Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Estrat?gias:
?
Recursos:
?
Aula 1
Atividade 1
?
A aula ser? desenvolvida a partir dos classmates dos alunos conectados ? internet. O professor ao mesmo tempo estar? acessando a web e sua navega??o dever? ser exposta aos alunos por meio de um data show.
?
Os alunos receber?o um tutorial e dever?o em duplas seguir as orienta??es. As respostas ao tutorial dever?o ser digitadas no KWord e salvas.
?
TUTORIAL
|
?
Atividade 2
?
Ap?s resposta ao tutorial, os alunos enviar?o os arquivos salvos aos colegas para que eles aprovem as respostas. Tendo, ent?o, trocados os tutoriais, o professor, abrir? uma roda de discuss?o para conversar com os alunos sobre a import?ncia do Museu da L?ngua Portuguesa e, especialmente, a import?ncia de um site sobre esse Museu a fim de disseminar o acervo que nos ? t?o caro: nossa l?ngua. Aproveitar? a oportunidade para chamar a aten??o a algum item do tutorial que gerou d?vida ou que mere?a maior aten??o.
? guisa de contribui??o ? conversa, o professor pedir? aos alunos para acessarem um v?deo - Beco das Palavras - que mostra parte das instala??es do Museu da L?ngua Portuguesa:
http://www.youtube.com/watch?v=puBkoHFvNoA&feature=player_embedded
?
Aten??o: professor, destaque com os alunos o ponto forte do Museu: a tecnologia aplicada ao espa?o expositivo. Isso atrai e desperta a aten??o dos visitantes. Conhe?a mais em:
http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.1903374814/v
http://www.spbalada.com.br/museus/museu-da-lingua-portuguesa.html
http://biblio.crube.net/?p=954
?
?
Aula 2
Atividade
?
Depois de visitado o o site do Museu da L?ngua Portuguesa, os alunos ter?o a incumb?ncia de divulgar o conhecimento adquirido por meio da explora??o da p?gina da internet. Para tanto, o professor organizar? os discentes em grupos que ser?o incitados a produzirem g?neros diversos que tratem de disseminar as informa??es.
Os g?neros a serem produzidos:
?
Todos esses g?neros dever?o circular pela comunidade escolar a fim de promover o conhecimento entre comunidade e Museu. Imagens podem ser utilizadas conforme g?nero escolhido. Para isso, basta os alunos acessarem o www.google.com.br e digitarem Museu da L?ngua Portuguesa no link Imagens.
?
Essa atividade leva o aluno ? reflex?o sobre os objetivos do g?nero discursivo com o qual trabalhar? e sobre a necessidade de circula??o de informa??o atentando a uma esfera social espec?fica, com expectativas espec?ficas.
?
?
Aula 3
Atividade
O professor poder? organizar com os alunos uma visita ao Museu da L?ngua Portuguesa para apreciarem de perto o que viram e desfrutaram via internet. Aproveite, professor, a oportunidade para comparar o ganho de conhecimento virtual e presencial. Discuta os pr?s e contras.
Para aproximar fam?lia e escola, o passeio poder? contar com a presen?a dos pais.
Para aprecia??o do professor:
http://www.youtube.com/watch?v=z6sNEQ5-iaY
http://www.youtube.com/watch?v=OzKEfEHi7ag
http://www.infoescola.com/portugues/museu-da-lingua-portuguesa/
A avalia??o se dar? pela realiza??o do tutorial, pela participa??o do aluno nas discuss?es coletivas e, especialmente, pela produ??o de g?neros diversos que objetivam disseminar informa??es sobre o Museu da L?ngua Portuguesa.