Portal do Professor

Início do Conteúdo

BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA - com quem tu és parecida?

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estabelecer relações  de semelhanças  entre as borboletas e os insetos e reconhecê-las pelas suas características físicas.

Duração das atividades

As atividades são divididas em diferentes momentos de 10 a 15 minutos de duração.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cores, formas e tamanhos das borboletas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Confrontar as borboletas com outros insetos


1º momento - O(A) professor(a) procura montar uma caixa com insetos e ensina as crianças a destacar características das borboletas e procurá-las em outros insetos. A atividade será realizada da seguinte forma:
• verbalizar as cores das borboletas da caixa e procurar se há outros insetos com cores parecidas;
• contar as pernas de cada borboleta e conferir a quantidade de pernas de alguns insetos;
• confrontar a quantidade de pernas da borboleta com as de outros insetos;
• destacar as asas das borboletas e verificar quais são os insetos da caixa que tem asas;
• observar o corpo da borboleta, nomear as partes e comparar com o corpo de outros insetos
• descobrir quais as características das borboletas que não se encontram nos demais insetos da caixa.

Obs. A caixa  pode ser construída com material simples. O professor pode solicitar ajuda dos pais dos alunos para capturar os insetos. Pode colocar cada um dentro de uma bolsinha de plástico e montar numa caixa de camisa fixando com alfinete.

Outra Sugestão: contar histórias infantis de borboletas. Visitar o link apontado nos recursos complementares.

Recursos Complementares

Avaliação

Avalia-se a nova aprendizagem , verificando se as crianças:

  • nomearam as partes do corpo das borboletas;
  • contaram a quantidade de pernas das borboletas e compararam com as de outros insetos, estabelecendo relação um a um;
  • descobriram quais as caracteristicas que diferenciam as  borboletas de outros insetos.