Aparecida Clemilda porto
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: l?xico e redes sem?nticas |
| Ensino M?dio | L?ngua Portuguesa | Recursos lingu?sticos em uso: fonol?gicos, morfol?gicos, sint?ticos e lexicais |
Atividade 1 ? Motiva??o
Alunos em c?rculo
Professor, inicie a atividade explorando o conhecimento pr?vio dos alunos acerca dos recursos fonol?gicos usados, principalmente, em textos liter?rios. Questione-os sobre o que remete o termo fonol?gico. Cite exemplos, como a sequ?ncia: bola, rebola, embola. Pergunte que sons repetem nestas palavras e o que eles sugerem. Incentive-os a criar outras palavras em que apare?am fonemas repetidos. Crie um clima de brincadeira, pedindo a outro aluno que diga o que sugerem os sons repetidos nas palavras criadas pelo colega. Esse tipo de brincadeira ? interessante porque, al?m de inventarem palavras novas, os alunos experimentam os sons para expressarem diferentes sentidos, como o exemplo citado, que sugere movimento e forma.
Obs.: Segundo Lopes (1991, p. 28 -33), a fun??o do componente fonol?gico, como estabelecimento da coes?o, ? um aspecto pouco estudado. A coes?o, nesse caso, pode ser constru?da, por exemplo, pelo ritmo, elemento pouco tratado na lingu?stica. Para a autora, deve-se compreender este mecanismo " como uma sucess?o de movimentos num jogo de tens?o e distens?o; assim a an?lise r?tmica ? indissoci?vel da rede complexa de significantes que comp?em o texto". Exemplo: a alitera??o, a expressividade das vogais e consoantes, ecos, asson?ncias.
Alunos em grupo de 3 componentes
Exiba, em datashow, o v?deo A Banda (4M30s), na voz de Chico Buarque. Dispon?vel em: <http://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q>. (Acesso em 20 set.2011)
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Abaixo, a letra da can??o:
A Banda
Composi??o: Chico Buarque de Hollanda
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Estava ? toa na vida o meu amor me chamou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
A minha gente sofrida despediu-se da dor
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
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O homem s?rio que contava dinheiro parou
O faroleiro que contava vantagem parou
A namorada que contava as estrelas parou
Para ver, ouvir e dar passagem
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A mo?a triste que vivia calada sorriu
A rosa triste que vivia fechada se abriu
E a meninada toda se assanhou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
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Mas para meu desencanto o que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou
E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor
Depois da banda passar cantando coisas de amor
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O velho fraco se esqueceu do cansa?o e pensou
Que ainda era mo?o pra sair no terra?o e dan?ou
E a mo?a feia debru?ou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
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A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
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Mas para meu desencanto o que era doce acabou
Tudo tomou seu lugar depois que a banda passou
E cada qual no seu canto, em cada canto uma dor
Depois da banda passar cantando coisas de amor
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O velho fraco se esqueceu do cansa?o e pensou
Que ainda era mo?o pra sair no terra?o e dan?ou
E a mo?a feia debru?ou na janela
Pensando que a banda tocava pra ela
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A marcha alegre se espalhou na avenida e insistiu
A lua cheia que vivia escondida surgiu
Minha cidade toda se enfeitou
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
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Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor
Pra ver a banda passar cantando coisas de amor...
Ap?s a proje??o, oriente os alunos para que acessem o endere?o seguinte para copiarem e acompanharem a letra da m?sica pelo v?deo, dispon?vel em:
<http://letras.terra.com.br/chico-buarque/45099/>. Acesso em 24 de set. 2011
Eles devem copiar a letra no arquivo "A Banda", criado no programa KWord. Em seguida, pe?a que desenvolvam a seguinte atividade:
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Exerc?cio 1 Utilizando seus laptops, abram o arquivo que foi criado, no programa KWord, intitulado "A Banda?. Em seguida, discutam e respondam: 1) Ou?am atentamente a m?sica, prestando aten??o aos recursos sonoros presentes na can??o. Ap?s essa etapa, organizem-se em dois coros e cantem, baixinho, a can??o, atentos aos sons produzidos pelas rimas, pela repeti??o de palavras e de fonemas. 2) O t?tulo "A Banda" sugere musicalidade e ritmo, indicando a presen?a de m?sica, multid?o, festejo. H? uma expectativa de alegria a partir deste t?tulo. Esse sentimento ? revelado por meio do ritmo e das palavras usadas. Quais s?o esses ritmos e que palavras sugerem essa expectativa de alegria? Justifique a sua resposta. 3) O ritmo ? respons?vel pela harmoniza??o dos elementos da can??o. Nessa m?sica, ele ? marcado pelas s?labas po?ticas, s?labas fortes e s?labas fracas. Ex. Es-TA-va-?- TO-na-VI(da). Mai?scula s?laba forte, min?scula s?laba fraca.Divida a primeira estrofe do poema em s?labas po?ticas. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas s?labas, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante da m?sica. 4) A repeti??o dos fonemas presentes na m?sica sugere a imita??o do som de qu?? Justifique a sua resposta. 5) De acordo com a m?sica, que mudan?as ocorreram na vida das pessoas a partir do momento em que a banda passa? Justifique. 6) Transcreva palavras que demonstrem o sentimento de que, quando a banda passa, h? encantamento, ilus?o. Depois, tudo volta a ser como antes. 7) Pode-se dizer que o ritmo, produzido pela repeti??o de fonemas, de palavras e as rimas funcionam como elementos de coes?o e contribuem para a constru??o do sentido do texto? Explique exemplificando. 8) Tendo como modelo a letra da can??o, tentem criar uma quadrinha que apresente recursos fonol?gicos e lexicais que funcionem como elemento coesivo e que contribuam para a constru??o do sentido do texto. Digitem-na no mesmo arquivo citado acima. Destaquem os recursos fonol?gicos e lexicais usados. 9) Apresentar para os colegas as quadrinhas, mostrando como os recursos fonol?gicos e lexicais foram usados de forma a produzir sentidos.
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Obs.: Professor, organize a turma em c?rculo para os grupos socializarem suas conclus?es. Verifique se conseguiram perceber que os aspectos fonol?gicos funcionam como elementos coesivos, dando ritmo ao texto, por meio dos diferentes recursos, como rimas, repeti??o de palavras e de determinados fonemas.
Atividade 2 - construindo o sentido do texto a partir dos recursos fonol?gicos, morfol?gicos e lexicais.
Alunos em grupos de tr?s integrantes
Professor, o objetivo desta etapa ? desenvolver uma atividade que propicie aos alunos a identifica??o de efeitos de sentido produzidos em um texto, a partir da recorr?ncia de recursos fonol?gicos, morfol?gicos e lexicais. Oriente-os para que acessem, em apenas um laptop, o v?deo da m?sica "?guas de Mar?o" (3m34s). Dispon?vel em: <http://letras.terra.com.br/tom-jobim/49022/> Acesso em 13 set. 2011.
Eles devem selecionar o texto e copi?-lo no arquivo "?guas de Mar?o", criado no programa KWord. Em seguida, devem desenvolver a atividade abaixo para orientar a discuss?o.
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Exerc?cio 2 Utilizando seus laptops, criem outro arquivo, no programa KWord, intitulado "?guas de mar?o". Ap?s lerem e ouvirem a m?sica, utilizem o arquivo criado para responderem ?s quest?es abaixo. 1) Identifiquem os fonemas que se repetem.Utilizem os recursos do Kword e destaque os fonemas em negrito e em cor diferente. 2) Analisem e expliquem se essas repeti??es funcionam como mecanismo coesivo e como contribuem para a produ??o de sentido do texto. 3) Identifiquem a recorr?ncia do verbo ser. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do texto.Em seguida respondam: a) Qual ? o tempo em que esse verbo foi utilizado? b) Que sentidos podem ser constru?dos a partir do uso recorrente desse verbo? c) Ao usar esse verbo, o texto torna-se mais descritivo ou mais narrativo? Por qu?? 4) Identifiquem, no texto, palavras que sugerem uma lembran?a n?o urbana. Utilizem os recursos do Kword para destacar essas palavras, colocando-as em negrito e em cor diferente do restante do texto. 5) Elaborem um texto apresentando as conclus?es do grupo sobre a import?ncia do uso dos recursos fonol?gicos e lexicais e explicando tamb?m como estes recursos contribuem para a coes?o e para a constru??o do sentido de um texto. 6) Apresentar as conclus?es para a turma. Cada grupo ter? 5 minutos para a apresenta??o.
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Obs.: Professor, organize a turma em c?rculo para os grupos socializarem suas conclus?es. ? importante verificar se os alunos perceberam o uso dos recursos fonol?gicos,morfol?gicos e lexicais funcionaram como elos coesivos e contribu?ram para a constru??o do sentido no texto.
O grupo deve selecionar uma m?sica de prefer?ncia deles. A partir da escolha, oriente-os para que tentem parodi?-la. Ao produzi-la, eles devem procurar usar rimas, repeti??o de fonemas e recorr?ncia de palavras, buscando criar diferentes efeitos de sentido e tamb?m que funcionem como elos coesivos.
Ap?s a produ??o da par?dia, eles criam um v?deo da m?sica parodiada que ser? cantada pelo grupo. Para isso, eles devem acessar WxCam, pelo ?cone da c?mera na ?rea de trabalho, ou acessar [Metasyys > Aplicativos > Multim?dia > WxCam]. Na tela principal da WxCam, devem clicar no bot?o vermelho e iniciar a grava??o de um arquivo em formato de v?deo. Esse arquivo ser? gravado na subpasta V?deos, na pasta de usu?rios do Arquivo Pessoal. Em seguida, salvar o v?deo em pen drive.
Apresentar para a turma o trabalho realizado. Cada grupo ter? 10 minutos para a apresenta??o.
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Para obter informa??es sobre coes?o, acesse:
Coes?o e coer?ncia textuais: mecanismos de coes?o textual: http://www.slideshare.net/nataliastorari/coeso-e-coerncia-textual . Acesso em 18 de set. 2011.
F?VERO, L.L. Coes?o e coer?ncia textuais. S?o Paulo: ?tica, 1991. 96 p.
Quest?es de coes?o gramatical e lexical em textos dissertativos-argumentativos de alunos do ENEM. Dispon?vel em: <http://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/23219/2/tesemestjesuanafreitas000093843.pdf>. Acesso em 18 de set. 2011.
A avalia??o ser? feita por meio da observa??o em rela??o ? participa??o, ao interesse e ao desempenho dos alunos em todos os momentos do desenvolvimento das atividades, bem como da capacidade de trabalharem em grupo.
Verifique ainda se eles compreenderam que os recursos fonol?gicos, morfol?gicos e lexicais que comp?em o g?nero estudado s?o elementos que funcionam como elo coesivo e tamb?m contribuem para a constru??o do sentido do texto.