Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: pr?tica de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Hist?ria | Organiza??o hist?rica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Matem?tica | Tratamento da informa??o |
Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre interpreta??o de gr?fico, constru??o de tabela, leitura e escrita e a utiliza??o de recursos do laptop Classmate,como o uso dos programas: KSpread, KRecord, KWord, do sistema operacional Linux.
?
Informa??es ao professor
Com a tem?tica desta aula, pode-se trabalhar diversos conte?dos, al?m de abordar v?rios assuntos como, por exemplo: quantas letras t?m os nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem anivers?rio em ?tal? m?s; peso e medidas dos alunos; resultado da vota??o sobre algum momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar com as brincadeiras preferidas da turma.
1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo Ferrari com o t?tulo ?Mem?ria de Inf?ncia?, 2004.
?
Fonte: http://ummetroquadradodearteporfavor.blogspot.com/2008_07_01_archive.html
Converse com os alunos sobre a pintura.
Professor, divida os alunos em grupos, cada grupo dever? fazer uma lista com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro dever? ser feito no caderno de L?ngua Portuguesa com a seguinte instru??o:
Ao terminarem proponha uma roda de conversa sobre a lista feita por cada grupo. Logo ap?s, pe?a aos alunos que criem um gr?fico das brincadeiras preferidas.
O gr?fico poder? ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Planilha Eletr?nica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir > Gr?fico. N?o se esque?a do t?tulo. Veja abaixo um exemplo:
Brincadeiras da Turma
Fonte: Acervo da autora
?
2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Interpretando o Gr?fico
Professor, o trabalho com gr?ficos nas salas de Alfabetiza??o Inicial ajuda as crian?as a organizarem melhor as informa??es, bem como proporciona condi??es favor?veis para a aquisi??o de uma nova linguagem Matem?tica e a alfabetiza??o. Permite ainda, que o aluno estabele?a rela??es comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.
Percebendo isto,retome o gr?fico anterior e solicite que registrem as quest?es no caderno de Matem?tica juntamente com o gr?fico. Com as seguintes instru??es:
?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
Fonte: Acervo da autora
?
Atividade de Casa
Fa?a uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras dos tempos dos pais e av?s. Para sucesso da mesma ? importante ler as orienta??es abaixo.
Senhores pais ou outros respons?veis, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a grava??o de sons. Nessa atividade, voc? poder? juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem brincava e as instru??es das brincadeiras.
Para acessar o programa KRecord, siga as orienta??es acessando: (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > Editores de ?udio > KRecord).
Fonte: Acervo da autora
Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a op??o salvar, escolha a pasta desejada e ent?o digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.
Caso a sua escola ainda n?o possua laptop, a orienta??o da tarefa poder? ser da seguinte maneira:
Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no caderno de casa.
?
Nome do Entrevistado |
Nome da Brincadeira |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
? |
?
Fonte: Acervo da autora
3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.
Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a constru??o de uma tabela para registrar a pesquisa.
Para a constru??o utilizem nos seus laptops o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos ) ou KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).
Pe?a, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - nome das brincadeiras; 2? coluna ? quantidade de optantes) N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:
?
Nome das brincadeiras |
Quantidade de optantes |
Cantigas de roda |
29 |
Bolinhas de gude |
20 |
Roda Pe?o |
18 |
Passa Anel |
21 |
Corre Cutia |
16 |
Esconde esconde |
24 |
Cinco Marias |
17 |
Escravos de J? |
14 |
Batata quente |
12 |
Bolhas de Sab?o |
09 |
Peteca |
07 |
Bandeirinha arreou |
15 |
Boca de Forno |
12 |
Boca de Forno |
11 |
Macaquinho Chin?s |
10 |
Morto e Vivo |
08 |
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
?
Fonte: Acervo da autora
Professor, solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matem?tica e fa?am a seguinte atividade sobre a
mesma:?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
( ) Bolinhas de Gude ( ) Amarelinha
( ) Cantigas de Roda ( ) Passa Anel
Fonte: Acervo da autora
Professor, transforme os dados da tabela em um gr?fico para fixar na sala de aula, imprima ou fa?a uma amplia??o (Xerox) da imagem, da seguinte forma:
?
Fonte: Acervo da autora
4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, leve para a sala de aula, cartazes contendo gr?ficos e tabelas de diferentes tipos, que abordam v?rios assuntos. Em roda, converse com os alunos sobre:
Professor, diante das respostas apresente para os alunos o que realmente s?o os gr?ficos e as tabelas, para que servem, por que s?o utilizados e os nomes que recebem. Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gr?ficos em sala de aula.
?
?
Brincadeiras da semana do 1? Ano
?
Brincadeira de Bola |
10 |
Pique pega |
6 |
Corre Cutia |
14 |
Esconde esconde |
9 |
Fonte: Acervo da autora
?
Fonte: Acervo da autora
?
Amanda |
10/09 |
Andressa |
12/09 |
Gabriel |
18/09 |
Arthur |
28/09 |
Fonte: Acervo da autora
?
Fonte: Acervo da autora
?
Andressa |
8 |
Paulo |
5 |
Marcos |
6 |
Matheus |
7 |
Gustavo |
7 |
Nath?lia |
8 |
Jo?o Pedro |
9 |
?
Fonte: Acervo da autora
Professor, escolha um desses gr?ficos e fa?a a sua interpreta??o, juntamente com os alunos. Essa escolha dever? ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada sala de aula.
Professor, ao final da 4? atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como construir, interpretar e elaborar gr?ficos e tabelas de situa??es vivenciadas. Caso sinta necessidade de rever algum conte?do, proponha atividades complementares.
http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/tipos-graficos.htm
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25106
Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: construir gr?fico e tabela a partir de uma situa??o vivenciada; trabalhar com a escrita dos t?tulos de cada brincadeira; interpretar informa??es em gr?fico e tabela; colocar os nomes dos t?tulos em ordem alfab?tica e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.