Portal do Professor

Início do Conteúdo

Brincadeiras da Inf?ncia retratadas por C?ndido Portinari

Autor e Co-autor(es)

JOYCE GUIMARAES imagem do usuário

PIRACICABA - SP VILA SONIA SAO LUIS EM DO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Amplia??o do repert?rio de brincadeiras;
  • Conhecimento das obras de C?ndido Portinari sobre o tema.

Duração das atividades

1 m?s

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimento de brincadeiras

Estratégias e recursos da aula

Recursos:  l?pis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pinc?is; tinta; sulfite branco ou colorido; peda?o de cartolina ou papel kraft; papel de seda; varetas; cola branca; tesoura; linha n? 10; data-show; televis?o, DVD player; c?mera digital.

?

Estrat?gias:

1? Etapa: Roda da conversa/Listagem das brincadeiras citadas;

Organizar uma roda com as crian?as sentadas no ch?o para inicio da conversa sobre o tema. Neste momento a professora conversar? com as crian?as sobre as brincadeiras que conhecem e ir? listar todas as citadas pelas crian?as.

?

2? Etapa:  Desenho;

Em seguida ser? proposto ?s crian?as um desenho das brincadeiras citadas, a partir de diferentes materiais (l?pis de cor; giz de cera; caneta hidrocor; pinc?is; tinta; sulfite branco ou colorido; peda?o de cartolina ou papel kraft).

A professora disponibilizar? os materiais, permitindo que as crian?as escolham com quais querem trabalhar. O mesmo deve ocorrer com o desenho das brincadeiras, as crian?as escolhem se querem desenhar uma ou mais.

A professora poder? fotografar e filmar a atividade com a c?mera digital.

?

3? Etapa: Encaminhar pesquisa aos pais;

Ser? encaminhada uma pesquisa sobre as brincadeiras que os pais conhecem. 

O resultado da pesquisa ser? apresentado ?s crian?as, no momento da roda nos dias seguintes.

?

4? Etapa: Elabora??o de gr?fico;

Ap?s a apresenta??o do resultado da pesquisa ?s crian?as, ser? elaborado um gr?fico com as brincadeiras citadas pelas crian?as e outro com as citadas pelos pais.

O gr?fico ser? de colunas empilhadas, coloridas pelas crian?as.

gr??fico   Gr??fico crian??as

?

5? Etapa: Apresenta??o de C?ndido Portinari e aprecia??o das obras;

A professora apresentar? a hist?ria do menino Candinho, em v?deo, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sgdvUiob1nc

Em seguida apresentar?, com o uso do data-show, as obras:

  •  ?Meninos brincando?(imagem1);
  • ?Meninos no balan?o? (imagem 3);
  • ?Meninos soltando papagaios? (imagem 5);
  • ?Meninos soltando pipas? (imagem 4);
  • ?Meninos pulando carni?a? (imagem 2).
  • ?
  • Meninos Brincando   Pulando Carni??a

imagem 1                                                                                                  imagem 2

Meninos no balan??o  

imagem 3

Imagens 1,2,3 dispon?veis em: http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm. Acesso em:15/09/2011

Meninos Soltando Pipas           iMeninos Soltando Papagaios

imagem 4                                                                                                    imagem 5

Imagens 4 e 5 dispon?veis em: http://www.portinari.org.br/candinho. Acesso em 15/09/2011

?

6? Etapa: Brincadeira ?Pulando Cela?;

A partir da obra "Moleques pulando cela", ser? proposta a brincadeira ?Pulando cela? (na ?rea externa).

A professora organizar? as crian?as em fila e explicar? que uma crian?a ficar? parada (cela), curvada, apoiando as m?os no joelho e a outra pular? sobre as costas da crian?a parada. Ap?s pular o ?ltimo, o jogador corre e p?ra na frente, esperando que as outras crian?as pulem sobre ele. 

Moleques pulando cela

http://www.museudainfancia.unesc.net/memoria/expo_ibero/acervo_portinari.htm . Acesso em 15/09/2011

?

7? Etapa:  Oficina de Pipas;

A oficina ser? realizada na ?rea externa, sob coordena??o da professora, utilizando o seguinte passo a passo:

(http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,EMI21646-10524,00.html)


1- Divida o papel ao meio. De uma das metades, fa?a um quadrado exato para o corpo da pipa. Com as sobras do papel, ou outro, fa?a tiras de 4 cm (largura) para as barbatanas, e cole-as. 

2- Cole uma das varetas na diagonal do quadrado. Deixe tr?s dedos de sobra na ponta da vareta que fica no meio das barbatanas. Ser? o lado inferior da pipa.

3- Enrole a linha em uma das duas pontas de uma segunda vareta, envergando a vareta para que se curve at? ficar com o mesmo comprimento da diagonal da pipa. Prenda a linha na outa ponta e passe cola na vareta.

4- Grude o arco que a linha e a vareta formaram na folha de seda, do mesmo jeito que na foto acima.  

5- Fa?a dois pequenos furos no papel no ponto onde as varetas se cruzam. Passe uma linha de modo que ela atravesse o papel pelo cruzamento das varetas. Depois, d? um n? na parte da frente, mas n?o corte a linha. 

6- Segurando a linha, estique-a para o lado at? chegar a 4 dedos de dist?ncia do fim da vareta envergada. Agora, estique a linha para baixo at? a ponta da outra vareta. Isto ? s? para fazer a medida, formando uma "barriga".  

7- Quando a linha chegar ? parte de baixo da vareta, amarre-a com cuidado e corte. Essa linha presa ? chamada de cabresto. 

8- Amarre a linha para empinar. Para descobrir o lugar certo, segure a pipa pelo cabresto. Amarre um pouco acima do meio dele.

9- Com outro papel, corte tiras de 2 cm (largura) para fazer as rabiolas. Decida o tamanho delas, se curtas ou longas. Cole as tiras na parte de baixo e empine! 

?

8? Etapa:  Exposi??o das produ??es das crian?as.

Recursos Complementares

Sugest?es:
?
?
?
?
  • Livro:  "Portinholas" - Ana Maria Machado & C?ndido Portinari, Editora Mercuryo Novo Tempo;
?
?

Avaliação

?

Verifica??o da amplia??o do repert?rio de brincadeiras e do conhecimento das obras de Portinari;

Observa??o sobre coment?rios durante a roda de conversa; realiza??o/envolvimento nas atividades propostas.