Portal do Professor

Início do Conteúdo

O modo subjuntivo nos textos de diversos g?neros textuais

Autor e Co-autor(es)

Karen Alves de Andrade imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Luiz Prazeres

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: modos de organiza??o dos discursos
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: organiza??o estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: pr?tica de produ??o de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa An?lise e reflex?o sobre a l?ngua
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?         reconhecer os verbos no modo subjuntivo;

?         utilizar o modo subjuntivo para exprimir d?vida ou possibilidade;

?         entender e identificar o modo subjuntivo em diversos g?neros;

          reconhecer por que certos g?neros privilegiam o modo subjuntivo em sua composi??o.

Duração das atividades

4 aulas de 1h40minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?         Classes de palavras

?         Verbos

?         G?neros textuais

Estratégias e recursos da aula

?         Computador/ internet (sala de inform?tica)

?         Data-show

?         Caixas de som

Aula 1:

O professor dever? orientar os alunos a pesquisarem em suas gram?ticas o que ? e para que serve o modo subjuntivo. Depois, dever? discutir com os alunos o fato de esse modo verbal ser utilizado para falar de hip?teses, incertezas, d?vidas...

Em seguida, dever? passar o v?deo:

Se eu fosse ? turma da M?nica

www.youtube.com/watch?v=5YczXYsA1NQ

Fonte: http://blogamos.com/imagens/turma-da-monica-site.jpg

Nesse pequeno filme, h? uma refer?ncia ao filme brasileiro ?Se eu fosse voc??. Em ambos, uma pessoa diz que seria muito diferente se estivesse no lugar da outra.  ? Voc? j? pensou em ser outra pessoa?

Escolha um personagem da turma da M?nica e redija um par?grafo contando como seria sua vida se fosse ele. Ex ?Se eu fosse o Cebolinha ficaria mais amigo da M?nica e obrigaria o Casc?o a tomar banho?

Professor, chame a aten??o do aluno para a rela??o estabelecida entre o subjuntivo e o futuro do pret?rito de indicativo. Utilizando-se a conjun??o ?se?, geralmente esses tempos e modos verbais andam juntos.

?

?

Aula 2:

Nesta aula, o professor dever? disponibilizar a letra das seguintes can??es e reproduzi-las para os alunos.

?

Quando eu for embora ( Amado Batista)

http://letras.terra.com.br/amado-batista/166253/

?

Quando Eu For Embora

Amado Batista

Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.

Eu sei que ainda vou pensar muito em voc?,
Mas distante daqui n?o pretendo chorar,
Nem t?o pouco sofrer.
Voc? tamb?m ir? pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.

Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.

Eu sei que ainda vou pensar muito em voc?,
Mas distante daqui n?o pretendo chorar,
Nem t?o pouco sofrer.
Voc? tamb?m ir? pensar em mim bastante,
Como seu grande amigo como seu namorado,
Ou talvez como amante.

Quando eu for embora voc? vai chorar,
Vai sentir saudades quando se lembrar.
E eu vivia louco pelo seu amor,
E voc? pouco a pouco tudo acabou.

?

Fonte: http://1.bp.blogspot.com/-oba11DNkfTA/TkCM8MsfR7I/AAAAAAAAABs/D7aQ-tt9LHk/s1600/violao.jpg

?

Talvez eu n?o seja poeta

Pablo Bertola

Composi??o: Pablo Bertola, Ronaldo Rousset e Lido Loschi

Talvez eu n?o seja poeta
Talvez eu s? traga uma seta
Cravada no peito que espeta
Quando a vida ? curta
E a alegria ? pouca
Quando busco uma reta na estrada torta

Talvez eu n?o seja poeta
S? traga no peito cravada uma faca
Que dilacera
Quando abro a janela
E a natureza ? morta
Quando o grito ? fr?gil
E a justi?a ? surda

Talvez eu n?o seja poeta
S? traga no peito uma ferida aberta
Que aperta
Quando a ilus?o me visita
Quando a palavra exata escapa
E jamais ? escrita

Talvez eu s? seja um rom?ntico
Nesses dias de luta
Com um gemido discreto
Atado ? garganta
E um grito lun?tico que ningu?m escuta

Escreva no quadro as seguintes quest?es para que os alunos copiem:

  1. As m?sicas que voc? ouviu falam de fatos, coisas certas, ou hip?teses ou possibilidades?
  2. Que papel t?m as palavras ?talvez? e ?quando? em cada uma das m?sicas?
  3. Trace um perfil do eu l?rico das can??es e diga que situa??o ? imaginada por elas nas can??es.

?

Professor, consulte com os alunos um quadro de conjuga??es. Pe?a que fa?am cartazes sobre os tempos do modo subjuntivo e que localizem as palavras ou express?es comuns a cada um deles.

Aula 3

O professor dever? acessar o blog http://www.meninamarota.blogspot.com/2008/03/se-eu-fosse.html e apresentar aos alunos o texto ?Se eu fosse?.

Ao mostrar as imagens, o professor dever? ressaltar o uso do subjuntivo para falar de situa??es imagin?rias e de hip?teses, destacando o uso da conjun??o ?se?.

?

Se eu fosse um m?s, seria Julho, ? o m?s de meu nascimento.


?

http://cultureba.com.br/wp-content/uploads/2010/11/parabens_turma_da_monica.jpg

?

Se eu fosse um dia da semana, seria domingo de manh?, pela tranquilidade.

http://www.correiodeuberlandia.com.br/diariodeumtriatleta/files/2011/08/descanso.jpg

?

Se eu fosse um n?mero, seria o 18. ? o meu n?mero de sorte


http://posterous.com/getfile/files.posterous.com/robjcameron/ioBHzygpwsiS27ZI7PYPcm3Q6oCzC0QKK02EXmktKQLeKE1aBvyuwttvatYC/18.jpg

?

Se eu fosse uma flor, seria um girassol, a minha flor preferida

http://1.bp.blogspot.com/_4Fr4_Cen-Co/TQYhH9hbV2I/AAAAAAAAABk/JPNXu7b3Vzc/s1600/girassol.jpg

?

Se eu fosse uma direc??o, seria? Sul e voltava ?s minhas origens?





http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/4/4b/WInd_Rose_Aguiar.svg/180px-WInd_Rose_Aguiar.svg.png

?

Se eu fosse um m?vel, seria uma estante, para estar repleta de livros

http://www.lareinamadre.com.br/noticias/wp-content/uploads/2008/10/estante1.jpg

?

Se eu fosse um liquido,seria? ?gua cristalina da mina do meu Av?.

?

Se eu fosse um livro, seria.. de POEMAS, claro!



http://2.bp.blogspot.com/_CgGudoIfA6M/TLm8rm9gxUI/AAAAAAAAAEI/Nu-aOM6HF-8/s1600/livros.jpg

?

Se eu fosse uma pedra, seria? Jade, por tudo o que ela comporta

http://www.zonaleste.net/v4/cl_upload/0609/23084944966.jpg

?

Se eu fosse um metal, seria? ouro, porque ? o meu metal da sorte

?

Se eu fosse uma ?rvore, seria? uma T?lia, porque ? ?quase? o meu nome!
?

http://www.russobras.com.br/flora/images/arvore_50.jpg

?

Se eu fosse uma fruta, seria? Morango?

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRSmXe72xe4wnxvdCGNx6gisSAh2EXkLOMjckngCBtnb_p0UKKLG1qW2Otr

?

Se eu fosse um clima, seria? Tropical!
?

Se eu fosse um instrumento musical, seria? Piano, em mem?ria da minha M?e.

fhttp://3.bp.blogspot.com/-lkmsRHQV_1A/TebWeBbSRvI/AAAAAAAAAN4/mG8_jPGObUo/s1600/piano.gif

?

Se eu fosse um elemento, seria? ?gua, porque faz muita falta!


http://1.bp.blogspot.com/_enwqjqf1zXM/TFls_Ni9XEI/AAAAAAAAAB0/9fpLB5eU1A0/s1600/agua3_1024x768.jpg

?

Se eu fosse uma cor, seria? azul, cor do mar?
?

Se eu fosse um animal,seria? um gato, meigo ou assanhado, quando fosse preciso...

http://3.bp.blogspot.com/-JBn14fl4onc/TewCIYNfEBI/AAAAAAAAACk/sXpy_X31Y_s/s1600/gato-de-botas.jpg

?

Se eu fosse um som, seria? o do piano


Se eu fosse uma can??o, seria??What a Wonderful World? de Louis Armstrong

?

Se eu fosse um perfume, seria o que eu uso? Jean Paul Gaultier

?

Se eu fosse um sentimento, seria? AMOR, em todas as suas vertentes

http://2.bp.blogspot.com/-zi0McOzzEWQ/Thh994H0rAI/AAAAAAAAAHU/chvDqgrbA7Q/s1600/o_amor.jpg

?

Se eu fosse uma comida, seria? Marisco, seja de que forma for!

Se eu fosse uma palavra, seria...VERDADE

Se eu fosse um verbo, seria? Acreditar!

Se eu fosse um objecto, seria?uma bengala

?


http://4.bp.blogspot.com/_gPN9h9B5dn0/TCkX9goODLI/AAAAAAAAAEA/vxcCM1hiexY/s320/BENGALA.jpg

?

Se eu fosse uma parte do corpo, seria? os olhos, s?o a express?o da alma?

http://bocaberta.org/wp-content/uploads/2008/11/olho_azul.jpg

?

Se eu fosse uma express?o, seria? ?O pior cego ? o que n?o quer ver?
?

Se eu fosse um desenho animado, seria? a Mafalda!

http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRKh8al6Dt64CZBSb_PYNKsR3C1j00UkwF5ByN110yUmlHRoVccN5Uj_6rR

?

Se eu fosse um filme, seria?Todos os ?picos

Se eu fosse uma forma,seria? redonda

Se eu fosse uma esta??o, seria? Primavera!

Se eu fosse uma frase, seria?? N?o fa?as aos outros, aquilo que n?o queres que te fa?am a ti?

http://i.olhares.com/data/big/5/50341.jpg

?

Ap?s a leitura, o professor deve propor que cada aluno escreva seu pr?prio texto ?Se eu fosse?, para isso, dever? seguir o modelo do texto dado, inclusive criando imagens. Os textos devem ter uma primeira vers?o escrita e uma segunda vers?o online, para ser publicada no site da escola.

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o do aluno dever? ocorrer de forma processual, ou seja, seu desempenho e seu envolvimento em cada atividade s?o crit?rios importantes para verificar a apropria??o dos conte?dos trabalhados. Al?m disso, a produ??o do poema ?Se eu fosse? deve receber aten??o especial do professor que avaliar? se o aluno soube empregar de maneira eficiente a conjun??o ?se?, e se soube dar justificativas para as escolhas relativas ? composi??o do texto.