Portal do Professor

Início do Conteúdo

MEDIDAS DE COMPRIMENTO

Autor e Co-autor(es)

SEBASTIANA RIBEIRO imagem do usuário

DOURADOS - MS EM PROFª ANTONIA CANDIDA DE MELO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender o conceito de medida, os processos de medição e a necessidade de adoção de medida padrão de medidas.
- Comparar grandezas, utilizando medidas não-convencionais e convencionais.
- Ler listas, tabelas simples e gráficos de barras a partir de dados coletados;
- Interpretar listas, tabelas simples e gráficos de barras a partir de dados coletados;
- Coletar dados em listas, tabelas simples e gráficos de barras a partir de dados coletados;
- Construir listas, tabelas simples e gráficos de barras a partir de dados coletados.

Duração das atividades

8 H/A

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Estudo de medidas de comprimento não-convecionais como o palmo para medir a lousa e as carteiras, os passos para medir a sala de aula, e utilização de diversos objetos para medir outros.

Estratégias e recursos da aula

A atividade foi desenvolvida em sala de aula e na Sala de tecnologias. Todas as etapas foram fotografadas para, posteriormente, ser produzido uma apresentação de slides.
Num primeiro momento – depois de estudarmos medidas de comprimento não-convecionais como o palmo para medir a lousa e as carteiras, os passos para medir a sala de aula, e utilizar diversos objetos para medir outros – foram feitas as medidas das estaturas dos alunos, posteriormente escritas na lousa para que eles registrassem em uma tabela previamente distribuída pela professora e ser colada no caderno.
Na sala de tecnologias foram registrados os dados na mesma tabela no Excel, para construção e leitura de listas, de tabela simples, e gráfico de barras a partir dos dados coletados (estaturas dos alunos).
Em outro momento, na sala de aula fizemos a confecção do painel de um gráfico feito com barbante representando as medidas de estatura dos alunos. Dessa forma foi feito o tratamento da informação com leitura e interpretação do cartaz com gráfico de barras (barbante).

Recursos Complementares

Câmera digital
Computador
Impressora
Barbante, tesoura, cola, fita adesiva, papel manilha, papel sulfite, pincel atômico.
Blog

Avaliação

Todos os alunos gostaram muito de participar desse processo, em que construíram um gráfico em tamanho real.
Os avanços foram bem relevantes considerando que a maioria apresentou boa compreensão em relação ao sistema de medidas e em relação ao tratamento da informação, uma vez que quando têm dúvidas em relação a sua posição na fila – quando as filas são organizadas por estatura –, consultam os gráficos que estão dispostos na sala de aula.
Este trabalho foi bem sucedido uma vez que houve compreensão do conteúdo proposto, e todos os alunos gostaram de participar do processo em que construíram um gráfico em tamanho real representando suas medidas.