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A Organiza??o Pol?tica dos Trabalhadores: Hist?ria da Associa??o Internacional dos Trabalhadores (1864 - 1872)

Autor e Co-autor(es)

Augusto Carvalho Borges imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Carlos Eduardo Frankiw de Andrade, L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Cidadania e cultura contempor?nea
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Trabalho e rela??es sociais
Ensino M?dio Hist?ria Caracteristicas e transforma??es das estruturas produtivas
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Hist?ria Poder
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • A ascens?o do operariado enquanto agrupamento pol?tico portador de ide?rios e reivindica??es aut?nomas em meio ao contexto europeu do s?culo XIX;
  • As formas de organiza??o do operariado europeu na segunda metade do s?culo XIX visando afirmar sua singularidade enquanto ator pol?tico na modernidade;
  • As disputas e polariza??es de ide?rios em torno da quest?o do operariado enquanto ator pol?tico.

Duração das atividades

Cinco aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • A Revolu??o Francesa (1789 - 1797);
  • A Era Napole?nica (1797 - 1815);
  • A Revolu??o Industrial (1750 - 1850);
  • A Restaura??o Mon?rquica Europeia (1815 - 1830);
  • As Revolu??es de 1848;
  • A Forma??o do Movimento Oper?rio Europeu (1820 - 1870).

Estratégias e recursos da aula

INTRODU??O AOS PROFESSORES

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O s?culo XIX na Europa assistiu ? ascens?o de um novo ator pol?tico, portador de uma vis?o de mundo e de um conjunto de reivindica??es singulares: o operariado. Buscando reagir ?s dram?ticas condi??es de vida a que se submetiam milh?es de trabalhadores fabris, bem como ? constante restri??o de seus direitos de participa??o pol?tica institucional, o operariado europeu tra?ou ao longo deste s?culo uma longa hist?ria de busca de reconhecimento de seus direitos enquanto parte integrante das sociedades modernas. Resistindo ?s adversidades impostas por sua condi??o de subjuga??o nas rela??es modernas de trabalho, o movimento oper?rio europeu buscou nas mais variadas formas de organiza??o e atua??o pol?tica e social, dos sindicatos ?s escolas de trabalhadores, dos jornais ?s greves, uma radical transforma??o das sociedades em que se inseriam. Destes esfor?os, nasceu em 1864 a Associa??o Internacional dos Trabalhadores, tamb?m conhecida como Primeira Internacional, tendo por objetivo unificar numa perspectiva comum todo um conjunto nacionalmente disperso de lutas por direitos visando transformar radicalmente a realidade de suas vidas. Aglutinando todo um conjunto variado de atores pol?ticos, unidos pelo desejo comum de transforma??o, a Associa??o Internacional dos Trabalhadores se tornou palco de uma aguerrida disputa pol?tica acerca do pr?prio papel desta organiza??o, tendo por centro as disputas de concep??es entre anarquistas e socialistas marxianos.

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DESENVOLVIMENTO

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AULA 1

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Contextualiza??o

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O professor deve iniciar a aula a partir de uma breve exposi??o de cerca de quinze minutos sobre a situa??o do operariado no contexto europeu do s?culo XIX. Submetido a uma rotina pautada por jornadas extenuantes, trabalhando em ambientes insalubres, recebendo baixos sal?rios e constantemente submetido a condi??es prec?rias de subsist?ncia, a organiza??o dos trabalhadores em associa??es e sindicatos visando reivindicar seus direitos e transformar sua realidade se tornou a resposta dada pelo operariado europeu ? sua dram?tica situa??o. Estas associa??es e sindicatos se tornaram o embri?o e a base de milit?ncia da Associa??o Internacional dos Trabalhadores.

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Desenvolvimento

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Finda esta breve exposi??o, o professor deve distribuir aos alunos e pedir a um deles que leia em voz alta para toda a sala o trecho do texto abaixo, extra?do dos Estatutos Gerais da Associa??o Internacional dos Trabalhadores, redigido por Karl Marx em 1871:

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?Estatutos Gerais da Associa??o Internacional dos Trabalhadores

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Considerando,

Que a emancipa??o das classes oper?rias tem de ser conquistada pelas pr?prias classes oper?rias; que a luta pela emancipa??o das classes oper?rias significa n?o uma luta por privil?gios e monop?lios de classe, mas por direitos e deveres iguais e pela aboli??o de toda a domina??o de classe;

Que a sujei??o econ?mica do homem de trabalho ao monopolizador dos meios de trabalho, isto ?, das fontes de vida, est? na base da servid?o em todas as suas formas, de toda a mis?ria social, degrada??o mental e depend?ncia pol?tica;

Que a emancipa??o econ?mica das classes oper?rias ?, portanto, o grande fim ao qual todo o movimento pol?tico deve estar subordinado como um meio;

Que todos os esfor?os tendentes a esse grande fim t?m at? aqui falhado por falta de solidariedade entre as m?ltiplas divis?es do trabalho em cada pa?s e pela aus?ncia de um la?o fraterno de uni?o entre as classes oper?rias de diferentes pa?ses;

Que a emancipa??o do trabalho n?o ? nem um problema local nem um problema nacional, mas um problema social, abarcando todos os pa?ses em que a sociedade moderna existe e dependendo para a sua solu??o do concurso pr?tico e te?rico dos pa?ses mais avan?ados;

Que o presente renascimento das classes oper?rias nos pa?ses mais industriosos da Europa, ao mesmo tempo que desperta uma nova esperan?a, d? um solene aviso contra uma reincid?ncia em velhos erros e exige a imediata combina??o dos movimentos ainda desconexos;

Por estas raz?es ?

Foi fundada a Associa??o Internacional dos Trabalhadores.?

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(A ?ntegra do Estatuto Geral da Associa??o Internacional dos Trabalhadores se encontra no seguinte linkhttp://www.marxists.org/portugues/marx/1871/10/24.htm .)

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A partir da leitura do texto, o professor dever? estimular um debate em semin?rio com os alunos, tendo por orienta??o as seguintes perguntas a serem respondidas e debatidas individual e oralmente por estes (vinte minutos de debate) visando escreverem individualmente um pequeno relat?rio acerca dos fundamentos da Associa??o Internacional dos Trabalhadores (quinze minutos para a escrita do relat?rio):

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- De que maneira a Associa??o Internacional dos Trabalhadores fundamenta a luta dos trabalhadores por seus direitos? (Partindo de uma vis?o de sociedade enquanto cindida entre classes em disputa por sua supremacia pol?tica, a Associa??o Internacional dos Trabalhadores preconiza a autonomia e a singularidade do operariado enquanto ator pol?tico portador de ide?rios e reivindica??es pr?prias que somente poderiam ser obtidas a partir de sua constante e independente organiza??o e atua??o pol?tica nas sociedades em que se inserem.);

- De que maneira a Associa??o Internacional dos Trabalhadores fundamenta a quest?o do trabalho enquanto problema comum? (Tendo em vista a dimens?o comum dos problemas referentes ? explora??o do trabalho em contextos nacionalmente diversos, a Associa??o Internacional dos Trabalhadores procurava situar a quest?o do trabalho a partir de um enfoque que lhe daria o status de condi??o social na qual as diferentes formas de organiza??o e de atua??o pol?tica poderiam ter na Associa??o um foro comum de troca de experi?ncias e de formula??o de pr?ticas visando um cont?nuo processo de emancipa??o pol?tica e econ?mica dos trabalhadores).

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AULA 2

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Contextualiza??o

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O professor deve dar in?cio ? aula a partir de uma breve exposi??o de cerca de dez minutos fundamentada na ideia de que a funda??o da Associa??o Internacional dos Trabalhadores fora envolta por todo um imagin?rio desenvolvido pelos trabalhadores europeus acerca de sua condi??o prec?ria e de suas lutas nas modernas sociedades industrializadas. Tomando por base uma vis?o comum acerca de sua condi??o e de suas estrat?gias de resist?ncia e luta visando transformar estas sociedades, este imagin?rio procurou se constituir tendo por base refer?ncias diretas a ide?rios pautados na solidariedade dos trabalhadores como fundamento principal.

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Desenvolvimento

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O professor deve dividir a sala em dois grupos de cerca de vinte alunos para que estes realizem interpreta??es descritivas escritas das imagens abaixo. Estas interpreta??es, a serem desenvolvidas num primeiro momento a partir do debate e da escrita de uma resposta comum, devem ser orientadas por perguntas a serem respondidas pelos grupos acerca das respectivas imagens que lhes ser?o cedidas. A partir da confec??o das respostas, estas devem ser apresentadas oralmente pelos alunos de cada um dos grupos para toda a sala.

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Visando uma maior intera??o, deve ser estimulado entre todos os alunos de cada grupo o debate visando escrever a interpreta??o descritiva das imagens disponibilizadas aos mesmos. Este debate pode ser feito em cerca de quinze minutos. Se melhor convir aos alunos de cada grupo, findo o debate interno, estes podem dividir-se entre encarregados de escrever a interpreta??o descritiva e encarregados de apresent?-la ao resto da sala. ? atividade de escrita o professor deve estipular um tempo de cerca de quinze minutos, restando os outros dez minutos para a apresenta??o dos trabalhos dos dois grupos para toda a sala.

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Os grupos devem ser assim divididos quanto aos temas e imagens a serem interpretadas:

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- GRUPO 1: ?O internacionalismo e a solidariedade dos trabalhadores?;

- GRUPO 2: ?A solidariedade enquanto uni?o de diferentes tipos de trabalhadores?.

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Ao GRUPO 1, dever? ser cedida a seguinte imagem:

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Figura 1:

A Internacional, hino revolucion?rio

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Legenda: A Internacional, Hino Revolucion?rio, capa de partitura do hino da Associa??o Internacional dos Trabalhadores. Autor: Th?ophile Alexandre Steinlen. Fonte: http://www.histoire-image.org .

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Aos alunos deste grupo, dever? ser pedido que procurem debater e construir uma interpreta??o escrita desta imagem para ser apresentada a toda a sala a partir da seguinte pergunta orientadora:

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- De que forma o imagin?rio dos trabalhadores procurava simbolizar o internacionalismo de sua atua??o pol?tica? (A imagem das bandeiras portando escritos de diferentes l?nguas em uma passeata de trabalhadores procurava n?o s? representar a dimens?o comum das diferentes lutas dos oper?rios em suas na??es, mas tamb?m a uni?o e a solidariedade de diferentes formas de organiza??o, como partidos e sindicatos, e de ide?rios diversos, unidos na Associa??o Internacional dos Trabalhadores, visando a comum emancipa??o destes).

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Ao GRUPO 2, dever? ser cedida a seguinte imagem:

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Figura 2:

Greve em Saint-Ouen.

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Legenda: Greve em Saint-Ouen, pintura ilustrativa do movimento oper?rio franc?s do in?cio do s?culo XX. Autor: Paul-Louis Delance. Fonte: http://www.histoire-image.org .

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Aos alunos deste grupo, dever? ser pedido que procurem debater e construir uma interpreta??o escrita desta imagem para ser apresentada a toda a sala a partir da seguinte pergunta orientadora:

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- De que maneira o imagin?rio dos trabalhadores procurava simbolizar a solidariedade em sua atua??o pol?tica localizada? (A imagem da greve enquanto conflu?ncia de duas colunas acima representada procurava simbolizar a dimens?o comum de uma luta de emancipa??o que deveria ir al?m das condi??es espec?ficas de um ramo de trabalho, procurando fazer da uni?o de trabalhadores de diferentes ramos, bem como de diferentes condi??es, como mulheres e idosos, a for?a motriz de um desejo comumente compartilhado e solidarizado de emancipa??o pol?tica e econ?mica).

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AULA 3

Contextualiza??o

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O professor dever? iniciar a aula a partir de uma breve exposi??o de cerca de quinze minutos acerca da quest?o da experi?ncia da funda??o e do funcionamento da Associa??o Internacional dos Trabalhadores, sua estrutura de organiza??o e suas pr?ticas enquanto alvo de debate e disputa entre diferentes vis?es de milit?ncia pol?tica que se enfrentaram durante sua exist?ncia.  

De um lado, se encontravam os militantes anarquistas, que preconizavam a estrutura da Associa??o Internacional dos Trabalhadores enquanto um foro de debate e compartilhamento de diferentes experi?ncias de lutas, preconizando a inteira autonomia das se??es nacionais da organiza??o no que tange ?s suas pr?ticas, mediadas de acordo com os contextos locais das lutas. De outro lado se encontravam os socialistas marxistas, que procuravam ver a Associa??o Internacional dos Trabalhadores enquanto entidade centralizadora das diferentes lutas nacionais dos trabalhadores a ela filiados, fundamentando sua atua??o enquanto ?rg?o coordenador e diretor de pr?ticas ?s quais suas se??es nacionais deveriam se submeter.

Esta disputa terminou com uma cis?o na Associa??o Internacional dos Trabalhadores entre anarquistas e socialistas marxistas, consagrada no ano de 1872 e que posteriormente levou ao fim desta experi?ncia de organiza??o dos trabalhadores.

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Desenvolvimento

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Para as atividades desta aula, o professor dever? manter a divis?o dos alunos em dois grupos estabelecida na aula anterior. Tal divis?o novamente tem por objetivo estimular a socializa??o de conhecimentos a serem obtidos pelos dois grupos a partir da atividade de pesquisa a ser desenvolvida pelos alunos de cada grupo.

Nesse sentido, a atividade ser? desenvolvida em tr?s partes: a realiza??o de pesquisa virtual, a confec??o de um texto por parte de cada grupo e a apresenta??o dos dois textos para a sala. Na atividade de pesquisa e debate, o professor deve estimular que todos os alunos de cada um dos dois grupos tomem parte. Ap?s a pesquisa e o debate, assim como na aula anterior, os alunos de cada grupo podem se dividir entre encarregados da escrita do texto e encarregados de apresent?-lo ao resto da sala. Para a atividade de pesquisa e debate entre os alunos dos conhecimentos recolhidos, estipula-se o tempo de cerca de quinze minutos, restando dez minutos para a escrita de um pequeno texto e os ?ltimos dez minutos da aula para as apresenta??es de cada um dos grupos para o resto da sala.

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No que tange ? atividade de pesquisa, seu objetivo ? auxiliar os alunos a obterem e socializarem conhecimentos acerca das diferentes vis?es de organiza??o portadas pelos protagonistas da experi?ncia da Associa??o Internacional dos Trabalhadores (anarquistas e socialistas marxistas). Assim sendo, os grupos ser?o respons?veis por pesquisar e redigir textos para serem apresentados ? sala a partir dos seguintes temas, respectivamente quanto aos grupos:

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- GRUPO 1: ?O anarquismo e sua estrutura de organiza??o federalista?;

- GRUPO 2: ?O marxismo e sua estrutura de organiza??o centralizada?.

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Os links abaixo s?o sugest?es iniciais de pesquisa para os alunos. Se necess?rio, os alunos poder?o expandir estas fontes de acordo com suas necessidades.

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Links:

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GRUPO 1: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anarquismo

GRUPO 2: http://pt.wikipedia.org/wiki/Marxismo

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AULA 4

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Contextualiza??o

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O professor deve dar in?cio ? aula a partir de uma breve introdu??o de cerca de dez minutos considerando a import?ncia da forma??o de meios de comunica??o pr?prios por parte dos trabalhadores ligados ? Associa??o Internacional dos Trabalhadores, como jornais, boletins e panfletos, para a dissemina??o de seus ide?rios e de suas experi?ncias. A experi?ncia com estes meios de comunica??o foi fundamental para a massifica??o dos ide?rios e da Associa??o Internacional dos Trabalhadores entre oper?rios dos diferentes pa?ses que tomaram parte nesta experi?ncia.

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Desenvolvimento

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Nesta aula, o professor dever? propor aos alunos a confec??o coletiva de um blog tendo por tema a hist?ria da Associa??o Internacional dos Trabalhadores, contendo os conhecimentos adquiridos por estes nas aulas anteriores, visando socializar estes saberes para os alunos de toda a escola. Nesse sentido, a atividade, que dever? utilizar os quarenta minutos restantes da aula, dever? envolver, ainda que de forma diferente, todos os alunos. Da maneira melhor convir para o professor, os alunos dever?o ser divididos entre aqueles diretamente respons?veis por debater e confeccionar a parte gr?fica do blog (seu layout), os respons?veis pela alimenta??o do mesmo com os textos confeccionados pelos estudantes e com as imagens interpretadas por estes, e aqueles incumbidos da divulga??o do mesmo para o resto da escola.

No que tange ? divulga??o, o professor deve estimular os alunos que tornem p?blico a exist?ncia do blog a partir de seus perfis individuais em redes sociais como o Orkut, o Facebook e similares.

Pela facilidade de configura??o e manuseio, recomenda-se hospedar o Blog no dom?nio wordpress (linkhttp://pt-br.wordpress.com/). Se acaso os alunos demonstrarem maior familiaridade com a confec??o de blogs em outros dom?nios, os mesmos dever?o ser utilizados. 

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AULA 5

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Contextualiza??o

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O professor deve dar in?cio ? aula a partir de uma breve exposi??o de cerca de dez minutos considerando que muitos dos impasses, dos imagin?rios e das esperan?as condensadas na experi?ncia da Associa??o Internacional dos Trabalhadores no s?culo XIX se encontram ainda presentes no processo contempor?neo de globaliza??o vivenciado mundialmente ao longo das ?ltimas d?cadas. Nas formas din?micas de intera??o dos modernos meios de comunica??o diante das tentativas de restri??o e controle do fluxo de informa??es, assim como na realidade de livre circula??o de mercadorias e capitais diante das restri??es ? circula??o de pessoas no mundo contempor?neo, se encontram muitos dos anseios de transforma??o portados pelos trabalhadores da Associa??o Internacional dos Trabalhadores, assim como muitos de seus obst?culos.

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Desenvolvimento

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Nesta aula, o professor dever? estimular os alunos primeiramente a uma atividade de leitura individual e silenciosa de cerca de quinze minutos do texto contido no link abaixo, produzido como programa de a??o do coletivo anticapitalista Passapalavra, formado por militantes envolvidos nos protestos antiglobaliza??o do Brasil e de Portugal.

A partir da leitura do texto, o professor deve propor aos estudantes um debate pautado pela livre interpreta??o e discuss?o oral dos alunos, visando estimular seu senso cr?tico e reflexivo, tendo por tema o seguinte t?pico: ?De que modo a globaliza??o pode se transformar numa ferramenta de emancipa??o social, econ?mica, pol?tica e cultural da humanidade??. Esta atividade dever? tomar todo o tempo restante da aula (cerca de vinte e cinco minutos).

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O link para o texto ? o que segue: http://passapalavra.info/?p=121.

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CONCLUS?O

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Os alunos dever?o ser estimulados a perceber a import?ncia da cria??o e dissemina??o de meios de organiza??o pol?tica e social visando construir uma leitura cr?tica de sua realidade, bem como buscando a confec??o de meios de transforma??o da sociedade. Dever?o compreender a import?ncia das dimens?es simb?licas e imaginadas para a constru??o de la?os de solidariedade e de compartilhamento de experi?ncias em organiza??es pol?ticas coletivas. Por fim, os alunos dever?o perceber a import?ncia das interconex?es contempor?neas de diversas lutas e impasses num mundo globalizado enquanto conjunto de problemas comuns que podem atravessar seu cotidiano.

Recursos Complementares

Avaliação

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Os alunos dever?o ser avaliados na sua capacidade de compreens?o dos conceitos, na sua capacidade de leitura e interpreta??o oral e escrita dos textos e imagens cedidas, assim como na sua atividade de pr?tica de pesquisa, elabora??o e compartilhamento do conjunto de conhecimentos apreendidos durante as aulas. Os textos dever?o ser avaliados de acordo com a capacidade de interpreta??o e a exposi??o anal?tica dos conte?dos aos quais os mesmos se referem. No que tange ao Blog virtual, sua avalia??o dever? centrar-se eminentemente na perspectiva de exposi??o, socializa??o e no resumo dos conte?dos apreendidos durante as aulas.