendo um destinado ? pesquisa e outro para a apresenta??o.

Sendo que, para a apresenta??o os grupos ter?o que fazer um v?deo abordando os aspectos pesquisados sobre o tema. Em ambos os momentos os grupos utilizar?o o laptop. A pesquisa poder? ser realizada em outros espa?os da escola.

Explica??es para a realiza??o do trabalho

  • Passos para gravar o v?deo:

?

  • 1? Passo: Configura??o do som do laptop:

?

  • Metasys ? Aplicativos ? Multim?dia;
  • Abra o Kmix e v? at? a aba ?Alternadores?;
  • Selecione a origem de grava??o: e-mic;
  • Na aba entrada canal capture coloque n?vel de volume no m?ximo;
  • Na mesma aba habilite o amplificador do sinal do microfone ?e-mic/ Linein Boost? coloque o volume no m?ximo;
  • Na aba sa?da os amplificadores ?e-mic Linein e e-mic Linein Boost? coloque o volume no m?ximo.

 Camera ilustrativa

  • 2? Passo: Gravando o v?deo

?

  • Para acessar o WxCan voc? poder? abrir a c?mera na ?rea de trabalho ou;
  • Metasys - Aplicativos ? Multim?dia ? WxCan;
  • Clicar no bot?o vermelho e iniciar a grava??o em formato de v?deo.

?

Sugest?es de s?tios para pesquisa

?

Menino ilustrativo

?

http://osimpactosambientais.blogspot.com/. Acessado em 18/08/2011.

http://pessoal.educacional.com.br/up/4770001/1306260/t137.asp. Acessado em 18/08/2011.

http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/arlindojunior/geografia036.asp. Acessado em 18/08/2011.

http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.

http://filipedebarros.wordpress.com/2009/05/28/preservacao-e-conservacao-da-natureza-e-da-biodiversidade/. Acessado em 18/08/2011.

http://www.anppas.org.br/encontro_anual/encontro2/GT/GT01/ester_limonad.pdf. Acessado em 18/08/2011.

http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.

http://salacristinageo.blogspot.com/2008/09/preservao-da-natureza.html. Acessado em 18/08/2011.

?

Atividade 4 ? Apresenta??o dos trabalhos

Depois de realizado o trabalho, os grupos ir?o apresentar os resultados, para isso, dever? ter em sala um projetor de imagens e caixa de som.

Lembrando que cada grupo ter? dez minutos para apresenta??o e no intervalo delas o professor ir? apontar suas considera??es sobre o trabalho e ampliar as discuss?es sobre o tema abordado.

Neste momento, cabe ao professor ser o mediador das discuss?es, incentivando os alunos expor o que compreenderam sobre o que foi apresentado tanto pelo grupo quanto pelo professor.

Ao final das apresenta??es o professor ir? fazer o fechamento das discuss?es levantadas em sala.

?

Atividade 5 ? Uma an?lise sobre o tema

Esta atividade ser? conduzida pelo professor, desta forma, ap?s a turma ter apresentado os trabalhos, o professor ir?, atrav?s de um projetor de imagens, refletir com a turma a letra da seguinte m?sica ?O homem e natureza? e juntamente com os alunos fazer uma an?lise dos aspectos que a m?sica retrata.

?

M?sica: O Homem e a natureza

Composi??o: Jo?o Lopes da Silva 

?Qualquer dia, a natureza
Com toda certeza h? de reclamar
Com raz?o, a atitude do homem
Na terra com os rios
E os peixes do mar

As matas ardem em
Grandes queimadas
Construindo estradas que
Nos levar?o, a nada
Eu sinto pena da passarinhada
E dos ?ndios que
N?o podem lutar

E no futuro
Quando uma crian?a
O ar puro quiser respirar
Vai sentir que onde era floresta
? s? fuma?a parada no ar

E quando penso
Me d? uma tristeza
Em saber que n?o posso voltar
Quando ou?o o barulho
Da chuva, sinto
Saudades daquele lugar?.

?

M?sica dispon?vel em: http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.

Em seguida ainda usando o projetor de imagens o professor ir? apresentar algumas charges ? turma e fazer uma reflex?o sobre os aspectos apontados nas charges, fazendo o fechamento de todas as quest?es levantadas durante as atividades propostas para o tema.

S?tio usado para pesquisa da charge

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.

Recursos Complementares

Os seguintes endere?os, al?m dos j? citados anteriormente poder?o auxiliar o professor na elabora??o das aulas e na condu??o das atividades em sala.

http://www.webartigos.com/articles/12994/1/O-Homem-e-a-Natureza-Uma-Relacao-Desarmonica/pagina1.html. Acessado em 18/08/2011.

http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=110:10-formas-de-preservacao-do-meio-ambiente&catid=84:fique-sabendo&Itemid=130. Acessado em 18/08/2011.

http://www.essaseoutras.com.br/melhores-charges-engracadas-sobre-o-meio-ambiente-e-a-natureza-veja. Acessado em 18/08/2011.

http://letras.terra.com.br/blindagem/109935/. Acessado em: 17/08/2011.

http://katsonfernandes.blogspot.com/p/portal-do-aluno.html. Acessado em 17/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o.

http://mixtonet.blogspot.com/2011/02/veja-os-videos-com-os-gols-do-empate-do.html. Acessado em 17/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o. 

http://www.youtube.com.br. Acessado em 18/08/2011. Os v?deos usados na aula est?o neste s?tio. 

http://fernandogr.com.br/blog/?p=3698. Acessado em 18/08/2011. No s?tio est? dispon?vel a imagem usada como ilustra??o. 

Avaliação

O processo de avalia??o ser? no decorrer das aulas durante a realiza??o das atividades, onde o professor ir? avaliar o aluno nos seguintes aspectos: compromisso no desenvolvimento das tarefas; envolvimento com a pesquisa; participa??o; comunica??o; intera??o com o outro; e, a forma com que os alunos conseguem expor suas ideias na apresenta??o e nos debates.