Denize Donizete Campos Rizzotto, La?s de Castro Agranito, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli, Rones Aureliano de Sousa
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ci?ncias Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Evolu??o da escrita alfab?tica |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetiza??o | Metodologia de resolu??o de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Problematizar a partir da situa??o apresentada;
Elaborar hip?teses a partir do problema;
Redigir solicita??o e autoriza??o para sair da escola;
Planejar um trabalho de campo;
Elaborar relat?rios a partir das descobertas.
Professor, ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o, que reconhe?a palavras, seja capaz de expor seu pensamento e tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como: navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o KWord, e a Webcam.
Um acontecimento qualquer na sala de aula ou uma data comemorativa, pode ser um ?elemento detonador? para despertar o interesse e a curiosidade dos alunos, e se tornar um tema gerador de um projeto. Podemos iniciar um estudo rico e promover diversas aprendizagens. Por isso, esta aula exemplificar? como voc?, pode utilizar fatos simples para estimular a aprendizagem. Neste caso, ser? a cria??o de um aqu?rio na sala, um caso concreto, mas poderia ser a visita de um animal de estima??o, encontrar um passarinho machucado, dentre outros. Esta proposta tem como princ?pio a ativa participa??o dos alunos em todas as etapas do trabalho, desde as quest?es e o levantamento das hip?teses at? a sistematiza??o por meio de relat?rio.
?
SITUANDO O FATO GERADOR:
-Para uma melhor visualiza??o de como pode ocorrer um fato gerador, segue uma sugest?o de como desencadear uma aula baseada em um caso concreto.
-Investigue junto aos pais, se alguma fam?lia tem aqu?rio em casa e se ? poss?vel levar alguns peixinhos at? a sala. Caso n?o tenha, veja em uma loja de peixes se eles podem levar alguns peixes at? a escola. Muitas lojas fazem isto para divulgarem o seu estabelecimento.
-Marque com os alunos este dia. Crie expectativas, instigue os alunos.
?
Antes da visita questione os alunos. Resgate o conhecimento pr?vio que eles t?m sobre ?peixes?, as curiosidades, as d?vidas e o interesse pelo tema logo surgir?o.
Assim, com a cria??o do fato gerador, organize as crian?as em rodinha para que possam levantar as primeiras hip?teses sobre o tema.
Veja algumas hip?teses dos alunos de uma turma de 1? ano da Eseba quando da visita de um pai que levou alguns peixes para sala:
- Como chamam esses peixes? (Jo?o Pedro)
- Vamos dar nomes para eles? ( Ana)
- Qual que ? homem e qual ? mulher? (Camila)
- Peixe fica gr?vida? (Manuela)
- O que eles v?o comer? (Jo?o Vitor)
- Que tanto de comida os peixes comem? (Paulo)
- Quem vai dar comida pra eles? (Eduardo)
- Quando os peixinhos nascem? (Henrique)
Neste momento, apenas registre as falas dos alunos e seus nomes, sem a preocupa??o de dar respostas ou corrigi-los. ? interessante que eles possam mostrar seus conhecimentos iniciais para que, ao final dos estudos possam confrontar suas hip?teses.
Posteriormente, solicite que fa?am um registro, por meio de um desenho, do fato gerador e que escrevam: O que voc? gostaria de descobrir sobre os peixes?
Solicite que o ajudante do dia fa?a o registro, para que depois voc?s revejam o que aprenderam, para isso utilizem o laptop acessando a webcam, instalada na ?rea de trabalho.
?
Inicie este momento listando as informa??es que j? sabemos sobre o tema e aquelas que gostar?amos de saber. Isso pode acontecer em um quadro comparativo, onde as informa??es ser?o ditadas pelos alunos e o professor ser? o escriba.
Como exemplo, segue algumas sugest?es:
?
O QUE SEI SOBRE PEIXES |
O QUE GOSTARIA DE SABER SOBRE PEIXES? |
- VIVEM NA ?GUA; - COMEM MINHOCA; - SABEM NADAR; - TEM PEIXE QUE MORA NO MAR; - TUBAR?O ? PERIGOSO; ? |
- COMO NASCEM OS FILHOTES DE PEIXE? - TUBAR?O ? PEIXE? - QUAL ? O MAIOR PEIXE? - POR QUE O PEIXE MORRE SE TIRAR ELE DA ?GUA? |
?
Este quadro servir? para nortear o que deveremos buscar em nossas pesquisas.
Ao final, releia o quadro com os alunos e solicite que digam como e onde pesquisaremos tantas informa??es. Algumas fontes de pesquisas poder?o aparecer:
Registre na lousa e solicite que fa?am o registro no caderno ou em outro espa?o, pois ? importante arquivar o desenvolvimento do trabalho para que organizem um portf?lio.
?
FONTES DE PESQUISA:
- Livros;
- Revistas;
- Jornais;
- Internet;
- Entrevista com donos de pesque e pague ou criadores de peixe;
- Entrevista com veterin?rio;
- Visita a uma loja de peixes.
?
|
1. PESQUISEM EM REVISTAS, LIVROS, JORNAIS OU NA INTERNET E TRAGAM PARA PR?XIMA AULA FIGURAS DE PEIXES. 2. QUEM TIVER AQU?RIO EM CASA OU NA CASA DE ALGUM FAMILIAR OU AMIGO FA?A O REGISTRO COM FOTOS OU FILME UTILIZANDO A WEBCAM, INSTALADA NA ?REA DE TRABALHO DE SEU LAPTOP. |
?
-Para motivar as pesquisas em diversas fontes, procure levar para sala diferentes materiais e para aumentar ainda mais a curiosidade e ampliar as fontes de pesquisas citadas, inicie este momento com um v?deo que mostra o nascimento de peixes da ra?a Lebiste. Este, est? dispon?vel no endere?o:
http://www.youtube.com/watch?v=XY5UneClVlg e (acesso em 12/08/2011), poder? ser acessado no computador dos alunos utilizando o Mozilla Firefox [Metasys> Favoritos>Navegador de Internet].
-Al?m disso, separe os alunos e dividida os temas que cada um pesquisar?, pois al?m de enriquecer as pesquisas, isto possibilitar? a valoriza??o dos conhecimentos adquiridos.
Para isso, retome os questionamentos e divida-os em eixos como:
- Ra?as e cores de peixes de aqu?rio (ornamentais);
- Tipo de reprodu??o: ov?paro e ovoviv?paro;
- Alimenta??o dos peixes;
- Curiosidades sobre os peixes (tamanho, sexo, como saber se ? macho ou f?mea...);
- Como montar um aqu?rio;
- Dentre outros eixos que possam aparecer.
O restante deste momento ser? destinado ?s pesquisas.
Professor, a participa??o da fam?lia nas diversas etapas do trabalho ? fundamental para ampliar os conhecimentos, portanto, solicite que levem seus computadores para casa e entrevistem seus familiares sobre o tema e busquem mais informa??es. Veja uma sugest?o:
|
ROTEIRO DE ENTREVISTA: NOME:________________________________________ IDADE:________________________________________ 1. QUAIS PEIXES VOC? CONHECE? 2. VOC? J? PESCOU ALGUM PEIXE? 3. VOC? SABE COMO ELES SE ALIMENTAM? 4. DENTRE OUTRAS ? |
Voc? poder? filmar a entrevista utilizando a webcam, instalada na ?rea de trabalho de seu computador, ou ent?o digitar as perguntas com as respostas do entrevistado utilizando o KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos] e salvar em um arquivo no laptop. |
?
Inicie este momento possibilitando que, em um prazo previamente estipulado, os alunos de cada grupo conversem entre si, dizendo quais informa??es conseguiram at? o momento.
Posteriormente, oriente-os a montarem um relat?rio, com o aux?lio do KWord [ Metasys> aplicativos>Ferramentas de Produtividade>su?te de escrit?rio> Processador de textos] para ser impresso e socializado com a turma.
-Veja uma sugest?o a seguir:
|
RELAT?RIO FA?A UM RELAT?RIO INDIVIDUAL E DESCREVA: 1- O QUE VOC? PENSAVA ANTES SOBRE PEIXES. (SUAS HIP?TESES). 2- O QUE PENSA AGORA. (CONFIRMA??O OU N?O DE SUAS HIP?TESES) 3- ILUSTRE SEU RELAT?RIO. |
?
Professor, esta estrat?gia auxilia o aluno a compreender a tessitura textual, pois trabalha a coes?o e a coer?ncia. O relat?rio ? uma estrat?gia fundamental para trabalharmos a escrita contextualizada, al?m de sistematizar, organiza as ideias e trabalha um importante g?nero textual.
Posteriormente, solicite que um aluno corrija o relat?rio do colega, pois essa troca proporciona que aqueles que t?m mais facilidade ajudem os outros e, ao mesmo tempo, mesmo que tem mais dificuldade, pode oferecer boas ideias, ou seja, o crescimento pode ser bilateral. Diga a eles que imprimam, ilustrem e colem os relat?rios em um painel da sala.
?
Professor, agora que mobilizou a aten??o dos alunos e que eles j? possuem mais conhecimentos sobre o tema, combine ainda com os alunos uma visita a uma loja de peixes, para que possam esclarecer mais algumas d?vidas e nos ajudar na montagem do aqu?rio. Se n?o tiver esta possibilidade, chame um criador de peixes para falar para os alunos.
Para isso, se forem at? a loja, solicite aos alunos que, de forma coletiva, elaborem uma solicita??o para uma atividade de campo, para que os pais possam autorizar a sa?da. Por?m, se a op??o for pela visita de um especialista a escola, solicite que redijam um convite para esta pessoa.
Ap?s a escrita coletiva, pe?a que escrevam em seu caderno o texto criado.
Vale ressaltar que alguns itens ser?o importantes para a confec??o deste pedido de autoriza??o como:
- Onde iremos;
- O que vamos fazer;
- Como iremos;
- O dia e o hor?rio.
EXEMPLO DE AUTORIZA??O:
NOME DA ESCOLA REDE DE ENSINO DATA: ___/___/_____ Srs. Pais, m?es e/ou outros respons?veis; Tendo em vista um estudo realizado na sala, sobre o tema peixes, solicitamos sua autoriza??o para que possamos ir a uma loja de aqu?rios. Vamos no dia ___/____/____ ?s 13h e retornaremos ?s 14h. Como ? um local pr?ximo a escola, n?o precisaremos de transporte. Lembre-se que sua crian?a dever? estar devidamente uniformizada e com sapato confort?vel, como o t?nis. Esta visita ser? muito rica para nossas aprendizagens. ( ) Autorizo ( ) N?o autorizo Assinatura: _____________________________ ? |
Solicite que os alunos fa?am o registro fotogr?fico, para que compor o registro do tema, do que aprenderam, para isso utilizem o laptop acessando a webcam, instalada na ?rea de trabalho.
Fonte: acervo da autora
Nestes exemplos, fotos tiradas na loja de aqu?rios, ? poss?vel identificar muitas das aprendizagens adquiridas, como por exemplo o sexo dos peixes. No aqu?rio 1, que ? de lebistes, o machos s?o os mais coloridos e no canto direito desta imagem ? poss?vel identificar uma f?mea prenha. J? na imagem 2, de peixes espada, o macho ? o que possui o que chamam de ferr?o, uma parte mais comprida na parte de baixo da calda.
http://smartkids.com.br/especiais/fundo-do-mar-classificacao-peixes.html
http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-fundo-do-mar.html
http://www.bettabrasil.com.br/artigo_100.asp
Lebistes: http://www.aquarionline.com.br/portal/peixes/peixes_detalhe.asp?id=41
Plati: http://www.aquarionline.com.br/portal/peixes/peixes_detalhe.asp?id=87
Espada: http://www.aquarionline.com.br/portal/peixes/peixes_detalhe.asp?id=8
Molin?sia: http://www.peixefauna.com/t1376-molinesia-preta-poecilia-sphenops
Reprodu??o e curiosidades: http://www.smartkids.com.br/especiais/reproducao-dos-animais.html
Professor, para avaliar o desempenho dos alunos ? importante que esteja atento ao processo, n?o apenas aos resultados, bem como na metodologia utilizada e nos avan?os e dificuldades encontradas. Retome os objetivos e verifique se os alunos participaram e se envolveram em todas as etapas do trabalho. Lembramos que todas as etapas sugeridas poder?o ser implementadas utilizando diferentes fatos com temas geradores.