Gabriel Luiz Maia Nascimento, L?gia Beatriz Paula Germano
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Hist?ria | Cidadania e cultura contempor?nea |
Ensino M?dio | Hist?ria | Cultura |
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
?
Os alunos poder?o desenvolver a capacidade de leitura e interpreta??o de discursos em um meio pouco trabalhado nas salas de aula: a Hist?ria em Quadrinhos. Al?m disso, os alunos poder?o ter uma nova perspectiva de um conte?do program?tico muito explorado. Os alunos, tamb?m, ter?o a oportunidade de problematizar e discutir a produ??o cultural do e sobre o per?odo da Grande Guerra.
?
- Hist?ria Contempor?nea.
- Segunda Guerra Mundial.
?
INTRODU??O
Ap?s o fim da Primeira Guerra Mundial, o mundo se deparava com uma nova realidade: a da guerra total. A guerra agora n?o se restringia mais somente aos combatentes e locais de batalhas, englobando v?rios setores das sociedades envolvidas e implicando destrui??es nunca antes vistas. O fim da guerra veio, mas n?o a solu??o definitiva para os conflitos. O nacionalismo exagerado e a quest?o mal resolvida do imperialismo, somada ao clima de revanchismo, faziam borbulhar o caldeir?o europeu. Nesse cen?rio, ap?s a grande crise econ?mica de 1929 que caiu sobre todos os pa?ses capitalistas, podemos observar a ascens?o de governos e ditadores que seriam extremamente impactantes para o in?cio dos conflitos armados.
Na It?lia, Benito Mussolini assumiria, em 1922, o cargo de primeiro-ministro e colocaria em pr?tica algumas condutas totalit?rias que acabaram caracterizando o regime fascista. Na Alemanha, o regime totalit?rio nazista tamb?m chegava ao poder, representado por Adolf Hitler.
Com base nesse contexto e no come?o do conflito armado, ? que a produ??o cultural destinada ?s massas, como a Hist?ria em Quadrinhos, ajuda-nos a refletir sobre uma s?rie de valores e conceitos que deve ser problematizado para que se possa ter uma leitura cr?tica tanto do per?odo, quanto de toda produ??o cultural que cerca tal acontecimento.
DESENVOLVIMENTO
Nas primeira e segunda aulas, o professor dever? introduzir o assunto aos alunos. As aulas dever?o ser expositiva dial?gica. Al?m de introduzir o tema, o professor dever? trabalhar outros assuntos a partir das intera??es dos alunos. Conceitos como Nazismo, Fascismo, Totalitarismo, Guerra Total e Holocausto dever?o ser inicialmente problematizados.
Na terceira aula, o professor dever? dividir a sala em dois grupos. Cada grupo ficar? respons?vel pela leitura de uma das seguintes obras: Maus, de Art Spielgman (Cia. das Letras), e A Guerra de Alan, de Emmanuel Guibert (Zarabatana). Estes livros podem ser encontrados em gibitecas, algumas bibliotecas, livrarias e lojas on-line. Depois de decidida qual leitura ser? feita, o grupo dever? subdividir-se em tr?s partes para que sejam apresentados os aspectos a seguir.
?
Capa de "A Guerra de Alan" de Emmanuel Guibert e capa do livro "Maus" de Art Spielgman
(http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/) (http://listverse.com/2008/02/09/top-10-literary-graphic-novels/)
- O autor: o grupo dever? trazer informa??es, imagens, outros trabalhos e uma breve biografia de cada autor (pode-se explicitar o objetivo que cada um teve ao elaborar seu livro e tamb?m falar das influ?ncias).
Links: http://pt.wikipedia.org/wiki/Art_Spiegelman
http://lambiek.net/artists/s/spiegelman.htm
http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/
http://www.youtube.com/watch?v=vXli47EyGFY
http://www.helenasut.net/visualizar.php?idt=325364
Fotografia dos autores Art Spielgman (esquerda) e Emmanuel Guibert (direita)
(http://www.hypergeek.ca/2011/01/art-spiegelman-awarded-the-2011-grand-prix-de-la-ville-dangouleme.html) (http://manga.about.com/od/conventionphotogallerie1/ig/TCAF-2009-Gallery/TCAF-2009---EGuibert.htm)
?
- A obra: o grupo dever? apresentar a obra para o restante da sala que n?o a leu, mostrando imagens, interpreta??es, detalhes da produ??o, ficha t?cnica e impacto que a obra teve. O grupo, tamb?m, dever? analisar os aspectos mais importantes colocados na obra e fazer uma leitura cr?tica, na sala, de p?ginas selecionadas por eles mesmos e que achem relevantes de serem discutidas
http://impulsohq.com/noticias/zarabatana-books-lanca-a-guerra-de-alan/
http://zarabatana.com.br/p06.htm
http://www.zuil.com.br/2011/06/20/critica-maus-a-historia-real-de-um-sobrevivente-do-holocausto/
http://www.revistasusp.sibi.usp.br/scielo.php?pid=S1413-666X2007000100003&script=sci_arttext
http://omelete.uol.com.br/quadrinhos/hq-imaus-a-historia-de-um-sobreviventei/
P?ginas das HQ's "A Guerra de Alan" e "Maus", respectivamente
(http://zarabatana.com.br/p06.htm) (http://search.bipmedia.com/image/Maus+by+Art+Spiegelman,%2Bmaus+/1)
?
- Que tipo de guerra o livro aborda: o grupo dever? apresentar outras produ??es, como livros, filmes, m?sicas, quadros, desenhos e programas de televis?o, que abordem a guerra de uma maneira semelhante ao dos Quadrinhos lidos. Al?m disso, os alunos dever?o expor e trabalhar os impactos que a guerra causa a partir das interpreta??es feitas da Hist?ria em Quadrinhos lida.
Links: http://www.youtube.com/watch?v=S-PZVrWvJM0
http://www.youtube.com/watch?v=KU_V146wvXQ&feature=fvst
http://www.universohq.com/quadrinhos/2006/n18042006_06.cfm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Di%C3%A1rio_de_Anne_Frank
?
Cada grupo dever? ter tr?s aulas para apresentar o trabalho, totalizando assim seis aulas para os dois grupos. Ao final de cada apresenta??o, o professor dever? discutir com toda a turma as informa??es levantadas para poder problematizar e fixar os principais pontos levantados.
Na oitava aula, o professor dever? reunir a turma em um semin?rio. Neste, os alunos dever?o sintetizar o que eles conclu?ram a partir do material pesquisado e dos conceitos trabalhados. Nessa conclus?o, ? importante que os alunos ressaltem o impacto que a guerra tem sobre a vida da popula??o civil, demonstrando assim que as implica??es de uma batalha v?o al?m dos soldados, mas atingem toda uma sociedade.
O professor ainda poder? propor a constru??o de um jornal, onde os alunos coloquem as imagens pesquisadas, as refer?ncias de livros, filmes e outros meios citados, as informa??es sobre a obra e o autor pesquisados e os textos feitos a partir da conclus?o na ?ltima aula.
?
CONCLUS?O
Ap?s a discuss?o, o professor dever? ressaltar para os alunos a import?ncia de se ter uma leitura cr?tica sobre um per?odo t?o explorado quanto a Segunda Guerra Mundial. A recorr?ncia desse tema, nos meios culturais, faz as discuss?es permanecerem v?vidas e atuais, tornando necess?ria a constru??o de um ponto de vista mais cr?tico por parte dos alunos. Al?m disso, a partir de uma leitura n?o can?nica como as Hist?rias em Quadrinhos, os alunos poder?o perceber como um olhar mais atento consegue retirar diversas informa??es de uma m?dia que, por diversas vezes, acaba desprezada.
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,2108566,00.html
http://www.universohq.com/quadrinhos/2008/n03032008_06.cfm
http://www.arenageek.com/2011/12-ligacoes-entre-hqs-e-o-nazismo/
http://www.youtube.com/watch?v=D8bCuNiJ-NI&feature=related
?
A avalia??o dever? ser constante no decorrer do processo, privilegiando a participa??o dos alunos e os aspectos qualitativos do material produzido durante as aulas. Durante o processo, prop?e-se a elabora??o de um texto em grupo sobre um tema e em um suporte escolhido pelos alunos e, al?m disso, prop?e-se uma avalia??o escrita com quest?es elaboradas pelo professor.