Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA -Trabalhando a narra??o esportiva: aspectos lingu?stico-discursivos

Autor e Co-autor(es)

Walleska Bernardino Silva imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Descrever e caracterizar narra??es esportivas.
  • Comparar narra??es esportivas em m?dias diferentes.
  • Produzir uma narra??o esportiva.

Duração das atividades

6 aulas de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Oralidade
  • Texto expositivo.

Estratégias e recursos da aula

Estrat?gias:

  • descri??o das narra??es;
  • compara??es entre narra??es;
  • discuss?es coletivas;
  • produ??o de narra??es.

?

Recursos:

  • classmate com internet;
  • programa de ?udio Audacity;
  • microfone;
  • televis?o.

?

ESEBA

Aula 1

Atividade 1

?

Antes de iniciar a escuta de narra??es esportivas, os alunos dever?o digitar no KWord o que sabem sobre narra??es esportivas e quais suas principais caracter?sticas. Podem, inclusive, fazer um breve levantamento, utilizando a internet, sobre a composi??o da narra??o esportiva. Depois, os alunos salvar?o o arquivo para retomarem a posteriori.

?

Atividade 2

Os alunos de posse de seus classmates acessar?o trechos de narra??es esportivas na internet:

Futebol: http://www.youtube.com/watch?v=_ig7wq_17mQ

V?lei: http://www.youtube.com/watch?v=AbNLPxn0Suc

F?rmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=WaLF3ktrOtc

?

Ap?s a escuta, os alunos ter?o de descrever cada narra??o com base nos seguintes t?picos colocados na tabela.

Narra??es

________

Tema

Futebol V?lei F?rmula 1
1) Entona??o de voz (mudan?as na altura do tom) ? ? ?
2) Dura??o da locu??o (h? pausas - motivo para a pausa-  ou n?o) ? ? ?
3) Intensidade na pron?ncia (quando e por qu?) ? ? ?
4) Ritmo (harmonia - cad?ncia) ? ? ?
5) Hesita??es ? ? ?
6) Coment?rios extras narra??o (apresenta algum ponto de vista) ? ? ?
7) Repeti??es ? ? ?
8) Algum trecho incompreens?vel ? ? ?
9) Diferen?as e similitudes em rela??o ? tem?tica (futebol, v?lei e corrida de carro) ? ? ?
10) O que mais chama a aten??o ? ? ?
11) O que voc? acha que poderia ter sido diferente ? ? ?

?

Aula 2

Atividade 1

Depois de preenchida a tabela, o professor propor? assistir junto com toda a classe todos os v?deos narrativos. Para cada v?deo assistido, o professor comentar? coletivamente a tabela, ressaltando a import?ncia dos elementos pros?dicos para a cria??o de efeitos de sentido. Por exemplo:

  • qual a significa??o, em uma partida de futebol, de o narrador, no momento de gol, dar grande prolonga??o ? palavra GOL? O que isso gera nos espectadores?

  • o que as repeti??es podem significar em uma narra??o?

  • e quando h? mudan?a na entona??o de voz das narra??es? Por que isso acontece?

  • os nomes dos jogadores ou pilotos s?o sempre pronunciados? Por qu??

  • o momento da pausa em uma narra??o ? importante? Explique.

  • as hesita??es podem configurar grande emo??o?

  • em quais momentos a narra??o ? ininterrupta? Por qu??

  • qual a import?ncia de se comentar sobre a posi??o dos jogadores no momento da narra??o?

  • os coment?rios extranarra??o contribuem em que para quem est? assistindo? Poderiam ser dispensados?

  • as narra??es obedecem a algum tempo? Qual ??

?

Atividade 2

?

Depois de estudada a narra??o pela m?dia r?dio, na internet, os alunos assistir?o a uma narra??o futebol?stica pela televis?o.

Aten??o: professor, grave alguma narra??o futebol?stica para que ela possa ser transmitida pela televis?o a fim de n?o causar atritos aos discentes com rela??o ao suporte no qual ? feita a narra??o.

Depois de assistir ao jogo, proponha uma discuss?o para levantamento de poss?veis diferen?as da narra??o entre m?dias diversas: r?dio e televis?o.

Termine a discuss?o, exibindo um v?deo que trata dessa diferen?a de forma humor?stica:

http://www.youtube.com/watch?v=UQqxBYXmwrU

1

Polemize oralmente: qual a cr?tica que o humorista faz?

Aten??o: professor, para estudar melhor essas diferen?as, confira a disserta??o de Daniel Baptista Madrigal em: http://www.anhembi.br/publique/media/daniel_madrigal.pdf

?

?

Aula 3

Atividade

?

Os alunos produzir?o um texto expositivo-argumentativo sobre a seguinte pergunta:

  • Qual ? a fun??o de uma narra??o esportiva? Com que o locutor da narra??o deve se preocupar?

Ap?s a escrita, o texto passar? por reescritas at? sua vers?o final para publica??o ou no blog da sala, ou no mural da escola.

mural

?

Aula 4

Atividade

V??DEOS

Compreendida a narra??o esportiva, os alunos dever?o narrar algum jogo dos colegas de escola (seja no recreio ou nas aulas de Educa??o F?sica) e grav?-lo utilizando o Audacity.

Tutorial para utiliza??o do Audacity: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf

Aten??o: professor, ? interessante que os alunos de uma mesma sala grave o mesmo jogo para que as semelhan?as e diferen?as possam ser melhor discutidas.

?

?

Aula 5

Atividade

?

Esta aula ser? de escuta das narra??es e coment?rios com base no estudo feito.  

Aten??o: professor, pe?a ? turma para avaliar as narra??es com base nas caracter?sticas estudadas pelo quadro descritivo da primeira aula. Aponte escolhas felizes na narra??o e o que poderia ser modificado.

?

?

Aula 6

Atividade

?

Os alunos retomar?o o arquivo salvo na primeira aula sobre narra??o esportiva. A ideia ? de que ap?s o estudo feito, os alunos consigam reformular seu texto acrescentando novas informa??es e corrigindo outras que porventura estejam equivocadas ou mere?am nova reformula??o. Depois disso, dever?o salvar seus textos e acrescentar ao banco de textos da turma.

Recursos Complementares

Avaliação

Os alunos ser?o avaliados com base em sua participa??o nas propostas pedag?gicas: i) preenchimento do quadro descritivo das narra??es esportivas; ii) discuss?o coletiva e oral sobre as caracter?sticas da narra??o esportiva; iii) produ??o de texto sobre papel do locutor e fun??o da narra??o; iv) produ??o de uma narra??o esportiva e v) refac??o/reescrita do texto inicial sobre narra??o esportiva.