Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como ampliar o conhecimento dos alunos sobre o tema profiss?es? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o G?neros de texto
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Artes Teatro: Teatro como aprecia??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Realizar hip?teses de leitura;
  • Desenvolver habilidades para a produ??o oral e escrita;
  • Conhecer diferentes profiss?es;
  • Compreender a import?ncia do trabalho para a sociedade;
  • Entender a relev?ncia dos estudos para seguir profiss?es;
  • Identificar a estrutura de um poema;
  • Tratar informa??es por meio da constru??o de gr?fico;
  • Representar pap?is de profissionais;
  • Conscientizar sobre a import?ncia de valorizar e respeitar as diferentes profiss?es e profissionais.

Duração das atividades

Aproximadamente minutos 300 - cinco (5) aulas de 60 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Webcam.  Estar inserido no processo de alfabetiza??o e realizar tentativas de leitura e escrita.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de institui??es inclu?das no Programa ?Um Computador por Aluno? (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Por?m, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de institui??es n?o inclu?das no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que n?o possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugest?es de adapta??es!

?

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- INTRODUZINDO O TEMA PROFISS?ES: o que voc? quer ser quando crescer?

- Professor, no dia 01 de maio comemora-se o dia do trabalho. Dessa forma, voc? poder? organizar seu planejamento para explorar com os alunos o tema profiss?es, para que eles compreendam melhor esse universo. Ou ent?o, voc? poder? trabalhar esse conte?do em outros dias escolares, j? que se trata de um tema comum ao cotidiano da sociedade.

- Para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles contando-lhes que no dia 1 de maio ? comemorado o dia do trabalho. Investigue seus conhecimentos pr?vios sobre o tema questionando-os:

?

  • O que ? trabalho?
  • Para que as pessoas trabalham?
  • Quem trabalha em sua casa?
  • Voc? conhece algu?m que n?o trabalha, ou seja, que est? desempregado?
  • Quais profiss?es voc?s conhecem?
  • Ser? que estudar tamb?m ? uma forma de trabalho?
  • Qual ser? a import?ncia de existir diferentes profiss?es?

?

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opini?es.

- Depois,explore, solicite que utilizem seus laptops e acessem atrav?s do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) o s?tio http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html. Eles ir?o ver uma hist?ria em slides onde tr?s crian?as conversam sobre o que querem ser quando crescerem. Para tanto, solicite que os alunos realizem a leitura da hist?ria individualmente e depois proponha a leitura coletiva.

video prof smart

Fonte: http://www.smartkids.com.br/desenhos-animados/profissoes.html

?

- Voc? tamb?m poder? lev?-los ao laborat?rio de inform?tica de sua escola ou ent?o projetar a hist?ria em slides utilizando um projetor multim?dia. Lembre-se de refletir com os alunos sobre o valor de cada profiss?o para a sociedade, e a import?ncia dos estudos para se alcan?ar a profiss?o almejada.

- Em seguida, converse com eles perguntando-lhes: E voc? o que quer ser quando crescer? Voc? sabe o que esse profissional faz? Deixe que todos exponham suas opini?es.

menino pesquisa

- Posteriormente, proponha que cada aluno utilize seu laptop e pesquise na internet atrav?s do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet), as fun??es exercidas pelo profissional que ele disse querer ser quando crescer. Pe?a que leiam para os colegas o que encontraram.

- Depois que os alunos compreenderem melhor as fun??es de alguns profissionais, voc? poder? reproduzir o jogo das s?labas abaixo para cada aluno. Assim, eles poder?o colorir exercitando sua coordena??o motora, conhecer algumas profiss?es e ainda realizar hip?teses de leitura compreendendo o conceito de s?laba.

jogo silaba prof 

Fonte: http://fliver5.blogspot.com/2010/11/jogo-das-silabas-profissoes.html

?

2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- POEMA E PROFISS?ES... dialogando com esse g?nero textual

- Nesta atividade voc? poder? trabalhar as fun??es de algumas profiss?es e ainda o g?nero textual poema.

- Motive seus alunos solicitando que acessem atrav?s de seus laptops o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4 e assistam ao v?deo musical ?A nossa turma [05] Profiss?es?. Para tanto, eles dever?o utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Esse v?deo explora algumas profiss?es e suas respectivas fun??es.

nossa turma

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=cqV2OpmCCa4

?

- Depois de motiv?-los pe?a para eles acessarem o s?tio http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/16/as-profissoes-poema-infantil-de-nelson-nunes-da-costa/ atrav?s de seus laptops utilizando o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e realizem a leitura individual do poema ?AS PROFISS?ES? de Nelson Costa. Se preferir voc? poder? reproduzir o poema para cada aluno. Veja a seguir:

?

poema 

Fonte: http://peregrinacultural.wordpress.com/2008/07/16/as-profissoes-poema-infantil-de-nelson-nunes-da-costa/

?

AS PROFISS?ES

Nelson Costa

? Sou lavrador ? cavo a terra

para depois semear.

?

 ? Eu, pescador, passo a vida

na canoa sobre o mar.

?

? Mitigo as dores da vida

sou sol?cita enfermeira.

?

? Eu sou  mec?nico perito,

n?o sei de melhor carreira.

?

? Oper?rio, desde cedo,

que come?a o meu labor.

?

? Nos inc?ndios, o bombeiro,

revela o grande valor.

?

? Eu sou m?dico excelente,

tenho curas assombrosas. 

? Na cozinha, ao fogo ardente,

fa?o comidas gostosas.

?

? Comerciante zeloso,

n?o me afasto do balc?o.

?

? Eu sou modista afamada,

pois coso com perfei??o

?

? Sacerdote caridoso,

 eu trabalho pela cruz.

?

? Aprendiz de carpinteiro,

eu sou o que foi Jesus.

?

Toda profiss?o ? nobre

exercida com carinho,

 S? o homem pregui?oso

acha o trabalho mesquinho.

   - Depois de realizar a leitura com os alunos dialogue com eles sobre o que compreenderam do poema. Aproveite para explorar este g?nero textual abordando itens como:

?

  • Quais s?o as caracter?sticas de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

 menina lapis

REGISTRANDO

- Em seguida proponha uma atividade de registro explorando o poema. Sugerimos a seguinte:

?

POEMA ?PROFISS?ES? ? NELSON COSTA

Ap?s a leitura do texto responda:

1) O texto lido trata-se de:

(   ) hist?ria liter?ria                       (   ) poema                      (   ) an?ncio

?

2) O poema fala sobre o tema:

(   ) esportes                            (   ) profiss?es                      (   ) amizade

  

3) De acordo com o poema o lavrador:

(   ) constr?i casas                                                      (   ) semeia a terra

?

4) Para voc? o significado da palavra COSO ?:

(   ) costuro                                                     (   ) cozinho

?

5) O poema retrata os profissionais abaixo, exceto:

(   ) pescador                                                  (   ) lavrador

(   ) enfermeira                                               (   ) cozinheira

(   ) sacerdote                                                 (   ) modista

(   ) m?dico                                                     (   ) professor

?

6) Procure no dicion?rio e escreva abaixo, o significado da palavra MITIGO.

__________________________________________________________________

?

?

menino tarefa 

Oriente seus alunos a levarem os laptops para casa e realizarem uma pesquisa com seus familiares, investigando a profiss?o que eles exercem e suas respectivas fun??es.

- Envie o question?rio via e-mail para seus alunos aplicarem com seus familiares, salvando-o em um arquivo em seu computador. Para tanto, utilize o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet).

- Pe?a para que eles  digitem as respostas da entrevista utilizando o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).

 - Se preferir voc? poder? entregar o question?rio impresso para cada aluno realizar com seus familiares. Como no exemplo abaixo:

  

Entrevista com familiares

Nome do entrevistado:________________________________

  1. Quantos anos voc? tem?
  2. Qual ? o seu grau de forma??o?
  3. Voc? trabalha? Onde?
  4. Qual ? a sua profiss?o?
  5. H? quanto tempo voc? a exerce?
  6. Quais fun??es voc? desempenha na sua profiss?o?
  7. Voc? j? ficou ou est? desempregado? Como se sente ou sentiu nesta situa??o?
  8. Para voc? qual ? a import?ncia do trabalho?
  9. Em sua opini?o, ? importante estudar para conseguir emprego?
  10. Se voc? pudesse escolher outra profiss?o, qual escolheria?

?

?

3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- SOCIALIZANDO DESCOBERTAS... organizando  informa??es

- Nesta atividade os alunos ir?o socializar os resultados da pesquisa que realizaram com seus familiares, sobre as profiss?es desempenhadas por eles. Para tanto,  poder?o ficar em roda e levar seus laptops como apoio para consultarem os dados obtidos na pesquisa.

- Se preferir poder?o socializar os dados em seus lugares, falando um de cada vez.

- Registre as profiss?es que os alunos forem falando na lousa, provavelmente v?o aparecer profiss?es repetidas. Registre a quantidade de vezes que cada profiss?o foi citada pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome da profiss?o citada.

- Registre tamb?m a quantidade de pessoas desempregadas e empregadas citadas nas entrevistas para fazer outro gr?fico.

?

TRATANDO INFORMA??ES... organizando gr?ficos

- A partir dessas informa??es proponha aos alunos a constru??o de gr?ficos, representando a quantidade de pessoas empregadas e desempregadas existentes, bem como a quantidade de profissionais de cada ?rea apresentada. Os auxilie nesse processo.

- Para a constru??o dos gr?ficos os alunos poder?o utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos). Como no exemplo abaixo: 

?

Grafico 1- profiss??es

?

Grafico 2- profiss??es

  

- Os alunos poder?o criar os gr?ficos no caderno ou voc? poder? imprimir a tabela e eles colorirem de acordo com a quantidade, ou seja, com os dados obtidos.

menina lapis

- Voc? ainda poder? propor uma problematoteca a partir dos dados do gr?fico. Como por exemplo:

?

  1. Quais profissionais verificamos na pesquisa?
  2. Qual profissional tem em maior quantidade? Quantos s?o?
  3. Qual profissional tem em menor quantidade? Quantos s?o?
  4. Quais profissionais aparecem na mesma quantidade? Quantos s?o?

?

- Para finalizar esse momento, escreva o nome de diferentes profiss?es em tiras de papel, sendo uma profiss?o por aluno. Depois sorteie uma profiss?o para cada um pesquisar em casa e se caracterizar para a pr?xima aula, para representar esse profissional.

menino tarefa 

- Professor, solicite que seus alunos levem os laptops para casa e pesquisem juntamente a seus familiares a respeito da profiss?o que ele foi sorteado em sala. Exemplo: o aluno que foi sorteado com a profiss?o mec?nico dever? pesquisar sobre o que um mec?nico faz, onde ele trabalha, que materiais ele usa.

- Depois ele dever? selecionar uma roupa ou objetos para representar esse profissional na pr?xima aula, socializando com a turma suas descobertas.

?

4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- PROFISS?ES EM CENA... Brincando de trabalhar

-.Professor, nesta aula os alunos dever?o vir caracterizados para representar o profissional que ele pesquisou em casa. Dessa forma, organize as mesas das crian?as em c?rculo ou em U, para facilitar a movimenta??o em sala de aula.

- Cada crian?a dever? representar seu profissional contando um pouco de suas fun??es. Por exemplo: Eu sou veterin?rio, eu sou um m?dico de animais, quando eles se sentem mal ou adoecem seus donos me procuram para cuidar deles.

menina fimando 

- Oriente os alunos a fotografarem ou filmarem a apresenta??o, utilizando a Webcam que est? localizada na ?rea de trabalho de seus laptops.

- Depois que todos encenarem, oriente-os a produzirem um texto descrevendo o profissional que representou e suas fun??es, bem como relatando sua opini?o sobre a experi?ncia vivenciada de encenar esse profissional.

- Os alunos poder?o produzir os textos no caderno ou utilizando seus laptops atrav?s do KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).

- ? importante que voc? realize a reescrita do texto com os alunos para que eles possam confrontar suas hip?teses de escrita e evoluir no processo de alfabetiza??o.

?

5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

- JOGANDO COM AS PROFISS?ES

 - Professor, para finalizar o trabalho sobre as profiss?es, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops atrav?s do Mozilla Firefox(metasys> favoritos>navegador de internet). Eles ir?o abordar o tema, de forma divertida e l?dica.

?

Jogo 1: Quiz sobre as profiss?es (perguntas com alternativas)

 quiz

http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/profissoes-quiz.html

?

Jogo 2: Procurar informa??es sobre as profiss?es e ler

 jogo 2 prof

http://www.tvratimbum.com.br/secoes/jogos/?id=32

?

Jogo 3: Mem?ria sobre as profiss?es para imprimir

 mem??ria prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-memoria.html

  

Cruzadinhas, ca?a-palavras e enigma sobre as profiss?es para imprimir:

ca??a palavra prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-caca-palavras-02.html

?

cruzadinha 1 prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-01.html

?

cruza 2 prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-cruzadinha-02.html

?

enigma prof

http://www.smartkids.com.br/passatempos/profissoes-enigma.html

?

 - Ap?s realizar os jogos com as crian?as organize-as em roda de conversa e questione-as sobre o que elas acharam  dos jogos, qual deles elas mais gostaram, dentre outros.

Recursos Complementares

?

Professor para enriquecer, consulte a aula do professor Rones:  ?Como relacionar estudo e trabalho e qual ? o trabalho que as crian?as devem executar? ? UCA? http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=34673 ele desenvolve uma proposta dentro de uma abordagem filos?fica.

http://www.youtube.com/watch?v=vaoZHL25mY4&feature=related

http://guida.querido.net/jogos/forca/profiss.htm

http://www.suapesquisa.com/profissoes/

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos sobre as profiss?es identificando diferentes fun??es desempenhadas pelos profissionais, valorizando e respeitando as diversas profiss?es existentes na sociedade e compreendendo o estudo como forma de acesso no mercado de trabalho. Analise tamb?m a participa??o dos alunos na apresenta??o, verificando se conseguiram caracterizar bem o profissional representado e se produziram textos coerentes, se aproximando cada vez mais da escrita alfab?tica. Verifique se foram capazes de interpretar informa??es e resolver situa??es-problema a partir dos gr?ficos constru?dos.