Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Estrat?gias:
?
Recursos:
?
Aula 1
Atividade 1
?
Antes de iniciar a escuta de narra??es esportivas, os alunos dever?o digitar no KWord o que sabem sobre narra??es esportivas e quais suas principais caracter?sticas. Podem, inclusive, fazer um breve levantamento, utilizando a internet, sobre a composi??o da narra??o esportiva. Depois, os alunos salvar?o o arquivo para retomarem a posteriori.
?
Atividade 2
Os alunos de posse de seus classmates acessar?o trechos de narra??es esportivas na internet:
Futebol: http://www.youtube.com/watch?v=_ig7wq_17mQ
V?lei: http://www.youtube.com/watch?v=AbNLPxn0Suc
F?rmula 1: http://www.youtube.com/watch?v=WaLF3ktrOtc
?
Ap?s a escuta, os alunos ter?o de descrever cada narra??o com base nos seguintes t?picos colocados na tabela.
Narra??es ________ Tema |
Futebol | V?lei | F?rmula 1 |
1) Entona??o de voz (mudan?as na altura do tom) | ? | ? | ? |
2) Dura??o da locu??o (h? pausas - motivo para a pausa- ou n?o) | ? | ? | ? |
3) Intensidade na pron?ncia (quando e por qu?) | ? | ? | ? |
4) Ritmo (harmonia - cad?ncia) | ? | ? | ? |
5) Hesita??es | ? | ? | ? |
6) Coment?rios extras narra??o (apresenta algum ponto de vista) | ? | ? | ? |
7) Repeti??es | ? | ? | ? |
8) Algum trecho incompreens?vel | ? | ? | ? |
9) Diferen?as e similitudes em rela??o ? tem?tica (futebol, v?lei e corrida de carro) | ? | ? | ? |
10) O que mais chama a aten??o | ? | ? | ? |
11) O que voc? acha que poderia ter sido diferente | ? | ? | ? |
?
Aula 2
Atividade 1
Depois de preenchida a tabela, o professor propor? assistir junto com toda a classe todos os v?deos narrativos. Para cada v?deo assistido, o professor comentar? coletivamente a tabela, ressaltando a import?ncia dos elementos pros?dicos para a cria??o de efeitos de sentido. Por exemplo:
qual a significa??o, em uma partida de futebol, de o narrador, no momento de gol, dar grande prolonga??o ? palavra GOL? O que isso gera nos espectadores?
o que as repeti??es podem significar em uma narra??o?
e quando h? mudan?a na entona??o de voz das narra??es? Por que isso acontece?
os nomes dos jogadores ou pilotos s?o sempre pronunciados? Por qu??
o momento da pausa em uma narra??o ? importante? Explique.
as hesita??es podem configurar grande emo??o?
em quais momentos a narra??o ? ininterrupta? Por qu??
qual a import?ncia de se comentar sobre a posi??o dos jogadores no momento da narra??o?
os coment?rios extranarra??o contribuem em que para quem est? assistindo? Poderiam ser dispensados?
as narra??es obedecem a algum tempo? Qual ??
?
Atividade 2
?
Depois de estudada a narra??o pela m?dia r?dio, na internet, os alunos assistir?o a uma narra??o futebol?stica pela televis?o.
Aten??o: professor, grave alguma narra??o futebol?stica para que ela possa ser transmitida pela televis?o a fim de n?o causar atritos aos discentes com rela??o ao suporte no qual ? feita a narra??o.
Depois de assistir ao jogo, proponha uma discuss?o para levantamento de poss?veis diferen?as da narra??o entre m?dias diversas: r?dio e televis?o.
Termine a discuss?o, exibindo um v?deo que trata dessa diferen?a de forma humor?stica:
http://www.youtube.com/watch?v=UQqxBYXmwrU
Polemize oralmente: qual a cr?tica que o humorista faz?
Aten??o: professor, para estudar melhor essas diferen?as, confira a disserta??o de Daniel Baptista Madrigal em: http://www.anhembi.br/publique/media/daniel_madrigal.pdf
?
?
Aula 3
Atividade
?
Os alunos produzir?o um texto expositivo-argumentativo sobre a seguinte pergunta:
Ap?s a escrita, o texto passar? por reescritas at? sua vers?o final para publica??o ou no blog da sala, ou no mural da escola.
?
Aula 4
Atividade
Compreendida a narra??o esportiva, os alunos dever?o narrar algum jogo dos colegas de escola (seja no recreio ou nas aulas de Educa??o F?sica) e grav?-lo utilizando o Audacity.
Tutorial para utiliza??o do Audacity: http://www.unilasalle.edu.br/canoas/ftp/ead/1179533995_Audacity.pdf
Aten??o: professor, ? interessante que os alunos de uma mesma sala grave o mesmo jogo para que as semelhan?as e diferen?as possam ser melhor discutidas.
?
?
Aula 5
Atividade
?
Esta aula ser? de escuta das narra??es e coment?rios com base no estudo feito.
Aten??o: professor, pe?a ? turma para avaliar as narra??es com base nas caracter?sticas estudadas pelo quadro descritivo da primeira aula. Aponte escolhas felizes na narra??o e o que poderia ser modificado.
?
?
Aula 6
Atividade
?
Os alunos retomar?o o arquivo salvo na primeira aula sobre narra??o esportiva. A ideia ? de que ap?s o estudo feito, os alunos consigam reformular seu texto acrescentando novas informa??es e corrigindo outras que porventura estejam equivocadas ou mere?am nova reformula??o. Depois disso, dever?o salvar seus textos e acrescentar ao banco de textos da turma.
Para leitura do professor:
http://www.cielli.com.br/downloads/710.pdf
http://www3.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/0301/04.htm
Os alunos ser?o avaliados com base em sua participa??o nas propostas pedag?gicas: i) preenchimento do quadro descritivo das narra??es esportivas; ii) discuss?o coletiva e oral sobre as caracter?sticas da narra??o esportiva; iii) produ??o de texto sobre papel do locutor e fun??o da narra??o; iv) produ??o de uma narra??o esportiva e v) refac??o/reescrita do texto inicial sobre narra??o esportiva.