Portal do Professor

Início do Conteúdo

BORBOLETA PEQUENINA E FEITICEIRA: por onde andas até aparecer voando

Autor e Co-autor(es)

Regia Maria imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Despertar o interesse e o desejo de estudar as borboletas e participar de atividades de pesquisa.

Duração das atividades

A atividade deve ser dividida em diferentes momentos de, em média, 10 a 15 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

 Borboletas.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 - Procurar uma lagarta e observá-la 

1º momento - Preparar a turma para vivenciar o processo de metamorfose das borboletas. O(a) professor(a), as crianças e os pais devem iniciar a busca de uma lagarta e a organização do espaço (um recipiente de vidro ou uma gaiola com folhas) para acomodá-la. 

figura 1 - A  foto de uma lagarta na escola.

2º momento - As crianças participam da organização da gaiola e vão observando a lagarta no cotidiano. Cada dia, elas  descrevem o que observaram  e o(a) professor(a) registra. Esse processo é demorado, precisa-se de tempo para acompanhar a transformação.

FIGURA 2 - Crianças observando a lagarta.

3º momento -  O(A) professor(a) orienta as crianças e os pais para buscar figuras que representam as fase da metamorfose (ovo - lagarta - pupa - borboleta).  Com esse material  a criança faz uma sequência pela ordem do desenvolvimento,  se apropriando da linguagem utilizada para expressar as fases do processo. Essa atividade pode desencadear um quebra-cabeça, com as ordens das fases ou resultar em uma atividade de desenho.

FIGURA 3 - Metaforfose da borboleta. Fonte: http://www.fotosearch.com.br/ARP103/metamrph/

4º momento - O(a) professor(a) ajuda as crianças a construir uma dramatização; nessa situação precisa de dois adultos, caso haja apenas um(a) professor(a), convida-se  um pai ou uma mãe para participar. Na brincadeira aparece uma borboleta macho e uma fêmea,  o casal faz de conta que  voa pela sala, procurando uma folha para pôr seus ovos.  O(A) professor(a), ao fazer de conta que é a  fêmea , põe seus ovos na folha e pergunta: por que os ovos foram postos na folha? O que será que vai acontecer com eles? as outras questões vão sendo formuladas mediante as respostas  da turma, mas de modo que o (a) professor(a) explique o processo de metamorfose por intermédio da brincadeira.

Recursos Complementares

Avaliação

  •  A avaliação das crianças será realizada antes, durante e depois do desenvolvimento da aula, considerando os novos vocabulários específicos ao estudo e a habilidade de expressar os conhecimentos adquiridos e de representar por meio do desenho.