Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Conhecimento de brincadeiras
Recursos: l?pis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pinc?is; tinta; sulfite branco ou colorido; peda?o de cartolina ou papel kraft; papel de seda; varetas; cola branca; tesoura; linha n? 10; data-show; televis?o, DVD player; c?mera digital.
?
Estrat?gias:
1? Etapa: Roda da conversa/Listagem das brincadeiras citadas;
Organizar uma roda com as crian?as sentadas no ch?o para inicio da conversa sobre o tema. Neste momento a professora conversar? com as crian?as sobre as brincadeiras que conhecem e ir? listar todas as citadas pelas crian?as.
?
2? Etapa: Desenho;
Em seguida ser? proposto ?s crian?as um desenho das brincadeiras citadas, a partir de diferentes materiais (l?pis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pinc?is; tinta; sulfite branco ou colorido; peda?o de cartolina ou papel kraft).
A professora disponibilizar? os materiais, permitindo que as crian?as escolham com quais querem trabalhar. O mesmo deve ocorrer com o desenho das brincadeiras, as crian?as escolhem se querem desenhar uma ou mais.
A professora poder? fotografar e filmar a atividade com a c?mera digital.
?
3? Etapa: Encaminhar pesquisa aos pais;
Ser? encaminhada uma pesquisa sobre as brincadeiras que os pais conhecem.
O resultado da pesquisa ser? apresentado ?s crian?as, no momento da roda nos dias seguintes.
?
4? Etapa: Elabora??o de gr?fico;
Ap?s a apresenta??o do resultado da pesquisa ?s crian?as, ser? elaborado um gr?fico com as brincadeiras citadas pelas crian?as e outro com as citadas pelos pais.
O gr?fico ser? de colunas empilhadas, coloridas pelas crian?as.
?
5? Etapa: Apresenta??o de C?ndido Portinari e aprecia??o das obras;
A professora apresentar? a hist?ria do menino Candinho, em v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc
Em seguida apresentar?, com o uso do data-show, as obras:
imagem 1 imagem 2
imagem 3
Imagens 1,2,3 dispon?veis em: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm. Acesso em:15/09/2011
i
imagem 4 imagem 5
Imagens 4 e 5 dispon?veis em: http://www.portinari.org.br/candinho. Acesso em 15/09/2011
?
6? Etapa: Brincadeira ?Pulando Cela?;
A partir da obra "Moleques pulando cela", ser? proposta a brincadeira ?Pulando cela? (na ?rea externa).
A professora organizar? as crian?as em fila e explicar? que uma crian?a ficar? parada (cela), curvada, apoiando as m?os no joelho e a outra pular? sobre as costas da crian?a parada. Ap?s pular o ?ltimo, o jogador corre e p?ra na frente, esperando que as outras crian?as pulem sobre ele.
http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm . Acesso em 15/09/2011
?
7? Etapa: Oficina de Pipas;
A oficina ser? realizada na ?rea externa, sob coordena??o da professora, utilizando o seguinte passo a passo:
(http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21646-10524,00.html)
1- Divida o papel ao meio. De uma das metades, fa?a um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, fa?a tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as.
2- Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe tr?s dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Ser? o lado inferior da pipa.
3- Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve at? ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.
4- Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.
5- Fa?a dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, d? um n? na parte da frente, mas n?o corte a linha.
6- Segurando a linha, estique-a para o lado at? chegar a 4 dedos de dist?ncia do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo at? a ponta da outra vareta. Isto ? s? para fazer a medida, formando uma "barriga".
7- Quando a linha chegar ? parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa ? chamada de cabresto.
8- Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.
9- Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de baixo e empine!
?
8? Etapa: Exposi??o das produ??es das crian?as.
?
Verifica??o da amplia??o do repert?rio de brincadeiras e do conhecimento das obras de Portinari;
Observa??o sobre coment?rios durante a roda de conversa; realiza??o/envolvimento nas atividades propostas.