Portal do Professor

Início do Conteúdo

A influ?ncia do negro na cultura brasileira

Autor e Co-autor(es)

Mary Alvarenga imagem do usuário

IMPERATRIZ - MA CENTRO DE ENSINO URBANO ROCHA

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Pluralidade cultural na forma??o do Brasil
Ensino M?dio Sociologia Cultura e diversidade cultural
Ensino M?dio Hist?ria Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade
Ensino M?dio Filosofia ?tica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar contribui??es da cultura africana para a cultura brasileira.

Conhecer as culturas africanas, suas cren?as, religi?es, m?sicas, dan?as, culin?ria, linguagem, vestimentas e indument?rias.

Conhecer de que forma a cultura africana influ?ncia a cultura brasileira.

Confeccionar  livrinho, minidicion?rio, painel  ou cartazes privilegiando a cultura afro-brasileira.

Pesquisar dan?as e m?sicas afro-brasileiras.

Duração das atividades

03 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem ter a compreens?o de  cultura afro-brasileira como   conjunto de manifesta??es culturais do Brasil que sofreram algum grau de influ?ncia da cultura africana desde os tempos do Brasil col?nia at? a atualidade.

Estratégias e recursos da aula

Iniciar a aula no laborat?rio de inform?tica. Dividir os alunos em grupos e pedir para que pesquisem sobre a contribui??o do negro na cultura brasileira. Cada grupo dever? pesquisar assuntos diferenciados,  tais como:  m?sica, dan?a,  religi?o, culin?ria, linguagem,  vestimentas e indument?rias. Permitir que os alunos, ap?s a pesquisa, apresentem e discutam sobre a  influ?ncia africana na cultura brasileira. Ap?s a pesquisa, cada grupo apresentar? o  resultado de seu trabalho  atrav?s de apresenta??o de dan?a, livrinho de receitas, cartaz, painel  e slides,  por eles produzidos, para socializa??o com  professor e os demais grupos.

AULA 01:
?

Iniciar as atividades atrav?s de uma conversa informal com os alunos, para obter informa??es sobre  o que eles sabem sobre a contribui??o dos negros na cultura brasileira. O professor dever? anotar no quadro as respostas dos alunos e depois  explicar que os negros foram de fundamental import?ncia para a forma??o da cultura e do povo brasileiro. Quando recebemos no Brasil este povo maravilhoso, n?o sab?amos da sua grande import?ncia e contribui??o para todos os setores da economia, da cultura, da religi?o, das artes, da pol?tica e tantos outros. Tra?os fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a m?sica, a religi?o, a culin?ria , a vestimenta, o folclore e as festividades populares.

No laborat?rio de inform?tica, dividir os alunos em grupos  para pesquisarem na internet informa??es  sobre a influ?ncia dos africanos na cultura brasileira.

Os sites  e os v?deos aqui  selecionados  apresentam  textos  e imagens com informa??es  relacionadas a cultura afro-brasileira, que podem servir de refer?ncia para constru??o dos slides, cartazes, minidicion?rio, livrinho de receitas e painel.

GRUPO 01 - linguagem

mmmm

http://projetoafrica22.blogspot.com.br/2010/10/vocabulos-afro-brasileiros.html

novo

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca06.htm

negro

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4

  • Confeccionar um  minidicion?rio com palavras  de origens africanas, na ordem alfab?tica. O mesmo pode ser feito no editor de texto (Word/writer) e impresso; ou em apresenta??o de slide.
    ?

GRUPO 02 -  religi?o

mmmmm

http://www.youtube.com/watch?v=cP6dsRnV6nY

rrrr

http://pt.wikipedia.org/wiki/Religi%C3%B5es_afro-brasileiras

negro

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4

Fazer um painel  destacando as religi?es afro-brasileiras.

GRUPO 03 -  m?sica e  dan?a

    vvvv

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/montecristo/04raca/raca18.htm

dd

http://www.youtube.com/watch?v=gRAbcqAYkSY&feature=related

negro

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4

  • Dentre as dan?as  pesquisadas, o grupo dever? escolher uma para ser apresentada.

?

GRUPO 04 - culin?ria

cccc

http://caideboca.wordpress.com/2008/02/20/culinaria-afro-brasileira/

bbbb

http://www.youtube.com/watch?v=z5y6tJMwtB0

negro

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4

  • Selecionar algumas  receitas e elaborar um livrinho de  culin?ria afro-brasileira.

?

GRUPO  05 -  vestimentos e indument?rias

    vest

http://mutantenoticia.blogspot.com.br/2010/07/salvador-fazendo-cabeca-de-todos.html

 rou

http://pt.wikipedia.org/wiki/Baiana_%28vestu%C3%A1rio%29

negro

http://www.youtube.com/watch?v=AszF5bp3Kd4

Fazer  cartaz com ilustra??es de  vestimentas e indument?rias afro- brasileiras.

AULA 02

Promover questionamentos entre os grupos para avaliar o conhecimento dos alunos que ir?o mostrar o que realmente aprenderam sobre a cultura afro-brasileira.

Elabora??o, de cartazes , livrinho culin?rio, minidicion?rio,  slides, painel  e ensaiar a dan?a escolhida pelo grupo.

AULA 03

Semin?rio

Para finalizar os alunos  organizados em grupos  com a ajuda do professor, dever?o  socializar os resultados  das pesquisas,  atrav?s de exposi??o e apresenta??o de  todas as atividades por eles realizadas  (dan?a, livrinho de receitas, painel,  minidicion?rio, cartaz  e slides)  para que haja troca de informa??es entre os grupos e o professor.

Recursos Complementares

Avaliação

         A avalia??o ser? realizada durante todo o processo  das atividades. Desta forma, ao longo das propostas apresentadas, o professor poder? avaliar o aluno segundo sua participa??o nas atividades realizadas: pesquisas, leitura e interpreta??o de texto, elabora??o de (cartazes, livrinho de receitas,  minidicion?rio, slides),  apresenta??o de dan?as e m?sicas africanas.