Você já parou pra imaginar
o que polui o nosso ar?
Em nossa cidade
Ao nosso redor
Em todo instante você pode encontrar
A fumaça e os gases liberados pelas fabricas
E os automóveis
A queima do lixo em incineradores
Dos hospitais
Os incêndios na floresta
Na mata e na selva
Também provoca
Tudo isso é combustão
E poluição do ar
A poeira que sai do chão
Nas ruas não asfaltadas
E sem calçadão
Os gases que saem dos esgotos
Das fossas mal cuidadas
De restos de animais
E de plantas em decomposição
Tudo isso é poluição
poluição do ar
Disponível em: http://letras.terra.com.br/charrete/965108/
Acesso em: 02 de setembro de 2011.
2. Após ouvir a música, estabeleça um diálogo com os alunos, questionando-os sobre:
a. Do que trata a canção?
b. E você, já parou para imaginar o que polui o nosso ar?
c. De acordo com a canção, o que provoca a poluição do ar na cidade? Você concorda?
d. Para você, o que seria possível fazer para resolver tal problema?
e. O que você tem feito para melhorar a poluição do ar?
f. Para você, como seria uma cidade sem poluição?
Questione os alunos se na letra da canção tem alguma palavra que eles não conheçam. Depois, solicite que acessem a internet para encontrar o significado das palavras; como sugestão, ver definição no endereço web http://www.priberam.pt/dlpo/Default.aspx . Procure sistematizar as informações de maneira que os alunos compreendam o significado das palavras. Anote as dúvidas espontâneas que possam surgir e, a partir dessas dúvidas, procure estabelecer objetivos para as próximas aulas.
Professor(a), aproveite e estabeleça uma relação interdisciplinar com a Língua Portuguesa, faça a interpretação da letra da música.
1. Organize a sala em quatro grupos, cada um deverá pesquisar sobre um tipo de poluição: VISUAL, SONORA, AR e ÁGUA.
2. O trabalho poderá ser feito em sala de aula e combine o dia para realizarem as apresentações.
3. Com o netbook conectado à internet, solicite que os grupos pesquisem sobre um dos tipos de poluição acima mencionados, procurando responder as seguintes questões:
a. O que provoca a poluição?
b.Que problemas provoca no Meio Ambiente?
c. Vocês percebem tal problema no lugar em que moram?
d. Quais são as consequências para os seres humanos?
e. O que seria possível fazer para resolver tal problema?
f. O que vocês têm feito para colaborar para a solução dos problemas ambientais?
g. Pesquisem imagens para ilustrar.
4. Sugestão de sites para pesquisa:
Ambiente Brasil. Disponível em: http://www.ambientebrasil.com.br/ Acesso em: 02 de setembro de 2011
Meio Ambiente Urgente. Disponível em: http://www.biologo.com.br/meioambiente/sites.html Acesso em: 02 de setembro de 2011
Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: http://www.mma.gov.br/sitio/ Acesso em: 02 de setembro de 2011
Acesse sites da Prefeitura e do Estado em que moram além de outras fontes que considerarem importantes.
Solicite aos alunos que enviem para seu email o trabalho realizado. Depois, encaminhe-os para o email dos alunos. Assim, no dia da apresentação, todos terão acesso aos trabalhos produzidos por outros grupos, o que possibilita acompanhar melhor as apresentações. O trabalho poderá ser feito em programa próprio para a produção de slides. No caso dos netbooks do UCA, sistema Linux, o programa é o KPresenter.
Professor(a), ao concluir as apresentações, procure sistematizar as observações realizadas evidenciando a presença de tais problemas no lugar em que os alunos vivem. Caso existam, questione-os sobre as possibilidades de solução. Posteriormente, convide os alunos para que elaborem, coletivamente, um relatório com as observações e encaminhem para os órgãos públicos competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Lembre-os de que, de tempos em tempos, faz-se necessário verificar se tais problemas foram resolvidos. Caso negativo, é necessário lembrar aos órgãos competentes sobre a necessidade de rever a solicitação feita. Tal atividade contribui para a conquista da cidadania, uma discussão transversal que deve estar presente no espaço escolar.