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De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreens?o da utiliza??o dos acentos agudos e circunflexos?

Autor e Co-autor(es)

ELIANA APARECIDA CARLETO imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

ELIANA APARECIDA CARLETO

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane ?llen da Silva, Priscila Gerv?sio Teixeira.

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Alfabetiza??o
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial ?tica Di?logo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetiza??o Evolu??o da escrita alfab?tica
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa Ortografia

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Distinguir o acento agudo do acento circunflexo;
  • Utilizar adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de express?o oral;
  • Seguir orienta??es para realizar atividades;
  • Desenvolver a criatividade;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.

Duração das atividades

Aproximadamente 240 minutos ? 4 atividades de 60 minutos cada uma.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realiza??o desta aula ? necess?rio que o aluno esteja no n?vel alfab?tico da escrita e tenha habilidades b?sicas de leitura e de escrita. Al?m disto, ? preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

1? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

INFORMA??ES AO PROFESSOR 

Professor, inicie a atividade dialogando com os alunos sobre o que eles sabem a respeito de acento agudo e circunflexo. Ap?s esse levantamento apresente as cenas abaixo para sua turma. Em seguida estabele?a um di?logo para interpret?-las.

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LEITURA E DISCUSS?O DE CENA: DIALOGANDO  COM CI?NCIAS

   ACENTO AGUDO E CIRCUNFLEXO1

Fonte das imagens: http://pt.dreamstime.com/lizenzfreie-stockfotos-wild-horse-image11798398

http://maragatoassessoramento.blogspot.com/2009/10/o-cavalo.html   (Acesso 02/09/2011)

Comece indagando:

a- O que voc?s est?o vendo em cada imagem apresentada?

b- Onde vivem os cavalos dom?sticos? E os selvagens? (Se necess?rio pe?a que consultem o dicion?rio para descobrirem os significados das palavras dom?stico e selvagem).

c- Voc?s conhecem ou j? ouviram falar de algum animal dom?stico e selvagem? Onde vivem? O que comem?

d- Voc?s repararam que nas palavras destacadas: dom?sticos e sobreviv?ncia h? um sinal?

e- Algu?m sabe o nome desses sinais? (Acento agudo e acento circunflexo

f- Voc?s conhecem outras palavras da nossa l?ngua que t?m esses acentos? Deem exemplos.  

Ap?s o di?logo informe aos alunos, que as palavras s?o acentuadas de acordo com a s?laba t?nica, ou seja, a s?laba mais forte da palavra. S? existe uma s?laba t?nica em cada palavra.

 Exemplos:

Na palavra guaran? a s?laba t?nica ? a ?ltima (n?). A palavra ?, portanto, ox?tona.

Na palavra t?xi a s?laba t?nica ? a pen?ltima (t?). A palavra ?, portanto, parox?tona.

Na palavra l?mpada a s?laba t?nica ? a antepen?ltima (l?m). A palavra ?, portanto, proparox?tona.

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       ALVO DE LETRAS              

Professor, acompanhe a turma at? o Laborat?rio de Inform?tica, a fim de assistir alguns v?deos sobre a quest?o da aula, ou seja, ?De que forma o trabalho com imagens pode propiciar a compreens?o da utiliza??o dos acentos agudos e circunflexos??

Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA conectado ? internet, voc? poder? sugerir que o utilizem,   a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (?rea de Trabalho > Navegador de Internet) para acessarem os s?tios:   

 Acordo Ortogr?fico: acento circunflexo  http://www.youtube.com/watch?v=lTmLDIr9xyo&feature=related.

 Acordo Ortogr?fico: acento agudo em palavras  parox?tonas e nos ditongos  abertoshttp://www.youtube.com/watch?v=df18QtAxK5k.

 Acordo Ortogr?fico: acento agudo em palavras  parox?tonas e com hiatos  http://www.youtube.com/watch?v=RlJVEeKBngI.

Acordo Ortogr?fico: acento agudo em palavras  parox?tonas e verboshttp://www.youtube.com/watch?v=l8U_sghI_yU.

Acordo ortogr?fico: mudan?a no uso do acento diferencial  http://www.youtube.com/watch?v=QcXCDawrFck.

Acentua??o gr?fica ? Circunflexo ? Cordel Ortogr?fico http://www.youtube.com/watch?v=htpRxhHMR5Q.

Acento diferencial  http://www.youtube.com/watch?v=w6_RG_EGim4.

Ao final da atividade pergunte aos alunos o que acharam e o que foi poss?vel aprender.  

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Tamb?m sugerimos os s?tios abaixo para leitura de textos:

http://cris-educarsempre.blogspot.com/2009/08/nova-ortografia-acento-circunflexo.html

http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-agudo  

http://sites.google.com/site/reformaortograficabjp/acento-circunflexo

http://www.idealdicas.com/nova-ortografia/  . (Acesso 02/09/2011)

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2? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, solicite que os alunos peguem o caderno de L?ngua Portuguesa para que possam copiar o registro que voc? far? na lousa sobre acentos agudo e circunflexo.

ACENTOS AGUDO E CIRCUNFLEXO  

Depois de dialogarmos sobre a utiliza??o dos acentos agudo e circunflexo descobrimos que:       

  • O acento agudo pode ser usado sobre todas as vogais: a, e, i, o, u. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som aberto. Exemplos: ?gua, f?, a?a?, jil?, ?ltimo.
  • N?o se usa mais o acento dos ditongos abertos ?i e oi das palavras parox?tonas (palavras que t?m acento t?nico na pen?ltima s?laba). Exemplos: b?ia ? agora escreve-se boia;  alcat?ia ? agora escreve-se alcat?ia; id?ia, agora se escreve ideia.
  • O acento circunflexo pode ser usado apenas sobre as vogais a, e, o. Quando usado sobre as vogais e e o, indica som fechado. Exemplos: ingl?s, est?mago, rob?, av?.
  • N?o se usa mais o acento das palavras terminadas em ?em e ?o(s). Exemplos: enj?o ? agora escreve-se enjoo; l?em ? agora escreve-se leem.

 

Importante: Conforme seus objetivos voc? poder? ampliar as informa??es sobre acentos agudo e circunflexo.  Sugerimos os s?tios:

http://www.brasilescola.com/acordo-ortografico/acento-agudo.htm e  http://veja.abril.com.br/educacao/reforma-ortografica/index.html . (Acesso 02/09/2011)

 Ap?s o di?logo e os registros das descobertas, providencie revistas, jornais ou panfletos de propagandas, a fim de que os alunos recortem imagens de palavras que tenham acento agudo e circunflexo. (Voc? poder? estipular a quantidade palavras).

Professor, se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA, voc? poder? sugerir que o utilizem para fazer seus desenhos. Eles poder?o usar o programa Tux Paint do laptop. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos(Mestasys > Edusyst > Arte e M?sica > Pintura Digital). A pintura digital oferece v?rios recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. 

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3? Atividade: aproximadamente 60 minutos.  

Professor, visando a aplica??o e a assimila??o dos conhecimentos constru?dos sobre acento agudo e circunflexo, voc? poder? utilizar as imagens encontradas e/ou desenhadas na aula anterior.

Confeccione um bingo diferente.  Fa?a assim:

  1. Convide um colega para brincar.
  2. Utilize as imagens que cada um recortou ou desenhou e fa?a um quadro com essas imagens, chame-o de Quadro de Imagens (veja abaixo como fazer).
  3. Escreva tr?s vezes n?meros de 1 a 12 (n?mero referente ? quantidade de imagens coladas no quadro de imagens) em pedacinhos de papel em branco e coloque-os dentro de um saquinho.
  4. Um jogador de cada vez deve tirar um n?mero do saquinho e escrever no Quadro de Palavras (veja abaixo) o nome que corresponde ? imagem de mesmo n?mero no Quadro de Imagens.
  5. Em seguida, ser? a vez do pr?ximo jogador.
  6. Quando algu?m tirar um n?mero repetido, passar? a vez para o colega.
  7. O jogo terminar? quando um dos dois jogadores escrever primeiro na cartela todas as palavras de uma linha ou coluna. (Aproveite a oportunidade para trabalhar linhas e colunas)

  

QUADRO DE PALAVRAS

1- ?rvore

2- chap?u

3- l?mpada

4- rel?gio

5- t?nis

6- p?ssaros

7- p?ssegos

8- ?ncora

9- past?is

10- ?nibus

11- orqu?dea

12- tr?s

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QUADRO DE IMAGENS

1- SINAISDEPONTUA????O

2-  SINAISPONTUACAO

3-  SINAISPONTUACAO

4- SINAISDEPONTUACAO
 5- SINAISPONTUACAO 6-  SINAISPONTUACAO 7-  SINAISPONTUACAO 8-   SINAISPONTUACAO
 9-SINAISDEPONTUACAO 10- SINAISPONTUACAO  11- SINAISPONTUACAO 12-  SINAISPONTUACAO

Fonte: Acervo da autora 

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Professor, depois que os alunos terminarem de jogar oriente a corre??o das palavras escritas a partir de consultas ao dicion?rio. Se necess?rio intervenha na corre??o, fazendo questionamentos sobre a escrita convencional das palavras.

Pergunte aos alunos o que eles acharam da atividade. Instrua-os a dizerem suas opini?es, desde a sua proposta para realiza??o da atividade at? a sua concretiza??o. 

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4? Atividade: aproximadamente 60 minutos.

REGISTRO DA ATIVIDADE

Professor, produza com os alunos, um texto sobre a atividade realizada anteriormente. Essa produ??o escrita ser? feita coletivamente, isto ?, os alunos v?o contando, enquanto voc? escreve o texto na lousa.

Depois, juntos, fa?am a revis?o do texto e, finalmente, solicite aos alunos que copiem a vers?o final.

Importante: Ao final do texto solicite que cada aluno desenhe o quadro de imagens e palavras que sua dupla confeccionou. Solicite ainda que registrem sua opini?o sobre a atividade. Voc? poder? fazer assim:

Minha opini?o sobre essa atividade ? ......... porque.........

Veja abaixo o meu quadro de imagens e de palavras. (Cada aluno dever? fazer o seus quadros).

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Se os alunos possu?rem laptop do Projeto UCA voc? poder? pedir que eles digitem o texto por meio do programa KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Su?te de Escrit?rio > Processador de Texto). Ap?s a digitaliza??o providencie a impress?o do texto para os alunos, ou ainda, caso voc? tenha o aluno que n?o consiga fazer o registro atrav?s da escrita voc? poder? pedir que reescreva os acontecimentos por meio de imagens e palavras, sendo voc? o escriba, quando se fizer necess?rio.

Durante a elabora??o do texto e o registro, voc? dever? observar os alunos no sentido de avali?-los numa dimens?o formativa continuada, tendo uma fun??o diagn?stica, capaz de indicar os n?veis de escrita j? consolidados pelos alunos.

VARIA??O

Voc? poder? promover a organiza??o de um mural na sala, com os quadros de imagens e palavras. Esse espa?o ampliar? os exemplos para a compreens?o da utiliza??o dos acentos agudos e circunflexos.

Tamb?m poder?, por exemplo, solicitar que os alunos escrevam frases exclamativas e interrogativas utilizando o maior n?mero poss?vel de palavras com acento agudo e circunflexo que fizeram parte do quadro de imagens.   

Recursos Complementares

Avaliação

A avalia??o deve ser um meio e n?o um fim para o alcance dos objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais. Esse processo inclui uma avalia??o inicial, que fornecer? ao professor informa??es sobre o que o aluno j? sabe, definindo o rumo e o n?vel de profundidade dos conte?dos que ser?o abordados. Durante o processo de aprendizagem, deve ser feita uma avalia??o cont?nua, com a finalidade de observar os avan?os ou redirecionar a sequ?ncia did?tica. Portanto, professor, avalie os alunos durante a realiza??o de cada atividade proposta, analise se os alunos conseguem distinguir o acento agudo do acento circunflexo, a partir de imagens; se eles utilizam adequadamente acento agudo e circunflexo nas palavras. Al?m disso, ? preciso observar se os alunos s?o capazes de seguir orienta??es para realizar atividades. Observe ainda se eles conseguem expressar oralmente suas ideias. Se voc? utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugest?es e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.