Leide Divina Alvarenga Turini
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Ensino Fundamental Final | Geografia | Natureza e as quest?es socioambientais |
- Refletir sobre os usos cotidianos da energia el?trica.
- Discutir sobre a import?ncia econ?mica da produ??o de energia el?trica no Brasil.
- Compreender as principais vantagens e desvantagens da produ??o de energia el?trica para o meio ambiente.
Os alunos precisam ter conhecimentos pr?vios sobre o conceito de bacia hidrogr?fica e sua import?ncia para a produ??o de hidreletricidade.
Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laborat?rio de inform?tica. Os alunos ter?o contato com os seguintes softwares:
?
|
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Su?te Escrit?rio - Processador de Textos. |
|
Mozila Firefox - ?cone ?figura de um globo terrestre" localizado na ?rea de trabalho (Desktop). |
|
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresenta??o |
?
Prezada(o) Professor(a);
- Comece a conversar com os alunos sobre energia el?trica lembrando-os sobre a utilidade desse recurso em nossa vida cotidiana. Vamos refletir sobre a import?ncia da energia el?trica, suas vantagens e desvantagens?
?
PASSO A PASSO
- Inicie a discuss?o solicitando que os alunos fa?am uma lista dos aparelhos dom?sticos que eles t?m em casa e que funcionam utilizando energia el?trica proveniente de usinas hidrel?tricas, termel?tricas e termonucleares. Questione-os:
- Permita que os alunos reflitam sobre esses questionamentos e que anotem suas compreens?es em um arquivo do Kword. Posteriormente, oriente os alunos a acessarem o v?deo "De onde vem a energia el?trica?" no Portal do Professor, no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1244
?
?
?
- Ap?s assistirem ao filme, solicite que acessem o endere?o web <http://www.brasilescola.com/fisica/energia-eletrica.htm> e leiam, com aten??o, o texto "Energia El?trica".
.jpg)
- Pergunte aos alunos:
- Pe?a aos alunos para formarem pequenos grupos e organizarem uma apresenta??o ilustrativa para responder ?s quest?es anteriores, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os mesmos.
?
PASSO A PASSO
- Auxilie os alunos a compreenderem o desenvolvimento do setor de energia el?trica nas ?ltimas d?cadas do s?culo XX, devido ? expans?o econ?mica do Brasil, ? industrializa??o e ? urbaniza??o crescente. Apresente a eles o mapa a seguir.
Dispon?vel em: <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=122&idPerfil=2>. Acesso em 12/09/2011.
- Questione os alunos:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endere?os web <http://www.comciencia.br/reportagens/2004/12/16.shtml> e <http://www.idec.org.br/biblioteca/mcs_energia.pdf>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando compreender as quest?es anteriores.
- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os mesmos.
Fonte: Clip-Art.
- O professor deve acompanhar os grupos esclarecendo as poss?veis d?vidas e mediando a constru??o de novos conhecimentos, por parte dos alunos, sobre a tem?tica em quest?o.
- Ressalte que foi durante a d?cada de 1970 e inicio da d?cada de 1980 que houve um grande impulso ao setor energ?tico no Brasil. A partir dos dois choques do petr?leo de 1973 e 1979, a produ??o de energia el?trica brasileira passou a receber grandes investimentos, por se tratar de fonte alternativa ao petr?leo. A pol?tica governamental estabeleceu como prioridade a constru??o de grandes usinas hidrel?tricas.
?
PASSO A PASSO
- Auxilie os alunos a compreenderem que a produ??o de energia el?trica provoca grandes impactos ao meio ambiente. Questione-os:
Quais s?o as principais vantagens e desvantagens econ?micas e ambientais das seguintes fontes energ?ticas:
- Oriente os alunos para se organizarem em grupos e realizarem uma pesquisa em sites de busca na internet (sugerimos os endere?os web <http://www.eletrobras.com/elb/data/Pages/LUMIS293E16C4PTBRIE.htm> e
<http://www.energiabrasil.com.br/website/index.asp?novoserver1&start=1&endereco_site=www.energiabrasil.com.br&par=&cupom=&email=>) ou em livros e revistas da ?rea de Geografia, buscando compreender as quest?es anteriores.
- A partir da compreens?o que tiveram sobre a problem?tica pesquisada, cada grupo dever? organizar uma apresenta??o ilustrativa, utilizando o laptop e o software Kpresenter, promovendo a intera??o e a troca de conhecimento entre os alunos.
?
- Auxilie os alunos a refletirem sobre o consumo de energia el?trica em seu cotidiano. Oriente-os a acessarem o endere?o web <http://www.itaipu.gov.br/energia/10-motivos-para-promover-hidreletricidade> e lerem o texto "10 motivos para promover a eletricidade". Questione-os:
- As medidas propostas pelos alunos devem ser discutidas na sala de aula e apresentadas ? comunidade local (pais, alunos, professores), autoridades locais das Secretarias de Meio Ambiente, representante do ?rg?o respons?vel pela energia el?trica local, organiza??es de consumidores e, eventualmente, pol?ticos, com vistas a promover a??es que contribuam propositivamente para a economia de energia el?trica.
?
- Aproveite a relev?ncia dessa tem?tica e realize um trabalho em conjunto com professores de outras ?reas. Sugira ao grupo de professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada a fim de que os alunos construam conhecimentos significativos para que desenvolvam pr?ticas propositivas em seu cotidiano, com vistas ao uso sustent?vel da energia el?trica. Em Portugu?s, os alunos podem trabalhar com produ??o e interpreta??o de textos sobre a tem?tica; em Hist?ria, conhecer as rela??es pol?ticas e econ?micas que envolvem o setor energ?tico no Brasil e no mundo; em Artes, confeccionar pain?is tem?ticos; em Ci?ncias, como que as diferentes formas de produ??o de energia el?trica alteram o meio ambiente; em Matem?tica, tabular dados quantitativos e construir gr?ficos, tabelas, dentre outras in?meras possibilidades.
| Nome | Tipo |
|---|---|
| De onde vem a energia el?trica? | V?deo |
Sites de busca:
Site <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/conhecimentos-gerais/por-que-sentimos-choque.php>. Neste endere?o podemos encontrar o texto ?Por que sentimos choque?? muito interessante e adequado ao n?vel fundamental.
Site <http://www.aneel.gov.br/area.cfm?idArea=549#>. Apresenta dicas, forma de uso seguro e eficiente da energia el?trica, al?m dos direitos e deveres dos consumidores de energia el?trica.
Site <http://www.labvirt.fe.usp.br/simulacoes/fisica/sim_energia_compra_eletro.htm>. Apresenta uma situa??o de como comprar eletrodom?sticos tomando cuidado para ter problemas com o valor da conta de energia el?trica.
Site <http://www.celg.com.br/Dicas_Seguranca_Choque.jsp>. Companhia El?trica do Goi?s apresenta os danos causados pelos choques em seres humanos e dicas para evit?-los.
Site <http://www.sabereletronica.com.br/secoes/leitura_verbete/16>. Apresenta um texto que poder? ajud?-lo a compreender os efeitos do choque el?trico em seres vivos.
?
V?deos educativos:
<http://www.youtube.com/watch?v=SusB4fsH2Dc>. V?deo educativo sobre o consumo de energia el?trica.
<http://www.youtube.com/watch?v=HbgoiAt_m8M&feature=related>. Gera??o hidr?ulica e t?rmica. Demanda. Sistema de distribui??o.
?
Entendemos que a avalia??o deve acontecer durante todo o processo, considerando a participa??o, o desempenho e a colabora??o dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, ap?s o desenvolvimento das atividades:
1. Pesquisa: verificar a capacidade dos alunos para realizarem pesquisa.
- Valorizar a busca de informa??es sobre o tema em sites de pesquisa, em cada uma das atividades propostas.
2. Exposi??es: constatar se houve a compreens?o dos conceitos/temas estudados.
- Discutir com os alunos sobre o que mudou em seus pontos de vista com rela??o aos conceitos abordados ap?s a realiza??o de cada atividade.
3. Comportamento individual e coletivo: observar as atitudes individuais e em grupo e constatar se houve mudan?as significativas concernentes ao respeito a si mesmo e aos outros colegas.
4. Trabalho em grupo: avaliar a capacidade dos discentes para desenvolver ambientes de aprendizagem colaborativa.
- Observar a disponibilidade, iniciativa e colabora??o do aluno ao trabalhar em grupo.