L?gia Beatriz de Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Rela??es de poder e conflitos sociais |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cidadania: diferen?as e desigualdades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
- Compreender o papel da resist?ncia dos presos pol?ticos no movimento de luta contra a Ditadura Militar, pela Anistia e a favor da redemocratiza??o do Brasil.
- Entender as formas de a??es dos presos contra a Ditadura Militar.
- Identificar as estrat?gias de resist?ncia pol?ticas nos c?rceres brasileiros.
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A Ditadura Militar no Brasil entre 1964 a 1985.
Introdu??o
No final da d?cada de 1970, a Ditadura Militar instalada com o Golpe de 1964 mostrava sinais de enfraquecimento. Os militantes feitos presos pol?ticos em raz?o da a??o do aparelho repressivo da Ditadura cumpriram importante papel na luta pela Anistia. Entre as formas de a??o adotadas pelos presos pol?ticos para alcan?ar os seus objetivos, podem ser citadas: den?ncias de torturas, den?ncias de assassinatos e das condi??es carcer?rias. As estrat?gias de resist?ncia passavam pela escrita de di?rios, a cria??o de obras de artes, as greves de fome e a forma??o de coletivos. O ano de 1979 foi marcado por uma importante greve de fome nacional dos presos pol?ticos por uma Anistia ampla, geral e irrestrita.
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Primeiro momento
Desenvolvimento
O professor ir? trabalhar o assunto ?Resist?ncia pol?tica nos c?rceres da Ditadura Militar brasileira? em tr?s momentos diferentes, quando os alunos ter?o acesso a uma fonte, um suporte e um tema distintos. Na primeira etapa, o tema ser? ?Greve de fome?, tendo como fontes um texto e fotografias.
Os alunos ler?o o texto abaixo, sobre a greve de fome dos presos pol?ticos em 1979.
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- Texto, dispon?vel em: http://www.averdade.org.br/modules/news/article.php?storyid=967.
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A partir das informa??es do artigo, interpretar as imagens logo a seguir em uma an?lise oral.O professor dever? chamar a aten??o dos alunos para que se fixem em cada elemento que comp?e a imagem: pessoas, posturas, hierarquias, escritos, etc.
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Marco Ant?nio de Ara?jo, cumprindo pena na Col?nia Jo?o Chaves, aderiu ? greve de fome. Local: Natal, Rio Grande do Norte.Data: 5 de agosto de 1979. In: VIANA, Gilney Amorim; CIPRIANO, Perly. Fome de Liberdade. 2. ed. S?o Paulo: Perseu Abramo, 2009.
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Jorge Raymundo recebe soro em sua cela no pres?dio pol?tico da Rua Frei Caneca, durante greve de fome.Local: Rio de Janeiro. Data: 1979. In: VIANA, Gilney Amorim; CIPRIANO, Perly. Fome de Liberdade. 2. ed. S?o Paulo: Perseu Abramo, 2009.
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Segundo momento
Nesta segunda etapa, o tema ser? o ?Apoio da sociedade civil ? greve?, analisado por meio da figura de Teot?nio Vilela, tendo como fontes um texto e uma can??o.
Os alunos ir?o ler o texto abaixo sobre a visita que o ent?o senador Teot?nio Vilela, pelo Movimento Democr?tico Brasileiro (MDB), fez ao Pres?dio Frei Caneca, para ouvir o depoimento dos presos sobre a situa??o deles na cadeia e o Projeto de Anistia em debate nos meios p?blicos na ocasi?o. Os alunos dever?o ficar atentos a tr?s aspectos: o objetivo da visita de Teot?nio Vilela, a estrat?gia adotada pelos presos e anunciada na visita e o objetivo da greve de fome.
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- Pesquisa no Acervo Veja Virtual (os estudantes v?o pesquisar o ano de 1979, n?mero 18 de julho de 1979, p?ginas 22-23), dispon?vel no link: http://veja.abril.com.br/acervodigital/home.aspx .
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Em seguida, os alunos escutar?o a can??o ?Menestrel das Alagoas?, composi??o de Milton Nascimento e Fernando Brant em homenagem a Teot?nio Vilela, analisando a identidade que a m?sica cria para o senador, por meio das a??es que os m?sicos listam na letra (por exemplo: ?Fala o qu???; ?Espalha o qu???; ?Redescobre o qu???, etc.).
- Can??o ?Menestrel das Alagoas?, dispon?vel no link: http://letras.terra.com.br/milton-nascimento/441460/
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Por fim, os alunos ir?o debater sobre o papel de Teot?nio Vilela na luta dos presos pol?ticos pela Anistia.
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Terceiro momento
Nesta terceira etapa, o tema ser? ?Anistia?, tendo como fonte uma charge.
Os alunos dever?o ler o texto ?Anistia no Brasil, no contexto da Ditadura Militar?, dispon?vel no link abaixo, observando: a defini??o de anistia, os tipos de anistia e os efeitos da Lei de Anistia brasileira de 1979.
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- Texto sobre a Lei de Anistia, link: http://www.brasilescola.com/politica/anistia.htm.
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Em seguida, com base nas informa??es obtidas com o texto, a proposta ? que os alunos interpretem oralmente a charge, a partir da discuss?o de dois eixos: o primeiro, identifica??o dos elementos presentes na charge que permitem interpretar a cr?tica feita pelo autor; o segundo, interpreta??o da ideia geral da charge.
Charge Anistia. S.L. Data: 1979. In: VIANA, Gilney Amorim; CIPRIANO, Perly. Fome de Liberdade. 2. ed. S?o Paulo: Perseu Abramo, 2009. Autor: Nani.
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Conclus?o
Os alunos dever?o ser incentivados a perceber a luta dos presos pol?ticos brasileiros contra a Ditadura Militar no final da d?cada de 1970, por interm?dio de suas a??es em favor de uma Anistia ampla, geral e irrestrita. A aula proporcionar? ao aluno conhecimentos sobre a greve de fome como estrat?gia de resist?ncia pol?tica nos c?rceres brasileiros e as a??es de mobiliza??o que visavam a obter o apoio da popula??o aos intuitos democr?ticos dos presos pol?ticos.
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Links:
- Vilela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Teot%C3%B4nio_Vilela
- Greve de fome: http://educacao.uol.com.br/atualidades/greve-de-fome.jhtm
- Anistia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_anistia_(Brasil) e http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/lei-da-anistia/
Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de analisar a fonte iconogr?fica, na sua desenvoltura no debate e na acuidade cr?tica em rela??o ? can??o como suporte de valores do mundo pol?tico. Dever?o ser avaliados quanto ? sua interpreta??o de fontes hist?ricas impressas, assim como na apresenta??o das suas conclus?es. Por fim, os alunos ser?o avaliados em rela??o a sua capacidade de pesquisa e trabalho em grupo, assim como na criatividade da apresenta??o da pesquisa.