Portal do Professor

Início do Conteúdo

Estudando a semente com Jo?o e seu p? de feij?o

Autor e Co-autor(es)

An?lya Cristina Leite Cortez do Carmo imagem do usuário

NATAL - RN ESC MUL PROF ALMERINDA BEZERRA FURTADO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conserva??o ambiental

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Instigar a linguagem oral;
  • Entender o cultivo e crescimento da semente do p? de feij?o;
  • Desenvolver a sequencia temporal;
  • Despertar o interesse pelo cuidar; 

Duração das atividades

As atividades acontecer?o no decorrer de sete aulas com dura??o de 50 a 30 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

? importante que o professor j? tenha trabalhado uma vis?o geral sobre as plantas. 

Estratégias e recursos da aula

1? aula:

1? momento:Convidar as crian?as para participarem de uma roda de conversa. O professor conduz esse momento fazendo o levantamento sobre os conhecimentos pr?vios que elas possuem sobre as sementes:

  • O que ? uma semente?
  • Para que serve?
  • De que ela precisa para germinar?

As crian?as devem ser encorajadas a falar sobre suas hip?teses. Essas devem ser registradas em papel madeira.

2? momento: O professor apresenta para a turma os v?deos Germina??o (http://www.youtube.com/watch?v=yLgN1XwAk_k) e a viagem da sementinha (http://www.youtube.com/watch?v=sbqtggXvQYc). Ap?s a apresenta??o dos v?deos, o professor retoma as quest?es iniciais para que as crian?as possam ou n?o confirmar suas primeiras hip?teses. As novas descobertas come?ar?o a serem registradas no mesmo papel madeira como o exemplo abaixo:

?

ESTUDANDO AS SEMENTES

 Conhecimentos pr?vios

Descobertas realizadas

?

?

2? aula:

1? momento:Criar na sala um cen?rio para explora??o da hist?ria Jo?o e o p? de feij?o. Nesse momento, o professor deve eleger qual a melhor forma de apresenta-la (conta??o com ou sem o apoio do livro, dramatiza??o, v?deos, etc). O importante ? levar as crian?as a viajarem no mundo da fantasia transformar esse momento em  algo significativo para elas.  Ao finalizar a hist?ria, fazer alguns questionamentos:

  • Por que a m?e de Joao vendeu a vaquinha?
  • O que aconteceu quando a m?e de Jo?o jogou os feij?es pela janela?
  • Quem j? viu algu?m plantando um p? de feij?o?
  • Ser? que ele cresce t?o r?pido como o da hist?ria?
  • Porque cresceu um p? de feij?o e n?o de outra planta?

2? momento:Pedir que as crian?as registrem a hist?ria na forma de desenho. Esses devem ser socializados na roda de conversa.

3? momento:Propor as crian?as plantarem seu pr?prio p? de feij?o. Para realiza??o dessa atividade, assistir ao v?deo: Era uma vez... - Jo?o e o p? de feij?o (http://www.youtube.com/watch?v=BpTYw9603MY) e mandar que as crian?as tragam na aula seguinte, gr?os de feij?es para serem plantados. ? interessante que o plantio ocorra na segunda-feira, para que possam registrar durante toda a semana o crescimento dos gr?os.

3? aula:

1? momento: Realizar com eles o plantio de feij?es. Materiais necess?rios: copos descart?veis, ?gua, algod?o e sementes de feij?o. Escolher um lugar adequado na sala para deixar a experi?ncia.

2? momento: construir com as crian?as, uma tabela para registro di?rio do crescimento do p? de feij?o.

4? a 6? aula:

1? momento: Os alunos regam seu p? de feij?o e o colocam ao sol. Em seguida registram na tabela elaborada coletivamente seu desenvolvimento di?rio.

7? aula:

1? momento: Em uma roda de conversa, discutir as observa??es feitas durante a semana. Pode acontecer de alguns feij?es terem morrido. Nesse momento o professor deve levantar algumas quest?es:

  • Que cuidado tiveram com o feij?o?
  • Todos os feij?es continuam germinando?
  • Porque esse feij?o morreu?
  • Ele recebeu ?gua e luz necess?ria?
  • Ser? que o algod?o ficou muito encharcado?

  Crian??as          Experi??ncia do P?? de Feij??o

                            

2? momento: Retornar ao quadro ?Estudando as sementes? para, se necess?rio, fazer registro de novas descobertas.

3? momento: plantar os feij?es na horta escolar para que os alunos acompanhem o seu desenvolvimento. Caso sua escola n?o tenha horta, pode propor que levem os p?s de feij?es para casa e plantem em seus quintais.

Experi??ncia do P?? de Feij??o                      Experi??ncia do P?? de Feij??o          

  

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final dessa sequencia did?tica, o professor poder? avaliar se os alunos:

  • Compreenderam as etapas do crescimento de uma semente;
  • Reconheceram a import?ncia da ?gua e da luz para o crescimento das plantas;
  • Participaram ativamente na constru??o do texto coletivo;
  • Perceberam os cuidados que devemos ter com as plantas;
  • Ampliaram seu repert?rio oral.