Portal do Professor

Início do Conteúdo

Como construir, interpretar e elaborar gr?ficos e tabelas a partir da contextualiza??o do ambiente alfabetizador?

Autor e Co-autor(es)

Priscila Gerv?sio Teixeira imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane ?llen da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial Hist?ria Organiza??o hist?rica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica Tratamento da informa??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Construir gr?fico e tabela a partir de uma situa??o vivenciada;
  • Trabalhar com a escrita dos t?tulos de cada brincadeira;
  • Interpretar informa??es em gr?fico e tabela;
  • Colocar os nomes dos t?tulos em ordem alfab?tica;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que j? tenham sido trabalhadas com o aluno no??es sobre interpreta??o de gr?fico, constru??o de tabela, leitura e escrita e a utiliza??o de recursos do laptop Classmate,como o uso dos programas: KSpread, KRecord, KWord, do sistema operacional Linux.

Estratégias e recursos da aula

?

Informa??es ao professor

Com a tem?tica desta aula, pode-se trabalhar diversos conte?dos, al?m de abordar v?rios assuntos como, por exemplo: quantas letras t?m os nomes dos alunos da turma; quantos alunos fazem anivers?rio em ?tal? m?s; peso e medidas dos alunos; resultado da vota??o sobre algum momento vivenciado na sala de aula. Nesta aula escolhemos trabalhar com as brincadeiras preferidas da turma.

 1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

RODA DE CONVERSA

Professor, utilize o espa?o da ?rodinha? para motivar os alunos, para isso organize-os em um c?rculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espa?o ser? suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente aos alunos a pintura do autor Ricardo Ferrari com o t?tulo ?Mem?ria de Inf?ncia?, 2004.

?

roda de crian??as 

 Fonte: http://ummetroquadradodearteporfavor.blogspot.com/2008_07_01_archive.html

 Converse com os alunos sobre a pintura.

  • O que as crian?as est?o fazendo?
  • Onde as crian?as est?o? Quantas crian?as existem na imagem?
  • Quais as brincadeiras que voc? mais gosta de brincar?
  • Quais as brincadeiras voc? prefere brincar na escola?

Professor, divida os alunos em grupos, cada grupo dever? fazer uma lista com os nomes de suas brincadeiras preferidas. O registro dever? ser feito no caderno de L?ngua Portuguesa com a seguinte instru??o:

  1. Converse no seu grupo sobre as suas brincadeiras preferidas.
  2. Fa?a uma lista das brincadeiras preferidas pelo seu grupo.

Ao terminarem proponha uma roda de conversa sobre a lista feita por cada grupo. Logo ap?s, pe?a aos alunos que criem um gr?fico das brincadeiras preferidas.

O gr?fico poder? ser elaborado utilizando o programa KSpread (Metasys> Aplicativos> Ferramentas de Produtividade> Su?te de Escrit?rio >Planilha Eletr?nica). Em seguida, ao abrir a planilha digite os dados, os nomes das brincadeiras do grupo; selecione e clique em inserir >  Gr?fico. N?o se esque?a do t?tulo. Veja abaixo um exemplo:

Brincadeiras da Turma

gr??fico  

Fonte: Acervo da autora

?

2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Interpretando o Gr?fico

Professor, o trabalho com gr?ficos nas salas de Alfabetiza??o Inicial ajuda as crian?as a organizarem melhor as informa??es, bem como proporciona condi??es favor?veis para a aquisi??o de uma nova linguagem Matem?tica e a alfabetiza??o. Permite ainda, que o aluno estabele?a rela??es comparativas, observando quantidades de diferentes prismas.

Percebendo isto,retome o gr?fico anterior e solicite que registrem as quest?es no caderno de Matem?tica juntamente com o gr?fico. Com as seguintes instru??es:

  1. Observe o gr?fico das Brincadeiras da Turma.
  2. Leia e responda as quest?es correspondentes ao gr?fico.

?

  1. Quantas brincadeiras foram citadas no gr?fico?

___________________________________________________________________

  1. Qual a brincadeira mais conhecida pelos alunos?

___________________________________________________________________

  1. Quantos votos a brincadeira "corre cutia" teve a mais que a brincadeira "esconde esconde"?

___________________________________________________________________

  1. Com qual das brincadeiras registradas no gr?fico, voc? prefere brincar na escola? Justifique sua resposta.

___________________________________________________________________

Fonte: Acervo da autora

?

 Atividade de Casa

Fa?a uma pesquisa com seus familiares sobre os nomes de algumas brincadeiras dos tempos dos pais e av?s. Para sucesso da mesma ? importante ler as orienta??es abaixo.

Senhores pais ou outros respons?veis, o laptop Classmate possui um dispositivo que permite a grava??o de sons. Nessa atividade, voc? poder? juntamente com o seu (sua) filho (a) gravar o nome das brincadeiras, quem brincava e as instru??es das brincadeiras.

Para acessar o programa KRecord, siga as orienta??es acessando: (Metasys > Aplicativos > Multim?dia > Editores de ?udio > KRecord).

 imagem

Fonte: Acervo da autora

Para salvar o som, clique no menu arquivo, escolha a op??o salvar, escolha a pasta desejada e ent?o digite um nome para o som. Em seguida, pressione OK.

Caso a sua escola ainda n?o possua laptop, a orienta??o da tarefa poder? ser da seguinte maneira:

Registre a pesquisa feita com seus familiares preenchendo a tabela no caderno de casa.

?

Nome do Entrevistado

Nome da Brincadeira

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora

 3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, prepare o ambiente para que todos os alunos possam ouvir as entrevistas dos colegas socializando suas brincadeiras.

Depois, de ouvir todos os alunos, proponha a constru??o de uma tabela para registrar a pesquisa.

Para a constru??o utilizem nos seus laptops o programa KWord ( ?rea de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto).

Pe?a, aos alunos para criarem uma tabela com duas colunas (1? coluna - nome das brincadeiras; 2? coluna ? quantidade de optantes) N?o se esque?a do t?tulo. Segue abaixo um exemplo:

Brincadeiras do tempo da vov?

?

Nome das brincadeiras

Quantidade de optantes

Cantigas de roda

29

Bolinhas de gude

20

Roda Pe?o

18

Passa Anel

21

Corre Cutia

16

Esconde esconde

24

Cinco Marias

17

Escravos de J?

14

Batata quente

12

Bolhas de Sab?o

09

Peteca

07

Bandeirinha arreou

15

Boca de Forno

12

Boca de Forno

11

Macaquinho Chin?s

10

Morto e Vivo

08

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

?

Fonte: Acervo da autora 

Professor, solicite que os alunos colem a tabela no caderno de Matem?tica e fa?am a seguinte atividade sobre a  mesma:

?

  1. Leia a tabela abaixo.
  2. Escreva os nomes das brincadeiras pesquisadas e destaque a primeira letra de cada uma, com l?pis de cor.

_____________________________________________________________________________________

  1. Leia os t?tulos das brincadeiras e coloque-os em ordem alfab?tica.

_____________________________________________________________________________________

  1. Marque com um X o nome das brincadeiras abaixo, que obtiveram mais votos.

(          ) Bolinhas de Gude                                        (           ) Amarelinha

(          ) Cantigas de Roda                                         (           ) Passa Anel

                                                                                          Fonte: Acervo da autora

Professor, transforme os dados da tabela em um gr?fico para fixar na sala de aula, imprima ou fa?a uma amplia??o (Xerox) da imagem, da seguinte forma:

?

tabela gr??fico 1

                                                                                          Fonte: Acervo da autora

4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, leve para a sala de aula, cartazes contendo gr?ficos e tabelas de diferentes tipos, que abordam v?rios assuntos. Em roda, converse com os alunos sobre:

  • Quem conhece o nome desses desenhos?
  • Para que servem no dia a dia?
  • Quais s?o as informa??es que eles apresentam?
  • Para que servem?

Professor, diante das respostas apresente para os alunos o que realmente s?o os gr?ficos e as tabelas, para que servem, por que s?o utilizados e os nomes que recebem. Segue um exemplo de como utilizar as tabelas e os gr?ficos em sala de aula.

?

  • Tabela da vota??o das brincadeiras para a semana

?

Brincadeiras da semana do 1? Ano

?

Brincadeira de Bola

10

Pique pega

6

Corre Cutia

14

Esconde esconde

9

Fonte: Acervo da autora 

  • Gr?fico das Brincadeiras em forma de pizza

?

gr??fico pizza

Fonte: Acervo da autora

  • Tabela dos aniversariantes do m?s

?

Amanda

10/09

Andressa

12/09

Gabriel

18/09

Arthur

28/09

Fonte: Acervo da autora

  • Gr?fico dos aniversariantes em forma de colunas 3D

?

gr??fico colunas

Fonte: Acervo da autora

  • Tabela das quantidades de letras no nome de crian?as

?

Andressa

8

Paulo

5

Marcos

6

Matheus

7

Gustavo

7

Nath?lia

8

Jo?o Pedro

9

?
Fonte: Acervo da autora
  • Gr?fico das quantidades de letras do nome de crian?as em forma de barras 2D

?

gr??fico 3 D 

Fonte: Acervo da autora

Professor, escolha um desses gr?ficos e fa?a a sua interpreta??o, juntamente com os alunos. Essa escolha dever? ser feita de acordo com a realidade vivenciada em cada sala de aula.

Professor, ao final da 4? atividade esperamos que os alunos tenham aprendido como construir, interpretar e elaborar gr?ficos e tabelas de situa??es vivenciadas. Caso sinta necessidade de rever algum conte?do, proponha atividades complementares.

Recursos Complementares

Avaliação

Professor, ? de suma import?ncia observar se os alunos est?o participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxili?-los no processo de aprendizagem. A avalia??o poder? ser feita em todos os momentos da aula, nos quais dever? verificar se os alunos conseguiram: construir gr?fico e tabela a partir de uma situa??o vivenciada; trabalhar com a escrita dos t?tulos de cada brincadeira; interpretar informa??es em gr?fico e tabela; colocar os nomes dos t?tulos em ordem alfab?tica e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resolu??es das atividades propostas. ? tamb?m importante considerar as avalia??es individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.