Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Sa?de | Nutri??o |
Ensino M?dio | Biologia | Ecologia e ci?ncias ambientais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Rela??es da Qu?mica com as tecnologias, sociedade e meio ambiente |
Conceito e s?mbolos de elementos qu?micos
AULA 01:
AULA 02:
No laborat?rio de inform?tica
Utilizando a internet, cada grupo formado por cinco alunos, ir? navegar livremente para acessar a tabela peri?dica e localizar os elementos qu?micos a serem trabalhados. Ap?s esse momento os grupos ser?o orientados a iniciar a pesquisa sobre as aplica??es dos elementos qu?micos no cotidiano. Os elementos e sugest?o de sites a serem trabalhados ser?o os seguintes:
?
Sites indicados:
1. Origem: Wikip?dia, a enciclop?dia livre
http://pt.wikipedia.org/wiki/Elemento_qu%C3%ADmico
?
2. Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=27973
http://www.cdcc.usp.br/elementos/
?
3.Acesse o link para encontrar mais informa??es.
http://www.tabelaperiodica.hd1.com.br/
AULA 03:
Laborat?rio de Inform?tica
Com as informa??es obtidas na aula 02, cada grupo ir? utilizar o PowerPoint para preparar a apresenta??o referente ?s aplica??es dos elementos qu?micos no cotidiano.
?
AULA 04
Socializa??o:
Em sala de aula a turma ser? organizada em c?rculo e mediada pelo professor, cada grupo apresentar? o registro de sua pesquisa atrav?s de slides. No decorrer das apresenta??es, os grupos abrir?o espa?o para as discuss?es com a turma. O fechamento do trabalho ser? feito pelo professor que lan?ar? questionamentos sobre o tema abordado com o intuito de averiguar os conhecimentos adquiridos durante as atividades realizadas em todas as etapas.
http://www.quiprocura.net/elementos/elementos/aplicacao/index.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/espacoDaAula.html
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/orientacoes.html
http://zezelima20.blogspot.com/
Peruzzo, Francisco Miragaia / Canto, Eduardo Leite
Qu?mica na abordagem do cotidiano ? Volume 1
3? Edi??o ? Moderna ? 2003
Os alunos ser?o avaliados em duas etapas discriminadas a seguir: