Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como contribuir para a melhoria da alimenta??o dos alunos por meio de atividades significativas? (UCA)

Autor e Co-autor(es)

La?s de Castro Agranito imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aline Rodrigues Cantalogo, Denize Donizete Campos Rizzotto, Kellen Cristina Costa Alves Bernardelli e Rones Aureliano de Sousa.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Sa?de Alimenta??o: necessidades corporais, socioculturais e emocionais
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ser humano e sa?de
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

?

  • Tratar informa??es por meio da constru??o de gr?fico;
  • Realizar hip?teses de leitura;
  • Conhecer os h?bitos de uma alimenta??o saud?vel;
  • Desenvolver habilidades para a produ??o oral e escrita;
  • Conhecer a pir?mide alimentar;
  • Compreender a import?ncia de uma boa alimenta??o;
  • Identificar a estrutura de um poema;
  • Elaborar um poema a partir do tema estudado.

Duração das atividades

Aproximadamente minutos 360 - seis (6) aulas de 60 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

?

Para a realiza??o dessa aula ? necess?rio que os alunos tenham desenvolvido no??es sobre a utiliza??o de recursos do Classmate como:  navegar com o Mozilla Firefox, utilizar o Kword e o Tux Paint.  Estar inserido no processo de alfabetiza??o.

Estratégias e recursos da aula

alunos 

Prezado professor, essa aula foi estruturada buscando contemplar atividades que possam ser trabalhadas com alunos de institui??es inclu?das no Programa ?Um Computador por Aluno? (PROUCA) do MEC. Nesse sentido, indicamos o uso do Classmate, ou seja, o laptop que os alunos e professores receberam do Programa. Por?m, ressaltamos que todas as atividades aqui propostas podem ser adaptadas e aproveitadas por professores de institui??es n?o inclu?das no PROUCA, contemplando por sua vez, as especificidades de cada escola, professor e aluno. Para isso, ao longo das atividades apresentamos possibilidades que podem ser desenvolvidas pelos docentes que n?o possuem este recurso em sua escola. Conte conosco para sugest?es de adapta??es!

?

1? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

INTRODUZINDO O TEMA: alimentos preferidos da turma

- Professor, para motivar seus alunos sobre o tema, inicie sua aula organizando-os em uma roda de conversa. Depois, dialogue com eles sobre seus h?bitos de alimenta??o, questionando-os:

?

  • Quem aqui gosta de comer?
  • Para que ser? que as pessoas comem?
  • Ser? que todo mundo tem alimentos para comer?
  • Qual a import?ncia dos alimentos para nossa vida?
  • Quais alimentos voc?s acham que fazem bem para a sa?de?
  • O que voc?s mais gostam de comer?
  • Vamos listar os alimentos que nossa turma mais consome.

?

- Deixe que os alunos conversem uns com os outros e exponham suas opini?es. ? importante dialogar com eles, esclarecendo que a alimenta??o ? um direito de todos e que, apesar disso, ainda h? muitas pessoas que passam fome no mundo. Esse momento ? importante tamb?m para conscientiz?-los sobre o desperd?cio e a m? distribui??o de alimentos.

- Retome com os alunos os alimentos que eles mais consomem e escreva na lousa o que eles citaram, provavelmente v?o aparecer alimentos repetidos. Registre a quantidade de vezes que cada alimento foi citado pelos alunos, fazendo um risco com giz na frente do nome do alimento citado.

menina lapis

ORGANIZANDO GR?FICOS... Alimentos mais consumidos pela turma

- A partir dessas informa??es proponha aos alunos a constru??o de gr?ficos, representando a quantidade de alunos que gostam de cada alimento citado. Os auxilie nesse processo.

- Para a constru??o dos gr?ficos os alunos poder?o utilizar o KWord (metasys>aplicativos>ferramentas de produtividade>su?te de escrit?rio>processador de textos).

- Veja o gr?fico abaixo constru?do a partir de uma pesquisa realizada com alunos do 1? ano B, do Ensino Fundamental da ESEBA, em agosto de 2011:

?

graficos alimenta????o

- O gr?fico tamb?m poder? ser constru?do no caderno, para isso imprima uma tabela contendo a quantidade de colunas e linhas necess?rias para o gr?fico.

- Depois de pronto o gr?fico, proponha a resolu??o de situa??es-problema com base nos dados obtidos na pesquisa. Por exemplo:

?

  • Qual ? o alimento preferido da turma?
  • De qual alimento nossa turma gosta menos?
  • Quais alimentos receberam a mesma quantidade de votos? Quantos votos eles receberam?
  • De acordo com o gr?fico, a alimenta??o de nossa turma est? saud?vel? D? sua opini?o.

?

2? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

LITERATURA E ALIMENTA??O SAUD?VEL... Uma combina??o que d? certo

- A Literatura Infantil ? um importante instrumento para trabalhar diversos assuntos com as crian?as, dessa forma a abordagem dos temas se torna mais interessante, l?dica e por sua vez, significativa.

- Dessa forma, organize a turma em uma roda de conversa. Depois, proponha a conta??o de hist?ria que aborde a quest?o da alimenta??o saud?vel. Como sugest?o, indicamos o livro ?Tem planta que virou bicho? da autora Alda de Miranda, Escrituras Editora, contendo ilustra??es magn?ficas de C?cio Murilo, as quais ir?o entreter e prender a aten??o das crian?as durante a conta??o da hist?ria.

CAPA 

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem=13010071&sid=182157246111217374866115874&k5=5AE4FD1&uid=

SINOPSE

- No livro ?piment?o vira beija-flor, repolho se transforma em leit?o roxo e uma pac?fica carambola ressurge como uma assustadora serpente. O livro d? vida a vegetais, frutas e legumes, esculpindo-os em divertidos animais. Recheado de poesia, ele fala sobre os alimentos e os animais de um jeito divertido e totalmente diferente. Entre rimas e imagens criativas, esta hist?ria conta sobre o dia em que os habitantes de um lugar distante resolveram brincar de faz de conta e os animais e as plantas decidiram trocar de lugar. Surgem, ent?o, seres estranhos como o inhame-tubar?o, o mel?o-can?rio, o chuchu-sapo, a ma??-coruja, a banana-boto, a uva-formiga e um curioso alho-pato. Depois de uma tarde inteira de brincadeiras, tudo volta ao normal e as crian?as percebem que tudo ? poss?vel quando usamos nossa imagina??o. Al?m de despertar o universo l?dico das crian?as, o livro incentiva h?bitos de vida saud?veis, fornece dados nutricionais sobre os alimentos que aparecem na hist?ria e ainda sugere formas divertidas de consumi-los?.

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/10735-Livro-infantil-incentiva-alimentacao-saudavel.htm

?

- Anteriormente a conta??o de hist?ria lembre-se de explorar a capa do livro, questionando-os:

?

  • Sobre o que ser? que este livro est? falando?
  • O que aparece na capa?
  • Quem escreveu esse livro?
  • O que voc?s acham que acontece nessa hist?ria?

?

- Posteriormente a conta??o, dialogue com eles indagando-os:

  • Sobre o que a hist?ria estava falando?
  • Quais alimentos aparecem na hist?ria?
  • Fale sobre os benef?cios de alguns alimentos para nossa sa?de que foram apresentados na hist?ria?
  • Por que eles s?o importantes?
  • Por que ? importante comer frutas, legumes e verduras?

menina lapis

- Ap?s esse momento, proponha uma atividade de registro, na qual os alunos dever?o utilizar o Tux Paint (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital) para criar um animal misturado com um vegetal, como apareceu nas ilustra??es da hist?ria contada.

- O aluno tamb?m poder? criar o animal utilizando outros recursos como desenho, pintura, dobraduras ou recortes.

- Proponha que eles pesquisem na internet os benef?cios do vegetal que escolheram para transformar em animal, e escrevam em uma folha para socializarem com os colegas.

- Para a realiza??o da pesquisa os alunos poder?o utilizar seus laptops e acessarem s?tios a partir do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Eles poder?o fazer a pesquisa no Laborat?rio de Inform?tica de sua escola, ou ainda em livros e revistas.

- Depois de pronto, voc? poder? organizar um mural na sala com as pesquisas e produ??es art?sticas dos alunos.

- Voc? poder? propor outras atividades como, por exemplo, solicitar que os alunos escrevam um poema sobre alimenta??o saud?vel.

Observa??o: outra hist?ria sobre o tema alimenta??o saud?vel que sugerimos ? ?Saladinha de Queixas? da autora: Tatiana Belinky, Editora Moderna. A hist?ria retrata o di?logo de frutas, legumes e verduras que reclamam do mau uso que as pessoas fazem dos seus nomes, ignorando a import?ncia desses alimentos para a nossa sa?de. 

Voc? encontra essa hist?ria em slides no s?tio: http://picasaweb.google.com/Carolina1176/LivroSaladinhaDeQueixas#5258826996417997218

saladinha  

 Fonte: http://picasaweb.google.com/adriana.cinderela.gomes20

?

3? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

UM POUQINHO DE CADA ALIMENTO... Conhecendo a pir?mide alimentar

- Nesta atividade voc? poder? trabalhar com os alunos o consumo e por??es adequadas, de alimentos de cada grupo, necess?rios para uma alimenta??o saud?vel, bem como a necessidade de comer com modera??o.

- Motive seus alunos solicitando que acessem atrav?s de seus laptops o s?tio http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related assistam ao v?deo musical ?Conhecendo os alimentos com o Sr Banana?. Para tanto, eles dever?o utilizar o Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Esse v?deo explora a import?ncia de  manter uma alimenta??o saud?vel e balanceada, apresentando tamb?m a pir?mide alimentar.

?

banana

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=qUN9i3RCYl8&feature=related

?

- Converse com eles a respeito do que compreenderam sobre o v?deo.

- Em seguida pe?a que acessem o s?tio http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet) e realizem a leitura individual do conte?do multim?dia ?ALIMENTA??O?. Nesse v?deo ? apresentada a pir?mide alimentar e seus componentes, isto ajuda os alunos a compreenderem quais s?o os alimentos necess?rios para nosso consumo di?rio.

samrt

Fonte: http://smartkids.com.br/desenhos-animados/animacoes-alimentacao.html

?

- Explique sobre os alimentos que devem ser mais consumidos se encontram na base da pir?mide e aqueles que devem ser menos consumidos est?o no topo dela. Lembre tamb?m que ? muito importante o consumo de ?gua.

 - Como registro desse momento, voc? poder? orientar seus alunos a criarem uma pir?mide alimentar. Para tanto, eles poder?o utilizar como recurso Tux Paint  (metasys/edusyst/arte e m?sica/ pintura digital).

 - Caso prefira, oriente os alunos a desenharem a pir?mide alimentar no caderno de Ci?ncias. Eles ainda poder?o desenhar um tri?ngulo para representar a pir?mide e depois recortar de folhetos de supermercado os alimentos e colar nos lugares adequados.

 - Apresente para eles de seu laptop ou envie-lhes via e-mail, a imagem de uma pir?mide alimentar para que utilizem como recurso em sua produ??o. Veja abaixo um exemplo:

  piramide

Fonte: http://www.dicasdenutricao.com/2010/09/piramide-alimentar.html

 menina lapis

REGISTRANDO

?

 - Pe?a que os alunos respondam as quest?es abaixo tomando como refer?ncia os dados da pir?mide alimentar apresentada.

?

  1. Escreva o nome dos alimentos que fazem parte da base maior da pir?mide.
  2. Quantas por??es di?rias de frutas s?o recomendadas na alimenta??o?
  3. Escreva o nome de algumas leguminosas que voc? costuma comer.
  4. Quais os alimentos da pir?mide que devem ser menos consumidos? Por qu??

  

menino tarefa 

 - Professor, escreva em tiras de papel nomes de alimentos de cada grupo da pir?mide alimentar. Sorteie um nome para cada aluno. Cada um dever? trazer para a pr?xima aula o alimento que lhe foi sorteado, pois vamos brincar de fazer compras no mercado.

?

?

?

4? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

BRINCANDO DE SUPERMERCADO... o que devo colocar no carrinho?

- Professor, com essa atividade os alunos ter?o a oportunidade de vivenciar de forma l?dica e interativa o ato de fazer compras em um supermercado aprendendo a escolher de forma consciente os alimentos que ir? comprar, al?m de possibilitar a interdisciplinaridade, pois ser? necess?rio o di?logo entre diferentes ?reas do conhecimento (Matem?tica, Ci?ncias e L?ngua Portuguesa).

- ? preciso providenciar cestas ou caixas de papel?o para representar o carrinho de supermercado.

- Se voc? quiser providencie tamb?m imita??es de c?dulas de dinheiro para que os alunos possam us?-las para fazer suas compras, aprendendo tamb?m a usar esse material. Caso assim fa?a, n?o se esque?a de colocar pre?o nos alimentos trazidos por eles para que possam compr?-los.

- Inicie sua aula organizando os alunos em uma roda de conversa e explique-lhes o que ir? acontecer. Diga-lhes que ir?o brincar de fazer compras, para tanto, devem organizar a sala dispondo os alimentos que trouxeram em setores diferentes (latic?nios, hortifruti, massas, dentre outros.

- Em seguida, voc? poder? colocar pre?o nos alimentos junto com eles, e divid?-los em clientes, vendedores, e caixa. Eles poder?o ir revezando os pap?is nessa brincadeira.

- Explique-lhes que a tarefa dos clientes ? colocar no carrinho um alimento de cada grupo da pir?mide alimentar, necess?rios para nossa alimenta??o di?ria.

- Deixe que os alunos brinquem, interajam e se divirtam com a brincadeira.

- Para finalizar esse momento, trabalhe com eles o poema abaixo:

?

Alimenta??o Saud?vel

Para ter uma boa alimenta??o

Devemos variar

Comer de tudo um pouco

Para nos alimentar.

?

Para crescer bem

? preciso comer fruta, legumes e salada.

Devemos variar tamb?m

Mas n?o comer muita marmelada.

?

Para podermos crescer

?gua e leite devemos beber

S?o bebidas essenciais

Que nos fazem aprender.

?

Fonte: http://sorrisoescolar.blogspot.com/2010/10/alimentacao-saudavel.html

- Pe?a que realizem a leitura individual, depois dialogue sobre o que compreenderam do poema. Aproveite para explorar este g?nero textual abordando itens como:

  • Quais s?o as caracter?sticas de um poema?
  • Para que ele serve?
  • Dentre outros.

- Em seguida, proponha a constru??o de um poema coletivo com os alunos. Registre na lousa e depois sugira que copiem em seus cadernos e ilustrem. Veja um exemplo:

?

?

POEMA ?Alimenta??o saud?vel? ? alunos do 1? ano B ? ESEBA/ 2010

?

Alimenta??o ? coisa s?ria

Por?m muitas pessoas ainda vivem na mis?ria

Para isso acabar

O jeito ? comida n?o desperdi?ar

?

Cada alimento ? importante

Um tem ferro, o outro oxidante

Para poder crescer e aprender

De tudo um pouco a gente tem que comer

?

Por isso vamos l?

Banana, feij?o, arroz e car?

Fa?a um prato bem colorido

Assim ele fica bonito

?

Mastigue bem devagar

Assim voc? n?o vai engordar

A comida digerir

E depois ? s? sorrir!

?

?

5? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

RECEITA NUTRITIVA E SABOROSA... COLOCANDO A M?O NA MASSA

?

- Professor nesta atividade voc? ir? confeccionar com seus alunos uma receita nutritiva e saborosa. Para tanto, providencie antes os ingredientes, voc? poder? pedir aos seus alunos ou lev?-los.

 - Leve os alunos para a cozinha de sua escola juntamente com os ingredientes e materiais necess?rios para fazer a receita. Fa?a o bolo explorando as quantidades de cada ingrediente e o modo de preparo. Aproveite para trabalhar o g?nero textual receita (texto instrucional). Segue abaixo uma sugest?o, mas caso prefira poder? fazer uma mais simples como salada, suco refrescante ou saldada de frutas, dentre outras.

?

Bolo integral com banana

2 unidade(s) de ovo
2 colher(es) (sopa) de margarina
1 copo(s) de iogurte natural
1 x?cara(s) (ch?) de a??car mascavo
1/2 x?cara(s) (ch?) de leite
1 x?cara(s) (ch?) de farinha de trigo
1 x?cara(s) (ch?) de farinha integral
1 x?cara(s) (ch?) de aveia em flocos
1 colher(es) (sopa) de canela em p?
2 unidade(s) de banana em rodelas
1 colher(es) (sopa) de fermento qu?mico em p?

Misture em uma tigela os ovos, a margarina, o iogurte e o a??car mascavo. A seguir, acrescente o leite, as farinhas e a aveia, mexendo muito bem a cada adi??o. Por ?ltimo, misture a canela em p?, as rodelas de banana e o fermento em p?. Coloque a massa em f?rma de anel untada e leve ao micro-ondas por 8 a 9 minutos na pot?ncia alta. Desenforme ainda morno. Sirva ao natural ou polvilhado com a??car e canela.


Fonte: http://cybercook.terra.com.br/receita-de-bolo-integral-com-banana.html?codigo=11581

?

- Depois de pronto saboreie o bolo com as crian?as! Elas v?o adorar.

?

6? Atividade ? aproximadamente 60 minutos

JOGANDO E APRENDENDO

 - Professor, para finalizar o trabalho sobre alimenta??o saud?vel, oriente os alunos a acessarem os jogos abaixo, utilizando seus laptops atrav?s do Mozilla Firefox (metasys> favoritos>navegador de internet). Eles ir?o abordar o tema, de forma divertida e l?dica.

?

Jogo 1: Encaixando alimentos na pir?mide alimentar

 jogo 1 ali

http://iguinho.ig.com.br/zuzu/diversao_piramide.html

?

Jogo 2: Forca com nome de frutas

 jogo 2

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-forca-frutas.html

?

Jogo 3: Mem?ria legumes

 jogo 3

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/jogo-da-memoria-legumes.html

?

Jogo 4: Quiz nutri??o

 jogo 4ali

http://smartkids.com.br/jogos-educativos/nutricao-quiz.html

Recursos Complementares

Avaliação

?

Professor, a avalia??o dever? ser um processo cont?nuo de reflex?o, em todas as atividades propostas. Observe a participa??o e envolvimento dos alunos ao longo do trabalho, analise se os mesmos constru?ram conhecimentos sobre a import?ncia de uma alimenta??o saud?vel para nossa sa?de, compreenderam o que ? uma pir?mide alimentar e conheceram os grupos de alimentos necess?rios ao nosso consumo di?rio. Analise tamb?m a participa??o dos alunos na atividade do supermercado, verificando se conseguiram escolher os alimentos de cada grupo da pir?mide alimentar. Verifique se foram capazes de interpretar informa??es e resolver situa??es-problema a partir do gr?fico constru?do e se participaram expressando suas opini?es na constru??o do poema.

?