BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Luiz Prazeres
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | An?lise e reflex?o sobre a l?ngua |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: usos e formas |
? reconhecer os verbos no modo subjuntivo;
? utilizar o modo subjuntivo para exprimir d?vida ou possibilidade;
? entender e identificar o modo subjuntivo em diversos g?neros;
reconhecer por que certos g?neros privilegiam o modo subjuntivo em sua composi??o.
? Classes de palavras
? Verbos
? G?neros textuais
? Computador/ internet (sala de inform?tica)
? Data-show
? Caixas de som
Aula 1:
O professor dever? orientar os alunos a pesquisarem em suas gram?ticas o que ? e para que serve o modo subjuntivo. Depois, dever? discutir com os alunos o fato de esse modo verbal ser utilizado para falar de hip?teses, incertezas, d?vidas...
Em seguida, dever? passar o v?deo:
Se eu fosse ? turma da M?nica
www.youtube.com/watch?v=5YczXYsA1NQ
Fonte: http://blogamos.com/imagens/turma-da-monica-site.jpg
Nesse pequeno filme, h? uma refer?ncia ao filme brasileiro ?Se eu fosse voc??. Em ambos, uma pessoa diz que seria muito diferente se estivesse no lugar da outra. ? Voc? j? pensou em ser outra pessoa?
Escolha um personagem da turma da M?nica e redija um par?grafo contando como seria sua vida se fosse ele. Ex ?Se eu fosse o Cebolinha ficaria mais amigo da M?nica e obrigaria o Casc?o a tomar banho?
Professor, chame a aten??o do aluno para a rela??o estabelecida entre o subjuntivo e o futuro do pret?rito de indicativo. Utilizando-se a conjun??o ?se?, geralmente esses tempos e modos verbais andam juntos.
?
?
Aula 2:
Nesta aula, o professor dever? disponibilizar a letra das seguintes can??es e reproduzi-las para os alunos.
?
Quando eu for embora ( Amado Batista)
http://letras.terra.com.br/amado-batista/166253/
?
Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.
Eu sei que ainda vou pensar muito em voc?,
Mas distante daqui n?o pretendo chorar,
Nem t?o pouco sofrer.
Voc? tamb?m ir? pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.
Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.
Eu sei que ainda vou pensar muito em voc?,
Mas distante daqui n?o pretendo chorar,
Nem t?o pouco sofrer.
Voc? tamb?m ir? pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.
Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.
?
Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-oba11DNkfTA/TkCM8MsfR7I/AAAAAAAAABs/D7aQ-tt9LHk/s1600/violao.jpg
?
Composi??o: Pablo Bertola, Ronaldo Rousset e Lido Loschi
Talvez eu n?o seja poeta
Talvez eu s? traga uma seta
Cravada no peito que espeta
Quando a vida ? curta
E a alegria ? pouca
Quando busco uma reta na estrada torta
Talvez eu n?o seja poeta
S? traga no peito cravada uma faca
Que dilacera
Quando abro a janela
E a natureza ? morta
Quando o grito ? fr?gil
E a justi?a ? surda
Talvez eu n?o seja poeta
S? traga no peito uma ferida aberta
Que aperta
Quando a ilus?o me visita
Quando a palavra exata escapa
E jamais ? escrita
Talvez eu s? seja um rom?ntico
Nesses dias de luta
Com um gemido discreto
Atado ? garganta
E um grito lun?tico que ningu?m escuta
Escreva no quadro as seguintes quest?es para que os alunos copiem:
?
Professor, consulte com os alunos um quadro de conjuga??es. Pe?a que fa?am cartazes sobre os tempos do modo subjuntivo e que localizem as palavras ou express?es comuns a cada um deles.
Aula 3
O professor dever? acessar o blog http://www.meninamarota.blogspot.com/2008/03/se-eu-fosse.html e apresentar aos alunos o texto ?Se eu fosse?.
Ao mostrar as imagens, o professor dever? ressaltar o uso do subjuntivo para falar de situa??es imagin?rias e de hip?teses, destacando o uso da conjun??o ?se?.
?
Se eu fosse um m?s, seria Julho, ? o m?s de meu nascimento.
?
http://cultureba.com.br/wp-content/uploads/2010/11/parabens_turma_da_monica.jpg
?
Se eu fosse um dia da semana, seria domingo de manh?, pela tranquilidade.
http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta/files/2011/08/descanso.jpg
?
Se eu fosse um n?mero, seria o 18. ? o meu n?mero de sorte
?
Se eu fosse uma flor, seria um girassol, a minha flor preferida
http://1.bp.blogspot.com/_4Fr4_Cen-Co/TQYhH9hbV2I/AAAAAAAAABk/JPNXu7b3Vzc/s1600/girassol.jpg
?
Se eu fosse uma direc??o, seria? Sul e voltava ?s minhas origens?
?
Se eu fosse um m?vel, seria uma estante, para estar repleta de livros
http://www.lareinamadre.com.br/noticias/wp-content/uploads/2008/10/estante1.jpg
?
Se eu fosse um liquido,seria? ?gua cristalina da mina do meu Av?.
?
Se eu fosse um livro, seria.. de POEMAS, claro!
http://2.bp.blogspot.com/_CgGudoIfA6M/TLm8rm9gxUI/AAAAAAAAAEI/Nu-aOM6HF-8/s1600/livros.jpg
?
Se eu fosse uma pedra, seria? Jade, por tudo o que ela comporta
http://www.zonaleste.net/v4/cl_upload/0609/23084944966.jpg
?
Se eu fosse um metal, seria? ouro, porque ? o meu metal da sorte
?
Se eu fosse uma ?rvore, seria? uma T?lia, porque ? ?quase? o meu nome!
?
http://www.russobras.com.br/flora/images/arvore_50.jpg
?
Se eu fosse uma fruta, seria? Morango?
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSmXe72xe4wnxvdCGNx6gisSAh2EXkLOMjckngCBtnb_p0UKKLG1qW2Otr
?
Se eu fosse um clima, seria? Tropical!
?
Se eu fosse um instrumento musical, seria? Piano, em mem?ria da minha M?e.
fhttp://3.bp.blogspot.com/-lkmsRHQV_1A/TebWeBbSRvI/AAAAAAAAAN4/mG8_jPGObUo/s1600/piano.gif
?
Se eu fosse um elemento, seria? ?gua, porque faz muita falta!
http://1.bp.blogspot.com/_enwqjqf1zXM/TFls_Ni9XEI/AAAAAAAAAB0/9fpLB5eU1A0/s1600/agua3_1024x768.jpg
?
Se eu fosse uma cor, seria? azul, cor do mar?
?
Se eu fosse um animal,seria? um gato, meigo ou assanhado, quando fosse preciso...
http://3.bp.blogspot.com/-JBn14fl4onc/TewCIYNfEBI/AAAAAAAAACk/sXpy_X31Y_s/s1600/gato-de-botas.jpg
?
Se eu fosse um som, seria? o do piano
Se eu fosse uma can??o, seria??What a Wonderful World? de Louis Armstrong
?
Se eu fosse um perfume, seria o que eu uso? Jean Paul Gaultier
?
Se eu fosse um sentimento, seria? AMOR, em todas as suas vertentes
http://2.bp.blogspot.com/-zi0McOzzEWQ/Thh994H0rAI/AAAAAAAAAHU/chvDqgrbA7Q/s1600/o_amor.jpg
?
Se eu fosse uma comida, seria? Marisco, seja de que forma for!
Se eu fosse uma palavra, seria...VERDADE
Se eu fosse um verbo, seria? Acreditar!
Se eu fosse um objecto, seria?uma bengala
?
http://4.bp.blogspot.com/_gPN9h9B5dn0/TCkX9goODLI/AAAAAAAAAEA/vxcCM1hiexY/s320/BENGALA.jpg
?
Se eu fosse uma parte do corpo, seria? os olhos, s?o a express?o da alma?
http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/11/olho_azul.jpg
?
Se eu fosse uma express?o, seria? ?O pior cego ? o que n?o quer ver?
?
Se eu fosse um desenho animado, seria? a Mafalda!
http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKh8al6Dt64CZBSb_PYNKsR3C1j00UkwF5ByN110yUmlHRoVccN5Uj_6rR
?
Se eu fosse um filme, seria?Todos os ?picos
Se eu fosse uma forma,seria? redonda
Se eu fosse uma esta??o, seria? Primavera!
Se eu fosse uma frase, seria?? N?o fa?as aos outros, aquilo que n?o queres que te fa?am a ti?
http://i.olhares.com/data/big/5/50341.jpg
?
Ap?s a leitura, o professor deve propor que cada aluno escreva seu pr?prio texto ?Se eu fosse?, para isso, dever? seguir o modelo do texto dado, inclusive criando imagens. Os textos devem ter uma primeira vers?o escrita e uma segunda vers?o online, para ser publicada no site da escola.
Veja mais em:
http://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/os-tempos-subjuntivo.htm
http://www.radames.manosso.nom.br/gramatica/temposverbais/subjpres.htm
A avalia??o do aluno dever? ocorrer de forma processual, ou seja, seu desempenho e seu envolvimento em cada atividade s?o crit?rios importantes para verificar a apropria??o dos conte?dos trabalhados. Al?m disso, a produ??o do poema ?Se eu fosse? deve receber aten??o especial do professor que avaliar? se o aluno soube empregar de maneira eficiente a conjun??o ?se?, e se soube dar justificativas para as escolhas relativas ? composi??o do texto.