Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Pluralidade cultural na forma??o do Brasil |
Ensino M?dio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino M?dio | Hist?ria | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino M?dio | Filosofia | ?tica |
Identificar contribui??es da cultura africana para a cultura brasileira.
Conhecer as culturas africanas, suas cren?as, religi?es, m?sicas, dan?as, culin?ria, linguagem, vestimentas e indument?rias.
Conhecer de que forma a cultura africana influ?ncia a cultura brasileira.
Confeccionar livrinho, minidicion?rio, painel ou cartazes privilegiando a cultura afro-brasileira.
Pesquisar dan?as e m?sicas afro-brasileiras.
Os alunos devem ter a compreens?o de cultura afro-brasileira como conjunto de manifesta??es culturais do Brasil que sofreram algum grau de influ?ncia da cultura africana desde os tempos do Brasil col?nia at? a atualidade.
Iniciar a aula no laborat?rio de inform?tica. Dividir os alunos em grupos e pedir para que pesquisem sobre a contribui??o do negro na cultura brasileira. Cada grupo dever? pesquisar assuntos diferenciados, tais como: m?sica, dan?a, religi?o, culin?ria, linguagem, vestimentas e indument?rias. Permitir que os alunos, ap?s a pesquisa, apresentem e discutam sobre a influ?ncia africana na cultura brasileira. Ap?s a pesquisa, cada grupo apresentar? o resultado de seu trabalho atrav?s de apresenta??o de dan?a, livrinho de receitas, cartaz, painel e slides, por eles produzidos, para socializa??o com professor e os demais grupos.
Iniciar as atividades atrav?s de uma conversa informal com os alunos, para obter informa??es sobre o que eles sabem sobre a contribui??o dos negros na cultura brasileira. O professor dever? anotar no quadro as respostas dos alunos e depois explicar que os negros foram de fundamental import?ncia para a forma??o da cultura e do povo brasileiro. Quando recebemos no Brasil este povo maravilhoso, n?o sab?amos da sua grande import?ncia e contribui??o para todos os setores da economia, da cultura, da religi?o, das artes, da pol?tica e tantos outros. Tra?os fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a m?sica, a religi?o, a culin?ria , a vestimenta, o folclore e as festividades populares.
No laborat?rio de inform?tica, dividir os alunos em grupos para pesquisarem na internet informa??es sobre a influ?ncia dos africanos na cultura brasileira.
Os sites e os v?deos aqui selecionados apresentam textos e imagens com informa??es relacionadas a cultura afro-brasileira, que podem servir de refer?ncia para constru??o dos slides, cartazes, minidicion?rio, livrinho de receitas e painel.
GRUPO 01 - linguagem
http://projetoafrica22.blogspot.com.br/2010/10/vocabulos-afro-brasileiros.html
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca06.htm
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
GRUPO 02 - religi?o
http://www.youtube.com/watch?v=cP6dsRnV6nY
http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_afro-brasileiras
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
Fazer um painel destacando as religi?es afro-brasileiras.
GRUPO 03 - m?sica e dan?a
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm
http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
?
GRUPO 04 - culin?ria
http://caideboca.wordpress.com/2008/02/20/culinaria-afro-brasileira/
http://www.youtube.com/watch?v=z5y6tJMwtB0
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
?
GRUPO 05 - vestimentos e indument?rias
http://mutantenoticia.blogspot.com.br/2010/07/salvador-fazendo-cabeca-de-todos.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_%28vestu%C3%A1rio%29
http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4
Fazer cartaz com ilustra??es de vestimentas e indument?rias afro- brasileiras.
AULA 02
Promover questionamentos entre os grupos para avaliar o conhecimento dos alunos que ir?o mostrar o que realmente aprenderam sobre a cultura afro-brasileira.
Elabora??o, de cartazes , livrinho culin?rio, minidicion?rio, slides, painel e ensaiar a dan?a escolhida pelo grupo.
AULA 03
Semin?rio
Para finalizar os alunos organizados em grupos com a ajuda do professor, dever?o socializar os resultados das pesquisas, atrav?s de exposi??o e apresenta??o de todas as atividades por eles realizadas (dan?a, livrinho de receitas, painel, minidicion?rio, cartaz e slides) para que haja troca de informa??es entre os grupos e o professor.
http://www.portalbrasil.net/religiao_religioes_afrobrasileiras.htm
http://www.youtube.com/watch?v=RPzxt1iZGiA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=m-XTG-OJ7IQ
http://www.colegiolacordaire.conexaopitagoras.com.br/CF//antenado/especiais/cultura_afro/index.html
A avalia??o ser? realizada durante todo o processo das atividades. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, elabora??o de (cartazes, livrinho de receitas, minidicion?rio, slides), apresenta??o de dan?as e m?sicas africanas.