Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conserva??o ambiental |
? importante que o professor j? tenha trabalhado uma vis?o geral sobre as plantas.
1? aula:
1? momento:Convidar as crian?as para participarem de uma roda de conversa. O professor conduz esse momento fazendo o levantamento sobre os conhecimentos pr?vios que elas possuem sobre as sementes:
As crian?as devem ser encorajadas a falar sobre suas hip?teses. Essas devem ser registradas em papel madeira.
2? momento: O professor apresenta para a turma os v?deos Germina??o (http://www.youtube.com/watch?v=yLgN1XwAk_k) e a viagem da sementinha (http://www.youtube.com/watch?v=sbqtggXvQYc). Ap?s a apresenta??o dos v?deos, o professor retoma as quest?es iniciais para que as crian?as possam ou n?o confirmar suas primeiras hip?teses. As novas descobertas come?ar?o a serem registradas no mesmo papel madeira como o exemplo abaixo:
?
ESTUDANDO AS SEMENTES | |
Conhecimentos pr?vios |
Descobertas realizadas |
?
?
2? aula:
1? momento:Criar na sala um cen?rio para explora??o da hist?ria Jo?o e o p? de feij?o. Nesse momento, o professor deve eleger qual a melhor forma de apresenta-la (conta??o com ou sem o apoio do livro, dramatiza??o, v?deos, etc). O importante ? levar as crian?as a viajarem no mundo da fantasia transformar esse momento em algo significativo para elas. Ao finalizar a hist?ria, fazer alguns questionamentos:
2? momento:Pedir que as crian?as registrem a hist?ria na forma de desenho. Esses devem ser socializados na roda de conversa.
3? momento:Propor as crian?as plantarem seu pr?prio p? de feij?o. Para realiza??o dessa atividade, assistir ao v?deo: Era uma vez... - Jo?o e o p? de feij?o (http://www.youtube.com/watch?v=BpTYw9603MY) e mandar que as crian?as tragam na aula seguinte, gr?os de feij?es para serem plantados. ? interessante que o plantio ocorra na segunda-feira, para que possam registrar durante toda a semana o crescimento dos gr?os.
3? aula:
1? momento: Realizar com eles o plantio de feij?es. Materiais necess?rios: copos descart?veis, ?gua, algod?o e sementes de feij?o. Escolher um lugar adequado na sala para deixar a experi?ncia.
2? momento: construir com as crian?as, uma tabela para registro di?rio do crescimento do p? de feij?o.
4? a 6? aula:
1? momento: Os alunos regam seu p? de feij?o e o colocam ao sol. Em seguida registram na tabela elaborada coletivamente seu desenvolvimento di?rio.
7? aula:
1? momento: Em uma roda de conversa, discutir as observa??es feitas durante a semana. Pode acontecer de alguns feij?es terem morrido. Nesse momento o professor deve levantar algumas quest?es:
2? momento: Retornar ao quadro ?Estudando as sementes? para, se necess?rio, fazer registro de novas descobertas.
3? momento: plantar os feij?es na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento. Caso sua escola n?o tenha horta, pode propor que levem os p?s de feij?es para casa e plantem em seus quintais.
www.youtube.com/watch?v=RsGJQXPgdk4;
http://www.youtube.com/watch?v=WuAFPRv4PCQ&feature=related
http://www.consciencia.org/joao-e-o-pe-de-feijao-fabula-contos-infantis-dos-irmaos-grimm
Ao final dessa sequencia did?tica, o professor poder? avaliar se os alunos: