JOAQUIM TAVORA - PR Secretaria Municipal de Educa??o de JOAQUIM TAVORA
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Matem?tica | N?meros e sistemas de numera??o (contagem; nota??o e escrita num?ricas e opera??es) |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transforma??o |
| Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Organiza??o dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os fen?menos da natureza |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Pr?ticas de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Di?logo |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
| Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: valores, normas e atitudes |
| Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | N?meros e opera??es |
| Ensino Fundamental Inicial | ?tica | Solidariedade |
Professor, ? necess?rio que o aluno esteja inserido no processo de alfabetiza??o, reconhe?a palavras e seja capaz de expor seu pensamento.
Professor, vamos utilizar o livro ?Um Amor de Confus?o? de Dulce Rangel, Editora Moderna, como pretexto, pois a trama desenvolvida pela autora permite abordarmos conte?dos das diferentes ?reas do conhecimento, tais como: L?ngua Portuguesa, Matem?tica, Ci?ncias e ?tica, enquanto tema transversal, pois ao chocar ovos de diferentes animais ela ressalta a import?ncia do ?respeito ?s diferen?as?, al?m de outros valores agregados. Tamb?m nos possibilita explorar os recursos lingu?sticos necess?rios para ampliar a compet?ncia leitora e escritora do aluno.
1? atividade- aproximadamente 60 minutos.
?
?
TRABALHANDO A ANTECIPA??O OU PREDI??O
-Professor, organize os alunos em uma roda, todos assentados no ch?o para que possam acompanhar a leitura do livro. Resgate os conhecimentos pr?vios que os alunos t?m, inicie questionando-os sobre os animais ov?paros, ou seja, que p?em ovos. Diga-lhes que a hist?ria que v?o ler fala sobre ovos. Pergunte-os: quais ser?o os personagens?
-Deixe que levantem suas hip?teses e liste na lousa os animais que eles falarem. Discuta sobre as diferen?as entre estes animais.
-Explore a ilustra??o da capa conduzindo-os a anteciparem a hist?ria de acordo com a ilustra??o. Questione: o que a galinha est? segurando? Os ovos s?o todos iguais?
Veja se eles relacionam o nome da hist?ria com o fato da galinha ter ovos diferentes, pois isto significa que s?o de outros animais. ? medida que for lendo fa?a perguntas para que eles levantem hip?teses sobre o que vai acontecer.
?
TRABALHANDO COM INFER?NCIA
-Professor, trabalhar com a infer?ncia promove o desenvolvimento de compet?ncias fundamentais para a leitura, possibilita que o aluno perceba o que n?o est? dito explicitamente no texto, mas est? pressuposto ou insinuado e deve ser inferido para que a compreens?o se efetive. Por isso, ? importante chamar a aten??o para pistas que o autor deixa no texto, como por exemplo: a autora aponta que a galinha vai recolhendo ovos diferentes e levando para o ninho, assim o aluno poder? deduzir que v?o nascer diferentes animais, pois os ovos n?o s?o da galinha, mas sim de outros animais.
?
|
Um Amor de Confus?o (Dulce Rangel) Dona Galinha um ovo botou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Um ovo mais dois ovos com tr?s ovos ela ficou. Dona Galinha os tr?s ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, outros dois ovos no caminho ela encontrou. Tr?s ovos mais dois ovos com cinco ovos ficou. Dona Galinha os cinco ovos em seu ninho colocou. Mas, quando foi passear, mais tr?s ovinhos no caminho ela encontrou. Cinco ovos mais tr?s ovos com oito ovos ela ficou. Dona Galinha os oito ovos em seu ninho arrumou. Mas, quando foi passear, mais um ovo ela achou. Oito ovos mais um ovo com nove ovos ela ficou. Dona Galinha os nove ovos em seu ninho ajeitou. Mas quando foi passear um ovo enorme ela encontrou. Nove ovos mais um ovo com dez ovos ela acabou. E, com paci?ncia e carinho os dez ovos ela chocou. Mas, que surpresa n?o foi o dia em que os ovos se abriram. Voc?s nem podem imaginar os bichos que da casca sa?ram. Nasceu ganso, pato, marreco e tartaruga. Apareceu codorna, pintinho e at? um jacar?. Agora eu s? quero ver a confus?o que vai ser na hora que essa turma sair pra comer. C?!??? |
?
Veja a hist?ria de Dulce Rangel postada por Eliana, contadora de hist?ria no s?tio http://contandoradehistorias.blogspot.com/2009/03/historia-um-amor-de-confusao.html
?
?
2? atividade- aproximadamente 60 minutos.
CONSTRUINDO O NINHO: TRABALHANDO O CONCEITO DE DEZENAS
Professor, aproveite a hist?ria e trabalhe o conceito de adi??o, com certeza a aprendizagem ser? facilitada, pois estamos partindo de um contexto significativo. Vamos precisar de alguns materiais:
-Pratinhos descart?veis, um para cada aluno;
-Papel crepom;
-Ovinhos de amendoim coloridos.
Organize os alunos em grupos e distribua os pratinhos e o papel crepom. Solicite que fa?am o ninho da galinha. Coloque em cada grupo, uma vasilha com dez ovinhos de amendoim para cada aluno.
Resgate a hist?ria e diga-lhes que ? medida que for recontando a hist?ria eles dever?o pegar os ovinhos e coloc?-los dentro do ninho, at? colocarem os dez ovinhos.
Explore tamb?m a ideias de adi??o contida na hist?ria.
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
PRODUZINDO TEXTO: TRABALHANDO OS VALORES HUMANOS
Professor, a intertextualidade ? um recurso muito importante na produ??o de texto, quanto maior ? o n?mero de rela??es que o leitor estabelece entre o que est? lendo e o que j? leu, ouviu, conversou, assistiu, sobre o mesmo tema, mais efetivo ? o di?logo que ele estabelece com o texto, por isso retome a hist?ria, verifique se todos entenderam a trama. Questione-os sobre o t?tulo do livro:
-Qual foi a confus?o que aconteceu na hist?ria?
-Por que ?Um Amor de Confus?o? Espera-se que eles apontem que ? devido ao amor que a galinha demonstrou pelos ovos, ou outras manifesta??es afetivas.
Discuta sobre as caracter?sticas da galinha, algumas est?o expl?citas tais como: carinhosa, paciente. Mas, ela possui outras que os alunos podem deduzir, para isso, questione-os sobre as qualidades de quem, cuida e ou acolhe quem est? abandonado. (Solid?ria, Generosa, Bondosa).
Se imaginarmos que esta galinha seja uma pessoa, o que poderiam ser os ovinhos abandonados? Seriam crian?as abandonadas? O que ela fez foi importante? Por qu??
O fato de ela acolher ovos diferentes mostra que ela ama a todos mesmo sendo diferentes.
Aproveite a sensibiliza??o e discuta sobre: a solidariedade, a import?ncia de ajudarmos ao pr?ximo e de respeitarmos as diferen?as.
-Traga a discuss?o para as quest?es da sala de aula fazendo analogias sobre o relacionamento entre os colegas.-Depois de explorar estas possibilidades proponha que criem outra hist?ria continuando a partir de onde ela parou, ressaltando o que ela fez de bom.
Professor, neste s?tio voc? encontra de forma clara um texto que aborda as capacidades de leitura que devem ser trabalhadas para que nosso aluno seja um verdadeiro leitor. http://sites.google.com/site/kattyrasga07/capacidadesdeleitura
Professor, tendo em vista que esta proposta trabalha com diferentes ?reas do conhecimento ? fundamental que voc? verifique se os objetivos elencados foram atingidos. Observe se os alunos foram capazes de fazer infer?ncias a partir de dados da hist?ria; de adicionar a partir dos dados obtidos na hist?ria; de elaborar coletivamente uma hist?ria tendo como refer?ncia a hist?ria contada.