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III - Diversidade: uma leitura sobre o mundo (UCA)

Autor e Co-autor(es)

Luiz Fernando de Carvalho imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Professor Doutor Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Interpretar textos expositivo-argumentativos;

Identificar opini?es por meio de fatos;

Identificar argumentos que sustentem opini?es;

Conscientizar-se sobre as quest?es de diversidade.

Duração das atividades

4 aulas de 50 min

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O Brasil ? um pa?s que se originou da mistura entre tr?s grandes etnias: a ?ndia, a europeia e a africana. ? dessa miscel?nea que surgiu a enorme diversidade de povos, l?nguas, credos que permeiam a nossa cultura. Entretanto, essa forma??o cultural n?o se deu isenta de preconceitos e discrimina??es. Basta lembrar a dizima??o dos povos ind?genas, os longos anos de escravid?o do negro ou ainda, no presente, os in?meros preconceitos de cor, g?nero, etnia, religi?o, etc. que permeiam a sociedade, gerando intoler?ncia, viol?ncia e morte.

Diante desse cen?rio, ? necess?rio pensar em como a sociedade tem lidado com o outro, com o diferente; para que, assim, se possam quebrar tabus e preconceitos, e, enfim, respeitar-se a diversidade brasileira que ? t?o peculiar. Essa discuss?o deve fazer parte da sala de aula, pois os alunos precisam, mais do que nunca na atualidade, saber conviver e respeitar a diferen?a que faz parte do cotidiano deles seja na escola, seja em sua comunidade. Sendo assim, certamente, os alunos j? ter?o uma ideia sobre diversidade e preconceito, cabendo ao professor resgatar as informa??es sobre esse tema e iniciar sua aula.

Estratégias e recursos da aula

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Dispon?vel em:  http://www.infojovem.org.br/tag/diversidade/

Acesso em: 10 ago. 2011.

O professor deve iniciar a aula ativando os conhecimentos pr?vios dos alunos sobre o tema ?Diversidade e preconceito?. ? importante que ele ressalte a import?ncia de se respeitar e aceitar o outro sem preconceito e discrimina??o.Para tanto, ele deve promover a discuss?o, por exemplo, ao perguntar aos alunos sobre o que ? diversidade, onde ? encontrada e at? como lidam com ela.

Em seguida, o professor deve apresentar aos alunos o texto ?Inclus?o social?, que foi publicado em uma das p?ginas do site Brasil Escola, para ser analisado conjuntamente.

O professor utilizar? a pausa protocolada para a leitura do texto, uma t?cnica que consiste na realiza??o da leitura, interrompendo-a, por exemplo, a cada par?grafo, momentaneamente. A cada interrup??o, o professor deve efetuar perguntas voltadas para a produ??o de infer?ncias acerca das partes subsequentes do texto que est? sendo lido.

Para localizar o texto, o professor pedir? que os alunos acessem o seguinte link: http://www.brasilescola.com/educacao/inclusao-social.htm para acompanharem a leitura do professor.

Inclus?o social

? dif?cil pensarmos que pessoas s?o exclu?das do meio social em raz?o das caracter?sticas f?sicas que possuem, como qualquer outra, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e forma??o f?sica. J? nascemos com essas caracter?sticas e n?o podemos de certa forma ser culpados por t?-las.

A inclus?o est? ligada a todas as pessoas que n?o tem as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os exclu?dos socialmente s?o tamb?m os que n?o possuem condi??es financeiras dentro dos padr?es impostos pela sociedade, os idosos, os negros e os portadores de defici?ncias f?sicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis espec?ficas para cada ?rea, como a das cotas de vagas nas universidades, em rela??o aos negros, e as que tratam da inclus?o de pessoas com defici?ncia no mercado de trabalho.

O mundo sempre esteve fechado para mudan?as, em rela??es a essas pessoas, por?m, a partir de 1981, a ONU (Organiza??o das Na??es Unidas) criou um decreto tornando este ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Defici?ncias (AIPPD), ?poca em que se passou a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram tamb?m merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidad?os.

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As diferen?as enriquecem a vida de todos

A princ?pio, ganharam alguma liberdade atrav?s das rampas, que permitiram maior acesso ?s escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, os meios de transporte, onde, aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.

Hoje ? comum vermos an?ncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o n?mero de funcion?rios da mesma, existe uma cota, uma quantidade de contrata??o exigida por lei. Uma empresa com at? 200 funcion?rios deve ter em seu quadro 2% de portadores de defici?ncia (ou reabilitados pela Previd?ncia Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.

Nossa cultura tem uma experi?ncia ainda pequena em rela??o ? inclus?o social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e n?o querem cooperar com aqueles que fogem dos padr?es de normalidade estabelecido por um grupo que ? maioria. E diante dos olhos deles, tamb?m somos diferentes.

E ? bom lembrar que as diferen?as se fazem iguais quando colocadas num grupo que as aceitem e as consideram, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao pr?ximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.

Por Jussara de Barros Graduada em Pedagogia

Equipe Brasil Escola

Logo ap?s a leitura com uso da t?cnica pausa protocolada do texto, o professor deve coment?-lo, em geral com os alunos, ressaltando todos os pontos da an?lise para frisar a apreens?o e o entendimento deles sobre as quest?es apresentadas a respeito do tema. Para isso, basta recorrer aos pontos mais importantes do texto, a fim de ponderar e sintetizar as quest?es propostas pela reportagem.

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Atividade 02

Ap?s a discuss?o oral da reportagem com os alunos, o professor apresentar? algumas quest?es a serem respondidas em sala sobre a leitura do texto (caso o tempo n?o seja suficiente, os alunos podem terminar em casa e entregar na pr?xima aula). Essa atividade, que contempla algumas quest?es j? discutidas, tem por objetivo refor?ar o conte?do abordado e auxiliar a o aprendizado alunos.

Disciplina: L?ngua Portuguesa                                                        Data: ___/___/___

Texto

?Inclus?o social?

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Roteiro de Quest?es

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Orienta??es: O trabalho dever? ser realizado com base na leitura do texto. Dever? ser feito individualmente, para ser corrigido com o professor em sala de aula.

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1.      Segundo o texto, quem s?o os exclu?dos socialmente? CITE exemplos.

2.      Por que ? dif?cil pensar que essas pessoas ainda s?o exclu?das do conv?vio social?

3.      Por que essas pessoas continuam sendo exclu?das da sociedade? REFLITA sobre isso em um pequeno texto.

4.      Apesar de considerar outros tipos de exclus?o social, a autora focaliza um especificamente. Que tipo de exclus?o ? essa?

5.      De acordo com a autora, que medidas foram tomadas para amenizar a exclus?o dessa parcela da popula??o?

6.      Segundo o texto, como se d? a distribui??o de vagas para portadores de necessidade especial (PNE) nas empresas em geral?

7.      Em sua opini?o, essas medidas s?o v?lidas? Por qu??

8.      Que outras medidas poderiam ser feitas para lidar n?o s? com este, mas tamb?m com outros tipos de exclus?o?

9.      Segundo o texto, por que nossa cultura ainda teria uma experi?ncia restrita para lidar com a diversidade?

10.  De acordo com a autora, o que faz com que as diferen?as tornem todos os seres humanos iguais?

11.  Repare na imagem presente no texto. Trata-se de uma obra do artista Ren? Magritte, intitulada O espelho falso. Analisando essa tela, por que motivo ele vem ilustrando o texto?

12.  Leia o seguinte trecho do professor Boaventura:

?Temos o direito de ser iguais sempre que a diferen?a nos inferioriza; temos o direito de ser diferentes sempre que a igualdade nos descaracteriza.?

Com base na leitura do texto e dessa frase, EXPLIQUE: o que o Professor assinala com essa tese?

          

Os alunos devem responder ?s quest?es utilizando o programa ?BROffice? do Linux (equivalente ao Microsoft Word) durante um determinado tempo. O professor deve estipular esse tempo, de acordo com o andamento da turma, para que os alunos fa?am as atividades individualmente. Enquanto isso, ele deve ir ?s carteiras n?o s? para auxili?-los no que for poss?vel, como tamb?m para verificar o desempenho individual na execu??o da tarefa solicitada.

Quando todos terminarem, o professor far? uma corre??o coletiva ? frente da sala, pedindo a alguns alunos que leiam suas respostas para encontrar as possibilidades de se responder corretamente a cada quest?o. ? muito importante que o professor se atente ? desenvoltura deles durante o processo de leitura. Essa ? uma grande oportunidade de avaliar os alunos nesse quesito.

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Sugest?o de Atividade:

Outro texto que poder ser trabalhado com a turma de forma semelhante ? a ?Declara??o Universal sobre a Diversidade Cultural?. Trata-se de um texto da UNESCO que aborda os deveres das na??es para com o respeito ? diversidade. Essa atividade ser? feita conforme o n?vel de interesse da turma por discutir mais quest?es sobre a ?Diversidade e Preconceito?.

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Dispon?vel em: http://unesdoc.unesco.org/images/0015/001502/150224por.pdf.    

Acesso em: 08 ago. 2011.

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Observa??o:

            Todas as atividades dever?o ser postadas no blog da turma para que os alunos tenham livre acesso a elas, n?o s? dentro de sala como tamb?m em casa. Se a turma ainda n?o tiver seu pr?prio blog, ele dever? ser feito e atualizado passo a passo pelo professor e pelos alunos. No blog, dever?o ser colocados todos os textos, v?deos e imagens discutidos durante as aulas, bem como os coment?rios e impress?es dos alunos a respeito deles.

      

Passo a Passo

Fazendo o Blog da Turma

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Caso o professor n?o saiba criar o blog para a turma, ele seguir? os passos do seguinte v?deo retirado do site youtube.

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Como criar um blog. Dispon?vel em: www.youtube.com/watch?v=2V5a2m30n3A.

Acesso em: 17 mar. 2011.

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Recursos Complementares

Sugest?o de livros para o professor:

  • Diversidade Cultural ? Jos? M?rcio Barros.

  • Diversidade cultural: globaliza??o e culturas locais: dimens?es, efeitos e perspectivas (Volume 1) ? Leonardo Brant (org.)

Sugest?es de livros para os alunos:

  • Chapeuzinho Amarelo ? Chico Buarque

  • Turma da M?nica ? Um amiguinho diferente

  • Alice no pa?s das Maravilhas ? Lewis Carrol

Sugest?o de filmes sobre o assunto:

  • A m?sica e o Sil?ncio

  • Priscila: a rainha do deserto

  • Amistad

  • A lista de Schindler

  • O milagre de Anne Sullivan

  • O sorriso de Monalisa

Sugest?o de sites sobre o assunto:

Avaliação

As avalia??es ocorrer?o de forma processual, ao longo de todas as atividades ministradas, as quais contemplam o desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de express?o oral.

Os alunos frequentemente ter?o oportunidade de participar de discuss?es para que o professor perceba o desenvolvimento da capacidade interpretativa de cada um deles, apresentada por meio da oralidade. Nesse momento, o professor dever? estar alerta para o processo de argumenta??o dos alunos, visando ? pertin?ncia e ? relev?ncia das informa??es apresentadas. Em outras palavras, nessas situa??es, o professor deve perceber, portanto, como cada aluno tem avan?ado na produ??o e fundamenta??o do pr?prio texto oral.

As atividades escritas a serem feitas ser?o avaliadas de acordo com o n?vel de entendimento individual do aluno, de forma a considerar a aquisi??o processual dessa habilidade. O professor deve observar se, nos textos, os alunos abordaram adequadamente:

  • O conte?do relativo ao tema e ao objetivo de cada quest?o proposta, item mais importante e essencial;

  • A sele??o de argumentos, que devem ser pertinentes e relevantes ? tem?tica apresentada;

  • Os processos de coes?o e coer?ncia textual, respons?veis pelo encadeamento l?gico-discursivo do texto;

  • O registro da l?ngua utilizado, visto que os alunos devem ser capazes de utilizar o registro mais adequado ? situa??o comunicativa apresentada.

A corre??o dos trabalhos ressaltar? a participa??o de todos, tanto na apresenta??o, quanto na colabora??o e dedica??o da turma, levando em conta o grau de desenvoltura de cada aluno em suas respostas. Nesses momentos, o professor ter? a oportunidade de avaliar a originalidade e a capacidade de intera??o dos alunos. Por isso, ele deve se atentar ao envolvimento de cada um deles, lembrando que dele depende, em grande parte, o sucesso de todo o trabalho.