Portal do Professor

Início do Conteúdo

Nossa ?gua de cada dia: como preserv?-la? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Realizar hip?teses de leitura;
  • Desenvolver habilidades para a produ??o de texto oral e escrita;
  • Interpretar informa??es na hist?ria;
  • Identificar a estrutura de um texto po?tico (m?sica);
  • Criar acr?stico a partir do conte?do trabalhado;
  • Tratar informa??es por meio da constru??o de gr?fico;
  • Reconhecer a import?ncia da ?gua para a vida no planeta e a necessidade de seu tratamento para o consumo humano;
  • Conscientizar sobre a import?ncia de se economizar ?gua.

Duração das atividades

Aproximadamente 360 minutos - seis (6) aulas de 60 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de institui??es inclu?das no Programa ?Um Computador por Aluno? (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Por?m, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de institui??es n?o inclu?das no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que n?o possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugest?es de adapta??es!

?

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA: nossa ?gua de cada dia

- No dia 22 de mar?o ? comemorado o dia mundial da ?gua, mas sabemos que devido a sua import?ncia para o planeta, ela deve ser trabalhada em qualquer data. Voc? poder? organizar em seu planejamento uma ?Semana da ?gua?, podendo aproveitar a data comemorativa ou ent?o trabalhar esse conte?do em outros dias escolares, j? que se trata de um tema de suma import?ncia .

- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles investigando seus conhecimentos pr?vios sobre a ?gua. Questione-os sobre:

?

  • Para que serve a ?gua?
  • De onde ser? que ela vem?
  • Quais os cuidados que devemos ter com a ?gua antes de consumi-la?
  • Para onde vai a ?gua depois que usamos?
  • Qual a import?ncia da ?gua para nossa vida?
  • Como voc?s t?m utilizado esse bem natural?
  • Ser? que a ?gua do mundo pode acabar?
  • O que voc?s t?m feito para economiz?-la?

?

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opini?es.

- Depois explore o tema com eles trabalhando a hist?ria em quadrinhos ??gua boa pra beber? da Turma da M?nica. Para tanto, solicite que os alunos acessem a hist?ria no s?tio http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm atrav?s do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Solicite que realizem a leitura da hist?ria individualmente e depois proponha a leitura coletiva.

agua boa beber

Fonte: http://www.monica.com.br/institut/aguaboa/welcome.htm

- Essa hist?ria ? muito legal, ela aborda; a import?ncia de tratar a ?gua, de economiz?-la e preserv?-la. Aponta tamb?m para quest?es de cidadania ao mostrar a necessidade do saneamento b?sico como um direito de todos.

 menina lapis

REGISTRANDO

- Ap?s trabalhar a hist?ria com os alunos, dialogue com eles sobre o que entenderam sobre o tema ?gua, analisando se compreenderam a import?ncia de  tratar e economizar esse bem natural. Proponha uma atividade de registro abordando as quest?es contempladas na hist?ria. Sugerimos a seguinte:

?

?

HIST?RIA ??GUA BOA PRA BEBER? ? TURMA DA M?NICA

Ap?s ouvir a hist?ria responda:

1) A alternativa que representa o portador de texto no qual encontramos esse tipo de hist?ria ?:

               (    ) livro liter?rio                             (    ) gibi                        (    )livro de receita             

                                 

2) Marque com um X a alternativa que indica o caminho percorrido pela ?gua at? chegar a nossa casa:

(    ) Esta??o de tratamento, rio, casa.                            

(    ) Rio, esta??o de tratamento, casa.

?

3) ? importante tratar a ?gua antes de beber para:

(    ) Tirar impurezas e bact?rias que prejudicam a sa?de.

(    ) Acrescentar sabor e cheiro na ?gua.

?

 4) Usamos a ?gua em nosso cotidiano para:

(    ) Escovar os dentes                             (    ) Lavar os alimentos

(    ) Beber                                                    (    ) Dormir

?

5) S?o atitudes corretas para economizar a ?gua:

(   ) Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

(   ) Lavar a cal?ada com a mangueira de ?gua.

(   ) Tomar banhos r?pidos e fechar a torneira enquanto ensaboa o corpo.

(   ) Lavar o carro com a mangueira de ?gua toda semana pra ele ficar limpinho.

?

?

?

2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- DE ONDE VEM... PRA ONDE VAI... COMO ? QUE VOLTA... Os caminhos da renova??o da ?gua

Professor, nesta atividade voc? poder? trabalhar com os alunos o Ciclo da ?gua na natureza de forma l?dica e divertida.

Esse momento ser? importante para que os alunos compreendam que a ?gua n?o pode ser fabricada ou criada se um dia vier a faltar, mas ela ? renovada em seu ciclo. Dessa forma contribuir? para a conscientiza??o dos alunos sobre a preserva??o desse recurso.

Para tanto, solicite que seus alunos acessem no s?tio http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html a Hist?ria de uma gotinha de ?gua, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

Professor, se em sua escola n?o tem o PROUCA, leve os alunos para o laborat?rio de inform?tica e projete a hist?ria utilizando um projetor multim?dia.

gotinha  

Fonte: http://historiasparapre.blogspot.com/2010/01/historia-da-gotinha-de-agua.html

?

- Depois solicite que acessem tamb?m no s?tio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html o v?deo Ciclo da ?gua, utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

?

ciclo agua 

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html

?

- Tanto na hist?ria quanto no v?deo, ? explorado o Ciclo da ?gua na natureza de forma l?dica e interessante. Ap?s esse momento, converse com os alunos sobre o que compreenderam sobre a hist?ria e o v?deo, analise se perceberam como ocorrem os processos de:

?

  • Evapora??o: o sol esquenta a Terra e a ?gua vira vapor;

?

  • Condensa??o: a ?gua em forma de vapor ? levada pelas correntes de ar para cima o ar frio condensa o vapor formando got?culas de ?gua que formam as nuvens;

?

  • Precipita??o: as gotas de ?gua v?o ficando mais fortes e pesadas aos poucos e quando e depois descem em forma de chuva, dependendo do clima descem em forma de granizo ou neve.

?

  • Escoamento: a ?gua da chuva cai nos rios, lagos e oceanos, molha as plantas e o solo, e um pouco se infiltra no solo formando as reservas subterr?neas.

?

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/ciclo-da-agua.html

 menina lapis

- Para finalizar esse momento, proponha um registro para os alunos no qual eles ir?o ilustrar e produzir um texto descrevendo como ocorre o Ciclo de ?gua.

- Se optar por trabalhar com os laptops, os alunos poder?o utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital) para ilustrar o Ciclo da ?gua, e o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos), para descrever cada etapa do ciclo.

- Caso opte por fazer essa atividade no caderno, os alunos dever?o desenhar como ocorre o Ciclo e produzir o texto descritivo em seus cadernos.

- Depois realize a reescrita do texto com cada aluno, ajudando-os a identificar o que n?o est? escrito de forma convencional. Ap?s ter corrigido o texto com os alunos solicite que  realizem suas hip?teses de leitura para os outros colegas, socializando o que produziram.

- Professor, para finalizar esse momento, explore com as crian?as o v?deo musical Professora Fernanda ? ?gua 2010. Para tanto, solicite que  acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). 

?

fernanda 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=5IiveCkSULk

?

- Reproduza e entregue para eles a letra da m?sica para que cantem e depois colem em seus cadernos.

?

?gua

Palavra Cantada

?

Da nuvem at? o ch?o, do ch?o at? o bueiro
Do bueiro at? o cano, do cano at? o rio
Do rio at? a cachoeira

Da cachoeira at? a represa, da represa at? a caixa d'?gua
Da caixa d'?gua at? a torneira, da torneira at? o filtro
Do filtro at? o copo

Do copo at? a boca, da boca at? a bexiga
Da bexiga at? a privada, da privada at? o cano
Do cano at? o rio

Do rio at? outro rio
De outro rio at? o mar
Do mar at? outra nuvem

Fonte: http://letras.terra.com.br/palavra-cantada/283402/

?

?

- Aproveite para trabalhar com seus alunos a m?sica como um g?nero textual, explorando as caracter?sticas da mesma, a linguagem po?tica e sua estrutura textual. Proponha alguma atividade de registro, como a constru??o de acr?sticos com algumas palavras trabalhadas na m?sica. Um exemplo de acr?stico com a palavra ?gua:

?

?

? gua fonte de vida

G randeza da humanidade

U m bem natural que pode se esgotar se

A gente n?o economizar

?

?

3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos             

?GUA: para n?o acabar devemos cuidar! O jeito ? ... economizar

- Professor, nesse momento voc? ir? abordar com seus alunos a import?ncia de economizar a ?gua para preserv?-la. O objetivo dessa atividade ? a conscientiza??o dos alunos e por sua vez, de suas fam?lias sobre atitudes relevantes para a preserva??o da ?gua.

- Para tornar esse momento mais l?dico, inicie essa atividade solicitando que os alunos acessem atrav?s de seus laptops o s?tio http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Nesse s?tio eles encontrar?o uma hist?ria abordando um di?logo entre um gato e uma cobra sobre a escassez de ?gua doce (pot?vel) no mundo, sua import?ncia para vida e a de sua preserva??o.

gato 

Fonte: http://www.redescola.com.br/software/uacf1083/uacf1083.swf

?

- Depois de trabalhar a hist?ria, dialogue com eles verificando se perceberam que apesar de ter muita ?gua em nosso planeta, a maioria ? salgada, n?o sendo pr?pria para consumo.

- Reproduza e distribua para eles o texto informativo abaixo. Realize a leitura com eles e discuta sobre os dados observados.

?

Voc? sabia...

Aproximadamente 70% da superf?cie terrestre encontra-se coberta por ?gua. No entanto, menos de 3% deste volume ? de ?gua doce, cuja maior parte est? concentrada em geleiras (geleiras polares e neves das montanhas), restando uma pequena porcentagem de ?guas superficiais para as atividades humanas. A ?gua est? distribu?da da seguinte forma no planeta Terra:

- 97,5% da disponibilidade da ?gua do mundo est?o nos oceanos, ou seja, ?gua salgada.
- 2,5% de ?gua doce e est? distribu?da da seguinte forma:
- 29,7% aqu?feros;
- 68,9% calotas polares;
- 0,5% rios e lagos;
- 0,9% outros reservat?rios (nuvens, vapor d??gua etc.).

Fonte: http://www.brasilescola.com/geografia/agua.htm

- A partir dessas informa??es proponha aos alunos a constru??o de gr?ficos, representando a quantidade de ?gua existente em nosso planeta, e como ela est? distribu?da no mesmo. Auxilie-os nesse processo.

- Para a constru??o dos gr?ficos os alunos poder?o utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos), como no exemplo abaixo em que os alunos criaram os gr?ficos representando os valores aproximados, pois o nosso objetivo ? mostrar a diferen?a entre a quantidade de ?gua doce e ?gua salgada existentes em nosso planeta:

 grafico agua

?

 grafico agua no planeta
?
?

?

- Os alunos tamb?m poder?o criar os gr?ficos no caderno.

?

4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

LISTANDO H?BITOS DE ECONOMIA

- Dialogue com seus sobre quais atitudes eles consideram importantes para a economia de ?gua. Deixe com que se expressem e dialoguem uns com os outros.

- Solicite que acessem o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e assistam ao v?deo musical ?Economizar? da turma da M?nica.

?

economizar

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=SlfpR8IgQeY

?

menina lapis

- Posteriormente, proponha a constru??o coletiva na lousa, de uma lista com atitudes e h?bitos favor?veis ? economia de ?gua no cotidiano. Anote as dicas dos alunos na lousa, uma embaixo da outra, numerando-as, trabalhando assim outro g?nero textual, lista.

- Voc? poder? dividir sua turma em grupos de tr?s alunos e propor que eles construam em grupo, um panfleto com as dicas listadas na lousa, ilustrando cada uma delas.

- Se optar por utilizar os laptops dos alunos para a constru??o dos panfletos, eles poder?o utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital)para ilustrar, e o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos), para escrever as dicas.

- Depois de prontos os panfletos poder?o ser colados na escola para conscientizar os  alunos sobre a import?ncia de economizar ?gua.

?

menino tarefa 

1) Entregue o seguinte question?rio para seus alunos e solicite que realizem uma pesquisa com os pais e familiares.

?

Entrevista com familiares

Nome do entrevistado:________________________________________________________

?

1. Quando voc? est? escovando os dentes voc? deixa a torneira da pia:

(   ) Aberta, pois vai utilizar a ?gua para enxaguar a boca daqui a pouco.    

(   ) Fechada, para n?o gastar ?gua enquanto escova os dentes.

?

2. Ao tomar banho voc?:

(   ) Fica muito tempo embaixo do chuveiro, pois adora cantar tomando banho. 

(   ) Toma um banho r?pido e fecha a torneira enquanto est? se ensaboando.

?

3. Para limpar a casa voc? utiliza a ?gua:

(   ) Que usou para lavar roupa.

(   ) Da torneira que est? limpa e n?o suja a casa.

?

4. Para limpar o quintal voc?:

(   ) Usa a vassoura.

(   ) Usa a mangueira de ?gua.

?

5. Quando est? lavando lou?a voc?:

(   ) Ensaboa tudo e depois enx?gua de uma vez.

(   ) Fica com a torneira ligada o tempo todo.

?

Agora ? sua vez entrevistador - De acordo com a sua opini?o, a pessoa que voc? entrevistou pode ser avaliada como:

(   ) Muito econ?mica e ecologicamente correta.

(   ) Precisa melhorar, mas est? no caminho da economia.

(   ) Est? contribuindo para a ?gua do planeta acabar.

?

?

2) Professor, solicite que os alunos levem seus laptops para casa e acessem o s?tio http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e fa?a a leitura do texto ?Os dez mandamentos para economizar ?gua? com seus pais e familiares, depois dialogue com eles sobre o que acharam. Segue abaixo o texto:

?

Os dez mandamentos para economizar ?gua

1. No banho: Se molhe, feche o chuveiro, se ensaboe e depois abra para enxaguar. N?o fique com o chuveiro aberto. O consumo cair? de 180 para 48 litros.

2. Ao escovar os dentes: escove os dentes e enx?g?e a boca com a ?gua do copo. Assim voc? economiza 3 litros de ?gua.

3. Na descarga: Verifique se a v?lvula n?o est? com defeito, aperte-a uma ?nica vez e n?o jogue lixo e restos de comida no vaso sanit?rio.

4. Na torneira: Uma torneira aberta gasta de 12 a 20 litros/minuto. Pingando, 46 litros/dia. Isto significa 1.380 litros por m?s. Feche bem as torneiras.

 5. Vazamentos: Um buraco de 2 mil?metros no encanamento desperdi?a cerca de 3 caixas d??gua de mil litros.

 6. Na caixa d??gua: N?o a deixe transbordar e mantenha-a tampada.

7. Na lavagem de lou?as: Lavar lou?as com a torneira aberta, o tempo todo, desperdi?a at? 105 litros. Ensaboe a lou?a com a torneira fechada e depois enx?gue tudo de uma vez. Na m?quina de lavar s?o gastos 40 litros. Utilize-a somente quando estiver cheio.

8. Regar jardins e plantas: No inverno, a rega pode ser feita dia sim, dia n?o, pela manh? ou ? noite. Use mangueira com esguicho-rev?lver ou regador.

9. Lavar carro: Com uma mangueira gasta 600 litros de ?gua. S? lave o carro uma vez por m?s, com balde de 10 litros, para ensaboar e enxaguar. Para isso, use a ?gua da sobra da m?quina lavar roupa.

10. Na limpeza de quintal e cal?ada USE VASSOURA - Se precisar utilize a ?gua que sai do enx?gue da m?quina de lavar.

Fonte: http://www.rededasaguas.org.br/acesso/itu/dez.htm

?

?

5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

SOCIALIZANDO

- Professor, reserve esse momento para que os alunos socializem na rodinha as pesquisas realizadas com seus familiares na tarefa de casa. Observe se constru?ram conhecimentos sobre a import?ncia da economia de ?gua.

- Deixe que todos falem e promova um debate sobre as pr?ticas que consideram  relevantes para a preserva??o da ?gua em nosso planeta.

?

6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- JOGANDO MAIS QUE ?GUA FORA

- Professor, para finalizar o trabalho sobre a ?gua, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, no qual eles ir?o abordar o tema ?gua, de forma divertida e l?dica.

S?tio 1: Jogo da forca abordando palavras sobre o tema ?gua

jogo 1

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-agua.html

?

S?tio 2: Jogo recuperar a ?gua

jogo2

 http://www.clubinhosabesp.com.br/clubinho_sabesp/jogos/jogo.asp?jogo=patrulha_dagua/base_patrulha_dagua|w=760|h=440

?

- Ap?s realizar os jogos com os alunos organize-os na rodinha e converse sobre o que aprenderam com eles.

Recursos Complementares

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos relativos ao tema trabalhado e desenvolveram atitudes favor?veis a preserva??o da ?gua, compreendendo sua import?ncia para nossas vidas, bem como percebendo a escassez de ?gua pot?vel em nosso planeta. Organize tamb?m registros individuais em que estejam expl?citas as facilidades e dificuldades durante o processo de ensino e aprendizagem, a fim de oferecer estrat?gias de interven??o.