BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Professor Doutor Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Inclus?o social? dif?cil pensarmos que pessoas s?o exclu?das do meio social em raz?o das caracter?sticas f?sicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e forma??o f?sica. J? nascemos com essas caracter?sticas e n?o podemos de certa forma ser culpados por t?-las.A inclus?o est? ligada a todas as pessoas que n?o tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os exclu?dos socialmente s?o tamb?m os que n?o possuem condi??es financeiras dentro dos padr?es impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de defici?ncias f?sicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis espec?ficas para cada ?rea, como a das cotas de vagas nas universidades, em rela??o aos negros, e as que tratam da inclus?o de pessoas com defici?ncia no mercado de trabalho.O mundo sempre esteve fechado para mudan?as, em rela??es a essas pessoas, por?m, a partir de 1981, a ONU (Organiza??o das Na??es Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Defici?ncias (AIPPD), ?poca em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram tamb?m merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidad?os.
A princ?pio, ganharam alguma liberdade atrav?s das rampas, que permitiram maior acesso ?s escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.Hoje ? comum vermos an?ncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o n?mero de funcion?rios da mesma, existe uma cota, uma quantidade de contrata??o exigida por lei. Uma empresa com at? 200 funcion?rios deve ter em seu quadro 2% de portadores de defici?ncia (ou reabilitados pela Previd?ncia Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.Nossa cultura tem uma experi?ncia ainda pequena em rela??o ? inclus?o social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e n?o querem cooperar com aqueles que fogem dos padr?es de normalidade estabelecido por um grupo que ? maioria. E diante dos olhos deles, tamb?m somos diferentes.E ? bom lembrar que as diferen?as se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao pr?ximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.Por Jussara de Barros Graduada em PedagogiaEquipe Brasil Escola |
Disciplina: L?ngua Portuguesa Data: ___/___/___Texto?Inclus?o social?Roteiro de Quest?es?Orienta??es: O trabalho dever? ser realizado com base na leitura do texto. Dever? ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.?1. Segundo o texto, quem s?o os exclu?dos socialmente? CITE exemplos.2. Por que ? dif?cil pensar que essas pessoas ainda s?o exclu?das do conv?vio social?3. Por que essas pessoas continuam sendo exclu?das da sociedade? REFLITA sobre isso em um pequeno texto.4. Apesar de considerar outros tipos de exclus?o social, a autora focaliza um especificamente. Que tipo de exclus?o ? essa?5. De acordo com a autora, que medidas foram tomadas para amenizar a exclus?o dessa parcela da popula??o?6. Segundo o texto, como se d? a distribui??o de vagas para portadores de necessidade especial (PNE) nas empresas em geral?7. Em sua opini?o, essas medidas s?o v?lidas? Por qu??8. Que outras medidas poderiam ser feitas para lidar n?o s? com este, mas tamb?m com outros tipos de exclus?o?9. Segundo o texto, por que nossa cultura ainda teria uma experi?ncia restrita para lidar com a diversidade?10. De acordo com a autora, o que faz com que as diferen?as tornem todos os seres humanos iguais?11. Repare na imagem presente no texto. Trata-se de uma obra do artista Ren? Magritte, intitulada O espelho falso. Analisando essa tela, por que motivo ele vem ilustrando o texto?12. Leia o seguinte trecho do professor Boaventura:?Temos o direito de ser iguais sempre que a diferen?a nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.?Com base na leitura do texto e dessa frase, EXPLIQUE: o que o Professor assinala com essa tese? |