Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA - As potencialidades do conhecimento pela navega??o na Internet: uma visita ao Museu da L?ngua Portuguesa

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Visitar e informar-se virtualmente sobre o Museu da L?ngua Portuguesa.
  • Discutir a import?ncia de se ter um site sobre o Museu da L?ngua Portuguesa.
  • Disseminar o conhecimento do Museu na e para a comunidade escolar.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • G?neros diversos, como not?cia, reportagem, folder, cartaz, dentre outros.
  • No??es b?sicas de navega??o na internet.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • trabalho em duplas;
  • discuss?o oral e coletiva;
  • produ??o de g?neros diversos para dissemina??o de informa??o.

?

Recursos:

  • classmates UCA conectados ? internet;
  • tutorial;
  • v?deos.

?

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

?

A aula ser? desenvolvida a partir dos classmates dos alunos conectados ? internet. O professor ao mesmo tempo estar? acessando a web e sua navega??o dever? ser exposta aos alunos por meio de um data show.

?

Os alunos receber?o um tutorial e dever?o em duplas seguir as orienta??es. As respostas ao tutorial dever?o ser digitadas no KWord e salvas.

?

TUTORIAL
  1. Acessar: http://www.museulinguaportuguesa.org.br/

1

  1. O primeiro texto que aparece na p?gina do site veicula qual informa??o? Qual a relev?ncia dessa informa??o ao visitante da p?gina?
  2. As not?cias postadas na p?gina tratam de temas afins ao Museu? Fa?a uma breve descri??o das not?cias apresentadas.
  3. O que o link Programa??o oferece aos visitantes?
  4. O que os visitantes do Museu encontrar?o no 2? andar? Verifique no link Instala??es.
  5. No link Arquitetura, podemos encontrar a data em que o Museu foi inaugurado. Qual ??
  6. Fa?a o download do texto "O que se revela quando se diz", dispon?vel no link Textos, para responder: qual a tese de Manuel Bandeira para o uso do pronome obl?quo mim na m?sica de Asa Branca?
  7. Quais outras informa??es s?o dadas na primeira coluna do lado esquerdo da p?gina?
  8. Em Links, situado em posi??o superior na p?gina, quais outras conex?es s?o oferecidas? Qual a pertin?ncia dessas conex?es com o site do Museu?
  9. Quais os objetivos do Museu? Visite o link Institucional.
  10. Quais os tipos de servi?os oferecidos pelo Museu? Acesse link Institucional.
  11. Quais as exposi??es j? oferecidas pelo Museu? Explique brevemente sobre cada uma delas. Acesse link Exposi??es.

?

Atividade 2

?

Ap?s resposta ao tutorial, os alunos enviar?o os arquivos salvos aos colegas para que eles aprovem as respostas. Tendo, ent?o, trocados os tutoriais, o professor, abrir? uma roda de discuss?o para conversar com os alunos sobre a import?ncia do Museu da L?ngua Portuguesa e, especialmente, a import?ncia de um site sobre esse Museu a fim de disseminar o acervo que nos ? t?o caro: nossa l?ngua. Aproveitar? a oportunidade para chamar a aten??o a algum item do tutorial que gerou d?vida ou que mere?a maior aten??o.

? guisa de contribui??o ? conversa, o professor pedir? aos alunos para acessarem um v?deo - Beco das Palavras -  que mostra parte das instala??es do Museu da L?ngua Portuguesa:

http://www.youtube.com/watch?v=puBkoHFvNoA&feature=player_embedded

2

?

Aten??o: professor, destaque com os alunos o ponto forte do Museu: a tecnologia aplicada ao espa?o expositivo. Isso atrai e desperta a aten??o dos visitantes. Conhe?a mais em:

http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/08/04/idgnoticia.2006-08-04.1903374814/v

http://www.spbalada.com.br/museus/museu-da-lingua-portuguesa.html

http://biblio.crube.net/?p=954

?

?

Aula 2

Atividade

?

Depois de visitado o o site do Museu da L?ngua Portuguesa, os alunos ter?o a incumb?ncia de divulgar o conhecimento adquirido por meio da explora??o da p?gina da internet. Para tanto, o professor organizar? os discentes em grupos que ser?o incitados a produzirem g?neros diversos que tratem de disseminar as informa??es.

Os g?neros a serem produzidos:

  • Not?cia
  • Reportagem
  • V?deo Maker
  • Cartazes
  • Enquetes
  • Propagandas
  • Can??es
  • Panfletos

?

Todos esses g?neros dever?o circular pela comunidade escolar a fim de promover o conhecimento entre comunidade e Museu. Imagens podem ser utilizadas conforme g?nero escolhido. Para isso, basta os alunos acessarem o www.google.com.br e digitarem Museu da L?ngua Portuguesa  no link Imagens.

3

?

Essa atividade leva o aluno ? reflex?o sobre os objetivos do g?nero discursivo com o qual trabalhar? e sobre a necessidade de circula??o de informa??o atentando a uma esfera social espec?fica, com expectativas espec?ficas.

?

?

Aula 3

Atividade

O professor poder? organizar com os alunos uma visita ao Museu da L?ngua Portuguesa para apreciarem de perto o que viram e desfrutaram via internet. Aproveite, professor, a oportunidade para comparar o ganho de conhecimento virtual e presencial. Discuta os pr?s e contras.

Para aproximar fam?lia e escola, o passeio poder? contar com a presen?a dos pais.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o se dar? pela realiza??o do tutorial, pela participa??o do aluno nas discuss?es coletivas e, especialmente, pela produ??o de g?neros diversos que objetivam disseminar informa??es sobre o Museu da L?ngua Portuguesa.